"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

NINGUÉM AGUENTA UM DEBATE COM BOLSONARO...

Ninguém aguenta um debate com Bolsonaro (Professor Maro)


27 de janeiro de 2017
postado por m.americo

CABRAL,COMO É GULOSO ESSE FDP!

POR QUE A ESQUERDA ADORA CRIMINOSOS E FAZ QUESTÃO DE QUE VOCÊ NÃO POSSA DE DEFENDER DELES?



O colunista Thiago Pacheco fala sobre o desarmamento – e como o esquerdismo trata o tema.

O estatuto do desarmamento, forçado goela abaixo dos brasileiros que votaram no referendo rechaçando a proposta, vigora há quase 15 anos. 

Nossa Constituição – usada como subterfúgio exegético para toda sorte de discurso que alivia as consequências da prática criminosa – já vai um pouco mais velha, com quase o dobro da idade. Há um paralelo entre as duas coisas, que trafega pelo fio condutor da tragédia legiferante brasileira. 
Poderíamos chamar de “boa intenção” a dos constituintes quando criaram um documento pensando nos mínimos detalhes do funcionamento do país – desde a manutenção do Colégio Pedro II na “esfera federal” até os vencimentos e vantagens funcionais da magistratura e do ministério público, passando por uma detalhada lista de “direitos sociais” e declarações principiológicas que viraram verdadeiros coringas na manga dos aplicadores e intérpretes da lei.
O texto final da CF, vale lembrar, foi “editado” por ninguém menos que Nelson Jobim – jurista que já foi ministro da defesa e integrou o STF – na calada da noite, depois do texto final aprovado. A história pode ser conferida aqui.

Mas não há apenas a “boa intenção”: havia as expectativas de um país sendo redemocratizado, as pressões de grupos organizados e de partidos recém-inaugurados como o PT, que votou contra o documento por considerá-lo abaixo de suas expectativas (embora seus integrantes o tenham brandido sempre que lhes foi conveniente), e toda sorte de luta intestina. 
Afinal, era de uma nova constituição que se estava falando – e se o processo político já é o “balcão de negócios” com que estamos habituados para a aprovação de uma simples lei ordinária, o que dizer, então, da lei maior, que vai ditar os rumos do país? 
Daí que a “constituição cidadã” saiu como saiu: como a fama benigna de cuidar dos seus mas, no fundo, um grande e desajeitado compêndio que, tentando atender a todos, não atende bem a ninguém. 
A constituição é ruim e envelheceu pior ainda – culpa que não pode ser atribuída apenas aos legisladores constituintes e ao atribulado processo de sua elaboração, mas à falta de tradição constitucional do Brasil. 
Trocamos de constituição como trocamos o óleo do carro, e é evidente que não há meio disso se tornar uma história de sucesso – exceto quando se trata de literalmente trocar o óleo do motor, claro (consulte o manual do fabricante etc.)

Essa “boa intenção”, como qualquer observador atento já notou, foi sequestrada e se tornou monopólio discursivo da esquerda: fazer as coisas “pelo bem dos pobres”, “pelos trabalhadores”, “para erradicar a fome” e tantas outras missões virtuosas que, se você ligar a tecla SAP num convescote esquerdista, vai ouvir que “só quem é de esquerda pode fazer o bem”. 
Nessa semana mesmo, Maria do Rosário disse que só existe democracia quando a esquerda está no poder:

Seguir

Maria do Rosario
✔@mariadorosario


A posse de Trump nos leve a pensar sobre o Brasil: temos que construir unidade contra a direita. Não existe democracia com a direita no poder.



O discurso “bonzinho” da esquerda, é claro, é um artifício feito para enganar incautos – coisa que mais de 100 milhões deles descobriram de maneira definitiva. E é sobre “consequências definitivas” que a esquerda mais gosta de discorrer enquanto fantasia sua retórica sedenta por sangue derramado de virtude e boa intenção – o que tem um impacto especialmente notável quanto aplicado a dois dos campos mais férteis para inoculação revolucionária: o direito penal e a política pública sobre armas de fogo. 
A infiltração do pensamento revolucionário nesses dois ramos de atuação estatal é tamanha que órgãos normalmente associados ao anti-comunismo, como o Exército, estão servindo a agenda da esquerda com devoção canina – e disfarçada de “legalismo” e da mesma “boa intenção” que dá o tom geral do discurso desarmamentista. 
O bravo Benedito Gomes Barbosa Jr., fundador do Movimento Viva Brasil e lutador quase solitário pelo direito de autodefesa, habitualmente mapeia e denuncia tais absurdos.

No direito penal a coisa não é diferente: sob a fantasia de proteção aos “direitos humanos”, da “ressocialização” de pessoas capazes de estuprar e matar crianças impúberes e jogar futebol e fazer churrasco com partes de cadáveres recém-mutilados, e de um difuso “legalismo” fundado nas mais amalucadas interpretações da constituição, a agenda esquerdista é zelosamente cumprida por juízes e desembargadores que se filiam às mais exóticas correntes de pensamento jurídico “abolicionistas” e “garantistas”, e se organizam em grupos que quase sempre se intitulam “pela democracia”, “pela liberdade” ou outra buzzword boazinha e benigna. Sobre armas de fogo, vejamos o que propõe um dos espécimes de esquerdista mais “puro sangue” em atividade pública no Brasil:

É isso mesmo que você leu: para a esquerda, as fronteiras do Brasil “não são o maior problema” – mesmo a polícia, envolvida no combate diário a criminosos armados com fuzis ilegais e contrabandeados afirme o contrário. E o que ela propõe? 
Que a fiscalização de lojas de armas e de colecionadores seja ainda mais rigorosa do que já é, pois seria deles a culpa pela circulação de armas entre os criminosos. Mas será que Freixo não assiste o noticiário e entende tão pouco sobre armas de fogo que é incapaz de reconhecer os modelos mais seguidamente apreendidos pela polícia? 
Se ele é tão ignorante assim sobre o assunto, não deveria capitanear uma CPI sobre ele, não é mesmo? Em tempo: o Brasil fabrica apenas os fuzis utilizados pelo Exército, e a esmagadora maioria das armas apreendidas de traficantes e quadrilhas de assalto a bancos e carros fortes é de fuzis americanos e europeus (modelos AR-15 e AK-47 são os mais abundantes).

Mas não, de burro Freixo nada tem – servir a causa socialista é o que lhe move. Aperte a tecla SAP e o discurso dele vai sair em português claro: “não queremos desarmar o que vocês chamam de criminosos porque eles, na verdade, são os revolucionários 2.0. A era do proletariado acabou. 
O integrante do PCC, da FDN, do CV e até os que atuam independentemente são o novo soldado da revolução. Ele deve continuar armado. Vocês, não”. Eventualmente, um esquerdista “dá defeito” e aperta a tecla SAP sem querer.

O sonho molhado da esquerda é ver a sociedade inteiramente à mercê dos novos soldados revolucionários – o que ele não quer é que o criminoso tenha que pensar duas vezes ou temer o cidadão. 
Para toda a corriola desarmamentista, esse é o caminho mais rápido para nossa servidão: o trabalhador que sai de casa sem saber se volta tende a se preocupar menos com o governo e seus desmandos e mais com prestar atenção para entrar e sair de casa, desembarcar do carro, ir ao banco e não morrer nas mãos de alguém mais ávido por fazer uma “expropriação” de seu dinheiro. 
O bandido, de outro lado, se passar a ter o que temer – a possibilidade de um cidadão armado e treinado para reagir e se defender, por exemplo – perde seu valor revolucionário. Com que você acha que Freixo e o resto da esquerda estão preocupados? Releia a postagem do político carioca. Procure saber o que pensa o juiz amazonense que negociou o fim da rebelião prisional (dica: ele defende, em livro, que a pena de prisão é inconstitucional) e saiba que, longe de ser uma exceção, ele representa um pensamento dos mais comuns e recorrentes nas faculdades de direito e, pior, na própria magistratura – onde a autoridade produz resultados desastrosos e imediatos quando posto a serviço da ideologia.

Não é preciso ser Bidu para perceber que a preocupação dessa gente não é proteger quem trabalha e cumpre as leis de seus predadores – mas de proteger o predador como se ele fosse uma rara espécie em extinção, e nós, o seu alimento.

Se defenda, se puder.


27 de janeiro de 2017
Thiago Pacheco é advogado, pós graduado em Processo Civil e formado em jornalismo. Escreve no Implicante às quintas-feiras.

CHOVEU DINHEIRO NO NORDESTE

JORNALISTA JOSÉ MARCIO DESMASCARA JORNALISTAS VAGABUNDOS DA REDE GLOBO

José Marcio desmascara jornalistas vagabundos da Rede ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=UqtBtCemrVc
6 de jun de 2016 - Vídeo enviado por Rato de Asa
José Marcio desmascara jornalistas vagabundos da Rede Globo. Rato de ... Up next. José Marcio .

27 de janeiro de 2017
postado por m.americo

OLAVO DE CARVALHO: AMERICANOS PLANEJARAM O GOLPE DE 1964?

OLAVO DE CARVALHO E LUIZ FELIPE PONDÉ: AS RAÍZES DO PROBLEMA

COM CADEIAS JÁ SUPERLOTADAS, PAÍS TEM 564 MIL MANDADOS DE PRISÃO EM ABERTO

TOTAL SUPERA A QUANTIDADE DE VAGAS OFICIALMENTE EXISTENTES NOS PRESÍDIOS: 376.669
TOTAL SUPERA A QUANTIDADE DE VAGAS OFICIALMENTE EXISTENTES NOS PRESÍDIOS: 376.669 (FOTO: MARCO ANTONIO CARVALHO/ ESTADÃO)


Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obtidos pelo Estado mostram que há 564.198 mandados de prisão expedidos aguardando cumprimento no Brasil. Esse total supera a quantidade de vagas oficialmente existentes nos presídios: 376.669, de acordo com o último balanço do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), publicado em 2014. Se os mandados fossem cumpridos de uma só vez, seria preciso ocupar todas essas vagas e ainda criar mais 50% para abrigar somente esses réus.

Uma pessoa pode ter mais de um pedido de prisão contra si, e o CNJ não faz esse filtro para selecionar os mandados contra o mesmo réu. Mesmo assim, o juiz Douglas Martins considera que bastaria o cumprimento de uma pequena parcela para deixar o sistema penitenciário “ainda mais inviável”.

Martins, que coordenou o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Educativas do CNJ entre 2013 e 2014, disse que os dados apontam um “modelo penal fracassado”. “O nosso sistema penitenciário já é inviável, com o aumento natural da população carcerária que temos ano a ano. Digamos que, desses 560 mil mandados, fossem cumpridos 100 mil, tornaria ainda mais inviável.” A superlotação de presídios é apontada como um dos gargalos do sistema penitenciário e um fator que contribui para fugas e crises, como a que acontece há duas semanas no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, além de massacres, como os da prisão potiguar, Manaus e Boa Vista.

O Tribunal de Justiça de São Paulo é o que tem o maior número absoluto de mandados expedidos – 175.219 –, seguido de Minas Gerais (49.425), Rio (44.607) e Pernambuco (36.925). Os dados constam do Banco Nacional de Mandados de Prisão do CNJ.

O subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia, coordenador da Câmara de Sistema Prisional e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Federal (MPF), diz que os números de mandados “falam por si sós sobre a caótica situação do sistema prisional brasileiro” e “evidenciam que há um problema de política criminal e não apenas de política prisional”.

Bonsaglia atua pelo MPF no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e afirma que é comum chegarem pedidos de habeas corpus para autores de crimes que poderiam ter obtido a aplicação de pena restritiva de direitos, em vez de regime fechado, se os tribunais regionais aplicassem a jurisprudência das cortes superiores.

“Especialmente no atual contexto brasileiro, não há por que confinar em prisões promíscuas e sob influência ou mesmo controle de organizações criminosas autores de pequenos delitos, primários e com bons antecedentes, que possam fazer jus aos benefícios previstos nas leis e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ”, afirma Bonsaglia.

No caso do Rio Grande do Norte, que tem vivenciado uma série de motins em Alcaçuz, há 11.029 mandados de prisão aguardando cumprimento. A comparação com o número de presos registrado pelo Depen, 7.658, mostra que lá há mais foragidos do que presos.

Membro e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, André Kehdi avalia que o número de mandados em aberto representa, por um lado, a ineficiência policial e irresponsabilidade da Justiça e, por outro, a falta de vontade do Estado em cumpri-los, dada a situação de calamidade das cadeias. “Quando muito, a polícia vai no endereço indicado no processo. Na maioria dos casos, nem isso ela faz. Insere o mandado em um registro que fica no cadastro dos órgãos públicos. Aqui em São Paulo, alguém que tenha mandado de prisão vai ao Poupatempo tirar uma segunda via do RG, renovar a CNH e é preso”, disse. “O governo sabe que, se cumprir todos os mandados, não tem como dar conta. Há um faz de conta de que há justiça”, acrescenta.

Procurados


Os crimes mais recorrentes entre os registros de presos no Brasil são o tráfico de drogas (27%) e roubo (21%), de acordo com os dados do último levantamento do Departamento Nacional Penitenciário. O número de presos por crimes relacionados a drogas em 2005 era de 14% do total da massa carcerária do Brasil, mas praticamente dobrou até 2014.

“A jurisprudência do STF e do STJ admite concessão do regime inicial aberto ou semiaberto para casos de tráfico de drogas, dependendo da pena aplicada. O não acatamento desta jurisprudência dos tribunais superiores acaba fazendo que haja números significativos de pessoas condenadas por tráfico que estão cumprindo penas em prisões ou presas provisoriamente, em regime fechado, quando poderiam estar em regime aberto ou em pena alternativa”, diz o subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia.

A pena pode ser menor, por exemplo, se o preso por tráfico não tiver associação a traficantes, se houver bons antecedentes criminais, se a quantidade de drogas for pequena. A subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, coordenadora da Câmara Criminal do MPF, também defende penas alternativas. “Alguns tribunais, como o de São Paulo, costumam aplicar regime fechado direto. Os Tribunais de Justiça têm de cumprir a jurisprudência das cortes superiores.” (AE)



27 de janeiro de 2017
postado por m.americo

ACEITA A FILIAÇÃO DE QUEM NÃO É LADRÃO?

VIRA PIADA NA REDE CONVITE PARA INTERNAUTAS SE FILIAREM AO PT
ENTRE OS COMENTÁRIOS, A MAIORIA TINHA TEOR IRÔNICO: "NUNCA ROUBEI. POSSO ME FILIAR?"


CLIQUE PARA AUMENTAR

ENTRE OS COMENTÁRIOS, A MAIORIA TINHA TEOR IRÔNICO: "NUNCA ROUBEI. POSSO ME FILIAR?"

Em uma recente postagem em seu Facebook, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, convidou as pessoas a se filiarem ao partido. A frase “faça parte da onda vermelha”, claro, acabou virando uma grande piada. Entre os comentários, a maioria tinha teor irônico, como por exemplo: “Nunca roubei. Posso me filiar?”.

A foto teve mais de 5,1 mil compartilhamentos e 11,2 mil comentários. Na chamada da imagem, Rui Falcão diz: “seja um petista de carteirinha. O processo é simples e pode ser feito totalmente pela internet”.

Confira outros comentários:



CLIQUE PARA AUMENTAR

27 de janeiro de 2017
diário do poder

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2017/01/aceita-filiacao-quem-nao-e-ladrao.html

MARISA LETÍCIA CONTINUA SEDADA E QUADRO É ESTÁVEL, DIZ BOLETIM MÉDICO

EX-PRIMEIRA-DAMA SOFREU UM AVC HEMORRÁGICO NA TERÇA-FEIRA, 24
O EX-PRESIDENTE LULA ESTÁ ACOMPANHANDO A MULHER NA UTI DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS; AINDA NÃO HÁ REVISÃO DE ALTA (FOTO: RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA)


A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva permanece sedada e seu quadro é estável, segundo novo boletim divulgado nesta manhã pelo Hospital Sírio-Libanês. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acompanhando a mulher na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), afirmou sua assessoria de imprensa.

Marisa continua sob sedação e apresenta os quadros clínico, neurológico e tomográfico estáveis, diz o boletim médico. "A pressão intracraniana está sob controle com as medidas de suporte intensivo."

A paciente está internada desde a tarde de terça-feira, 24, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico em casa, em São Bernardo do Campo. A equipe médica não divulgou informações sobre novos exames ou outros procedimentos. Ainda não ha previsão de alta. (AE)


27 de janeiro de 2017
postdo por m.americo

ACUADO E COM TRÊS DECRETOS DE PRISÃO, CABRAL QUER FAZER ACORDO DE DELAÇÃO

EX-GOVERNADOR CONTRATA ESPECIALISTA EM ACORDO DE DELAÇÃO
EX-GOVERNADOR DO RIO, PRESO DESDE NOVEMBRO DE 2016, ESTUDA PEDIR ACORDO DE COLABORAÇÃO PORQUE SABE QUE SUAS CHANCES DE CONSEGUIR HABEAS CORPUS E DERRUBAR TRÊS DECRETOS DE PRISÃO SÃO MÍNIMAS (FOTO: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) já estuda fazer delação premiada. Preso desde novembro por suspeita de recebimento de uma mesada de R$ 850 mil das empreiteiras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia, o peemedebista já conversava com seus advogados sobre a possibilidade e havia fechado a troca do atual defensor, Ary Bergher, pelo criminalista Sérgio Riera.

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, após deflagrada a Operação Eficiência, ontem, 27, que apura esquema de Cabral para lavagem de dinheiro no exterior, junto com o empresário Eike Batista, sua decisão pode ter sido sacramentada. Segundo fontes, o companheiro de cela de Cabral, o ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro Hudson Braga, é outro que já comunicou a Procuradoria e seus advogados sobre o interesse no acordo. Braga é apontado pela Polícia Federal como operador administrativo do suposto grupo criminoso ligado ao ex-governador.

O que pesou na decisão de Cabral foram as três ordens de prisão, que torna quase impossível um habeas corpus, e o ambiente hostil de Bangu 8 – onde cumpre com a mulher Adriana Anselmo regime de prisão preventiva.

A única saída viável seria firmar um acordo de delação premiada para, em troca, conseguir benefícios da Justiça, como responder às ações penais em liberdade. Benefícios que poderiam também ser estendidos à sua mulher.

A ex-mulher de Cabral Susana Neves Cabral e seu irmão Maurício de Oliveira Cabral Santos também estão na mira da Operação Lava Jato.


27 de janeiro de 2017
diário do poder

PRESIDENTE DO MÉXICO NÃO ACEITA PAGAR O MURO E CANCELA SEU ENCONTRO COM TRUMP



Resultado de imagem para pena neto
Peña Nieto ia se encontrar  com Trump nesta terça-feira
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, cancelou nesta quinta-feira, 26, a viagem que faria a Washington para se reunir com o presidente americano Donald Trump na próxima terça-feira. A decisão foi tomada após o republicano ter ameaçado cancelar a reunião se o mexicano não aceitasse pagar pela construção de um muro na fronteira entre os dois países – uma das principais promessas de campanha de Trump. Peña Nieto reagiu com irritação ao decreto assinado ontem pelo republicano que estabelecia a criação do muro.
“Informei nesta manhã à Casa Branca que não participarei da reunião de terça-feira com o presidente”, disse Peña Nieto em sua conta no Twitter.
Mais cedo, também no Twitter, Trump criticou o México e afirmou que o vizinho deveria cancelar a próxima reunião entre os líderes dos dois países caso os mexicanos não queiram pagar pelo muro que Trump pretende construir na fronteira sul dos EUA.
DÉFICIT COMERCIAL – “Os EUA têm um déficit comercial de US$ 60 bilhões com o México. Trata-se de um acordo unilateral desde o início do Nafta, com um número enorme de empregos e empresas perdidas. Se o México não está disposto a pagar pelo muro, que é um mal necessário, então seria melhor cancelar a próxima reunião”, afirmou Trump.
Ainda ontem, a Casa Branca explicou que pedirá ao Congresso os recursos para construir o muro na fronteira e depois o valor seria “reembolsado”.  Trump insiste, sem apresentar provas objetivas de como fará isso, que o México pagará pela obra.
“Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de prosseguir com a construção de um muro que há anos, distante de nos unir, nos divide. E afirmo mais uma vez: o México não pagará por qualquer muro”, declarou Peña Nieto, também no Twitter.
A assinatura do decreto ocorreu num momento em que o chanceler mexicano, Luis Videgaray, e o ministro da Economia, Ildefonso Guajardo, se encontravam em Washington para dialogar sobre o novo rumo da relação com os Estados Unidos e para preparar a visita de Peña Nieto e a reunião com Trump.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Trump é um furacão político cuja intensidade ninguém ainda conhece, mas já se pressente que pode ser arrasador, interna e externamente. Tem algumas ideias boas e outras absolutamente idiotas, parece estar vivendo uma versão do “Chiclete com Banana”, aquele samba eterno de Gordurinha e Almira Castilho. É claro que desse jeito Trump não poderá dar certo.(C.N.)

27 de janeiro de 2017
Deu no Estadão

MAIA E JOVAIR APRESENTARAM PROJETOS QUE FAVORECEM DOADORES DE SUAS CAMPANHAS



Resultado de imagem para maia e jovair charges
Maia e Jovair são políticos do tipo “pistoleiro de aluguel”
Os dois principais candidatos à presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta a reeleição, e Jovair Arantes (PTB-GO), apresentaram projetos de lei durante seus mandatos relacionados a interesses de doadores de suas campanhas eleitorais. O levantamento feito pelo Estado tem por base as prestações de contas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem dados desde a eleição de 2002. Ex-funcionário dos bancos BMG e Icatu, Maia, que está no seu quinto mandato, teve as suas campanhas à Câmara financiadas principalmente pelo mercado financeiro.
Em 2004, ele apresentou uma proposta para proibir a cobrança da chamada CPMF, o imposto que era cobrado sobre transações financeiras. Na eleição anterior, de 2002, Maia recebeu doações de sete empresas do setor financeiro, incluindo o Banco Itaú e a Bolsa de Valores de São Paulo. O setor financeiro nunca viu com simpatia a CPMF, extinta em 2007.
OUTROS PROJETOS – Mais recentemente, em 2014, o deputado do DEM apresentou uma proposta para suspender uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que definia novas regras para a exploração de petróleo e gás natural por meio de uma técnica chamada fraturamento hidráulico, que é proibida em países da Europa por oferecer riscos ao meio ambiente. Na eleição anterior, de 2010, ele havia recebido doação de R$ 300 mil da empreiteira UTC, que tem negócios no ramo petrolífero e é alvo da Operação Lava Jato.
Em 2013, o deputado também apresentou dois projetos para isentar de impostos e diminuir o preço de sucos de fruta e bebidas à base de soja. No ano seguinte, pela primeira vez, recebeu doações do setor de bebidas. Foram R$ 100 mil da CRBS S/A, subsidiária da Ambev, e R$ 200 mil da Praiamar Indústria Comércio & Distribuição Ltda.
MEDIDA PROVISÓRIA – O atual presidente da Câmara também foi acusado pelo ex-vice-presidente de relações institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, no âmbito da Lava Jato, de ter recebido R$ 100 mil para acompanhar a tramitação da medida provisória 613, que dava incentivos a produtores de etanol e interessava a empreiteira. Ele, no entanto, não apresentou emenda à proposta e nega que recebeu o dinheiro.
O deputado também negou que haja relação entre os projetos apresentados por ele, ao longo dos seus cinco mandatos, e as doações de empresas que recebeu em suas campanhas. Em resposta ao Estado, a assessoria de imprensa do deputado do DEM disse que “não há como atribuir nexo causal entre as propostas apresentadas por ele e as contribuições de campanhas – todas, aliás, executadas dentro da legislação vigente e aprovadas pelos tribunais eleitorais”.
O OUTRO CANDIDATO – No caso de Jovair Arantes, a relação entre doações e projetos apresentados também é recorrente. No sexto mandato como deputado federal, ele já apresentou propostas que indicam essa relação em áreas como telecomunicação, agronegócio, táxi aéreo, mercado financeiro e bebidas.
Nas eleições de 2014, a principal “patrocinadora” de Arantes foi a Telemont, fornecedora de equipamentos e tecnologia para companhias de telefonia do País, que doou um terço de toda a sua arrecadação: R$ 553 mil de um total de cerca de R$ 1,5 milhão. Um ano depois, em 2015, o petebista propôs uma emenda para reduzir a zero as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e do Cofins incidentes sobre a receita bruta de venda de produtos de telecomunicação, como modems, roteadores e telefones móveis, para instituições públicas.
O setor de bebidas foi o segundo que mais contribuiu para a campanha de Jovair em 2014. Juntas, uma empresa ligada à Ambev e outra à Coca-Cola doaram R$ 228 mil. O deputado apresentou requerimento de urgência em 2015 para que o plenário analisasse proposta para alterar o Código de Trânsito Brasileiro e permitir condução de veículos após ingerir pequenas quantidades de bebida alcoólica.
CAPITALIZAÇÃO – No mercado financeiro, a Liderança Capitalização doou R$ 150 mil ao deputado em 2014, e, em 2015, o líder do PTB apresentou emenda a uma medida provisória propondo que o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) contasse com a participação da representante da iniciativa privada.
Jovair foi procurado pelo Estado, mas não quis se manifestar. O levantamento feito pelo Estado não encontrou correlação entre os projetos apresentados e as doações recebidas pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), que também disputa a presidência da Câmara. Esse também foi o caso do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que anunciou quarta-feira ter suspendido sua campanha.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A reportagem enviada por Virgilio Tamberlini mostra que a política funciona na base do “toma lá, dá cá”, como se dizia antigamente. E assim Câmara e Senado se transformaram num imenso shopping de troca de favores. (C.N.)

27 de janeiro de 2017
Isadora Peron, Julia Lindner e Isabela Bonfim
Estadão

CONSIDERADO FORAGIDO INTERNACIONAL, EIKE BATISTA ENTRA NA DIFUSÃO VERMELHA DA INTERPOL




O CheckPol já está disponível na loja virtual dos aparelhos Android, a Google Play, e em breve poderá ser encontrado na Apple Store / Foto: Reprodução
Nome de Eike Fuhrken Batista da Silva já está na relação
O nome do empresário Eike Batista foi incluído na difusão vermelha da Interpol (Polícia Internacional) – índex dos mais procurados em todo o mundo. A Polícia Federal não encontrou Eike na manhã desta quinta-feira, 26, em sua residência, no Rio. O empresário é formalmente declarado foragido.
A Interpol funciona, na prática, como uma rede que mantém conexão com as polícias de quase 200 países. Os nomes dos procurados abastecem o cadastro da Interpol.
A ordem de prisão contra Eike foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, no âmbito da Operação Eficiência – desdobramento da Calicute e da Lava Jato que mira o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).
PARAÍSOS FISCAIS – Com base nas delações premiadas de dois operadores do mercado financeiro, Renato e Marcelo Chebar, a Polícia Federal e a Procuradoria da República descobriram remessas de US$ 100 milhões para o exterior em favor do ex- governador peemedebista. Eike foi o ‘autor intelectual’ da transferência de US$ 16,5 milhões, transação que envolveu conta do empresário no Panamá e remessa final para o Uruguai.
A prisão de Eike foi decretada no dia 13. A PF acredita que o empresário pode ter saído do País usando passaporte alemão. O delegado Tacio Muzzi, da PF, disse que não trabalha com a hipótese de que houve vazamento da Operação Eficiência, abrindo caminho para a fuga de Eike.
A defesa do empresário informou que ele ficou ‘surpreso’ com a ordem de prisão. O advogado disse que Eike vai se apresentar, mas não disse quando isso vai ocorrer.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Segundo o jornal O Dia, Eike Batista está hospedado em Nova York num apartamento de seu advogado Sérgio Bermudes no Trump Tower, prédio pertencente ao presidente dos Estados Unidos, em frente ao Central Park. Há informações de que teria viajado na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, usando o passaporte alemão. Como a ordem de prisão foi assinada dia 13 de janeiro, Eike deve ter sido previamente informado de que seria preso e por isso não retornou ao país. Sua temporada de mais de um mês no exterior é estranha, porque ele tem tantos problemas aqui no Brasil que não tem condições de se ausentar por tanto tempo. (C.N.)

27 de janeiro de 2017
Deu em O Tempo
(Agência Estado)

A IMBECILIDADE DOS BRASILEIROS