"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CPI DO BNDES É INSTALADA E MARCOS ROTTA É O PRESIDENTE

A CÚPULA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NÃO ESTAVA PRESENTE

ROTTA ASSUMIU A PRESIDÊNCIA AGRADECENDO A INDICAÇÃO DE CUNHA FOTO: FACEBOOK


Foi instalada, na manhã desta quinta-feira, a CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na Câmara dos Deputados. Sem a presença da cúpula do PT, a Comissão Parlamentar de Inquérito tem o objetivo de investigar supostas irregularidades envolvendo o banco.

A chapa única foi eleita em votação unânime, com 22 votos. O presidente da CPI será o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM). A relatoria ficou com José Rocha (PR-BA), a primeira vice-presidência com Miguel Haddad (PSDB-SP), a segunda vice com Carlos Zarattini (PT-SP) e Marcelo Squassoni (PRB-SP) será o terceiro vice-presidente.

Rotta assumiu a presidência agradecendo a indicação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o líder do PMDB Leonardo Picciani (RJ) e pregou uma investigação imparcial e "profundamente justa". Em seu discurso, o peemedebista disse que a sociedade "espera que a Casa aclare as instituições públicas". "Desse presidente podem esperar a não proteção e a não perseguição a quem quer que seja. Não é CPI da oposição, não é de situação, é uma CPI para investigar um fato determinado", afirmou.

Composição

Pelo bloco do PMDB integram a CPI os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), André Moura (PSC-SE), Augusto Coutinho (SD-PE), Carlos Melles (DEM-MG), Covatti Filho (PP-RS), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Édio Lopes (PMDB-RR), Fábio Reis (PMDB-SE), Marcelo Squassoni (PRB-SP), além de Rotta.

O bloco do PT conta com Afonso Florence (PT-BA), Bilac Pinto (PR-MG), Carlos Zarattini (PT-SP), Davidson Magalhães (PC do B-BA), Domingos Neto (Pros-CE) e José Rocha (PR-BA).

O bloco liderado pelo PSDB é composto Alexandre Baldy (PSDB-GO), Bebeto (PSB-BA), Betinho Gomes (PSDB-PE), Fábio Garcia (PSB-MT), Miguel Haddad (PSDB-SP).(AE)



06 de agosto de 2015
diário do poder

VEJA O VÍDEO: COLLOR CHAMA JANOT DE "FILHO DA PUTA", NO SENADO

COMENTÁRIO FOI FEITO EM TOM DE SUSSURRO DURANTE FALA NA TRIBUNA


INVESTIGADO PELA LAVA JATO, SENADOR CRITICOU ATUAÇÃO 
DO PROCURADOR-GERAL (FOTO: REPRODUÇÃO/TV SENADO)


O ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) xingou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de "filho da puta" em discurso da tribuna do Senado na quarta-feira, 5. O comentário não é audível, mas a leitura labial não deixa dúvidas, e foi feito no momento em que ele dizia ter comprado de forma regular os carros de luxo alvos de uma busca e apreensão na Operação Lava Jato no mês passado.


Collor argumentou ainda que, se houvesse alguma parcela em atraso na aquisição dos automóveis, o fato dizia respeito exclusivamente a ele e à empresa de quem comprou os carros. "Não podendo jamais, em tempo algum, sob risco de uma grave penalização judicial, a quem afirma que tal atraso se deve à falta de recursos escusos, afirmações caluniosas e infames", disse, para em seguida fazer o xingamento.

No pronunciamento, Collor acusou Janot de ter vazado um parecer para a imprensa antes de ele ser remetido ao relator do seu inquérito, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki. Ele disse que não quer ser "personagem involuntário" da campanha eleitoral que se desenvolve no Ministério Público Federal (MPF).

Janot foi o mais bem votado na quarta-feira, 5, da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para escolher os candidatos a comandar a Procuradoria-Geral da República pelos próximos dois anos. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram os subprocuradores Mario Luiz Bonsaglia e Raquel Elias Ferreira Dodge.

Collor cobrou que o Senado assuma sua "responsabilidade institucional" quando for analisar a indicação para o cargo que será feita pela presidente Dilma Rousseff - a tendência é que ela encaminhe à Casa o primeiro da lista. O Estado apontou no mês passado que, diante do fato de 13 senadores serem alvos da Lava Jato, três dos quais alvos da busca e apreensão, há um risco de o nome de Janot ser rejeitado pelo Senado em votação secreta. (AE)

Veja o xingamento em 24 segundos

Fernando Collor chama procurador geral de FDP


Youtube Videos


06 de agosto de 2015
diário do poder

DIRIGENTE TOPA CONTAR "TRAMÓIAS" DO SOLIDARIEDADE

SECRETÁRIO-GERAL DO SOLIDARIEDADE QUER CONTAR PODRES DO PARTIDO

EX-DEPUTADO JOÃO CALDAS (E), TIAGO CEDRAZ (C) E LUCIANO ARAÚJO (D), TODOS DO SOLIDARIEDADE.


O ex-deputado federal João Caldas (AL), secretário-geral do partido Solidariedade, afirmou ontem que está disposto a testemunhar e contar tudo o que sabe sobre as “tramoias” que diz terem ocorrido na área financeira da agremiação presidida pelo deputado Paulinho da Força (SP). O tesoureiro nacional do Solidariedade, Luciano Araújo, é primo do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz.

O empreiteiro Ricardo Pessoa disse à força-tarefa que deu R$ 1 milhão Luciano Araújo destinados a Tiago Cedraz, a quem pagava mesadas.

Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU, chefia o jurídico do partido. Foi alvo de recente mandado de busca e apreensão na Lava Jato.

Procurados, tanto Paulinho da Força quanto Luciano Araújo se recusaram a responder às acusações do secretário-geral do SD.

A declaração de João Caldas abre um racha no Solidariedade, além do filho dele, JHC, ter comportamento independente da bancada federal.



06 de agosto de 2015
diário do poder

DATAFOLHA: GOVERNO DILMA TEM REPROVAÇÃO DE 71%

SEGUNDO O DATAFOLHA, 66% DOS BRASILEIROS QUEREM IMPEACHMENT

SEGUNDO A PESQUISA, MAIS PESSOAS TAMBÉM ACREDITAM QUE ELA DEVERÁ SER AFASTADA DO CARGO (FOTO: REUTERS)


O nível de reprovação de Dilma Rousseff subiu para 71%, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 4 e 5 de agosto. Com isso, ela se torna a presidente da República mais impopular desde o início da série histórica do levantamento, em 1990.

Quem detinha o recorde até o momento era Fernando Collor, que era reprovado por 68% dos entrevistados em setembro de 1992, pouco antes de sofrer um processo de impeachment.

O grupo de pessoas que considera o governo Dilma ótimo ou bom caiu para 8% frente aos 10% da pesquisa anterior, realizada em junho. Nesse levantamento, o nível de reprovação era de 65%

A reprovação da presidente é homogênea nas cinco regiões do País. No Nordeste, onde o PT teve expressivas votações nas últimas eleições presidenciais, 10% dos entrevistados classificam positivamente o governo. Para 66%, a administração de Dilma é ruim ou péssima.

Mais pessoas também acham que o Congresso deveria abrir um processo de impeachment de Dilma. Enquanto em abril, 63% dos entrevistados disseram, que sim, na pesquisa atual esse número passou a 66%. Questionados sobre um possível resultado desse processo caso ele seja aberto, 38% acreditam que a presidente será afastada do cargo. Em abril, 29% tinham essa opinião.

Essas taxas também não sofrem grandes variações entre as diferentes regiões do País. No Centro-Oeste, 74% acham que o Congresso deveria tramitar um pedido de afastamento. No Nordeste, 67% têm essa opinião. Já as regiões Sul e Sudeste registram 65%.

O Datafolha entrevistou 3358 pessoas em 201 municípios. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos porcentuais. (AE)



06 de agosto de 2015
diário do poder

PANELAÇO NOS MENTIROSOS, FRAUDADORES E CORRUPTOS


 

Eles continuam mentindo para o povo. Eles roubaram o Brasil e se dizem honestos. Eles roubaram para o partido e para si mesmos. Eles não merecem continuar comandando o nosso grande país. Não é à toa que apenas 8% aprova o governo Dilma. Pesquisa de hoje. Nunca um presidente foi tão mal avaliado. O povo sabe, o povo acordou. Fora, Dilma, fora PT.

06 de agosto de 2015
in coroneLeaks

POR QUE SÓ O PT NÃO SE ESCANDALIZA?

Tenho acompanhado as manifestações de petistas sobre a nova prisão do empresário José Dirceu, um dos mais bem remunerados consultores do país. Verdadeiro fenômeno, o Zé! De militante comunista a exilado em Cuba; de dono de uma loja de roupas masculinas no interior do Paraná a deputado federal pelo PT; de ministro Chefe da Casa Civil a condenado pivô do mensalão; da Papuda à magnata no mercado de consultoria. Nessa atividade, alcançou tamanha competência que muitas das maiores empresas do país fazem fila para depositar em suas contas, remunerando com cifras que se avolumam aos milhões os bons serviços prestados.
Nada mau para um ex-militante da Ala Marighela do PCB e do Agrupamento Comunista de São Paulo (AC/SP). De comunista a capitalista. Da devoção à estrela vermelha à adoração do bezerro de ouro.
Seu partido, a cada aparição, certamente lembrando seus tempos de militante comunista e dirigente partidário, festeja-o como “guerreiro, herói do povo brasileiro!”. Hoje, sua influência no mundo dos negócios, sua qualificação como consultor para empresas de variados ramos de atividade, unidas pelo fio condutor dos interesses nos recursos públicos, o credencia a condição de benfeitor de malfeitores no mundo empresarial brasileiro.
DINHEIRO DO POVO
A operação Lava Jato vem desbravando incontáveis trilhas, através das quais, ininterruptamente, desde 2003, vem drenando dinheiro do povo para os aparelhos partidários da base do governo. Enquanto o prestígio deste rola escada abaixo, a sociedade vai compreendendo que foi vítima de um assalto à caneta e maleta. Caneta para assinar ordens de pagamento e maleta para carregar dinheiro. Dinheiro nosso, repito, porque o Estado não tem um real que possa chamar de seu. Todos os recursos do Estado são gerados na sociedade, a ela pertencem e a ela deveriam servir.
No entanto, até hoje, não vi rubor em face petista. Ninguém sussurrou, ainda, um pedido de desculpas. Ninguém baixou os olhos encabulado ante o dano proporcionado ao país e o prejuízo causado à nação.
SÃO CÚMPLICES
Ao contrário, “companheiros” do partido, “camaradas” do partidão, revoltados adolescentes septuagenários, jornalistas a soldo, militantes em ambientes virtuais (os MAVs), tomados de falsa indignação, dedicam-se às seguintes e constrangedoras tarefas diárias: combater as manchetes, destratar as notícias, criticar as críticas e julgar o juiz.
Sua única preocupação e ocupação consiste em proteger o PT e os petistas envolvidos em escândalos. Tal conduta os qualifica como cúmplices e deixa muito claro ao observador atento a intenção de pôr um fim nas investigações para que possam dar continuidade ao que vêm fazendo, com as canetas e com as maletas.

06 de agosto de 2015
Percival Puggina

JAMAIS PODEREMOS ESQUECER ROBERTO JEFFERSON E MARCOS VALÉRIO


Como cidadão e brasileiro, ainda sem dupla nacionalidade, quero deixar aqui registrado, neste maravilhoso, necessário e incomparável espaço democrático, meus mais sinceros agradecimentos a dois brasileiros, as duas primeiras e importantíssimas figuras que, por escolhas diversas, estão nos proporcionando estes momentos que, precisamos acreditar, poderão limpar nossa alma e uma parte do lixo produzido em nosso país, desde sua descoberta.
Quem são eles? Roberto Jefferson e Marcos Valério. O primeiro, por ter aberto a boca, não importando suas razões pessoais. O segundo, por ter sido leal, defendido seus parceiros, assumindo grande parte dos pecados/crimes/punições suas e deles.
Ambos, devem servir-nos hoje, como exemplos. Roberto Jefferson mostrou o caminho da delação premiada, sem se beneficiar dela, e Marcos Valério mostra, com sua própria vida, como não se deve colocar “rabo” à serviço dos “amigos do alheio” da pátria amada.
DENTRO DA LEI
Nos últimos meses, diante do que ocorreu com os dois exemplos acima, um a um dos “engaiolados da LavaJato”, para não ter de passar pelas pedras de Roberto Jefferson/Marcos Valério, entregaram/entregarão outros, salvando-se da humilhação total.
O grande brasileiro Moro e outros cidadãos de verdade precisam continuar trabalhando dentro da lei, com firmeza, inteligência e incessantemente, até chegarem, definitiva e inquestionavelmente, aos chefes e comandantes supremos do maior roubo, da maior corrupção, do maior escárnio e crimes praticados contra um povo, cujos resultados serão, infelizmente, o legado às atuais e as próximas gerações.
Que a lição seja aprendida, rapidamente, por nós e por nossos filhos/netos. Assim, mais cedo e com menores sacrifícios o país será reconstruído.

06 de agosto de 2015
Antonio Fallavena

DEIXA CAIR!

APROVAÇÃO DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF CONTINUA CAINDO


A reprovação da presidente Dilma Rousseff superou as piores taxas registradas pelo ex-presidente Fernando Collor (1990-1992). Segundo pesquisa feita pelo Datafolha nesta quarta-feira, a chefe do governo teve seu índice de reprovação elevado para 71%.  A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de São Paulo.
No levantamento anterior, feito em junho, 65% dos entrevistados consideravam o governo da petista ruim ou péssimo. Já os que consideravam ótima ou boa caíram de 10% em junho para 8% na pesquisa de agosto.
A pesquisa mostra ainda que a rejeição ao governo Dilma é homogênea em todas as regiões do país. Os piores índices foram registrados na Região Centro-Oeste, onde 77% dos entrevistados consideram-no ruim ou péssimo, seguido da Região Sudeste, onde 73% avaliaram a gestão petista como ruim ou péssima. Esse percentual no Nordeste chega a 66%.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados qual é o melhor sistema de governo para o país. Para 53%, o presidencialismo é a melhor opção, 28% consideraram o parlamentarismo e 19% não souberam responder.
O Datafolha ouviu 3.358 pessoas de 201 municípios do país entre os dias 4 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
06 de agosto de 2015
Deu na Ag. Brasil

ROMÁRIO PODE PROCESSAR A VEJA E TAMBÉM O BANCO SUIÇO



Romário diz que já está até comemorando
Em artigo recente, abordamos a noticiada ação indenizatória que Romário declarou que iria dar entrada na Justiça contra a editora da revista Veja. No artigo, foi feita uma estimativa do valor reparatório do dano moral, que poderia, mesmo no Brasil, ser o mesmo apontado na falsa conta: R$ 7,5 milhões. Se não bastasse esse novo documento fornecido pelo banco suíço, a revista reconheceu o erro (equívoco, como está sendo usado para tudo), o que faz garantir o sucesso da ação indenizatória que o senador declarou que iria propor.
Agora Romário tem dois foros competentes para ingressar com a ação: no Brasil ou na Suíça, porque a fraude também atingiu a instituição bancária. Se ele decidir dar entrada com a ação reparatória de danos morais na Suíça, aí o valor será, no mínimo, dez a vinte vezes maior do que o valor que Romário obteria se o processo correr perante a Justiça brasileira.
Aqui no Brasil, a Constituição Federal de 1988 prevê a reparação por dano moral. Mas antes dela, a questão era controvertida. E quando os tribunais reconheciam a reparação pecuniária pelo dano moral, os valores eram minguados. Infelizmente, ainda hoje é assim. O Superior Tribunal de Justiça tem um teto para reparar o dano moral quando o evento danoso resulta em morte: 500 salários mínimos. É pouco, convenhamos. E mesmo assim para ser repartido entre os dependentes da vítima. Raramente, muito raramente, esse valor é ultrapassado.
UMA SUPERINDENIZAÇÃO
Anos e anos atrás patrocinei causa indenizatória contra empresa que prestava segurança numa agência do Banco do Brasil no Rio. O vendedor de livro chegou na agência onde era bastante conhecido e tinha trânsito livre. Na mochila, livros infantis. Como era negro, o vigilante apontou a arma e mandou que ele parasse. Ele não parou. Sentia-se em casa. E levou três tiros por não ter parado. Na polícia, o “vigilante” declarou, textualmente: “dei o primeiro tiro para ele parar e ele caiu. Como tentou levantar, dei o segundo para ele cair de vez. Como ele, mesmo caído, pedia socorro, dei o terceiro para ele calar a boca”.
A sentença condenou a empresa empregadora do tal “vigilante” a pagar pensão vitalícia à viúva e à pequena filha, até atingir esta a maioridade. Quanto ao dano moral, o valor para cada uma, mãe e filha, foi de 6 mil salários mínimos. Ou seja, 12 mil salários mínimos. A empresa recorreu. E por não ter pago as custas do recurso por inteiro, a apelação foi julgada deserta e não conhecida pelo tribunal. Com isso prevaleceu a sentença, que transitou em julgado. Naquela época o pagamento das custas dos recursos, integrais, deveriam ser comprovadas com a entrega no recurso. Não poderiam ser complementadas depois. Foi uma exceção que entrou para os livros jurídicos sobre Responsabilidade Civil.
06 de agosto de 2015
Jorge Béja

O GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO IA FUGIR DO PAÍS

DIRCEU IA FUGIR DO PAÍS. AGORA, SÓ LHE RESTA A DELAÇÃO PREMIADA.


Dirceu jamais pensou em ser delator. Mas na vida tudo tem limite.
O advogado Roberto Podval afirmou esta semana que “é mais fácil matarem José Dirceu do que ele fazer uma delação premiada”, descartando a possibilidade de seu cliente fazer um acordo com a força-tarefa da Lava Jato.
Na verdade, o advogado apenas repetiu o que o ex-ministro dizia antes de ser preso pela segunda vez. Mas agora tudo mudou e já existe uma nova versão acerca das pretensões de Dirceu. Como dizia o colunista Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe.
VIRAR DELATOR
Para quem se considerava “herói do povo brasileiro”, tornar-se delator de seus cúmplices e companheiros é realmente uma atitude vergonhosa e covarde. Dirceu sempre defendeu uma postura altaneira e recentemente chegou a enviar uma mensagem a esse respeito à jornalista Monica Bergamo, da Folha, sua amiga pessoal, que nos últimos anos publicou sucessivas entrevistas exclusivas do ex-ministro.
“Delação não tem pé nem cabeça. Primeiro porque não tenho o que delatar. Segundo porque não tem nada a ver com minha vida e trajetória”, afirmou ele na mensagem enviada à colunista da Folha, diante da interpretação de que poderia, se preso, colaborar com a Justiça.
MALAS PRONTAS
Realmente, Dirceu nunca pensou em se tornar delator. Seus planos eram outros. Achava que as investigações da Lava Jato iriam demorar o suficiente para que fosse beneficiado em 2016 com o indulto de Natal, benefício presidencial concedido todos os anos a presos de bom comportamento que já cumpriram parte da pena.
Ao receber o indulto, ele então poderia recuperar o passaporte e se mudar para um país que não tivesse tratado de extradição com o Brasil. Como ainda tem muito dinheiro no exterior, poderia passar o resto de seus dias numa boa, ao lado da mulher, Simone Tristão, e da filha pequena.
No entanto, ao sentir que a investigação da Polícia Federal avançava rapidamente, Dirceu mudou a estratégia. Seu advogado Roberto Podval passou a apresentar sucessivos pedidos de habeas corpus para que o ex-ministro não perdesse a prisão domiciliar, mas acabou derrotado em todas as instâncias.
O desespero de Dirceu foi aumentando, já pensava em dar um jeito de fugir para o exterior, mas o problema era levar também a mulher e a filha, sem elas sua vida não tem mais sentido.
HERÓI ALQUEBRADO
Quando a Polícia Federal chegou à casa dele, em Brasília, na madrugada de segunda-feira, encontrou um herói alquebrado e desiludido.
Dirceu jamais pensou em se tornar delator, mas agora não tem alternativa. Em Curitiba, longe da mulher e da filha, abandonado pelo PT, pelo governo que ele ajudou a erguer e pelos antigos companheiros, sabe que desta vez pegará no mínimo 15 anos de prisão, porque não é mais réu primário e será condenado também por formação de quadrilha.
Segunda-feira, vai depor pela primeira vez em Curitiba, porém não deve revelar nada. Só quando realmente chegar a hora, ele contará tudo o que sabe e acabará com o que ainda resta de Lula, de Dilma, do governo e do PT.
Mas, ao que parece, pode ser que Dirceu nem tenha muitas novidades para contar, porque não apenas o ex-diretor Renato Duque já fechou a delação premiada, como também o lobista Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB, deve revelar tudo o que sabe. E os dois sabem de muita coisa. Mas não tanto quanto Dirceu.
06 de agosto de 2015
Carlos Newton

CUSTA-ME CRER EM TAL DECLARAÇÃO! MESMO VINDO DE QUEM VEM!!!

INACREDITÁVEL, MESMO! SÓ UM BOÇAL PARA FALAR UMA IDIOTICE DESSAS.

DE UM DOS MAIORES IDIOTAS QUE O BRASIL JÁ "PRODUZIU" NÃO SE PODERIA ESPERAR UMA DECLARAÇÃO DIFERENTE. ESSE ANIMAL DEVERIA ESTAR PRESO JUNTO COM OS "MENORES" QUE ELE ESTÁ APADRINHANDO. POSTERIORMENTE, COLOCADO NUMA ESCOLA PARA SER "REEDUCADO". 


CLIQUE PARA AMPLIAR

Ele merece passar pelo sofrimento da perda, assim como várias e várias famílias passam todos os dias no Brasil tendo algum parente assassinados por menores. Ainda espero que isso aconteça, para ele engolir as lágrimas pela perda de um filho ou um neto. Por duas vezes, quase perco meu único filho, nos dois assaltos que sofreu, foi baleado por menores. Não sou hipócrita!


06 de agosto de 2015
Elson Maranhão
(Recebido por email)