"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CONSIDERADO FORAGIDO INTERNACIONAL, EIKE BATISTA ENTRA NA DIFUSÃO VERMELHA DA INTERPOL




O CheckPol já está disponível na loja virtual dos aparelhos Android, a Google Play, e em breve poderá ser encontrado na Apple Store / Foto: Reprodução
Nome de Eike Fuhrken Batista da Silva já está na relação
O nome do empresário Eike Batista foi incluído na difusão vermelha da Interpol (Polícia Internacional) – índex dos mais procurados em todo o mundo. A Polícia Federal não encontrou Eike na manhã desta quinta-feira, 26, em sua residência, no Rio. O empresário é formalmente declarado foragido.
A Interpol funciona, na prática, como uma rede que mantém conexão com as polícias de quase 200 países. Os nomes dos procurados abastecem o cadastro da Interpol.
A ordem de prisão contra Eike foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, no âmbito da Operação Eficiência – desdobramento da Calicute e da Lava Jato que mira o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).
PARAÍSOS FISCAIS – Com base nas delações premiadas de dois operadores do mercado financeiro, Renato e Marcelo Chebar, a Polícia Federal e a Procuradoria da República descobriram remessas de US$ 100 milhões para o exterior em favor do ex- governador peemedebista. Eike foi o ‘autor intelectual’ da transferência de US$ 16,5 milhões, transação que envolveu conta do empresário no Panamá e remessa final para o Uruguai.
A prisão de Eike foi decretada no dia 13. A PF acredita que o empresário pode ter saído do País usando passaporte alemão. O delegado Tacio Muzzi, da PF, disse que não trabalha com a hipótese de que houve vazamento da Operação Eficiência, abrindo caminho para a fuga de Eike.
A defesa do empresário informou que ele ficou ‘surpreso’ com a ordem de prisão. O advogado disse que Eike vai se apresentar, mas não disse quando isso vai ocorrer.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Segundo o jornal O Dia, Eike Batista está hospedado em Nova York num apartamento de seu advogado Sérgio Bermudes no Trump Tower, prédio pertencente ao presidente dos Estados Unidos, em frente ao Central Park. Há informações de que teria viajado na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, usando o passaporte alemão. Como a ordem de prisão foi assinada dia 13 de janeiro, Eike deve ter sido previamente informado de que seria preso e por isso não retornou ao país. Sua temporada de mais de um mês no exterior é estranha, porque ele tem tantos problemas aqui no Brasil que não tem condições de se ausentar por tanto tempo. (C.N.)

27 de janeiro de 2017
Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário