"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

AO VIVO: STF JULGA FUNDÃO ELEITORAL DE R$ 4.9 BILHÕES. MINISTROS

 

GENERAL RAMOS REPUDIA DECLARAÇÕES DE FACHIN E BARROSO: "ESTOU PEDINDO QUE AS PESSOAS...

 

FACHIN ASSUME TSE FAZENDO TRAPALHADAS

 

OS CANALHAS SEMPRE DESEJARAM CONTROLAR A VIDA

 

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL

 A sociedade pós-industrial deve-se, em grande parte, à mudança nos tipos de trabalho e ao processamento das tecnologias da informação. 

Há muita ênfase no processamento da informação e, portanto, por vezes, a sociedade pós-industrial emergente também é chamada de “sociedade da informação”. sobre a natureza do surgimento desta nova sociedade, tem havido um debate entre os sociólogos., Bell, Castells, Gordon, Gorz, Porat e Touraine foram os principais contribuintes para este debate. 

Estes teóricos desenvolveram a construção da sociedade da informação ou da sociedade pós-industrial com a sua própria perspectiva.

Tanto Bell como Porat argumentam que as ocupações ou tecnologias da informação resultariam, a longo prazo, no desenvolvimento da sociedade pós-industrial., Castells, no entanto, difere veementemente de Bell e Touraine e diz que a sociedade baseada na informação é mais pós-industrial do que a sociedade industrial que era pós-agrária. é importante afirmar que a sociedade da informação não é simplesmente confundida com uma sociedade de serviços em que o sector industrial desapareceu de vista. 

Como Bell e Touraine, ele identifica a dinâmica da sociedade vindoura na qual há papel do conhecimento e do uso do conhecimento e não a predominância de qualquer setor particular de uma economia., podemos nos referir a qualquer pensador que tenha mostrado sua preocupação com a sociedade pós-industrial, e enfatiza o papel primordial do conhecimento e da informação no desenvolvimento deste tipo de sociedade.

Nós damos a seguir algumas das características da sociedade pós-industrial, que são a resultante de informativos do modo de desenvolvimento:

as Pessoas a trabalhar com outras pessoas para prestar um serviço:

foi-se a sociedade industrial, onde os trabalhadores trabalhavam em máquinas do dia a dia – um turno após o outro., 
Agora, há crescimento do setor de serviços onde há muito pouco trabalho manual em que há algum grau de criatividade e sociabilidade. 

No pós-industrialismo, os trabalhadores não trabalham sobre as coisas; eles trabalham com outras pessoas para prestar um serviço. Isto proporciona uma forma de trabalho mais gratificante e interessante.

transformação da classe trabalhadora em classe média profissional:

o pós-industrialismo cria uma nova classe profissional no lugar da classe trabalhadora., 
Na sociedade industrial, o trabalho era necessário para colocar sua destreza física. Isso já passou. 
Na nova sociedade, a classe operária não existe. É por isso que Andre Gorz (1982) diz que na sociedade pós-industrial há despedida da classe operária. 
Emergence of knowledge elites: the emphasis in post-industrial society is on knowledge as the source of societal change. 

Mas, a questão é: quem controla as fontes do conhecimento?

Bell argumenta que é o grupo de elites do conhecimento que controla., 
O conhecimento, ou seja, o processamento da informação, vem das novas elites técnicas nas universidades, instituições governamentais e empresas econômicas. 
Além disso, à medida que o trabalho intelectual se torna mais especializado, tecnocrata de elite vê o surgimento de novas hierarquias de elites técnicas, juntamente com o aumento da profissionalização do trabalho e uma mudança para a burocratização do trabalho técnico dentro das economias ocidentais avançadas., no entanto, não se deve aceitar que o surgimento de elites do conhecimento foi em toda parte um gesto bem-vindo. 

Há países como os EUA e a França onde a sociedade pós-moderna foi vista com desaprovação e rebeldia. Na França, na década de 1960, havia um movimento estudantil radical.

Na verdade, como Alain Touraine (1971) diz, a sociedade pós-industrial é saudada diferentemente de um tipo de sociedade para a mãe. 
Há sempre algum elemento de conflito nesta sociedade., Touraine análise da sociedade pós-industrial, muito conversações sobre a criação de uma nova divisão social entre, por um lado, tecnocratas e burocratas, e, por outro, uma série de grupos sociais, incluindo os trabalhadores, bem como estudantes e consumidores. nas palavras de Touraine: 
“por este motivo, a principal oposição entre as classes sociais não resulta da propriedade e do controle da propriedade privada, mas do acesso à informação e seus usos., 
É por causa de tal análise que os pós-modernistas argumentam que neste tipo de sociedade, aqueles que possuem e controlam o conhecimento da Informação são as pessoas mais poderosas.”

Esta visão, obviamente, abandona a visão marxista convencional do conflito social que localiza tensões de classe no ponto de produção, na fábrica ou no local de trabalho., 

As linhas de protesto podem agora assumir uma variedade de formas que têm pouca conexão com a indústria ou necessidades materiais particulares e, assim, gerar novos movimentos sociais que são bastante distintos das formas mais antigas de conflito de classes. crescimento de múltiplas redes: na sociedade pós-industrial, há avanços combinados em tecnologias de Comunicação, 

Sistemas de gestão e tecnologias de produção. Estes avanços mantêm as suas ligações com mercados e complexos de produção. 
Como resultado disso, há crescimento de múltiplas redes entre corporações., estas redes permitem às empresas desenvolver conjuntamente produtos ou servir mercados específicos, representando assim uma estratégia económica diferente da criação de impérios multinacionais. 

O foco da sociedade vindoura no conhecimento e na informação como as forças motrizes reúne as corporações multinacionais para o crescimento econômico.

Dividir em sociedade:

O debate sobre o estado futuro da sociedade pós-industrial, também lida com o problema da estrutura de tal sociedade., Para recapitular a transformação da sociedade industrial em sociedade pós-industrial, diríamos que durante o período Fordiano houve produção em massa de bens em escala padronizada para o mercado. actualmente, a produção não diminuiu, mas tornou-se flexível, isto é, de acordo com as diferentes necessidades dos consumidores. 

A estrutura profissional testemunhou uma mudança profissional e o trabalho manual cedeu lugar ao sector da classe de serviços., os trabalhadores de colarinho branco substituíram os trabalhadores da classe operária e a tecnologia e o processamento da informação ocuparam um lugar central no crescimento da indústria. 

A fonte de conhecimento-informação e tecnologia tornou-se um campo de controle pelo governo, universidades e corporações multinacionais. 
A tecnologia, pelo processo de colaboração, trouxe diferentes organizações de negócios dentro de um grupo. 
O resultado final destes processos criou uma divisão nítida na sociedade. 

Gorz desenvolveu um conjunto de argumentos sobre a mudança do papel do trabalho nas economias pós-industriais.,

Ele (1982) explicou que a divisão da sociedade, com as palavras seguintes:


As novas tecnologias estão alterando a estrutura do emprego na sociedade, e que isso levou a uma divisão social entre ‘aristocracia’ segura, bem remunerados, os trabalhadores, por um lado, e uma massa crescente de desempregados, por outro. 

Entretanto, diz-se que a maioria da população pertence a uma classe trabalhadora pós-industrial, para a qual o trabalho não representa por muito tempo uma fonte de identidade ou uma actividade significativa., a automatização no local de trabalho criou um “crescimento sem emprego” e a sua rápida expansão irá, afirma-se, minar progressivamente a qualidade e o Estatuto dos restantes postos de trabalho da classe trabalhadora. 

O trabalho neste cenário, assim, torna-se uma atividade instrumental para a maioria, realizada apenas para ganhar um salário com pouca ou nenhuma satisfação ou um conteúdo de habilidade anexado.

A Maioria vende mão-de-obra a taxas baratas:

elaborando a sua tese de desemprego na sociedade pós-industrial. Gorz diz que a sociedade do conhecimento permanece restrita apenas à classe profissional., 
O trabalho nesta situação continua sem emprego. Se conseguir alguma coisa, é apenas o trabalho doméstico que a classe profissional requer para o seu dia-a-dia. 
Os salários para o trabalho doméstico, obviamente, são a preços descartáveis. 
Os trabalhadores domésticos agora só permanecem uma classe servil sem qualquer dignidade. ou, se esta classe não for doméstica, é obrigada a trabalhar na indústria mineira e na indústria pesada., 
Gorz, defende que o trabalho doméstico ou o trabalho manual pesado carece de racionalidade econômica, do ponto de vista da sociedade como um todo e o que é pior, o trabalho não é considerado como um trabalho de verdade, gorz’s argument of social inequality as a mark of post – industrialism places him closer touraine’s vision of post – industrialism. 

Semelhantes são os pontos de vista de Castell. deve-se mencionar aqui que Touraine e Gorz escreveram dentro de um amplo contexto europeu, enquanto o relato de Bell se refere apenas aos EUA.,; Castells também permanece restrito aos EUA.

Pós-industrial turno: Relação social e polarização econômica:

Gorz, Bell, Castell, Gordon e Harvey e outros pós-industrial, sociedade pensadores não compartilhar em todos os seus pontos de vista. Eles diferem em grande parte sobre a força de sua ênfase. Apesar das suas diferentes posições, podem ser individualizadas numa série de frentes económicas e sociais.

acima de tudo, os escritores parecem concordar com uma coisa: houve realmente uma mudança para longe do industrialismo., 
Em termos gerais, este movimento pode ser identificado com uma mudança no equilíbrio das economias ocidentais de uma indústria transformadora para uma base de serviços, principalmente em termos de emprego, embora muitas vezes seja alargado de modo a incluir a produção de uma economia.

No entanto, em frentes de classe profissional, torna-se difícil identificar temas comuns pós-industriais., Na melhor das hipóteses, ele poderia ser dito que o Sino e Gorz foco sobre diferentes aspectos do mesmo transição onde Bell vê o crescimento de colarinho branco, as ocupações e a formação do conhecimento elites, Gorz enfatiza a irrelevância de trabalho para a maioria e o destino de um de-qualificados da classe trabalhadora forçado a servir as elites. quando um oferece a perspectiva de um fim ao trabalho manual duro, o outro defende um mundo melhor fora do trabalho, em vez de dentro. 
Mesmo assim, é evidente que tanto Gorz como Castells vêem a polarização social e econômica como parte da Direção Geral da mudança., conhecimento e informação: há desacordos sobre as formas sociais e econômicas da sociedade vindoura, isto é, a sociedade industrial, mas por um lado há certeza. 

O conhecimento e a informação são as principais características desta sociedade. 

Gorz (1982) observa a este respeito: não obstante, há um acordo completo sobre uma característica principal da sociedade vindoura entre todos os escritores, nome y, o conhecimento central e a informação na transição, especialmente como uma fonte de inovação tecnológica.,

o que é a fonte? 
A fonte consiste em informações e seus usos. As fontes são utilizadas para remodelar as actividades nos sectores da indústria transformadora e do Estado, bem como nos serviços privados, tais como as finanças e o comércio. 
Foram também feitas fortes afirmações sobre a importância da tecnologia da informação como tecnologia fundamental, ou seja, capaz de gerar mais inovações no local de trabalho e fora dele. é através do conhecimento e da inovação que a produção é organizada pela classe de serviços e pelos tecnocratas., 

Como resultado da informação e do conhecimento, há um aumento nas indústrias devido aos avanços na microelectrónica e nas tecnologias da informação. normalmente, a força de trabalho durante o industrialismo consistia em homens que trabalhavam manualmente. 

Mas, com a chegada da microelectrónica e das tecnologias da informação, surgiu a desigualdade de género na classe profissional. No pós-industrialismo, as mulheres superam os tecnocratas masculinos., Bocock e Thompson (Social and Cultural Forms of Modernity, 1992) têm o seguinte comentário a este respeito: são as mulheres que estão desproporcionalmente concentradas neste tipo de trabalho “servil”. Podemos considerá-lo como um sinal dos limites do progresso moderno, ou podemos interpretá – lo como mais uma ilustração do carácter “duplo” da modernidade-com as mulheres compreendendo a maior parte da nova classe de serviço.,

novo caráter da economia moderna: globalização:

todos aqueles que escreveram sobre a sociedade pós-moderna, mostraram sua preocupação com a nova economia. Argumentam que houve uma mudança decisiva na economia industrial anterior. 
Eles caracterizam a nova economia pelo nome de globalização. Por outras palavras, a sociedade pós-moderna dirige-se para a sociedade global. durante a década de 1980, o conceito de globalização começou a permear-se nas ciências sociais., 
A era moderna tem apoiado uma globalização progressiva dos assuntos humanos. 

As instituições primárias da modernidade ocidental, ou seja, o industrialismo, o capitalismo e o estado-nação, adquiriram um novo significado na era da tecnologia da informação microeletrônica. a globalização é uma das consequências mais visíveis da sociedade pós-industrial. 

Envolve um registo profundo do tempo e do espaço na vida social. Giddens o chama de distanciação tempo-espaço., 
O desenvolvimento de redes globais de comunicação e de complexos sistemas globais de produção e de Intercâmbio diminui a influência das circunstâncias locais sobre a vida das pessoas. a informação e o conhecimento estabeleceram ligações entre as pessoas do mundo. 

Agora, a crença de que a humanidade pode ser transformada em uma comunidade universal está ganhando forma com os processos de globalização e conhecimento tecnológico. 

Parece que o mundo pode desenvolver uma ordem cosmopolita baseada na liberdade, justiça e igualdade para toda a humanidade., A globalização, portanto, é uma nova característica da sociedade pós-industrial.

interação entre o modo de desenvolvimento da informação e a reestruturação do capitalismo:

a vinda da sociedade pós-industrial trouxe uma tremenda mudança na formação de capital. 
Houve uma mudança Tecno-económica no domínio da indústria pós-industrial., Lionel Stoleru fez uma observação característica sobre o industrialismo pós-moderno: uma onda de avanços tecnológicos tornou uma série de empregos desnecessários e reduzidos em grande escala sem criar um número equivalente de Empregos em outros lugares… 

Permitir-nos-á produzir cada vez melhor com menos esforço humano: poupar nos custos de produção e no tempo de trabalho com um poder crescente e criar novas áreas de actividade noutros locais da economia. este processo de produção remodela toda a economia e dá um impulso ao desenvolvimento da economia., 

O pós-industrialismo significa, portanto, a ascensão do capitalismo. Este aumento está basicamente relacionado com o modo de desenvolvimento da informação. 
Há dois componentes que dão nova forma ao capitalismo no pós-industrialismo. 
Estas são:

(a) tecnologias da Informação, e

(b) Modo organizacional de desenvolvimento. estes dois modos são responsáveis pela ascensão do capitalismo.


discutimos estes modos abaixo:

Tecnologias da Informação:

a seguir estão as formas pelas quais a tecnologia da informação reestrutura o capitalismo:

(1) ele aumenta a taxa de lucro., A produtividade é reforçada pela introdução da microelectrónica. As máquinas electrónicas transformam o processo de produção. 
A tecnologia da informação permite também a descentralização da produção e a separação espacial das diferentes unidades da empresa. 

(2) a nova tecnologia também inicia e incentiva o processo de internacionalização da economia. 

Os progressos no domínio das telecomunicações e da produção flexível permitem igualmente a normalização e a personalização dos produtos., além disso, as novas tecnologias de transporte emergem rapidamente da utilização de computadores e de novos materiais. 

Todas estas mudanças ” fornecem infra-estruturas materiais para a economia mundial, uma vez que a construção do sistema ferroviário forneceu a base para a formação dos mercados nacionais. assim, o aumento das tecnologias da informação durante o período pós – industrial aumentou a taxa de lucro; houve também aumento da produtividade através da microelectrónica e das novas tecnologias de transporte., 

Todos estes fatores resultaram no crescimento do capitalismo durante o pós-industrialismo. componentes organizacionais: as organizações de alto nível nos Estados Unidos e nos países europeus têm uma forte concentração de processos de geração de conhecimento e de tomada de decisão. 
As células nestas áreas estão preocupadas com o processamento da informação.,

Dado o papel estratégico do conhecimento e controle da informação na produtividade e rentabilidade, estes centros do núcleo de empresas são os únicos verdadeiramente indispensável componentes do sistema, com a maioria dos outros e, assim, a maioria dos outros trabalhadores, sendo potenciais candidatos para a automação do estritamente do ponto de vista funcional. 

(1) o resultado da informação é a produção flexível., 
A flexibilidade afecta as relações entre as suas unidades, uma vez que é simultaneamente uma exigência e uma possibilidade oferecida pelas novas tecnologias da informação. 

(2) a flexibilidade é também uma condição necessária para a formação da nova economia mundial. É por causa da flexibilidade que as exigências em mudança dos consumidores são atendidas. 

(3) outro impacto das características organizacionais do informacionalismo é a mudança de grandes corporações centralizadas para redes descentralizadas compostas por uma pluralidade de tamanhos e formas de unidades organizacionais., 

Em todo o mundo, tais formas organizacionais são usadas por grandes corporações multinacionais. 
A participação na economia internacional não é possível sem entrar em tais alianças. o pós-industrialismo tem uma economia muito estranha. Substituiu o fordismo. 

O industrialismo do fordismo transforma-se em informacionalismo. 

A corrida tem sido realmente Maratona – do fordismo ao pós-Fordismo, do industrialismo ao informacionalismo. no campo da produção, surgiram grandes empresas., 

Uma economia, baseada na produção em larga escala e na gestão centralizada, gerou o número crescente de fluxos de informação necessários para a articulação do sistema. os países europeus têm escalado longas distâncias do Iluminismo à modernidade e pós-modernidade ou da Sociedade Agrícola à sociedade industrial e pós-industrial. 

No domínio da industrialização, havia Fordismo ou produção em massa para a sociedade em massa pós-Fordismo, ou seja, produção flexível em termos de qualidade.,

A dinâmica de pós-Fordismo e para que o assunto, pós-industrialismo consistem de conhecimento e uso de informações e seus outros compostos, nomeadamente:

(1) Serviços

(2) Multi-empresas nacionais,

(3) tecnologias da Informação,

(4) Informativos do modo de desenvolvimento,

(5) Informações ocupações,

(6) Pensar o trabalho,

(7) Conhecimento elites,

(8) Nova classe servil,

(9) Desigual de desenvolvimento global, e

(10) Novos movimentos sociais.

TESTE MOSTRA COMO A ARTE AJUDA CRIANÇAS A SE DESENVOLVEREM

 

O FIM DA BELEZA - EPISÓDIO 03 - O CHAMADO DA TRADIÇÃO

 

O FIM DA BELEZA - EPISÓDIO 02 - A SOCIEDADE DOS ENGENHEIROS