"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de julho de 2014

PRO MEMÓRIA URGENTE


 
Aos que creem na vitória do bem contra o mal, eis aqui o manual.
 
Lembre aos políticos de que eles também podem ser vítimas:
 
de uma queda – pior que a de viaduto feito às pressas;
da falta de socorro médico porque não há hospitais de qualidade;
de bala perdida no meio de um arrastão;
 
de uma depredação sem aviso prévio, do local em que se encontrem;
de uma sede provocada pela falta de planejamento das autoridades medíocres que permitiram a transformação de rios em esgotos a céu aberto.
 
Lembre aos juízes de que eles também podem ser vítimas de assaltos, de invasões e de violências em geral – incluindo outros arbítrios praticados pelo Estado;
 
Se continuarem julgando contra a letra da lei, eles deixarão a seus descendentes uma terra de ninguém, zona liberada ao apetite do poderoso de então.
 
Lembre aos jovens:
 
de que um dia ficarão velhos;
 
de que se emigrarem, serão sempre estrangeiros em terra onde não têm raízes;
 
de que tatuagem não sai;
 
de que o álcool e as drogas os ajudam  a morrer mais cedo.
 
Lembre aos banqueiros de que são apenas parasitas: lucram emprestando, a juros altas e taxas absurdas, o dinheiro dos outros – não o deles.
 
Lembrem-se todos: os mais opulentos, corruptos e ladrões servirão de pasto a regimes justos, idealistas, não corruptíveis que façam respeitar a autoridade.
 
06 de julho de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é Livre Pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário