"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

EUA OBTÉM APOIO DE 13 NAÇÕES PARA DENUNCIAR AÇÕES DA NICARÁGUA


Os Estados Unidos e outros 13 países assinaram na sexta-feira (21) uma declaração onde denunciam a suspensão de diversas ONGs por parte do regime da Nicarágua.

O ditador Daniel Ortega acusa as organizações de apoiarem “a fracassada tentativa de golpe de Estado”.

Os países que assinaram o comunicado, além dos Estados Unidos, são o Reino Unido, Chile, Austrália, República Tcheca, Polônia, Noruega, Finlândia, Estônia, Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Polônia.

Estas nações pediram ao regime de Daniel Ortega que “restaure imediatamente a personalidade jurídica destas organizações, cessar todos os ataques e ameaças contra a sociedade civil nicaraguense e manter as liberdades fundamentais de acordo com suas obrigações internacionais”.

“O trabalho destas organizações é essencial para explicar os persistentes abusos e violações aos direitos humanos na Nicarágua”, diz o texto.

A ditadura da Nicarágua defende que as nove ONGs que tiveram suas personalidades jurídicas suspensas apoiaram “a fracassada tentativa de golpe de Estado”, em referência às mobilizações da oposição que aconteceram na metade do ano contra Ortega, deixando centenas de mortos no país.

24 de dezembro de 2018
renova mídia
Adaptado da fonte EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário