"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

ALEXANDRE GARCIA ACABA COM A HIPOCRISIA DA MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS E MANDA RECADO AO MEC

REVOLTANTE1 ELES PROMETERAM TACAR FOGO NO BRASIL... COMEÇARAM A CUMPRIR A PROMESSA. VEJA.

ACREDITE SE QUSER: PT VAI FAZER COLIGAÇÃO COM PMDB NAS ELEIÇÕES ESTADUAIS

Resultado de imagem para pt e pmdb charges
(Charge do Nani – nanihumor.com)
Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo,  é um dos petistas mais próximos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-ministro do Trabalho e da Previdência, o ex-prefeito, alçado ao posto de pré-candidato ao governo de São Paulo, afirmou que o PT tem de rever, para as eleições de 2018, a proibição de alianças com os partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff para “recuperar a maioria do povo brasileiro”
Qual deve ser o arco de alianças do PT em 2018?É muito cedo para falar disso porque vai ter uma evolução muito grande na chegada. Acredito em um monte de mudanças no início do ano, inclusive mudanças de partido até março. E a grande definição passará pela candidatura do Lula. E isso que vai definir o arco de alianças do PT no Brasil inteiro, inclusive em São Paulo.
O PT deve fazer alianças com partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff?Veja, nós temos que recuperar bases. A maioria do povo também apoiou o impeachment e nós queremos recuperar a maioria do povo. Não vejo a necessidade de um grande arco de alianças para a candidatura do Lula. Vamos precisar de uma grande aliança para governar, no Congresso. Mas isso pode se dar no processo eleitoral ou pós-eleições. Agora vamos analisar no sentido de ganhar a eleição. Depois se tomam providências sobre composição da base no Congresso.
Está havendo uma reaproximação do PT com o PMDB? O PT voltou ao governo do Renan Filho (PMDB) em Alagoas.Depende da movimentação do lado de lá. O PMDB nunca foi um partido nacional, sempre foi uma federação de caciques nos Estados. Então vai depender do posicionamento do partido em cada Estado. Mas não enxergo qualquer possibilidade de aliança com o PMDB em São Paulo porque o Michel Temer é de São Paulo. Agora, em alguns Estados, eventualmente pode acontecer.
Mas isso contraria uma decisão do Diretório Nacional do PT…Seguramente o diretório vai revisitar esse tema e vai saber trabalhar a complexidade momentânea da política brasileira. Reposicionamentos eventuais podem acontecer, mas não vai ser um “liberou geral”. Mas o PT deve permitir aliança com partidos que apoiaram o “golpe”.
Lula disse que o eleitorado de Dilma se sentiu traído pelas mudanças na política econômica. O senhor concorda com isso?É um sentimento. Sentimento não se muda. O sentimento do eleitorado realmente foi esse. Em 2014 já tinha muita gente reclamando da Dilma, depois com a história do Joaquim Levy ministro (da Fazenda) de fato se colocou dessa forma.
O PT errou ao não insistir para que Lula fosse o candidato em 2014?O PT insistiu. Lula é que não autorizou porque achava que era um direito legítimo da Dilma reivindicar a reeleição e porque não era um movimento fácil também. Já vimos outros movimentos assim que não deram certo. A partir do momento em que a Dilma reivindicou a vaga o movimento acabou sendo contido. Mas isso não tem volta.
Qual a possibilidade de o nome de Lula estar na urna em 2018?Noventa e nove ponto nove por cento.
O que dá tanta certeza?As circunstâncias do processo. Delação premiada não serve para condenar. É uma sentença fadada a ser revisada. Dizer que os tribunais superiores vão confirmar uma sentença dessas é chamar todo o Judiciário brasileiro de esdrúxulo.
Dilma pode ser candidata?Até que gostaria de vê-la candidata, mas parece que não faz parte da vontade pessoal dela.
A presença dela no palanque de Lula atrapalha?Se ela não for candidata, não ajuda nem atrapalha.
Ele não pode ser responsabilizado pelos erros dela?Nós e a própria presidente Dilma já fizemos essa autocrítica. E já apanhamos pelos nossos erros. É hora da redenção.
Setores do PT dizem que o apoio da cúpula petista à sua pré-candidatura a governador não tem respaldo da base.Há um debate majoritário para que a gente acelere o processo de definição de candidaturas. Portanto, não é uma posição oficial do partido. É de, sei lá, 90%. É evidente que o PT é um partido democrático e, se tiver outras reivindicações ou posicionamentos, analisará.

07 de novembro de 2017
Deu em O Tempo

RAQUEL DODGE REFORÇA PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE VENDA DE DECISÕES DO STJ

Resultado de imagem para raquel dodge
Raquel Dodge mostra independência e rigor
A procuradora geral da República, Raquel Dodge, encaminhou nesta sexta-feira (3) um pedido para que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconsidere sua decisão de arquivar uma investigação prévia sobre a suposta compra de sentenças judiciais por executivos da JBS. A investigação foi solicitada em outubro pela PGR após a revista “Veja” revelar uma série de mensagens de celular trocadas pelo diretor jurídico do Grupo J&F Francisco de Assis e Silva e uma advogada.
Nem juízes nem ministros participam das conversas, mas os advogados citam supostas tentativas de compra de decisões favoráveis. Em uma das mensagens são citados processos que tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
FAZER PERÍCIA – No pedido arquivado por Lewandowski, Dodge se posicionava favorável a uma investigação prévia para que fosse realizada uma perícia nas mensagens com o objetivo de apurar se o material poderia embasar um inquérito. O pedido foi negado pelo ministro sob o argumento de que a PGR não apontou na solicitação os indícios de autoria e materialidade dos supostos crimes praticados.
Na nova tentativa de abrir a investigação, Dodge argumenta a necessidade de instauração do procedimento prévio para que sejam alcançados os indícios da prática criminosa. Caso o ministro autorize a abertura do inquérito, o caso deve tramitar no STJ. Procurado pela reportagem, o grupo J&F não se manifestou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Foi uma ingenuidade pensar que a Procuradoria-Geral da República poderia ser manipulada pelo Executivo, como está ocorrendo com a Advocacia-Geral da União. Mas acontece que Rachel Dodge é muito diferente de Grace Mendonça e não esquece suas obrigações com facilidade. Até agora, o desempenho de Raquel Dodge é irretocável. Quanto à ministra Grace Mendonça, ela até tentou dar um grito de independência, fez um parecer contrariando o Planalto, mas foi imediatamente enquadrada e agora só faz o que seu mestre mandar… (C.N.)


07 de novembro de 2017
Deu no Estadão

A OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA - DE WATERGATE AO MENSALÃO, PETROLÃO E LAVA JATO

Resultado de imagem para mark felt
Liam Neeson interpreta o “Garganta Profunda”
Mark Felt – O Homem que Derrubou a Casa Branca” é um filme excelente sobre o “Garganta Profunda”, personagem-chave que transmitiu informações do FBI aos repórteres Carl Bernstein e Bob Woodward, cujas reportagens no Washington Post levaram à renúncia do Presidente Richard Nixon. O filme focaliza os esforços ilegais da Casa Branca para obstruir as investigações do FBI sobre a invasão do edifício-sede do Partido Democrata na capital dos Estados Unidos. Watergate é o nome do prédio que as reportagens tornaram histórico.
A invasão da sede, aspecto que falta ser focalizado, representou o maior erro que o governo americano poderia cometer. E ocorreu em 1972, às vésperas da eleição de novembro, que por enorme margem de votos reelegeu o presidente Nixon.
ELEIÇÃO GANHA – As pesquisas apontavam enorme vantagem para Nixon sobre o senador George McGovern, candidato do Partido Democrata. Para que invadir a sede democrata a fim de descobrir informações que não poderiam mudar o rumo do pleito. Mc Govern, nas urnas , teve apenas 27% dos votos. Foi a maior derrota na história de um candidato a presidência dos EUA. Maior até que a derrota do Republicano Darry Goldwater para Lindon Johnson em 1964.
Portanto verifica-se nitidamente a oscilação de 30% doa americanos entre um partido e outro. Democratas e republicanos, cada um, possuem uma base pouco variável em torno de 30% cada um. O eleitorado flutuante é que é decisivo para a vitória. Mas esta é outra questão.
MARK FELT – O filme focaliza e destaca o extraordinário esforço de Mark Felt para assegurar a absoluta independência do FBI para conduzir investigações. Ele era vice de Edgar Hoover, que dirigiu o FBI por mais de 40 anos. Ao receber a notícia da morte de Hoover, considerou-se seu substituto natural. Havia, porém, resistências no governo. Felt era o homem que sabia demais. Terminou sendo ultrapassado por um agente que havia afastado de investigação anterior. Magoou-se e resolveu reagir para tentar  livrar o FBI das pressões da Casa Branca.
Sua luta estendeu-se por dois anos e só terminou quando Richard Nixon renunciou, sendo substituído por Gerald Ford, presidente da Câmara dos Deputados. Nixon não tinha vice porque o vice com o qual foi reeleito era Spiros Agnew, que renunciara em 73 em consequência de seu envolvimento numa sombria aquisição de áreas na Flórida para empreendimentos imobiliários.
APOSENTADORIA – Enquanto Nixon renunciava, Mark Felt era aposentado por Gerald Ford. O filme focaliza nitidamente os bastidores do processo de obstruir a Justiça.
No Brasil tentativas semelhantes ocorreram ao longo do tempo, a partir do Mensalão que explodiu em 2005, do Petrolão, síntese da corrupção desenfreada na Petrobrás, e da operação Lava Jato, cuja lente dupla fixou a visão do que ocorreu na empresa estatal e também no BNDES, além de expor a atuação sinuosa de que se valeu a JBS, de Joesley Batista.
É importante que as autoridades do país, incluindo a procuradora- geral Raquel Dodge, e o Supremo Tribunal Federal, presidido pela ministra Cármen Lúcia, assistam ao filme. Trata-se de uma produção que, por analogia, é capaz de conduzir o desfecho da Lava Jato a um resultado positivo para toda a população brasileira. A opinião pública tanto nos EUA, quanto no Brasil, possui um poder maior do que aquele que ela própria imagina.
Resultado de imagem para mark felt
Este é Mark Felt, o homem que conseguiu derrubar um presidente dos Estados Unidos

07 de novembro de 2017
Pedro do Coutto

EM NOME DE DEUS, O PAPA ENALTECE AS MULHERES E RESPEITA OS ATEUS E COMUNISTAS

Papa Francisco está conduzindo a Igreja Católica no rumo da verdade e da tolerância


















Tenho muita identificação com o professor, escritor e poeta Antonio Rocha, que é um importante pesquisador de temas políticos e religiosos. Ele certamente tem suas preferências, mas respeita e admira as teses contrárias, seu posicionamento é sempre conciliador, coisa rara em meio ao radicalismo dos dias de hoje. Por conhecer minha empolgação com o Papa Francisco, que considero a mais importante personalidade mundial das últimas décadas, o professor Antonio Rocha me enviou uma coletânea de declarações do líder da Igreja Católica, publicada no blog “Folha Edition”, sob o título “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais, diz o Papa Francisco”.
O texto assinala que um homem que está lá para abrir muitos ‘segredos’ antigos na Igreja Católica é o Papa Francisco. E destaca que algumas das crenças que eram difundidas pela Igreja, mas que são contra a natureza amorosa de Deus, estão sendo revistas pelo Papa, que foi recentemente nomeado o ‘Homem do Ano‘ pela revista Time.
INFERNO E ADÃO & EVA – “Por meio da humildade, da introspecção e da contemplação em orações, ganhou-se uma nova compreensão de certos dogmas. A Igreja já não acredita em um inferno literal, onde as pessoas sofrem. Esta doutrina é incompatível com o amor infinito de Deus. Deus não é um juiz, mas um amigo e um amante da humanidade. Deus nos procura não para condenar, mas para abraçar. Como a história de Adão e Eva, nós vemos o inferno como um artifício literário. O inferno é só uma metáfora das almas exiladas (ou isoladas), que, como todas as almas em última análise, estão unidas no amor com Deus.“
A VEZ DAS MULHERES – “Deus está mudando e evoluindo como nós somos, porque Deus habita em nós e em nossos corações. Quando espalhar o amor e bondade no mundo, nós reconheceremos nossa divindade. A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas como todas as grandes obras antigas, algumas passagens estão desatualizadas. Algumas passagens chamam mesmo para intolerância ou julgamento. É o tempo de ver estes versos como interpolações posteriores, contra a mensagem do amor e da verdade, caso contrário, irradiando através da escritura. Com base em nossa nova compreensão, vamos começar a ordenar mulheres como cardeais, bispos e sacerdotes. No futuro, é minha esperança de que, um dia, um papa feminino não permita que qualquer porta que está aberta para um homem seja fechada para uma mulher.”
AMOR ÀS RELIGIÕES – ”Todas as religiões são verdadeiras, porque elas são verdadeiras nos corações de todos aqueles que acreditam nelas. Que outro tipo existe realmente? No passado, a Igreja considerava muitas coisas como pecado, e hoje já não são julgadas dessa maneira. Como um pai amoroso nunca condena seus filhos. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais, por pró-vida e pró-escolha! Para os conservadores e liberais, até mesmo os comunistas são bem-vindos e se juntaram a nós. Todos nós amando e adorando o mesmo Deus”.
UMA RELIGIÃO MODERNA – “Nos últimos seis meses, os cardeais, bispos e teólogos católicos têm debatido na Cidade do Vaticano sobre o futuro da Igreja e da redefinição das doutrinas católicas e seus dogmas. O catolicismo é uma religião agora “moderna e razoável, que passou por mudanças evolutivas. É hora de deixar toda intolerância. Devemos reconhecer que a verdade religiosa evolui e muda. A verdade não é absoluta ou imutável. Mesmo ateus reconhecem o divino. Através de atos de amor e caridade, um ateu reconhece Deus, bem como redime a sua alma, tornando-se um participante ativo na redenção da humanidade”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Ao final, a matéria da “Folha Edition” chama para um link mostrando que alguns cardeais são contra essas declarações do Papa Francisco. É claro que isso tinha de acontecer. Se nem Jesus Cristo obteve unanimidade, como o Papa conseguiria? Mas tenho certeza de que Cristo está do lado de Francisco e jamais apoiaria essa parcela do clero que insiste em manter a Igreja Católica numa redoma reacionária e negativista. Que Deus dê longa vida a Francisco, para que a Igreja Católica siga no caminho da verdade e do permanente aperfeiçoamento, em estreita convivência com as demais religiões.(C.N.)


07 de novembro de 2017
Carlos Newton

O MINISTRO DA JUSTIÇA DEVASTOU A PM, DESMASCAROU PEZÃO E A SEGURANÇA DO RIO

Resultado de imagem para torquato jardim
“Já falei o que tinha a dizer”, afirma o ministro 
Se tudo o que disse, repetido intensamente por rádios, jornais e televisões, for verdade, ele tem que ser imediatamente incluído nas pesquisas presidenciais. Fora e antes dessa entrevista, é uma renovação verdadeira, com um currículo sedutor, a justificar toda e qualquer esperança. E a consolidar a ânsia de recuperação.
Ele preenche todos os requisitos morais e intelectuais. Professor de Direito Constitucional, com mestrado e pós-graduação na França e EUA. Atuante, vários anos ministro do TSE. Jamais teve um julgado seu contestado, mesmo nas questões mais polêmicas.
ENTREVISTA-VERDADE – Em relação ao caráter, não existe a menor restrição, qualquer acusação ou dúvida sobre sua atividade. Em quase 40 anos, uma parte desse tempo, vivendo e convivendo num país inteiramente dominado pela mais criminosa e escandalosa corrupção. Como a entrevista-verdade do Ministro provocou um furacão encomendado contra ele, examinemos com total isenção, as acusações sobre a PM e o governador Pezão, e os que saltaram na arena, em defesa do crime organizado.
Primeira ofensiva contra o Ministro da Justiça: ele não apresentou provas, falou por falar. Ora, as provas estão a céu aberto, na Rocinha, na PM, na Secretaria de Segurança do Pezão, ocupada por um falastrão que não faz nada. Faltam provas. O ministro não escondeu nada, revelou nomes e sobrenomes. Por que não desmentiram?
A maior revolta: ele criticou o fato de que, apesar de haver dezenas e dezenas de coronéis da ativa, só conseguiram preencher o cargo de comandante-geral com um coronel aposentado.
COBRAR ROYALTIES – O ministro acentuou a ligação da PM com o crime organizado. Ora, isso é tão evidente e notório que eu devia cobrar royalties.
Quando o centésimo PM foi morto, comentei: desses 100, 72 estavam de folga, foram mortos quando almoçavam ou jantavam no restaurante predileto. Perguntei ingenuamente: como os traficantes sabiam? Aliás, deviam deixar de chamar esses bandidos de traficantes, a receita com drogas vem hoje em quinto lugar.
Faturam, comprovadamente 15 milhões por semana, 60 milhões por mês, nada mal. 1- Gato de energia. 2- Gato de TV. 3- Controle da distribuição de gás. 4- Participação em todos os negócios das favelas. 5- Venda de drogas. O ministro coloca de forma ingênua, sem afirmar mas deixando a resposta em aberto: existe uma autorização informal para que as coisas funcionem assim? A resposta é óbvia: o desgoverno oficial estimula, favorece e protege o “crime organizado”.
###
PS-
 Não conheço o ministro Torquato Jardim, se cruzar com ele não saberei quem é. Mas continuarei a escrever sobre o assunto, já fazia isso nos tempos da Tribuna impressa.
PS2– Mas acho que não terei muito tempo. Enquanto escrevo, ele já pode estar sendo demitido. Um ministro que até afirma e informa, “os comandantes dos batalhões da PM, são sócios do crime organizado”, não pode durar muito tempo.
PS3– Mesmo estando em turismo oficial, o presidente da Câmara mandou nota oficial criticando o ministro.
PS4– É a política mostrando a cara, e defendendo seu território. Rodrigo Maia é do Rio.
PS5- O chefão Picciani não podia ficar em silêncio, seu feudo é no Rio. Só que em vez de favelas, ele comanda fazendas e a Alerj. Mas é sempre bom defender criminosos correlatos.
PS6– Falta ainda muita coisa, principalmente o capítulo apropriadamente chamado de criminoso, ou as EXECUÇÕES. Por enquanto, mergulhado em mistério e sem informação nominal.
(Extraído de heliofernandesonline.blogspot.com/ e enviado por José Carlos Werneck)

07 de novembro de 2017
Helio Fernandes

ALA 'DE ESQUERDA' DO PSDB CRITICA DORIA E A APROXIMAÇÃO DO PARTIDO COM O MBL


Fernando Guimaráes lidera a ala Esquerda pra Valer
Com o objetivo declarado de manter as raízes do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o movimento “Esquerda Pra Valer”, criado em 2004, é uma clara evidência da divisão do partido, com críticas frequentes ao MBL (Movimento Brasil Livre), à gestão João Doria, às reformas do governo Michel Temer (PMDB) e ao impeachment Dilma Rousseff (PT). O grupo tem maioria de participantes acima de 40 anos e está em 12 Estados, com 160 lideranças ativas e 5.000 militantes nas redes sociais.
O ex-governador Alberto Goldman, desafeto de Doria, os deputados federais Mara Gabrilli e Floriano Pesaro e o estadual Marco Vinholi são alguns dos nomes que defendem o movimento.
FALTOU DIÁLOGO – O vice-prefeito Bruno Covas participou do grupo de 2007 a 2014, chegando a ser presidente de honra, enquanto era também membro da juventude tucana. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi a diversos eventos, assim como o governador Geraldo Alckmin, que tem apoio da ala na campanha à Presidência.
Para Fernando Guimarães, coordenador do grupo, a candidatura de Doria à Prefeitura de São Paulo foi um erro, pois faltou diálogo com a população ao propor as privatizações. O grupo defendeu Andrea Matarazzo, que depois migrou para o PSD.

“Doria não deu ouvidos aos princípios elementares do PSDB, como o compromisso doutrinário do [ex-governador] Franco Montoro com a democracia participativa, e carece demonstrar mais comprometimento com o direito à cidade e à dignidade da pessoa”. Um dos acertos, segundo ele, foi o congelamento da tarifa do ônibus a R$ 3,80.
SOCIAL-DEMOCRACIA – Após as manifestações de 2013 e o impeachment de Dilma, o MBL vem se aproximando do partido. O estudante Dozinete Beck, 24 anos, diz que o movimento não está de acordo com os ideais do PSDB. “É um grupo composto por liberais, clássicos e neoliberais. Isso é, direitistas. Não comungam com os valores da social-democracia”.
De acordo com Guimarães, há falta de critérios na seleção de novos militantes.”O PSDB erra ao estimular um processo de filiação quantitativo e não qualitativo. Basta entrar no site do partido e se filiar on-line, sem precisar participar de nenhuma atividade ou curso de formação”, diz.
Guimarães ainda defende que a atitude do PSDB seja mais serena, sem buscar holofotes ou se aliar ao que vai de encontro aos princípios. “A consequência foi ser tragado para um governo impopular. com uma pauta compromissada com os setores conservadores e neoliberais, sem legitimidade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O problema é o muro. Os tucanos vivem sempre em cima dele, não vão nem para lá, nem para cá. Talvez a solução seja derrubar o muro, para saber para que lado eles vão voar ou se pretendem sair em revoada. Como partido, o PSDB é igual a quase todos – doutrinariamente, não significa nada.  (C.N.)


07 de novembro de 2017
Kelly Mantovani
Folha

CHINA DEVE MUITO MAIS DO QUE O BRASIL, MAS NOSSA SITUAÇÃO SE TORNA CALAMITOSA

Resultado de imagem para desenvolvimento da china charges
Charge reproduzida do Arquivo Google
O Fundo Monetário Internacional diz que “a dívida chinesa está em ‘trajetória perigosa”, porque a carga da dívida do país poderia subir de cerca de 235% do PIB a mais de 290% em 2022. Mas o FMI manteve sua previsão de crescimento do PIB chinês de 6,7% neste ano. A diferença para o Brasil, que está estrangulado pelo serviço do pagamento da dívida pública, é que o PIB chinês cresce num percentual bem maior do que a taxa de juros que pagam para financiar sua dívida pública. Então eles têm recursos para pagar o serviço da dívida.
Se fosse este o caso do Brasil, sem dúvida a dívida seria uma forma razoável de financiar os investimentos. Mas, no caso brasileiro, há muitos anos a taxa de juros é muito, mas muito, superior à taxa de crescimento do PIB.
DESCOMPASSO – Dessa maneira, o serviço da dívida no Brasil cresce muito mais rapidamente do que o PIB, o que faz com que a disponibilidade para investimento seja cada vez menor (atualmente ela é, na verdade, negativa), e que o serviço da divida seja cada vez mais pago pela contratação de nova dívida, que cresce mais rapidamente do que a arrecadação. Com isso, fica inviável o custo de usar dívida para financiar os investimentos que permitiriam aumentar o PIB.
É claro que, como diz o analista Flávio José Bortolloto, o problema brasileiro veio do custeio maior do que a receita. A gastança e ineficiência (para não falar da roubalheira) do atual governo e dos anteriores causou isso. Mas agora o nosso serviço da divida já engole 73% do PIB e vai continuar crescendo. Mesmo que consigamos cortar o custeio pela metade (o que é coisa para muito tempo, mesmo desengessando as estipulações legais que o dificultam), não sei se ainda temos tempo de reverter o processo sem chegarmos ao ponto do calote, que, por sua vez, estancaria a fonte de recursos…
Este é o maior problema brasileiro, mas estranhamente não há discussão a respeito dele.

07 de novembro de 2017
Wilson Baptista Junior