"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 24 de janeiro de 2016

O HUMOR DO SPONHOLZ...



24 de janeiro de 2016

LULA DECLAROU QUE SEU FILHO AGIU SOZINHO AO PROCURAR LOBISTA



Lula deixa o filho responder sozinho pelo suborno
















No depoimento que prestou à Polícia Federal em inquérito da Operação Zelotes, no dia 6, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu filho Luis Cláudio Lula da Silva, não fez qualquer contato com ele antes de receber R$ 2,5 milhões de uma empresa do lobista Mauro Marcondes. Os pagamentos ocorreram entre 2014 e 2015, na mesma época em que a firma do lobista, a Marcondes e Mautoni, obteve R$ 16 milhões de duas empresas automotivas interessadas em medidas provisórias para o setor.
O ex-presidente disse à PF acreditar que seu filho procurou Marcondes para obter patrocínio para o seu projeto na área de futebol americano e que, ao que sabe, Luis Cláudio foi contratado pela Marcondes e Mautoni para a realização de estudos na área do esporte.
Lula afirmou não ter ideia do momento em que Luis Claudio conheceu o lobista e sua mulher, Cristina Mautoni, mas disse conhecer Marcondes há mais de 40 anos, desde 1975, quando atuava no sindicato dos metalúrgicos do ABC.
Na época, segundo Lula, Marcondes teve passagem por Volkswagen, Scania e Anfavea (associação que representa montadoras).
LADOS ANTAGÔNICOS
O petista disse que naquela época ele e Marcondes estavam em lados antagônicos – enquanto um defendia trabalhadores, o outro atuava para o interesse das empresas – e que só voltaram a se ver quando Lula assumiu a Presidência da República, em 2003, porque o lobista era um dos vice-presidentes da Anfavea.
Lula afirmou que, na Presidência, não atendeu a pedidos e procurou demonstrar distância de lobista, ao dizer que Marcondes nunca prestou serviço às suas campanhas eleitorais nem teve “qualquer tipo de relação financeira de qualquer natureza”.
O ex-presidente afirmou ainda seu então chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, filtrava pedidos que chegavam à Presidência, e que não se lembra de solicitações de Marcondes.
O ex-presidente, porém, relatou que em certa ocasião recebeu de Carvalho uma carta de empresários da Suécia, da qual Marcondes foi o portador, pedindo uma audiência para tratar de investimentos de empresas suecas no Brasil.
QUATRO ADVOGADOS
Lula prestou depoimento ao delegado da PF Marlon Cajado acompanhado de quatro advogados: Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, Luiz Carlos Sigmaringa Seixas e Nilo Batista.
Ao longo do depoimento, foi confrontado sobre uma série de documentos, e-mails e anotações que mencionam interesses de Marcondes no governo federal e que foram apreendidos durante a Operação Zelotes.
Sobre a minuta de uma medida provisória encontrada com um dos investigados, disse que “desconhece como eles poderiam ter obtido acesso a essa informação, mas que essas minutas circulam por diversos órgãos e servidores públicos”.
CAÇAS SUECOS
Segundo a PF, foram apreendidos diversas mensagens que mostram interesse de Marcondes em vender para a FAB (Força Aérea Brasileira) caças suecos produzidos pela Saab. De acordo com os investigadores, foi encontrada com ele uma solicitação de audiência entre o presidente da Saab, Ake Svensson, e o então presidente da República.
Lula disse que não se recorda do documento nem da audiência, mas disse que, se ela ocorreu deve estar registrada na agenda presidencial.
A PF contou que foi encontrada uma mensagem enviada por Marcondes, em 2012, para um investidor sueco chamado Janer Bengt com dados do Instituto Lula. O ex-presidente que nunca recebeu nenhuma dele e negou que Marcondes o tenha procurado para tratar da compra dos caças.
A PF também fez menção a uma “minuta de carta” de Marcondes para Lula, encontrada nos computadores do lobista, na qual ele solicitaria apoio do ex-presidente para a contratação da Saab e solicita que levasse a demanda à presidente da República”, Dilma Rousseff, já que ele [Marcondes] não tinha a mesma liberdade com ela.
Lula também negou o caso.
‘HIPÓTESE ABSURDA’
Na parte final do depoimento, Lula foi indagado diretamente pela PF se os pagamentos feitos a Luis Cláudio eram “algum tipo de contraprestação por serviços prestados pelo senhor [Lula] à empresa Saab para que essa viesse a vencer a concorrência para a compra de caças para a FAB”.
Lula disse que a hipótese “um absurdo” e que “nunca teve atuação relacionada a esse assunto”.
A PF também quis saber se os pagamentos poderiam ser algum tipo de contraprestação por serviços por elaboração de medidas provisórias, o que foi negado veementemente.
A hipótese foi considerada por Lula “um outro absurdo”. Ele afirmou que as MPs seguiram o trâmite regular.
MP “COMBINADA”
Lula foi indagado ainda sobre relatório encontrado nos computadores de Marcondes que mencionava que a MP “foi combinada entre o pessoal da Fiat, o presidente Lula e o governador Eduardo Campos”, morto em acidente aéreo em 2014.
O ex-presidente considerou que uma combinação assim seria “coisa de bandido e que não ocorreu”.
Ele acrescentou que se reuniu algumas vezes com Campos, então governador de Pernambuco, e com um representante da Anfavea, ocasião em que foram esclarecidos os benefícios da instalação da fábrica da Fiat no Estado do Pernambuco, e afirmou que nunca recebeu proposta de pagamentos indevidos.
“Nunca houve qualquer tipo de proposta indevida ou vantagem financeira ao declarante [Lula] para que propusesse alguma Medida Provisória e que ninguém teria coragem de lhe fazer uma proposta dessa”, disse o ex-presidente, segundo o termo de depoimento. (da FolhaPress)

24 de janeiro de 2016
Deu em O Tempo

A TEMPERATURA VAI SUBIR



Charge de Márcio Moura, reprodução da Tribuna do Interior





















Intensa atividade começa a registrar-se a partir da próxima semana no Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da República e na Polícia Federal. Essas instituições não vão esperar o Carnaval para iniciar mais uma operação do Lava Jato, agora voltada para os parlamentares envolvidos nos escândalos da Petrobras. O procurador Rodrigo Janot liberou, semanas atrás, uma lista parcial de deputados e senadores acusados de participação nos desvios de verbas, superfaturamento, distribuição de propinas e demais falcatruas celebradas à sombra da estatal e com a participação de empreiteiras, doleiros e altos funcionários públicos.
Não começa propriamente a fase das apurações, já iniciada. Em linguagem do surfe, pode-se deduzir estarmos entrando na reta final. O Procurador formalizará as denúncias, os ministros do Supremo abrirão ou não os processos e os policiais federais continuarão suas investigações, já em curso. Seria prematuro supor que pelo menos vinte deputados e cinco senadores estão na alça de mira, até porque valerá o segredo justiça para as peças iniciais e os primeiros passos processuais, mas, como em casos semelhantes, os vazamentos continuarão indo muito bem, obrigado.
O conteúdo principal dessa nova operação fundamenta-se nas delações premiadas colhidas recentemente, sabendo-se que a movimentação na Praça dos Três Poderes a partir de segunda-feira ganhará ritmo mais intenso. Parece óbvio que na semana do carnaval os trabalhos arrefecerão, mas nem tanto. Alguns ministros da mais alta corte nacional de justiça já se encontram em Brasília, o procurador geral comparece todos os dias ao seu gabinete e a Polícia Federal, de resto, jamais interrompeu suas atividades.
MOVIMENTAÇÃO
Tem-se a informação de que já se movimentam com seus advogados os parlamentares objeto das apurações, empenhados em dissecar as acusações. Não todos, mas muitos, parecem próximos da beira de um ataque de nervos, mesmo pretendendo não passar recibo.
Não há necessidade de fulanizá-los, seus nomes tem frequentado o noticiário das delações.
Em suma, este segundo semestre promete, não obstante os recursos e artifícios postos à disposição de Suas Excelências por força da lei. Mas que a temperatura vai subir, é evidente. Além do Congresso, há preocupação, também, no palácio do Planalto, na medida em que muitos dos implicados formam na base do governo e até foram ministros do Lula e de Dilma. Madame mostra-se tranquila, o antecessor um pouco menos.

24 de janeiro de 2016
Carlos Chagas

O HUMOR DO DUKE...

Charge Super 21/01


24 de janeiro de 2016

AS IDEOLOGIAS JÁ MORRERAM, MAS MUITA GENTE AINDA NÃO PERCEBEU


Marx e Engels serão eternamente criticados?
É claro que este artigo desagradará a muitos comentaristas que frequentam a Tribuna da Internet, mas não fui criado para agradar a ninguém. Tenho recebido com tristeza as manifestações de radicalismo que estão marcando este blog, criado justamente para que as opiniões pudessem ser livres, que a troca de ideias conseguisse nos conduzir a conceitos em prol do bem comum, confesso que tinha essas tolas aspirações.
O tempo passa rápido, tive de recorrer ao Google para saber que a Tribuna está circulando na internet desde 2008, lá se vão oito anos em que venho trabalhando sem interrupção, 365 dias por ano, em busca deste sonho de um veículo de comunicação independente, em que todas as tendências e ideologias fossem respeitadas e se buscasse destacar as características positivas e negativas de cada uma das correntes,  o que é até  fácil de identificar, porque nos dias de hoje todos nós temos exata noção do que é certo ou errado.
Mas este sonho é também um pesadelo. Oito anos já se passaram e o resultado é desalentador. É como se  nada tivesse acontecido nos últimos dois séculos e as antigas ideologias ainda existissem, com o comunismo e o capitalismo se contrapondo e se digladiando sem cessar.
NA DÉCADA DE 70…
Em 1978, o grande jornalista Mauritônio Meira teve a ideia de criar uma revista que circulasse simultaneamente encartada em jornais de todo o país e me convidou para dirigi-la, com absoluta liberdade editorial. De repente, lá estava eu trabalhando com monstros sagrados como Rubem Braga, Joel Silveira, Sebastião Nery, Nina Chavs, Raul Giudicelli, Fernando Lobo, Antônio Nássara, Nertan Macedo e muitos outros.
Logo nas primeiras edições da revista, que rapidamente se tornou o órgão de imprensa com maior tiragem e penetração do país, escrevi uma série de artigos sob o título “A morte das ideologias”. No primeiro deles, fazia ironia dizendo que, se Karl Marx e Friedrich Engels estivessem vivos e fossem morar na União Soviética, estariam presos na Sibéria, chupando picolé de gelo. O regime soviético os perseguiria implacavelmente.
Naquela época, quase 20 anos antes da queda do Muro de Berlim, já se sabia que a guerra fria ideológica era um papo furado, apenas disputa de poder, porque a ameaça do comunismo e a evolução social fizeram o capitalismo se aprimorar, aceitando os direitos trabalhistas e o Welfare State (Estado do Bem-Estar Social). Portanto, aquela conversa da exploração do homem pelo homem estava com os dias contados, embora até hoje insista em se fazer presente em países menos desenvolvidos, vejam como na prática a humanidade ainda continua estupidamente atrasada.
Meus textos fizeram sucesso pelo ineditismo. Encontrei o delegado Manoel Vidal (que depois se tornaria chefe de Polícia no RJ), ele estava fazendo o curso da Escola Superior de Guerra e me disse que a instituição colocara meus artigos sobre a morte das ideologias para serem discutidos pelos alunos e professores.
NEOCAPITALISMO OU NEOSOCIALISMO
Como o equilíbrio está sempre no meio, a política também funciona assim, e a solução viria através de uma simbiose entre os conceitos do capitalismo e do comunismo, o que naquela altura já começava a acontecer nos países escandinavos, onde a democracia plural acabou dando tão certo que hoje as maiores discussões ideológicas lá existentes se concentram em temas como a defesa do meio ambiente e os problemas da migração.
Criou-se naquela inóspita região do planeta uma espécie de neocapitalismo, que vem a ser irmão xifópago do neosocialismo, a diferença é só questão de ponto de vista.
Diante desta realidade da evolução política, que é concreta e não tem como ser contestada, é triste ver a falta de consideração que ainda é demonstrada em relação a Karl Marx e Friedrich Engels, que continuam sendo caluniados pelos erros cometidos por ditadores como Josef Stalin, Fidel Castro e Kim Jong-un, três exemplos de péssima execução do marxismo na era contemporânea.
QUESTÃO DE ÉPOCA
Os críticos de Marx e Engels se comportam como se eles ainda estivessem vivos, tomando um cafezinho no bar da esquina. Esquecem que eles desenvolveram suas teorias políticas na época em que viveram, há quase 200 anos, quando a exploração do homem pelo homem ainda era abertamente tolerada.
Antes de Marx e Engels viera outro alemão, Georg Hegel, que questionava as concepções políticos e filosóficas da época. Marx deu um passo à frente, ao definir que “os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo”.
Como os empresários não manifestavam nenhuma preocupação com a saúde e a duração da vida dos trabalhadores, o que Marx e Engels pretendiam era idealizar uma sociedade mais justa, com uma melhor distribuição de renda, sem a exploração exacerbada dos trabalhadores, que ainda não tinham conquistado direitos sociais. Os dois pensadores não queriam escravizar ou subjugar ninguém, muito pelo contrário. E não têm culpa de que suas ideias tenha sido deturpadas por meros tiranos, que aplicaram as teorias de maneira completamente equivocada, criando ditaduras sangrentas, tudo errado.
Discutir ideologias na época em que vivemos, sem dúvida, é apenas perda de tempo.
###
TRÊS VISÕES DO MARXISMO
Antonio Santos Aquino
Marx dizia que “a imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais e idealiza suas forças brutas. É a franca confissão do povo em si mesmo, e sabemos que o poder da confissão é o de redimir. A imprensa livre de si mesma é a primeira condição de sabedoria”.
Antonio Rocha
Infelizmente há uma comunofobia e socialismofobia em plagas brasileiras. Libertem-se do passado. Se é assim, o Cristianismo matou muita gente no tempo das Cruzadas. Graças a Deus, hoje não mata mais. Lembro do presidente Ronald Reagan, quando ele começou a se aproximar de Gorbatchev, que estava promovendo a Perestroika na URSS. Numa coletiva um repórter ponderou: “Mas eles são comunistas…”. Sabiamente, o presidente Reagan respondeu: “Isso é coisa do passado”.
Pedro Meira
Brizola não era comunista, apenas nacionalista. Nas vezes que concorreu para presidente nunca teve apoio dos comunistas. Aliás, a esquerda tradicionalmente despreza políticos nacionalistas. Mas hoje grande parte da direita confunde nacionalismo com comunismo, porque acha que é esquerda tudo que não seja defesa do capital estrangeiro e dos interesses norte-americanos (pouco importa se, com Obama, o governo americano esteja se tornando cada vez mais de esquerda).
###
PS – Já ia esquecendo. Dizer que Lula e seus asseclas são marxistas parece ser um bocado de exagero. O lance deles é grana. São capitalistas à moda antiga, apenas fingem se preocupar com o bem-estar dos trabalhadores.(C.N.)

24 de janeiro de 2016
Carlos Newton

CIRO GOMES COMEÇA A FALAR DEMAIS, AO ELOGIAR E CRITICAR DILMA



Charge do Cicero, reprodução do Correio Braziliense


















Mesmo depois de ser elogiado de forma bem-humorada pela presidente Dilma Rousseff durante o evento do Diretório Nacional do PDT nesta sexta-feira (22), o ex-ministro Ciro Gomes voltou a criticar, sem poupar, a política econômica do governo. “Ela sabe que a minha intenção é a melhor possível. Eu quero ajudá-la”, justificou. Segundo Ciro, é “obrigação” do partido “cobrar, pedir, suplicar que a presidente se reconcilie com aqueles valores que trouxeram quase 30 milhões de brasileiros da miséria absoluta para uma vida de dignidade mínima”. “Não podemos voltar atrás, como estamos”, acrescentou.
Defensor da manutenção do mandato da presidente, Ciro qualificou reiteradas vezes – ao longo do evento e em entrevista a jornalistas após a saída da presidente – o pedido de impeachment como “golpe”. “Eu não gosto do governo Dilma, mas eu compreendo as causas pelas quais o seu governo tem tido dificuldades e nenhuma delas consulta a escalada golpista que certos grupos estão perseguindo.”
“Acredito que o maior problema da presidente Dilma foi a boa fé. Eu tenho certeza. Por isso continuo apoiando, imaginando que se conciliar com a plutocracia, entregando a gestão da economia. Isso foi o mais grosseiro equívoco que ela cometeu, mas felizmente já corrigiu. Nunca houve uma queda de receita tão profunda.”
Ciro acompanhou a presidente até o carro após ela discursar no evento desta sexta. Segundo ele, Dilma reiterou a brincadeira bem-humorada de que não se chateia com as críticas que ele faz a ela.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Ciro Gomes tinha tudo para ser presidente da República em 2002, mas não consegue deixar de falar bobagens. Sua candidatura vinha subindo avassaladoramente, estava em viés de alta, tudo indicava que seria um fenômeno eleitoral, até que um repórter lhe perguntou qual o papel que ele reservara na campanha para a mulher, a atriz Patrícia Pillar. E o idiota respondeu; “Minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”. A candidatura despencou. Agora, ele volta à cena, na política do morde e assopra. É obrigado a elogiar Dilma, mas sempre acaba falando mal dela. Todos sabem aonde isso vai dar. (C.N.)

24 de janeiro de 2016
Deu na Folha

GRATA SURPRESA!!!

Com o que o mendigo gasta o dinheiro ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=FgpYOoX9v8c
7 de jul de 2015 - Vídeo enviado por Best of Web
Mendigo ganha $ 100 de esmola, mas ninguém esperava que ele fosse ... 02/06/2015 - Lição de Vida ...

24 de outubro de 2016
postado por m.americo

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2016/01/grata-surpresa.html

TRANSFORMAÇÕES DA TERRA: REVELANDO O QUE NINGUÉM TE CONTA

E TOME BESTEIRA!...