"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

UMA REFORMA QUE NÃO ESTÁ ESQUECIDA

Um conjunto de propostas consta da agenda econômica desse governo reformista que pretende implantá-las ao longo dos próximos anos. Entre elas estão a Nova Previdência, tramitando no Senado após uma consagradora vitória na Câmara, a Tributária, a MP da Liberdade Econômica com o texto-base aprovado há poucos dias, as privatizações e o acordo Mercosul-União Europeia. Neste grupo, existe outra de igual importância - a reforma Bancária - que contribui, sobretudo, para impulsionar o PIB (Produto Interno Bruto), reduzir o desemprego e elevar a renda. 
Tenho observado que se comenta pouco sobre ela, embora isso não queira dizer que ela esteja esquecida, pelo contrário, encontra-se em andamento e continua a ser uma das prioridades da atual equipe econômica. 
Outro ponto relevante nesta proposta favorece a redução do custo do capital (taxa de juros que as empresas usam para calcular, descontando ou compondo, o valor do dinheiro no tempo), o que, consequentemente alavancará a produtividade, a renda e o consumo das famílias. 
Uma série de estudos publicados comprova que existe uma relação entre o desenvolvimento do mercado financeiro (crédito e de capitais) e a redução da pobreza. 
Segundo relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) que aborda o caminho da recuperação do Brasil, a reforma do setor bancário deverá gerar um impacto importantíssimo para o incremento da produtividade, uma condição indispensável para se atingir o crescimento sustentável de longo prazo. 
Nesta direção, conseguiremos nos igualar às economias mais avançadas do planeta. Certamente essa proposta contará com expressivo apoio da sociedade, pois ela se encaixa dentro de uma linha liberal. 
Segundo uma pesquisa apresentada pelo FMI neste mesmo documento, a maioria dos brasileiros aprova a economia de mercado, portanto este é mais um ponto forte para levá-la adiante. 
Outra questão é sabermos aproveitar o atual momento que a taxa Selic (taxa básica da economia) acaba de atingir - o seu patamar mínimo histórico (6% ao ano), com grandes possibilidades de outros cortes até o final do ano. 
Com isso, seria aumentada a eficiência da transmissão, motivada pela redução da taxa básica de juros, o que viria a baratear o custo do crédito às pessoas física e jurídica, sendo essa uma exigência dos brasileiros. 
Dentre as medidas a serem adotadas nessa reforma merecem destaque: a educação financeira, a ampliação do limite de renda para obtenção de microcrédito para os empreendedores, a Lei do Cadastro positivo recentemente aprovada e sancionada, normas de simplificação cambial e a tão propalada independência do Banco Central. 
Se essas propostas forem aprovadas e com a Nova Previdência proporcionando um sólido equilíbrio fiscal, não há dúvida de que a diminuição do custo do capital será sustentável. 
Através dessa redução, teremos como consequência a classe empresarial investindo, a empregabilidade ascendendo e a atividade econômica crescendo. 
Atualmente a desconcentração bancária é a grande ameaça para o segmento que deverá se intensificar nos próximos anos. 
Há uma enorme expectativa em torno da desburocratização adotada pelas empresas conhecidas como “fintechs” que inovam e otimizam serviços do sistema financeiro e a chegada de novos “players” que, nesse caso, são os grandes investidores que possuem um significativo capital com a capacidade de modificar a perspectiva de um país, fomentando migrações cada vez maiores de clientes para atividades tecnológicas. 
O movimento digital vem demonstrando uma notável praticidade que os clientes raramente tinham nas instituições tradicionais, bem como custos mais baixos tanto para as “fintechs” como para os usuários dessas iniciativas. Apesar da tentativa de digitalização, os bancos ainda são muito tradicionais. 
O Brasil é burocrático e grande parte dos serviços e produtos oferecidos pelas grandes instituições ainda têm muitas restrições. Estamos em uma curva de aprendizado e de adequação. 
É evidente que somos um celeiro de oportunidades e a tendência é que isso se intensifique cada vez mais. Particularmente, vejo que o mundo está cheio de grandes ideias e boas intenções, mas tenho a convicção de que a arte está na gestão e na capacidade de fazer acontecer. 

20 de agosto de 2019
Arthur Jorge Costa Pinto é Administrador, com MBA em Finanças pela UNIFACS (Universidade Salvador).

AMIGO DO PEITO


Amigos do Peito
20 de agosto de 2019

GENERAL AUGUSTO HELENO APLAUDE POLÍCIA DO RIO POR ELIMINAR 'DELINQUENTE' E SALVAR 'INOCENTES'




Heleno celebrou a atuação da PM por eliminar um “delinquente” e preservar a “vida de inúmeros inocentes”.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno, inaugurou, na manhã desta terça-feira (20), um perfil no Twitter.

Seguindo os passos de outros integrantes do governo Jair Bolsonaro, o general Heleno decidiu adentrar o mundo das redes sociais, facilitando a comunicação com a sociedade.

Até o fechamento desta reportagem, o chefe do GSI ainda não tinha alcançado a marca dos 10 mil seguidores, mas já havia feito sua primeira postagem.

O tuíte pioneiro do general Heleno foi para elogiar o trabalho dos policiais do Rio de Janeiro durante operação na ponte Rio-Niterói ocorrida na manhã desta terça.

Após sequestrar um ônibus e colocar 37 passageiros na condição de reféns, o criminoso identificado como Willian Augusto da Silva, de 20 anos, foi neutralizado por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) durante ação policial.

O ministro Augusto Heleno parabenizou o trabalho da polícia por eliminar um “delinquente e preservar a “vida de inúmeros inocentes”. Confira a mensagem:





Augusto Heleno Ribeiro Pereira
✔@gen_heleno


Cumprimento a Polícia Militar do Rio de Janeiro pelo profissionalismo e eficiência durante a ação desta terça-feira no RJ, que eliminou um delinquente e preservou a vida de inúmeros inocentes. #Brasilacimadetudo #genhelenoinstagram #genhelenotwitter #genhelenofacebook

'TRAGÉDIA', DIZ DEPUTADA DO PSOL SOBRE MORTE DO SEQUESTRADOR


A ação do BOPE contra um criminoso fazendo reféns em ônibus no Rio de Janeiro foi vista como uma “tragédia” por alguns esquerdistas.

A deputada federal, Sâmia Bomfim (PSOL-SP), demonstrou indignação após a ação policial que terminou com a neutralização de um sequestrador que fazia 37 reféns em ônibus na Ponte do Rio-Niterói.

Na manhã desta terça-feira (20), o criminoso identificado como Willian Augusto da Silva, de 20 anos, foi neutralizado por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) durante ação policial.

“Comemora uma tragédia como se fosse uma partida de futebol”, disse a parlamentar em postagem no Twitter. “Wilson Witzel é um sociopata”, acrescentou.


20 de agosto de 2019
renova mídia

PEDIDO DE EXPULSÃO DE AÉCIO NEVES DO PSDB É FORMALIZADO


Diretório do PSDB em SP formalizou o pedido. Aécio é réu em um processo que o acusa de corrupção passiva e obstrução da Justiça.

O diretório do PSDB em São Paulo formalizou, nesta terça-feira (20), o pedido de expulsão do deputado federal Aécio Neves.

Segundo as normas do partido, a executiva nacional é responsável por reconhecer a admissibilidade do pedido de expulsão. Caso seja admitido, a requisição é encaminhada ao Conselho de Ética.

A decisão ocorreu às vésperas da reunião da executiva nacional da legenda, que vai definir a admissibilidade do pedido de expulsão feito pelo diretório municipal da capital paulista.

Aécio se tornou réu em abril do ano passado sob acusação de corrupção passiva e obstrução da Justiça. O parlamentar teria pedido, em março de 2017, R$ 2 milhões a Joesley Batista, da JBS.

O valor foi entregue em parcelas a pessoas da confiança do tucano. O dinheiro seria usado para pagar sua defesa na Operação Lava Jato.

A entrega do dinheiro, em espécie, chegou a ser filmado pela Polícia Federal (PF), informa o jornal Correio Braziliense.


20 de agosto de 2019
renova mídia

MARINHA DOS EUA ESTÁ PRONTA PARA IMPOR BLOQUEIO NAVAL CONTRA A VENEZUELA


Semanas atrás, o presidente Trump declarou que analisava um bloqueio naval à Venezuela.

O chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante Craig Faller, disse que a Marinha norte-americana está pronta para “fazer o que for preciso” na Venezuela.

Em visita ao Rio de Janeiro para o início de manobras militares envolvendo nove nações, Faller disse que não vai “detalhar o que estamos planejando ou fazendo, mas permanecemos prontos para implementar decisões políticas e agir”.

“A Marinha dos Estados Unidos é a mais poderosa do mundo. Se for adotada a decisão política para a mobilização, estou convencido de que estamos prontos para fazer o necessário”, acrescentou ele, segundo a revista ISTOÉ.

No início do mês, Trump disse que analisava um “bloqueio ou quarentena” contra a Venezuela, em meio a uma série de sanções contra a ditadura de Nicolás Maduro.


20 de agosto de 2019
renova mídia

MORO ESTÁ ATENTO A PROJETOS QUE CERCEIEM ATIVIDADE POLICIAL


Aprovado na última semana pelo Congresso, o projeto de abuso de autoridade é visto com ressalvas por Moro.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou, nesta segunda-feira (19), que está atento a projetos do Congresso Nacional que possam cercear a atividade policial, mencionando o texto sobre abuso de autoridade.

As declarações foram dadas em evento na sede do Comando da Polícia Militar em Bauru, no interior de São Paulo.

Na ocasião, segundo o site Poder360, Moro declarou:

“Estamos atentos a óbices que eventualmente sejam colocados no trabalho da atividade policial, nós vimos recentemente o projeto de abuso de autoridade, nós respeitamos o Congresso, mas estamos sensíveis.”

E acrescentou:

“No próprio Congresso, boa parte dos parlamentares revelou sensibilidade em relação a alguns temas que podem, ainda que com boas intenções, cercear o trabalho da atividade policial. O governo federal está atento nisso.”


20 de agosto de 2019
renova mídia

RELIGIÃO: EP. 03 -RESPEITAI-VOS UNS AOS OUTROS?

RELIGIÃO: EP. 02 - IGREJA E PEDOFILIA

RELIGIÃO: EP. 01 - UMA CRIAÇÃO HUMANA

FAMÍLIA: EP. 03 - NATAL EM FAMÍLIA?


FAMÍLIA | Ep. 3: Natal em família?
https://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2019/08/familia-ep-03-natal-em-familia.html
20 de agosto de 2019

FAMÍLIA: EP. 02 - BERÇO DE LOUCURAS?


FAMÍLIA | Ep.2: Berço de loucuras?
https://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2019/08/familia-ep-02-berco-de-loucuras.html
20 de agosto de 2019

FAMÍLIA: EP. 01 - A FAMÍLIA NUCLEAR


FAMÍLIA | Ep. 1: A família nuclear
https://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2019/08/familia-ep-01-familia-nuclear.html
20 de agosto de 2019

EGOCENTRISMO, IDENTIDADE, SARTRE E RECALQUE (O MELHOR DE FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA)

POR QUE EU GOSTO TANTO DO NELSON RODRIGUES?

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR SÓ

MASCULINO, FEMININO E PODER: A CULTURA DO ASSÉDIO

O FIM DO ESTADO COMO NÚCLEO SOCIAL


O FIM DO ESTADO COMO NÚCLEO SOCIAL 

ESTAR SÓ, CLARICE, AMOR PARENTAL E FEMINISMO

A QUESTÃO DO PÚBLICO E PRIVADO (MARIA HOMEM)

MORO ANTECIPA QUE PARTES DA LEI DE ABUSO SERÃO VETADAS

HADDAD É CONDENADO A 4 ANOS DE PRISÃO! HADDAD É LULA HEHEHEHEHE

ISSO A GLOBO NUNCA VAI TE MOSTRAR!


20 de agosto de 2019

PROCURADORES E PROMOTORES SE MANIFESTAM CONTRA A CAFAJESTAGEM DE RODRIGO MAIA E COMPANHIA

A NECESSIDADE DE PROVAR QUE ESTÁ 'VIVENDO A VIDA" (LEANDRO KARNAL)