Na tradução literal, Carpe Diem significa aproveite o dia. Mas, seu significado não se prende apenas a aproveitar um dia específico e sim aproveitar ao máximo o presente.
O poeta romano Horácio (65 – 8 a.C), utilizou a expressão em um poema, ao qual aconselhou a uma amiga “…Carpe diem, quam minimum credula postero”. Ou seja, “Colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.
Logo, a expressão Carpe Diem, se refere a viver o presente intensamente, sem ficar ansioso com os tempos que ainda virão.
Filosofia Carpe Diem
A filosofia Carpe Diem pode ser resumida em uma chamada para aproveitar o presente. Vivendo cada momento com intensidade, sem grandes preocupações com o que o futuro tem reservado.
Esse pensamento de Horácio está alinhado ao epicurismo (um sistema filosófico que acredita em pensar na vida e levar esses pensamentos com “prazeres tranquilos”).
Para Epicuro (341 – 270 a.C), o ser humano não deve temer a morte, pois somente assim, pode-se aproveitar totalmente a vida.
Carpe Diem na cultura
O significado que Carpe Diem transmite fez com que a expressão fosse muito utilizada em diversos contextos antigos. Por exemplo, o filme Sociedade dos poetas mortos.
No contexto do filme, o professor ensina aos jovens estudantes que a vida deve ser vivida de forma extraordinária.
Ainda mais, é possível encontrar o dito em livros filosóficos, como O Segredo da autora Rhonda Byrne. Além disso, muitas pessoas gostam de fazer tatuagens da expressão latina
12 de outubro de 2020