"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ECLESIÁSTICO (OU QUANDO O MAL SOBREPUJA O BEM...)

 


Imaginei, quando jovem, que o bem sempre prevaleceria. Que a justiça existe soberana.
Todos os filmes do século passado que mostravam o mocinho inegavelmente vencedor, as leituras de romances e especialmente a doutrinação recebida na escola católica criaram em mim a ideia de que a virtude era a vencedora do começo ao fim, assim na terra como no céu.
 
Já depois de algum tempo, apesar do ímpeto indomável de justiça, passei a enxergar que, entre a terra e o céu, a distância é abismal. Entendi que o bem se manifesta em tempos e épocas diferentes do mal, de um ponto para outro haverá coincidência, mas só depois de o sangue dos mártires ensopar o chão da arena.

Para o sábio, a realidade mais importante é espiritual, a única que lhe interessa realmente, e entende que no mundo material tudo é efêmero. A justiça que interessa ao sábio acontece apenas no céu, não se processa em breve espaço de tempo, muitas vezes é póstuma, mas inexorável. Pode até migrar de encarnação.

Para quem não acredita nesse outro lado imaterial, vale a pena arriscar tudo na matéria, no “carpe diem”, e fartar-se na locupletação.

A VITÓRIA DO MAL

Depois de 63 anos e muitas cicatrizes, em relâmpagos, enxergo que o mal e os erros podem prevalecer, sim, até por longos períodos antes de virar cinzas.
Meu mestre me fez ler no Eclesiástico, 21:
“Quem constrói a própria casa com dinheiro de outros ajunta pedras para sua própria sepultura”. Explicou-me que a riqueza sem suor e mérito, mais ainda aquela que vem do engano e, pior, aquela que vem do sacrifício dos pobres acabam se desfazendo de repente sem deixar proveito algum.

Ainda no mesmo capítulo (21), me mostrou que “a reunião de injustos é um monte de estopa, que acabará em chamas de uma vez”. Juntar-se aos iníquos levará à desgraça. Veja-se hoje a vez do petrolão, um monte de estopa virando cinza. E outras cinzas ainda haverá de ser o produto final dos iníquos.

PAGO O PREÇO

Fui educado estoicamente, para viver uma existência heroica, provavelmente como forma de resgatar pecados de outras existências. Pago o preço.
Aprendi que a cada passo na escalada do alto da montanha, com o ar mais rarefeito, os passos devem-se fazer cuidadosos, os detalhes podem determinar a continuação da subida ou uma queda irremediável.

Aprendi também que o bem pode ser pior que o mal, quando o mal pelo sofrimento permite evoluir mais rapidamente, e disso surgiram terríveis questionamentos. Em Schopenhauer me consolei, em Rudolf Steiner me entusiasmei, em H.P. Blavatsky aprendi a doutrina mais celestialmente reveladora, em outros espelhei-me e revivi ou antecipei muitas experiências.

POR LINHAS TORTAS…

O martírio é o fim que coube a Giordano Bruno nas fogueiras da Inquisição, mostrando como ao brilhantismo de um gênio, adepto do amor incondicional, se aplicou o pior dos castigos.
Galileu Galilei se desmentiu para não arder entre chamas, e que dizer do Cristo na cruz, trocado por Barrabás, o pior dos delinquentes.
O martírio de um iluminou a humanidade, e a libertação do outro caiu como uma infâmia eterna sobre quem se atreveu.

Quem usou “crueldade e arrogância terá sua riqueza destruída”, ainda no capítulo 21.
A humanidade não pode ser levada a sério em seu fundamento, é mais estulta do que sábia. Por linhas tortas avança a história. E o sábio não lamenta, mas agradece os insultos recitando o mantra: “Meu Deus, obrigado pelo sofrimento e pela dor em que encontrei a oportunidade de aprender”.

DILMA DIZ A AMIGA GRAÇA FOSTER QUE ELA ESTÁ FORA DA PETROBRAS

          


A presidente Dilma Rousseff acertou com Graça Foster um cronograma de saída de toda a diretoria da Petrobras.

Ambas se reuniram no Palácio do Planalto após a Folha revelar terça-feira (3) a decisão de Dilma de trocar o comando da estatal.

A reunião durou cerca de três horas. A dirigente da estatal chegou ao Palácio do Planalto assim que Dilma retornou da viagem a Campo Grande (MS), por volta das 14h30. Foster deixou o Planalto pouco depois das 17h e seguiu para o aeroporto de Brasília.

Graça e os demais integrantes da cúpula da empresa devem ficar no cargo até o fim deste mês. As duas combinaram que a executiva se dedicará nos próximos dias a chegar a um número crível de prejuízo devido à corrupção na companhia.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGNenhum governante (ou governanta) deve permitir que sua vida pessoal e suas amizades interfiram na administração pública. Graça Foster já deveria ser demitida há muito tempo, desde quando contou a primeira mentira ao depor no Congresso. Depois, devido ao escândalo do caso Gasene, tinha de ser demitida no ato. Com esse tipo de amiga, a presidenta (ou governanta) Dilma Rousseff nem precisa de inimigos. (C.N.)

05 de fevereiro de 2015
Andréia Sadi e Natuza
Nery
Folha

ESTADO ISLÂMICO AFIRMA TER QUEIMADO VIVO O PILOTO JORDANIANO


O grupo Estado Islâmico (EI) publicou nesta terça-feira um vídeo de um homem sendo queimado vivo em uma cela, e afirmou tratar-se do piloto jordaniano capturado após a queda de seu caça F-16 na Síria, em 24 de dezembro.

Maaz al-Kassasbeh realizava ataques aéreos contra posições do EI como parte da coalizão internacional anti-jihadista quando foi capturado.

Em outro vídeo divulgado nesta terça-feira em fóruns islamitas e sites jihadistas, o grupo Estado Islâmico (EI) fez novas ameaças contra a França, afirmando ter milhares de partidários neste país prontos a realizar ataques.

Cercado de outros seis homens armados e mascarados, um jihadista convoca em francês os muçulmanos a atacarem as milhões de pessoas que protestaram em janeiro contra o ataque à revista satírica Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos.
No vídeo, o homem encoraja os muçulmanos atacar com facas policiais e soldados para roubar suas armas.

LIBERTAÇÃO DOS DETIDOS

O EI apela todos os muçulmanos da França a deixar o mais rápido possível o país para territórios sob seu controle no Iraque e na Síria, e exige do presidente francês François Hollande a libertação de todos os islamitas detidos, bem como a liberação de seus passaportes para que se juntem ao EI.

O homem, aparentemente jovem e com uma longa barba, afirma que os autores dos atentados na França eram leais ao EI. Como se sabe, a Al-Qaeda na Península Arábica (Aqpa), baseada no Iêmen, reivindicou o ataque contra a Charlie Hebdo, enquanto o autor do ataque ao mercado kasher disse pertencer ao EI.

05 de fevereiro de 2015
France Presse