"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

MEC COMEÇA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES


O modelo cívico-militar foi desenvolvido para promover um salto na qualidade educacional do Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) deu mais um passo, nesta terça-feira (10), no processo de implementação das escolas cívico-militares no Brasil.

A pasta começou a primeira capacitação do programa que contará com 216 escolas até 2023; 54 escolas somente no próximo ano, como noticiou a RENOVA.

Quase 200 profissionais da educação e representantes de estados e municípios estão reunidos em Brasília para o processo de capacitação, informa a agência EBC.

Eles participam de palestras e oficinas sobre o projeto político-pedagógico das escolas, as normas de conduta, avaliação e supervisão escolar, além da apresentação das regras de funcionamento das escolas e as atribuições de cada profissional.

Os dois grupos iniciaram as atividades nesta terça-feira. A primeira equipe tem programação até sexta-feira (13), enquanto a segunda encerra as atividades amanhã (11).


10 de dezembro de 2019
renova mídia

LAVA JATO PEGA LULINHA


TOCANDO AGORA

Lava Jato pega Lulinha

10 de dezembro de 2019

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL RECEBE DENÚNCIA CONTRA MORALES


Morales é investigado por supostamente ter pedido a aliados para interromper o fornecimento de combustível e alimentos na Bolívia.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) confirmou, nesta terça-feira (10), o recebimento de uma denúncia do governo interino da Bolívia contra o ex-presidente Evo Morales por “crimes contra a humanidade”.

Com sede em Haia, o Tribunal é o órgão judicial independente com jurisdição para processar e julgar indivíduos acusados de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Segundo o jornal Correio Braziliense, em uma comunicação dirigida à procuradora do TPI, juntamente com Morales, também são apontados na denúncia:

Ex-vice-presidente Álvaro García Linera;
Ex-ministro Juan Ramón Quintana (Presidência);
Ex-ministro Javier Zabaleta (Defesa);
Ex-ministro Wilma Alanoca (Cultura);
Deputado Gustavo Torrico.

O ex-presidente é investigado sobre um áudio em que uma voz — que o governo interino assegura ser de Morales — pede para cercar as cidades e interromper o fornecimento de combustível e alimentos, como noticiou a RENOVA.


10 de dezembro de 2019
renova mídia

OPERAÇÃO LAVA JATO ESTOURA FÁBRICA DE CORRUPÇÃO CRIADA POR LULA, SEU FILHO E DIRCEU, COM A OI

DE COMO O ÓBVIO É REVOLUCIONÁRIO


Domingo agora J. R. Guzzo escreveu neste jornal que “a igualdade não é um direito, é o resultado do que o cidadão aprendeu”, que “é inútil querer que as pessoas tenham igualdade nos resultados quando não são iguais nos méritos” e que “não há como ser igual nos méritos se o sujeito que sabe menos não teve oportunidades iguais de aprender as coisas que foram aprendidas pelo sujeito que sabe mais”. 
Conclusão: “ainda não foi inventada no mundo uma maneira mais eficaz de concentrar renda, preservar a pobreza e promover a desigualdade do que negar ao povo jovem uma educação decente”.

Mas como arrancar a educação pública brasileira dos dois atoleiros aos quais está presa, a corrupção inerente ao ambiente estatal e o serviço a um projeto de poder? 

Ontem, falando de corrupção, Modesto Carvalhosa lembrou nesta página que “um fenômeno sistêmico é o que cria, ele próprio, sua continuidade, permanência, e expansão”
Mas pode haver uma versão virtuosa disso. 
Eu tenho fascínio pela instituição da eleição direta do school board das escolas públicas em todos os países de colonização inglesa. 
É a peça mais básica da democracia moderna que é a que foi reinventada por eles. É ali que se dá a intersecção mais concreta entre o público e o privado e que se define, no nível mais próximo do cidadão comum, a relação hierárquica que ha entre ele e o seu representante eleito, de modo a criar a sua própria continuidade. 



Sendo a base de tudo na democracia moderna a necessidade dela ser “representativa” e o sistema distrital puro de eleição a única maneira sem tapeações de se prover essa representação de modo aferível, preto no branco, o bairro, a menor célula do sistema, elege obrigatoriamente entre candidatos que moram nele (pais de alunos) o conselho gestor da escola pública local. 
Nos Estados Unidos esses boards têm, tipicamente, sete membros para que não haja empate em suas decisões, com duas “metades”, uma de três outra de quatro membros, eleita a cada dois anos, para mandatos desemparceirados de quatro anos. Como todo funcionário eleito também estes estão sujeitos a recall a qualquer momento em que seus eleitores sentirem-se mal representados. 
Esse conselho tem por atribuição contratar e demitir o diretor da escola e aprovar ou não os seus orçamentos e planos de vôo anuais.

A esta altura os leitores ainda sujeitos ao complexo de vira-latas já estão pensando como o brasileiro das favelas ou lá dos fundões poderá mandar na educação (de seus filhos) com bons resultados. 

A função do school board, assim como a da democracia como um todo, não é imprimir sofisticação aos currículos, é estabelecer o filtro contra a mais mortífera de todas as doenças que acompanham a humanidade ao longo dos tempos neste vale de lágrimas que é a corrupção pelo poder, e tornar a escola pública “orientada para o cliente”. 
Hoje, com as exceções que confirmam a regra, ela está orientada para servir seus servidores e manter para sempre nas mãos dos próprios privilegiados o controle sobre a distribuição de privilégios pelo estado que é ao que se resume, despido de sua fantasia século 20, todo o blá, blá, blá em torno da estatização ou não do que quer que seja. 



Qualquer pai terá condições de saber quem são as pessoas mais capacitadas para fazer parte desse board na sua comunidade e, sendo o voto secreto, de defender-se de pressões indevidas. 
E qualquer ser humano em poder de suas faculdades saberá avaliar a razoabilidade ou não de um orçamento a partir da segunda vez que tiver de tratar do assunto. 
Além disso, como todos, esse sistema gera os seus próprios meios de tornar-se “sistêmico” e auto-reproduzir-se: centros de apuração e difusão de melhores práticas, cursos de aperfeiçoamento de membros de school boards, etc.

Nenhum prejuízo colateral será maior que o de manter o controle das verbas e das decisões na área de educação nas mãos de quem terá o poder de transformá-las no próprio salário e o de deixar a avaliação de quem deve preparar um país inteiro para a competição global a indivíduos que não têm, eles próprios, de competir por seu lugar ao sol. 
Ontem mesmo, aliás, editorial na página ao lado desta constatava que ha mais professores do ensino básico sendo formados no Brasil de hoje, onde eles já são 3,1% da força de trabalho e 20% das mulheres com ensino superior, que alunos a demandá-los. 
Porque seria se os salários são tão baixos? 
Porque o magistério público atrai pessoas de famílias paupérrimas e, no quadro da miséria nacional, ser professor prestando um vestibular de pedagogia é um modo mais fácil que o vestibular de medicina, por exemplo, para disputar uma posição de segurança vitalícia num emprego estatal. 



Não é, portanto, aumentando salários num ambiente regido pela regra da isonomia - aquela que afirma: “eu merecerei ganhar mais sempre que outra pessoa fizer por merecer ganhar mais” que se vai resolver o problema da qualidade da educação básica no Brasil. 
E a solução passa obrigatoriamente pelo rompimento com a “mentira analítica”: a crítica do sistema tem de ser feita pelo consumidor e não pelo fornecedor de educação pública como geralmente acontece até mesmo nas bancas (quase exclusivamente compostas por professores de universidades públicas) que os jornalistas convocam para debater o problema.

Nada disso, porém, pode ocorrer isoladamente. Se quisermos viver numa democracia o school board é só a peça mais básica. 
Um certo numero de distritos eleitorais escolares (bairros) comporá um distrito eleitoral municipal, um conjunto destes fará um distrito estadual e outro múltiplo deles fará um distrito federal que elege um deputado federal, todos eles diretamente atrelados a eleitores específicos e sujeitos a recall, ou seja, submetidos à mesma meritocracia sob a qual vivem os seus representados.

Não é só o sistema de educação pública. O Brasil inteiro não funciona, porque a avaliação e a condição de permanência, seja no emprego seja no poder públicos, é absolutamente independente da “satisfação do cliente”.


10 de dezembro de 2019
Artigo para O Estado de S. Paulo de 10 de dezembro de 2019
vespeiro

CCJ DO SENADO APROVA PRISÃO EM 2ª.INSTÂNCIA

'964: O BRASIL ENTRE ARMAS E LIVROS (FILME COMPLETO)



Produzido pelo Brasil Paralelo, este é o maior documentário já produzido no país sobre o período do Regime Militar brasileiro.

A equipe viajou até o Leste Europeu para buscar nos documentos, até então, secretos, do serviço de inteligência da extinta Tchecoslováquia os fatos que nos esconderam. 
Pela primeira vez eles irão ao público em forma de documentário.

Assista o filme 1964: O Brasil Entre Armas e Livro

10 de dezembro de 2019
Everthon Garcia
Conservadorismo do Brasil

OPERAÇÃO 'MAPA DA MINA' MIRA FILHO DE LULA, SÓCIOS E ZÉ DIRCEU

LAVA JATO MIRA PAGAMENTOS DA OI PARA EMPRESAS DE LULINHA


Ministério Público Federal (MPF) questiona pagamentos de R$ 132 milhões feitos a firmas de Lulinha, e diz que parte foi usado no sítio de Atibaia.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (10), mais uma fase da operação Lava Jato.

Ao todo, estão sendo cumpridos 47 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.

A PF e o Ministério Público Federal (MPF) miram pagamentos suspeitos de R$ 132 milhões da Oi para empresas de Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula (PT).

Batizada de “Mapa da Mina”, a 69ª fase da Lava Jato é um desdobramento da 24ª fase, que levou o ex-presidente Lula para depoimento.

Os pagamentos da Oi para Lulinha foram realizados sem justificativa econômica plausível enquanto o grupo Oi/Telemar foi beneficiado por diversos atos praticados pelo Governo Federal, segundo o MPF.

“Entre 2005 e 2016 o grupo Oi/Telemar foi responsável por 74% dos recebimentos da Gamecorp”, afirma o MPF, citando uma das empresas de Lulinha, informa O Globo.


10 de dezembro de 2019
Conservadorismo do Brasil

CCJ DO SENADO APROVA PRISÃO EM 2ª.INSTÂNCIA. VOTAÇÃO E DEBATE. STF. LULA

MORO REBATE CRÍTICAS DE MAIA AO EXCLUDENTE DE ILICITUDE


Moro enfatizou que na ação policial contra o baile funk em Paraisópolis não há “legítima defesa a justificar o excludente de ilicitude”.

Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, rebateu declaração de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, sobre o excludente de ilicitude.

Maia afirmou, nesta segunda-feira (9), que, se a proposta de excludente de ilicitude do pacote anticrime estivesse vigorando, os envolvidos na controversa operação policial em um baile funk na favela de Paraisópolis não estariam sendo investigados.

Segundo o site Metrópoles, Moro explicou, no entanto, que essa regra não poderia se aplicar no caso específico de Paraisópolis, bem como na morte da garota Ágatha Felix:

“Respeitamos a decisão da Câmara de rejeitar o excludente de ilicitude, mas não podemos confundir as coisas.”

O ministro acrescentou:

“Tanto no caso da menina Ágatha como no episódio de Paraisópolis, não teria qualquer pertinência a aplicação da proposta de excludente de ilicitude constante no projeto anticrime.”


10 de dezembro de 2019
renova mídia

ZÉ DIRCEU QUER IMPLANTAR O TERROR STALINISTA NO BRASIL


TOCANDO AGORA

UM JUMENTO CHAMADO WAGNER MOURA


TOCANDO AGORA

UM JUMENTO CHAMADO WAGNER MOURA

10 de dezembro de 2019

ISRAEL DECIDIDOS A "CONTER" I RÃ COM OU SEM EUA


TOCANDO AGORA

ATEHÇÃO: ISRAEL PODE ATACAR O IRÃ A QUALQUER MOMENTO


TOCANDO AGORA

TRUMP RINDO À TOA: HILLARY CLINTON PODE SER CANDIDATA OUTRA VEZ E ISSO NÃO É PIADA!

COMO FOI O PRIMEIRO GOVERNO LULA


TOCANDO AGORA

Como foi o primeiro governo Lula

10 de dezembro de 2019

CCJ DO SENADO AO VIVO. VOTAÇÃO DO PROJETO DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA

MULHER DESCOBRE TRAIÇÃO DO NAMORADO GRAÇAS AO RELÓGIO INTELIGENTE










Acessório registrou um "pico" na atividade física do rapaz, numa madrugada em que ele supostamente estaria sozinho

Jane Slater, repórter da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano, nos EUA) contou no Twitter a história inusitada de como descobriu a traição de um ex-namorado graças a um FitBit.


Ela conta que o relógio foi presente de Natal do próprio namorado e, a princípio, adorou a ideia. O objetivo era que ambos pudessem acompanhar as metas de atividade física do outro, como forma de se motivar.
O nome do rapaz não foi divulgado, mas a repórter depois voltou ao Twitter para inocentar um outro ex-namorado, que estava sendo inundado por mensagens de amigos tentando descobrir quem era o culpado.

10 de dezembro de 2019
olhar digital