"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 24 de janeiro de 2016

CIRO GOMES COMEÇA A FALAR DEMAIS, AO ELOGIAR E CRITICAR DILMA



Charge do Cicero, reprodução do Correio Braziliense


















Mesmo depois de ser elogiado de forma bem-humorada pela presidente Dilma Rousseff durante o evento do Diretório Nacional do PDT nesta sexta-feira (22), o ex-ministro Ciro Gomes voltou a criticar, sem poupar, a política econômica do governo. “Ela sabe que a minha intenção é a melhor possível. Eu quero ajudá-la”, justificou. Segundo Ciro, é “obrigação” do partido “cobrar, pedir, suplicar que a presidente se reconcilie com aqueles valores que trouxeram quase 30 milhões de brasileiros da miséria absoluta para uma vida de dignidade mínima”. “Não podemos voltar atrás, como estamos”, acrescentou.
Defensor da manutenção do mandato da presidente, Ciro qualificou reiteradas vezes – ao longo do evento e em entrevista a jornalistas após a saída da presidente – o pedido de impeachment como “golpe”. “Eu não gosto do governo Dilma, mas eu compreendo as causas pelas quais o seu governo tem tido dificuldades e nenhuma delas consulta a escalada golpista que certos grupos estão perseguindo.”
“Acredito que o maior problema da presidente Dilma foi a boa fé. Eu tenho certeza. Por isso continuo apoiando, imaginando que se conciliar com a plutocracia, entregando a gestão da economia. Isso foi o mais grosseiro equívoco que ela cometeu, mas felizmente já corrigiu. Nunca houve uma queda de receita tão profunda.”
Ciro acompanhou a presidente até o carro após ela discursar no evento desta sexta. Segundo ele, Dilma reiterou a brincadeira bem-humorada de que não se chateia com as críticas que ele faz a ela.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Ciro Gomes tinha tudo para ser presidente da República em 2002, mas não consegue deixar de falar bobagens. Sua candidatura vinha subindo avassaladoramente, estava em viés de alta, tudo indicava que seria um fenômeno eleitoral, até que um repórter lhe perguntou qual o papel que ele reservara na campanha para a mulher, a atriz Patrícia Pillar. E o idiota respondeu; “Minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”. A candidatura despencou. Agora, ele volta à cena, na política do morde e assopra. É obrigado a elogiar Dilma, mas sempre acaba falando mal dela. Todos sabem aonde isso vai dar. (C.N.)

24 de janeiro de 2016
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário