"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

ASSISTA EM TELA CHEIA: 'FOOTLOOSE' - DANCING IN THE MOVIES (O ESPETACULAR MOVIMENTO DO CORPO HUMANO!)



6:15TOCANDO AGORA

FARRAH FAWCETT TRIBUTE VÍDEO (1947 - 2009)

FARRAH FAWCETT - ADEUS MINHA PANTERA!


8:06TOCANDO AGORA

JUIZ OSCAR A. CHIAPPANO: INFORMAÇÕES URGENTES


ONAR À FILA

INFORMAÇÕES URGENTES. 14/08/2020

14 de agosto de 2020

TODA A VERDADESOBRE OS SALÁRIOS DOS BRASILEIROS EM PORTUGAL

POR QUE EU NÃO INVISTO EM PORTUGAL

JAMES TAYLOR, GREATEST HITS (BEST JAMES TAYLOR SONGS)




TOCANDO AGORA

BEST COUNTRY LOVE SONGS OF 60S 70S 80S 90S II GREATEST ROMANTIC COUNTRY SONGS COLECTION

BEST CLASSIC COUNTRY SONGS COLLECTION - GREATEST OLD COUNTRY MUSIC OF ALLL TIME

BOLSONARO FEZ O QUE MILHARES DE BRASILEIROS TANTO QUERIAM...

GOLDMAN SACHS UNIDOS DA AMÉRICA

BRASÍLIA TREMENDO! ENVENENAMENTO NO STF! AR CONDICIONADO SABOTADO

O LADO OBSCURO DA INTERNET

GILMAR MENDES EM LIVE COM MST


Gilmar Mendes em Live com MST

14 de agosto de 2020

JUIZ OSCAR A. CHIAPPANO: A CHINA ESTÁ FALIDA. A CHINA ACABOU.

DOENÇA MISTERIOSA DE TOFFOLI FOI DESCOBERTA: STF EM ALERTA GERAL

BOLSONARO CUMPRE PROMESSA E TIRA DE RODRIGO MAIA A CHAVE DO COFRE

JUIZ OSCAR A. CHIAPPANO = LIVE DA MANHÃ

HISTÓRIA DA HUMANIDADE. (VOL. V - TEMPOS MEDIEVAIS) - IDADE MÉDIA

GUILDAS MEDIEVAIS

As Guildas Medievais representavam associações de profissionais (sapateiros, ferreiros, alfaiates, marceneiros, carpinteiros, artesãos, artistas) durante o período da Idade Média, formadas hierarquicamente por mestres, oficiais e aprendizes.

O termo “Guilda” vem do germânico arcaico “gelth” e significa “pagamento”, posto que os trabalhadores associados pagavam uma quantia regularmente a fim de manter o funcionamento destas associações de mutualidade.

Diferente das Hansas que eram, associação de comerciantes, as Guildas se aproximam das “Corporações de Ofício”, que regulamentavam o processo produtivo artesanal, na medida em que esse conjunto de profissionais se reuniam em grupos de trabalhadores que possuíam as mesmas profissões, com o intuito de regularizar as atividades laborais, evitar a concorrência, manter a qualidade dos produtos, bem como tornar o trabalho mais eficiente e produtivo. Ademais, haviam as Guildas de caráter religioso, beneficente ou de lazer.

Com o crescimento das cidades medievais e consequentemente das Guildas, essas associações foram se aperfeiçoando as quais passaram a ser chamadas de “Corporações de Mercadores”, e mais adiante, de “Corporações de Artífices”. Por conseguinte, durante o declínio do período medieval, ou seja, quando surge o Renascimento Europeu, as Guildas foram substituídas pelas “Corporações de Ofício”.

Para saber mais: Idade Média e Corporações de Ofício

História


As Guildas surgiram na Baixa Idade Média (século X ao século XV) e estão intimamente relacionadas com as Cruzadas, o desenvolvimento comercial europeu (renascimento comercial-urbano), crise do absolutismo e do sistema feudal, formação das monarquias nacionais, bem como o surgimento da burguesia. Assim, esse período esteve marcado sobretudo, pela transição de um sistema feudal e agrário, para um sistema capitalista e urbano.

A partir disso, os trabalhadores dos feudos, insatisfeitos com as condições de vida e trabalho, buscavam nos burgos (cidade medievais fortificadas) melhores qualidade de vida, bem como um local apropriado para a venda de seus produtos. Esses trabalhadores dos burgos (chamados de burgueses), com o passar do tempo foram se organizando e dando início ao desenvolvimento do comércio, crescimento demográfico e aparecimento da moeda de troca.

Nesse contexto, surge um sistema capitalista primitivo, que buscava principalmente o lucro. Essa burguesia mercantil, imbuídas de características mercantilistas (controle estatal da economia, monopólio, metalismo e protecionismo) fez surgir uma nova mentalidade: a mentalidade burguesa.

A partir disso, com o crescimento do comércio e da economia, os comerciantes e profissionais de diversas áreas começaram a se organizar para defender interesses econômicos e profissionais. Com efeito, surgiram as Guildas, as Hansas (da qual destaca-se a Liga Hanseática) e as Corporações de Ofício, importantes para a organização e regulamentação da produção comercial da época. Por fim, essas associações davam assistência e segurança aos seus membros.