"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

VELHO TEMA

Há duas mensagens importantes, para os que creem que o simples virar de uma página do calendário, e num passe de mágica, a realidade se transformar nos mais belos sonhos da humanidade. incluindo os nossos. 
E quando acordarmos, no dia seguimte, verificamos, como Salomão, que"que não há nada de novo sob o sol". 
A primeira mensagem, é termos a consciência de que somos apenas passageiros de um planeta que se move a 108000 km por hora, indo náo faço a menor ideia, para onde... numa galáxia que também se move a trezentos e tantos mil quilomentos por hora numa expansão que escapa a nossa compreensão...
A vida é uma construção da nossa inteligência. Apenas a natureza e nós, podemos alterar o curso da existência do mundo em que estamos mergulhados.  Parece, porém, que não estamos sendo muito inteligentes, já há muitos milênios...  Nos esforçamos, sim, mas sempre na obtusidade de colocar nossos mais primitivos desejos de poder e cobiça, a frente do bem-estar  e da paz.
Não nos lembramos de que nascemos nus, de mãos vazias, e assim deixaremos a vida, que nos trouxe desprovidos, até mesmo da auto-suficiência de viver por conta prória, como acontece com a maioria das criaturas. 
Um potro ao nascer, já se põe em pé, e ensaia os primeiros trotes. O que fazemos e agitar as frágeis pernas, e berrar desamparado, sem iniciativa para nada,  Possuimos apenas o impulso instintivo da sucção, em busca do  seio materno.
Mas ainda assim, crescemos com a arrogância típica da espécie, e usamos o magnifico milagre da inteligência, desenvolvida ao longo de uma jornada de alguns milhões de anos, para nos intitularmos o "homo sapiens" e nos apropriarmos do mundo.
É uma bela história, sem dúvida, mas com seu lado sombrio.
Sim, o propósito eram as duas mensagens, que são de suma importância, do meu ponto de vista (a vista do ponto em que estou): a segunda mensagem fala às nossas emoções, uma mensagem poética, de Vicente de Carvalho, a que devemos, creio eu, a alegria de viver e acreditar na vida.
É um soneto, intitulado VELHO TEMA. Ele nos fala, do momento em que abandonamos a racionalidade, por um impulso de sobrevivência, e nos tornamos apenas emoção.
Não vou citar o soneto. Seria alongar o texto, já longo demais.
Deixo a curiosidade do leitor buscá-lo, e refletir sobre o que ali lerá. 
Mesmo diante da euforia de tantos, com a virada da página do calendário, deixo as sábias palavras do Eclesiastes: 
"Uma geraçáo vai, outra geração vem, e a terra permanece para sempre. Nasce o sol, e põe-se o sol... (...) Não há nada de novo sob o sol".
Tudo passa, tudo sempre passará... Civilizações, impérios, reis, heróis e gente anônima... tudo passa.
Essa realidade deveria nos tornar benignos, diante da vida...
mario moura