"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

'O BRSILEIRO TEM UMA CAPACIDADE ENORME DE CRIAR E INOVAR. PRECISA DE LIBERDADE', DIZ BOLSONARO.

DEPUTADO PETISTA ZECA DIRCEU TENTA HUMILHAR MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE BOLSONARO E ACABA DESTROCADO

SERGIO MORO REAGE AS DECLARAÇÕES DE RODRIGO MAIA SOBRE PARAISÓPOLIS

SERGIO MORO FALA GROSSO COM PRES. DA OAB APÓS FALA CONTRA ELEITORES DE BOLSONARO

MIN. EDUCAÇÃO ABRAHAM WEINTRAUB DÁ SHOW EM ZECA DIRCEU


TOCANDO AGORA

MAILS APAGADOS E BÍBLIA SUPERFATURADA NO ESQUEMA DE LULA, LULINHA E DIRCEU

LULA ESTÁ ENCRENCADÍSSIMO JUNTO COM LULINHA E DIRCEU

PRESIDENTE BOLSONARO FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE COMBATE AO COMUNISMO PARA GENERAIS E EMPRESÁRIOS

BOLSONARO ACIONA O EXÉRCITO E MILITARES INVADEM O CONGRESSO PARA AJUDAR. A HORA CHEGOU!

OLHEM O QUE LULA E GLEISI APRONTARAM DESTA VEZ!

A DECADENTE ERA DO 'CUSPE'... NAO SE FAZ POLÍTICA, SE COSPE!

MAIA VAI À EUROPA CONVERSAR COM ORGANISMOS INTERNACIONAIS



Aliados do presidente da Câmara avaliam que a viagem de Maia é uma tentativa de “limpar a barra” do Brasil.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, embarca, nesta quarta-feira (11), para a Europa, onde terá uma série de encontros com representantes de organismos internacionais.

Segundo interlocutores de Maia ouvidos pelo jornal O Globo, a intenção é moldar uma política externa diferente da adotada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, estreitando laços com líderes mundiais ignorados pelo chefe do Executivo.

Nesta semana, Maia desembarca em Genebra, na Suíça, onde encontrará representantes da Organização Mundial do Comércio (OMC) e Michelle Bachelet, alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para direitos humanos.

Aliados do deputado do DEM, ainda segundo O Globo, consideram que a posição “ideológica” de Bolsonaro prejudica o país. Por isso, avaliam que a viagem de Maia é uma tentativa de “limpar a barra” do Brasil.

No início deste mês, também em contraponto a Bolsonaro, Maia foi a primeira autoridade brasileira a ter um encontro com o presidente eleito da Argentina, o kirchnerista Alberto Fernández, como noticiou a RENOVA.


11 de dezembro de 2019
renova mídia

SHEN YUN ENFRENTA IMPLACÁVEL CAMPANHA DE INTERFERÊNCIA DO REGIME CHINÊS



O Shen Yun Performing Arts durante sua apresentação no Boch Theatre em Boston, Massachusetts, em 25 de janeiro de 2019 (NTD Television)
2019/11/26

Por Cathy He

O Shen Yun não é uma empresa típica de artes cênicas. Todos os anos, a companhia não apenas enfrenta o desafio de levar uma nova produção de palco de alto nível para centenas de cidades ao redor do mundo, como também precisa lidar com uma campanha implacável do regime comunista chinês, que visa interferir em seus shows mundialmente.

Essa interferência afeta a companhia de artes cênicas desde a sua fundação, há mais de uma década, disse Leeshai Lemish, mestre de cerimônias da empresa, ao Epoch Times.

O Shen Yun Performing Arts é uma companhia de dança e música clássica chinesa fundada em Nova Iorque em 2006. Sua missão, segundo seu site, é reviver 5000 anos da cultura tradicional chinesa.

Seus programas incluem representações da perseguição à prática espiritual do Falun Dafa, também conhecida como Falun Gong, perpetrada pelo regime chinês por duas décadas. Sob perseguição, os adeptos da prática foram arbitrariamente detidos, submetidos a trabalhos forçados, torturados e até mortos por seus órgãos. Fora da China, o regime tentou demonizar a prática enquanto suprimia as informações expostas pela perseguição, por exemplo, influenciando a mídia chinesa no exterior e se infiltrando em grupos comunitários chineses no exterior.

Lemish, que é mestre de cerimônia do Shen Yun desde o início, disse: “Comecei a perceber que, enquanto apresentávamos em todo o mundo, todos os tipos de fenômenos que normalmente não se espera que aconteçam em uma empresa de artes cênicas ocorreram”.

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Diretor de cinema aprecia a magia do Shen Yun

Havia teatros que recebiam cartas do consulado ou da embaixada chinesa exigindo que eles cancelassem o show, disse ele. Chineses foram vistos rondando os ônibus da empresa e os hotéis onde eles estavam hospedados. Eles pareciam estar observando os movimentos da empresa. Alguns espectadores tentaram afetar os programas usando dispositivos eletrônicos, como um controle remoto universal para interferir na tela animada de fundo do projetor.

“Sabíamos que … havia forças nos bastidores tentando parar nossos shows”, disse ele.

Então, o mestre de cerimônia começou a coletar cartas e documentação para catalogar esses incidentes, e agora ele tem uma lista de 74 tentativas de sabotagem desde o início de 2007, e o número continua a crescer.

“É apenas uma gota no oceano em termos do que realmente acontece”, disse Lemish, acrescentando que, durante as suas viagens, pessoas com informações internas sobre atividades de teatro constantemente o informam em particular sobre as tentativas das autoridades chinesas de cancelar os shows.

Shows negados

As tentativas do regime chinês de impedir os shows do Shen Yun falharam amplamente: a empresa se expandiu e hoje possui sete companhias. Além disso o Shen Yun está prestes a começar em 2020 sua maior temporada já realizada até hoje. Mas houve alguns casos em que os teatros se curvaram diante da pressão.

O último desses casos foi o Teatro Real de Madrid, que cancelou o show algumas semanas antes da companhia aparecer naquele palco em janeiro deste ano, alegando “dificuldades técnicas”.

No entanto, um telefonema secreto para a Embaixada da China em Madri, feito pela ONG dos Estados Unidos chamada Organização Mundial para Investigar a Perseguição ao Falun Gong (WOIPFG), revelou que a razão foi inventada depois que a embaixada conseguiu pressionar ao teatro para cancelar o show. O interlocutor, se apresentando como um alto funcionário do regime chinês, conversou com um homem que se identificou como Lu Fan, o embaixador chinês na Espanha, de acordo com um comunicado de imprensa da WOIPFG na época.

Em uma gravação em áudio da conversa por telefone, Lu explicou como ele convenceu o gerente geral do Royal Theatre a cancelar os shows do Shen Yun, alertando-o de que o teatro “não pode se dar ao luxo de perder o mercado chinês por cauda disso”.

Na Dinamarca, um relatório de investigação de 2018 da mídia local Radio24syv descobriu evidências de que a Embaixada da China havia pressionado o Royal Danish Theatre em Copenhague para que ele não alugasse sua sede para o Shen Yun.

A companhia de Nova Iorque tentou se apresentar no Royal Danish Theatre por 10 anos, mas foi repetidamente rejeitada com o argumento de que o nível artístico da empresa não atendia às demandas do teatro.

De acordo com e-mails obtidos pela mídia, um dos funcionários do teatro disse a ele ou a outro funcionário que se encontrou com a Embaixada da China em agosto de 2017.

“Eles [a embaixada] encerraram a reunião perguntando se tínhamos diálogado com o Shen Yun e nos pediram para não deixá-los alugar nossas instalações”, informou o email.

Thomas Foght, o jornalista que investigou a história, disse durante um discurso no Parlamento dinamarquês em abril deste ano que este caso “esclarece por que estava sendo tão difícil para o Shen Yun ter acesso ao Teatro Real por 10 anos”.

Após o relatório de Foght, o então diretor de teatro Morten Hesseldahl e o ministro da Cultura da Dinamarca, Mette Bock, negaram acusações sobre a influência chinesa, dizendo que não estavam cientes de nenhuma pressão na embaixada.

Enquanto isso, na Ásia, o Bangkok Aksra Theatre cancelou abruptamente o show alguns dias antes da estreia em dezembro de 2016. Em uma carta enviada pela Embaixada da China na Tailândia ao Ministério das Relações Exteriores da Tailândia e obtida pelo Epoch Times, o regime chinês pressionou o governo tailandês a proibir o Shen Yun “para evitar afetar o relacionamento bem desenvolvido entre a China e a Tailândia”.

Meses antes, o KBS Hall, em Seul, cancelou o show do Shen Yun, que levou o organizador local a iniciar uma ação legal contra o teatro, buscando uma ordem judicial que permitisse que a companhia de dança clássica chinesa se apresentasse. Um tribunal de apelação finalmente negou o pedido.

O KBS Hall, um teatro estatal vinculado à maior emissora nacional, Korean Broadcasting Service, mantinha um relacionamento de trabalho com a emissora estatal chinesa, a China Central Television. Antes do show, o teatro recebeu várias cartas da Embaixada da China, também obtidas pelo Epoch Times, exigindo que o Shen Yun não fosse recebido.

“A China atribui grande importância à cooperação com a KBS e espera que a KBS considere as relações entre a China e a Coreia ao tomar decisões. Não forneça um teatro para o Shen Yun se apresentar”, diz uma carta de 22 de janeiro de 2016.

Táticas em evolução

O aumento da pressão sobre os teatros é apenas uma das maneiras pelas quais o regime chinês tentou interferir no Shen Yun.

Ele também empregou uma série de táticas direcionadas contra anunciantes, telespectadores em potencial e contra a própria empresa, disse Lemish. Essas táticas evoluíram com o tempo.

Nos primeiros anos, os grupos de teatro patrocinados pelo estado na China apresentaram um show do outro lado da rua que o Shen Yun estava se apresentando e nas mesmas datas, na tentativa de competir com a empresa, de acordo com o site deles.

Após a falha desta tática, houve várias tentativas de sabotar os ônibus do Shen Yun. Em um caso, em 2010, um motorista de ônibus notou um corte em um dos pneus dianteiros depois de viajar de Ottawa para Montreal. Mais tarde, os mecânicos disseram-lhe que o pneu tinha sido cortado de forma a não esvaziar imediatamente, mas que explodiria ao ser aquecido e expandido enquanto o ônibus estivesse em movimento. Uma explosão de um pneu dianteiro pode fazer com que o motorista perca o controle do ônibus, que tem capacidade para acomodar 50 artistas.

Lemish disse que a empresa relatou essa e outras tentativas de sabotagem à polícia local e ao FBI, mas até agora ele não obteve notícias de nenhum progresso nessas investigações.

Os teatros também receberam e-mails de pessoas que se apresentaram como fãs do show ou da organização local que recebe a empresa. Os e-mails, que os teatros mais tarde compartilharam com Shen Yun, tinham conteúdo que os fazia “parecer fãs e loucos”, disse Lemish.

O objetivo era “assustar o teatro para que ele não se relacionasse conosco”, disse ele.

O site e os servidores do Shen Yun também foram atacados repetidamente, disse Lemish, acrescentando que os ataques às suas plataformas de ingressos tendem a se concentrar durante o período anterior aos shows da empresa em Nova Iorque, onde geralmente há uma Série prolongada de apresentações no prestigiado Lincoln Center.

Recentemente, a interferência mudou cada vez mais para a Internet.

“Há um esforço muito estratégico e sistemático para nos difamar de qualquer maneira possível, especialmente na mídia e online”, disse Lemish.

Ele disse que os trolls chineses da Internet estão trabalhando para que a publicidade negativa sobre o Shen Yun tenha melhores resultados de pesquisa do que o site da empresa e os artigos de mídia com boas críticas. Conhecidos como o “Exército de 50 centavos”, esses trolls da Internet são pagos pelo regime chinês para espalhar propaganda online e silenciar opiniões divergentes, dentro e fora da China.

O exército de 50 centavos basicamente reforça o ranking [de publicidade negativa] comentando (…) [esses artigos], deixando comentários desagradáveis ​​e à vezes vinculando-os a eles”, disse Lemish. “Eles farão todas essas coisas diferentes que podem melhorar o ranking de SEO desses artigos”.

O mestre de cerimônia disse que essa medida se enquadra na campanha mais ampla do regime chinês para alterar a opinião pública na Internet internacionalmente.

“Isso nos faz trabalhar muito mais porque a maneira mais comum na qual as pessoas descobrem as coisas hoje é pesquisando no Google e se informando sobre elas (…) nas redes sociais”, afirmou.

“Eles estão realmente fazendo um grande esforço para não nos permitir usar esses canais e, em seguida, criam impressões negativas nas pessoas para tornar mais difícil a venda de ingressos”.

No entanto, a empresa não se intimida.

“Isso não vai nos intimidar”, disse Lemish. “Nós enfrentamos isso desde o começo. Eles nunca conseguiram nos deter”.

A repórter do Epoch Times, Janita Kan, contribuiu para este artigo.
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Trailer oficial do Shen Yun 2020







DANÇANDO NA ESCURIDÃO DA CHINA MAOÍSTA

O forte contraste entre os banquetes luxuosos do Partido Comunista e a população faminta deixou uma impressão duradoura em Tia, e ela previu sua decepção com o partido e o comunismo

Uma fotografia de Tia Zhang na capa do novo livro "Dancing through the shadow"

Por Ryan Moffat

Às vezes, o impacto de uma enorme tragédia é perdido nas estatísticas. Quando o número de mortos chega a dezenas de milhões, o sofrimento em tão grande escala se torna remoto e intocável. A capacidade humana de empatia tem seu limite.

Por outro lado, os relatos pessoais daqueles que sofreram atrocidades lançam mais luz sobre o assunto do que qualquer estatística estéril. Tal história é contada por Agnes Bristow em “Dancing through the Shadow”, um relato em primeira pessoa sobre a vida na China de Mao Tsé Tung.

Tia Zhang (Divulgação / Epoch Times)

O livro conta a verdadeira história de Tia Zhang, uma bailarina que cresceu durante o tempo em que Mao estava estrangulando lentamente o país. Os simples anseios e emaranhados da infância, adolescência e maternidade estão perfeitamente entrelaçados no contexto da brutalidade totalitária. É um romance extraordinário que humaniza a situação de uma nação ao assumir sua nova realidade como um Estado socialista.

Os comunistas tomaram o poder na China em 1949, encerrando uma guerra civil de várias décadas que deixou o país exausto e em busca de mudanças. A princípio, havia esperança de que o novo governo melhorasse a vida do cidadão comum.

Em vez disso, a China, sob a liderança de Mao, iniciou uma queda na violenta revolução que resultaria em um dos maiores desastres humanitários do século. As estatísticas são esmagadoras. Segundo estimativas conservadoras, o número de mortos foi de 65 milhões. O Grande Salto Adiante, a tentativa de Mao de coletivizar a agricultura, resultou na pior fome da história. Quarenta e cinco milhões de pessoas foram espancadas, desnutridas ou forçadas a trabalhar até a morte.

Este é o mundo em que Tia Zhang se viu obrigada para continuar seu caminho.

Da prosperidade à miséria

O pai de Tia era um oficial de alto escalão no Kuomintang, o partido no poder da época, e proporcionou à sua família todo tipo de luxo em sua residência no coração de Pequim. Eles tinham uma existência harmoniosa, longe dos perigos que estavam ao virar da esquina. Como irmã mais velha, Tia foi mimada e disciplinada seguindo rígidas tradições chinesas; sua mãe a preparou para ser uma dama e estava destinada a uma vida de privilégios e obediência.

Esse destino foi irreparavelmente alterado quando os comunistas chegaram a Pequim e o Kuomintang cedeu repentina e inesperadamente o poder. A esperança de que os comunistas oferecessem alívio temporário à guerra e trouxessem a utopia prometida foi rapidamente arruinada quando se tornou aparente que qualquer um que fosse leal ao Kuomintang estaria condenado a sofrer por isso.

Num desejo desesperado de liberdade, Tia (10 anos) e sua família tentaram se mudar para o porto seguro de Taiwan. Mas uma jornada comovente à beira da morte destruiu esse futuro, a família foi forçada a se mudar para Qingdao e, eventualmente, voltar para Pequim, onde sua vida de privilégios se tornou uma miséria.

Tornou-se cada vez mais claro que não havia como escapar do Partido Comunista, especialmente para uma família como a de Tia, que tinha uma posição privilegiada no Kuomintang.

Esperança através da dança

No entanto, a vida continuou e, mesmo quando o Grande Salto Adiante fez milhões de pessoas morrerem de fome no país, a família de Tia encontrou uma maneira de sobreviver. A luta diária para cobrir as necessidades básicas afetou toda a nação, e sua família não foi exceção.

Através de muito trabalho e talento, Tia garantiu um lugar cobiçado na Academia de Balé de Pequim, repleta de professores de dança da União Soviética. A escola funcionava mais como uma academia militar do que como um estúdio de dança, mas Tia ainda recebia educação em dança de primeira classe.

A dança foi usada como uma ferramenta de propaganda comunista e, como a escola era a favorita da esposa de Mao, Jiang Qing, Tia teve a oportunidade de fazer um show para Mao e seus dignitários. O forte contraste entre os banquetes luxuosos do Partido Comunista e a população faminta deixou uma impressão duradoura em Tia, e ela previu sua decepção com o partido e o comunismo.

Quando Tia se tornou instrutora assistente na academia, Mao havia libertado seus guardas vermelhos. Como praga, o grupo frenético de estudantes e filhos de funcionários do Partido trouxe o caos ao país em uma onda de revolução e violência. Os Guardas Vermelhos haviam sofrido uma lavagem cerebral desde a infância para serem servos devotos de Mao. Eles eram o veículo perfeito para sua Revolução Cultural, enquanto marchavam pelas ruas, repreendendo e espancando qualquer pessoa sem medo de repercussões.

A certa altura, a academia de balé foi tomada por estudantes pertencentes aos Guardas Vermelhos, que brutalmente espancaram professores mais velhos e repreenderam os participantes, punindo-os severamente por seus métodos de ensino, forçando-os a limpar latrinas e realizar tarefas mais degradantes.

Tia sofreu em silêncio, atendendo às demandas de seus alunos. Eles fizeram lavagem cerebral. Como muitos outros, ela foi forçada a enterrar sua empatia e enfrentar o mundo com toda indiferença possível.

Durante todos aqueles tumultos, ela encontrou o amor, mas teve que enfrentar a desaprovação de sua família e de sua mãe conservadora, que queria que ela tivesse um casamento arranjado.

Isso já seria bastante difícil se ignorarmos as políticas de Mao e a ameaça sempre presente de ser enviada para um campo de trabalhos forçados, ou pior. O amor era um assunto arriscado na China de Mao, e Tia e seu marido tiveram dificuldades no sistema de campos de trabalho forçado.

O romance acompanha Tia ao longo de cada etapa de sua vida, passando pela maternidade, casamento e uma fuga do país controlado pelo regime comunista. Enquanto Mao está presente como uma sombra ao fundo, ele dita os termos e condições pelos quais Tia devia seguir seu caminho.

Ensinamentos Sombrios

O caminho de Tia foi de dor, triunfo e um verdadeiro testemunho do espírito humano. Sensível, traumática e assustadora ao mesmo tempo, a história captura o suficiente para garantir o nível de detalhe que Bristow usa, combinando habilmente a experiência de Tia com análises políticas suficientes, lançando luz sobre a vida, sob o regime de Mao e sobre como suas políticas resultaram em tantas mortes. É difícil entender o desespero de uma população forçada a reagir com medo de quase tudo o que acontece.

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Para aqueles que se divertem com noções românticas sobre comunismo e marxismo: vale a pena ler este livro. Com ideologias extremas em ascensão no Ocidente, a história de Tia serve como um lembrete do custo humano por trás das estatísticas. Muitos chineses dessa geração serão capazes de se identificar com seu sofrimento.

Por fim, o livro trata de amor, perda, coragem e as complexidades da vida amplificadas pelo desespero das circunstâncias. A história de Tia é realmente um veículo bonito para explorar o custo humano de ideologias políticas levadas ao extremo, onde o espírito humano é posto à prova.

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Assista também:

O apelo pacífico de 25 de abril de 1999
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