"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

LEONARDO DA VINCI: 10 FATOS E CURIOSIDADES

DÍVIDA COM BANCOS? O QUE FAZER QUANDO EMPRESAS DE COBRANÇA ESTÃO COBRANDO DÍVIDA BANCÁRIA

COXINHA MÃE DO CHEFE. QUENTINHA

ORDEM DE BOLSONARO AO ERNESTO ARAÚJO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

'GILMAR MENDES E SEUS ESCÂNDALOS NO STF: "DECISÃO DE MINISTROS ASSOMBRA O BRASIL"

PRESIDENTE BOLSONARO MANDA MENSAGEM DE NATAL AO POVO BRASILEIRO

OS GENERAIS JÁ ESTÃO FAZENDO UMA FAXINA NO STF

RETROSPECTIVA 2018 - PARTE 1

RETROSPECTIVA 2018 - PARTE 2

RETROSPECTIVA 2018 - PARTE 3

BOLSONARO DIZ QUE VAI REVOGAR




BOLSONARO DIZ QUE VAI REVOGAR...

24 de dezembro de 2018

LAVA JATO VAI PRENDER "PEIXES GRAÚDOS" NO INÍCIO DO ANO, AFIRMA RICARDO NOBLAT

LAVA JATO AVANÇARÁ SOBRE NOVOS NICHOS DE CORRUPÇÃO EM 2019


Procurador diz que Lula não é o único grande chefe do esquema criminoso investigado pela força-tarefa, como já havia sido afirmado pelo próprio MPF, em 2015, na ocasião da denúncia contra o ex-presidente.

Ao fazer um balanço do ano de 2018 da Operação, o procurador de Justiça Roberson Pozzobon, integrante da força-tarefa da operação no Ministério Público Federal do Paraná, anunciou que o próximo ano reserva novas fases da Lava Jato, com investigações sobre núcleos de corrupção e agentes políticos e empresariais ainda não atingidos.

A perda do foro privilegiado de alguns políticos citados que não se reelegeram e as revelações de que a prática de irregularidades descoberta na Petrobras atingiram outras estatais e outras esferas da administração pública são a razão para que a Lava Jato vá muito além das 57 fases já deflagradas nestes quatro anos de atuação.

Em entrevista ao “Paraná Portal“, Pozzobon disse que 2018 foi o ano em que a Lava Jato mostrou que ainda há muito ainda a ser investigado, que há uma série de fatos ainda a serem investigadas e que a operação ainda caminha a pleno vapor, deixando claro que a Lava Jato está muito além da Petrobras.

O procurador declarou:

A operação tem diversas investigações em curso amadurecidas, então a população pode esperar sim novas fases da operação, fases importantes sobre nichos ainda não navegados. Infelizmente, nichos corruptos do nosso Brasil.


24 de dezembro de 2018 
renova mídia
Adaptado da fonte Paraná Portal

FORÇAS DA COLÔMBIA MATAM GUERRILHEIRO COMUNISTA DAS FARC


O guerrilheiro das Farc, Walther Patricio Arizala, o criminoso mais procurado da Colômbia e do Equador, foi morto na sexta-feira (21) em uma operação das autoridades colombianas na fronteira entre os dois países.

O presidente Iván Duque declarou:

No dia de hoje, em uma heroica ação conjunta do Exército e da Polícia com o apoio do CTI (Corpo Técnico de Investigações), a procuradoria pode confirmar que Guacho (Arizala) foi abatido em uma operação.

A operação ocorreu em uma região de selva do departamento de Nariño, e terminou com a morte “de um dos mais horrendos criminosos que este país já conheceu”.

A frente dissidente Óliver Sinisterra, dirigida pelo guerrilheiro comunista de origem equatoriana, era responsável pelo sequestro e morte de dois jornalistas e um motorista do jornal “El Comercio de Quito” e de um casal equatoriano, conforme noticiou a RENOVA.

Diante destes crimes, Colômbia e Equador deflagraram uma feroz caçada a “Guacho” nos dois lados da fronteira, registra a agência “AFP“.

24 de dezembro de 2018
renova mídia

EUA E CANADÁ EXIGEM LIBERTAÇÃO DE CANADENSES PRESOS NA CHINA



Os canadenses detidos são o ex-diplomata Michael Kovrig e o consultor Michael Spavor.

Estados Unidos e Canadá exigiram na sexta-feira (21) que a China liberte dois canadenses detidos em uma aparente retaliação pela prisão de uma executiva do grupo chinês Huawei na cidade de Vancouver, informa a “ISTOÉ“.

O porta-voz da chancelaria norte-americana, Robert Palladino, afirmou:


Expressamos a nossa profunda preocupação pela detenção por parte do governo chinês de dois canadenses no início este mês e exigimos a sua libertação imediata.

A chanceler canadense, Chrystia Freeland, também assinalou em um comunicado:


Estamos muito preocupados com a prisão arbitrária por parte das autoridades chinesas de dois canadenses no começo deste mês e pedimos a sua libertação imediata.


24 de dezembro de 2018
renova mídia

ESTADO ISLÂMICO POR TRÁS DO ASSASSINATO DE TURISTAS ESCANDINAVAS


A polícia do Marrocos caça os quatro jihadistas do Estado Islâmico que mataram as duas turistas escandinavas no maciço do monte Atlas, na semana passada.

A dinamarquesa Louisa Vesterager Jespersen e a norueguesa Maren Ueland foram surpreendidas enquanto dormiam na barraca que armaram na montanha.

Os quatro assassinos, descobriu-se, prestaram juramento de fidelidade ao Estado Islâmico, registra “O Antagonista“.

Um marroquino organizou uma petição no site “Change.org“, conclamando o Ministério da Justiça a condenar à morte os assassinos das turistas.

“A pena de morte é, sem dúvida, a solução correta para este crime horrível. Por isso solicito a aplicação dos artigos 393, 399 do Código Penal marroquino”, afirma a petição.

Uma das vítimas foi decapitada, enquanto a outra sofreu ferimentos graves no pescoço. O caso está sendo investigado pela polícia do Marrocos como um ato terrorista.

Um vídeo da decapitação de uma das garotas foi publicado on-line, com um autor do crime bradando uma faca e gritando “É a vontade de Alá” e “Isso é vingança para nossos irmãos em Hajin, na Síria. Estas são as vossas cabeças, inimigas de Deus”, informa o “Sputnik“.

24 de dezembro de 2018
renova mídia

EUA OBTÉM APOIO DE 13 NAÇÕES PARA DENUNCIAR AÇÕES DA NICARÁGUA


Os Estados Unidos e outros 13 países assinaram na sexta-feira (21) uma declaração onde denunciam a suspensão de diversas ONGs por parte do regime da Nicarágua.

O ditador Daniel Ortega acusa as organizações de apoiarem “a fracassada tentativa de golpe de Estado”.

Os países que assinaram o comunicado, além dos Estados Unidos, são o Reino Unido, Chile, Austrália, República Tcheca, Polônia, Noruega, Finlândia, Estônia, Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Polônia.

Estas nações pediram ao regime de Daniel Ortega que “restaure imediatamente a personalidade jurídica destas organizações, cessar todos os ataques e ameaças contra a sociedade civil nicaraguense e manter as liberdades fundamentais de acordo com suas obrigações internacionais”.

“O trabalho destas organizações é essencial para explicar os persistentes abusos e violações aos direitos humanos na Nicarágua”, diz o texto.

A ditadura da Nicarágua defende que as nove ONGs que tiveram suas personalidades jurídicas suspensas apoiaram “a fracassada tentativa de golpe de Estado”, em referência às mobilizações da oposição que aconteceram na metade do ano contra Ortega, deixando centenas de mortos no país.

24 de dezembro de 2018
renova mídia
Adaptado da fonte EFE

OEA DENUNCIA 'CRIMES DE LESA HUMANIDADE' NA NICARÁGUA


Grupo de especialistas expulso da Nicarágua documentou dezenas de assassinatos e considera que a ditadura sandinista tem de ser julgada.

Poucas horas antes de a equipe da Organização dos Estados Americanos (OEA) apresentar seu relatório sobre a situação na Nicarágua, a ditadura de Daniel Ortega lhe deu 24 horas para deixar o país.

Depois de seis meses de trabalho, as conclusões não agradaram ao regime, acusado de coordenar diretamente a repressão, e as autoridades impediram sua divulgação em solo nacional.

De acordo com o relatório, a polícia sistematicamente abriu fogo contra a população e lançou uma ofensiva que incluiu tortura e agressão sexual nas prisões e que, segundo o informe, deveria ser julgada como “crimes de lesa-humanidade”.

Em um trecho, o relatório afirma:

O exercício da violência pelo Estado não consistiu de atos isolados, mas foi levado a cabo de forma organizada e em diferentes momentos e lugares do país (…) não se tratou de eventos explicados pela decisão individual de um ou mais agentes policiais (…), mas de uma política de repressão impulsionada e endossada pela mais alta autoridade do Estado.

O Grupo Interdisciplinar de Peritos Independentes (GIEI) conseguiu determinar que a maioria das mortes e ferimentos graves é de responsabilidade da Polícia Nacional, cujas tropas agiram diretamente e de forma coordenada com os grupos armados paramilitares.

A publicação do relatório foi finalmente realizada na sexta-feira (21) nos Estados Unidos e é o resultado de seis meses de trabalho na Nicarágua, em contato direto com as vítimas, testemunhas oculares, famílias afetadas e organizações de direitos humanos, bem como a revisão de milhares de documentos e consultas constantes com especialistas internacionais de diferentes disciplinas.


24 de dezembro de 2018
renova mídia
Adaptado da fonte ELPAÍS