"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 21 de março de 2014

NASA PREVÊ COLAPSO DA CIVILIZAÇÃO

Eu te disse! Eu te disse! Eu te disse!


Poucas coisas podem ser mais frustrantes do que ver aquilo que se sabe com certeza há mais de 30 anos ser finalmente divulgado como “possibilidade preocupante” e mesmo assim ninguém dar a menor atenção. 

Avestruzes
O Victor Z fez as seguintes colocações e a seguinte pergunta no formulário de contato do Pensar Não Dói: 

Arthur, há algum tempo perguntei sua opinião sobre um colapso financeiro de proporções globais. hoje venho te perguntar algo mais aberto.
Observando o estado atual das coisas, não só no Brasil, mas no mundo, percebemos que realmente estamos em crise, uma crise profunda de governo(s). Sabemos que, na história antiga, já houveram muitas civilizações que colapsaram, seja por superpopulação, crise de abastecimento, colapso financeiro, etc.
Levando em consideração a vindoura crise da água, as tensões internacionais que poderiam causar conflitos nucleares, a decadência da produção de combustíveis fósseis vs aumento da demanda, economia mundial em recessão, tendendo para uma grande depressão em escala global, insatisfação popular generalizada, entre outros fatores.
Tudo isso que até a NASA vê essa possibilidade como real, como dito neste artigo: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2014/03/nasa-destaca-possibilidade-de-colapso-da-civilizacao.html 
Tendo tudo isto em consideração. Qual seu pensamento sobre a possibilidade de um colapso social nas próximas décadas?
O Gerson B já tinha apresentado esse link na caixa de comentários de um outro artigo. Quando o Gerson postou o link, eu fiz um comentário muito superficial

A humanidade JÁ ESTÁ em colapso. Esses caras não sabem o que está acontecendo na África? Nos bolsões de miséria da Ásia? Não vêem os indícios de africanização da América Latina, com a ascensão generalizada do comunismo no sub-continente, sinal claro de miséria?” 
Vou aproveitar a pergunta do Victor para responder mais longamente. 
Antes mesmo que fosse formulada, eu já havia respondido esta pergunta inúmeras vezes. Aqui no blog, por exemplo, eu a respondi no dia 29/07/2009, no artigo Somente os ricos e os paranóicos sobreviverão!.

Observe este detalhe: o primeiro artigo do blog foi publicado dia 24/06/2009, ou seja, o blog tinha apenas 35 dias de vida quando publiquei o artigo “somente os ricos e os paranóicos sobreviverão”.
Eu cheguei à mesma conclusão da NASA muitos anos antes.
Na verdade, eu cheguei à mesma conclusão da NASA muitos anos antes de criar este blog. Muitos anos antes de existirem redes sociais. Muitos anos antes de existir internet no Brasil. Muitos anos antes da Rio-92.
Eu tenho a mais absoluta convicção de que estamos rumando para um colapso da civilização desde a primeira “Semana Ecológica Alternativa” promovida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 1983.
Os indícios já eram claros naquela época.

Superpopulação
Em 1983 já era lugar-comum entre os ecologistas e ambientalistas a informação de que a população humana estava crescendo descontroladamente. O termo amplamente usado na época era Explosão Demográfica. Eu conheço a matemática das plantinhas que cobrem um lago e o impacto de uma população crescente sobre um ambiente finito pelo menos desde aquela semana.

Mudança Climática
Em 1983 já era sabido há muito tempo que as emissões de carbono devidas ao consumo de combustíveis fósseis estavam alterando o clima da Terra. O termo usado na época era Efeito Estufa. Depois passou a Aquecimento Global e finalmente Mudança Climática, embora o mais adequado seja Desestabilização Climática desde sempre. Eu conheço o gráfico da variação da concentração do CO2 atmosférico no Observatório de Mauna Loa pelo menos desde aquela semana.

Desmatamento
Em 1983 a mata atlântica já praticamente não existia mais e a floresta amazônica já estava sendo desmatada a um nível assustador, as florestas de monções asiáticas já estavam em sério perigo e o corte de lenha na Índia e na África sub-saariana já ameaçava ecossistemas importantes. Eu conheço a importância das florestas para a manutenção do clima e da biodiversidade pelo menos desde aquela semana.

Crise Oceânica
Em 1983 os ecologistas e ambientalistas já alertavam para a superexploração dos oceanos, naquela época normalmente chamada de pesca predatória, e seu uso indevido como esgoto e lixeira do planeta, muito antes das notícias sobre a mancha de lixo do Pacífico. Embora eu só tenha aprendido a importância dos oceanos para a manutenção do clima na Terra estudando por conta própria na época em que fiz a faculdade de biologia, eu conheço estatísticas de superexploração da pesca e depleção dos estoques pesqueiros e sua importância para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, bem como a importância dos oceanos para a manutenção do equilíbrio de gases na atmosfera, pelo menos desde aquela semana. 

Direitos Humanos
Em 1983 ainda não tinha acontecido a completa avacalhação e distorção do Movimento pelos Direitos Humanos que existe hoje. A preocupação na época era com a proteção do indivíduo em relação aos abusos do Estado, não essa palhaçada que se vê hoje de processar humorista porque alguém se sentiu ofendido com uma piada. Eu conheço a Declaração Universal dos Direitos Humanos e sua importância para a manutenção da harmonia social pelo menos desde a quinta série primária, em 1979, em plena ditadura militar – bem antes daquela semana. 

Inúmeros Alertas
Entre milhares de milhares de alertas de ecologistas e ambientalistas de todo o planeta, eu também publiquei os meus – e foram muitos. Vou trazer dois exemplos de 2008, ambos publicados originalmente no Orkut:


DH à alimentação exige CONTROLE POPULACIONAL
“O direito à alimentação é o direito de ter um acesso regular, permanente e livre tanto diretamente ou por meios de compras financiadas, à alimentação suficiente e adequada tanto quantitativamente como qualitativamente, correspondendo às tradições culturais das pessoas a quem o consumo pertence, e que assegura uma realização física e mental, individual e coletiva, de uma vida digna e livre de medo.”
“A conseqüência do direito à alimentação é a segurança alimentar. Esta é a definição dada no primeiro parágrafo do Plano de Ação da Cúpula de Alimentação Mundial: ‘Segurança alimentar existe quando todas as pessoas, em qualquer momento, têm acesso físico e econômico à alimentação suficiente, segura e nutritiva, que vá de encontro a sua necessidade e preferências alimentares para uma vida saudável e ativa’.” 
Fonte: http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/dh/br/relatores_onu/desc_ziegler/i_definicaohistoria.htm
  
Ora, os demais Direitos Humanos são todos garantistas de direitos abstratos: igual dignidade, presunção de inocência, proteção legal da honra, escolha voluntária do cônjuge, liberdade de opinião, tratamento justo, acesso ao trabalho e à educação, etc. MAS o “Direito à Alimentação” não se enquadra nesta categoria, pois constitui uma garantia material – e garantias materiais podem ser ou não viáveis conforme a realidade material.
“Direito Humano à Alimentação” é uma falácia. Os DH são universais, inalienáveis, indivisíveis e interdependentes. Ora, se são inalienáveis então são diretamente exigíveis: a qualquer momento o indivíduo pode dizer “fui detido ilegalmente – soltem-me, é meu direito”. Isso não é válido para garantias materiais. O indivíduo não pode exigir: “estou faminto ilegalmente – alimentem-me, é meu direito”.  
Em todos os casos citados na DUDH é possível exigir os Direitos Humanos do Estado Nacional de que o indivíduo é membro e é possível responsabilizar o Estado Nacional caso viole os Direitos Humanos. Mas no caso do “Direito à Alimentação” pode existir uma limitação material insuperável que elimina a possibilidade de responsabilizar o Estado Nacional, logo o “Direito à Alimentação” não é um Direito Humano, é no máximo uma Pretensão Humana. 
O principal limitador à pretensão de direito à alimentação em termos planetários é o próprio crescimento da população humana. Corpos humanos exigem disponibilidade de recursos – energéticos, materiais e espaciais – para poderem se manter vivos. Estes recursos são limitados no planeta, então é óbvio que o número de corpos humanos que podem ser mantidos vivos ao mesmo tempo no planeta é limitado. 
Existem duas maneiras de realizar CONTROLE POPULACIONAL: 
1) através do CONTROLE DA NATALIDADE;
2) através do CONTROLE DA MORTALIDADE. 
Acho impossível escrever isso de modo mais claro: ou fazemos controle de natalidade enquanto podemos, ou seremos controlados à força por algum tipo de controle de mortalidade, seja ele promovido pela natureza ou por alguma nação ou grupo econômico mais forte e capaz de dizimar grandes populações para reservar para si os recursos que precisa para sua própria sobrevivência. 
Não existe solidariedade no suicídio. Povos que não controlam sua natalidade são suicidas. O direito à “paternidade responsável” é outra falácia grotesca. Ninguém tem o direito de ter tantos filhos quantos possa e queira criar em um mundo limitado: nestas condições o terceiro filho de cada casal está roubando os recursos necessários para a sobrevivência do segundo filho de outro casal. 
Escolham: vocês preferem a limitação dos direitos reprodutivos OU preferem a redução da segurança e da qualidade de vida até atingirmos a capacidade de suporte de Gaia e chacinas genocidas para restaurar o equilíbrio, promovidas por quem tiver poder para isso?
Acrescento dois comentários que surgiram e a minha resposta a cada um deles:

1) “Eu tinha lido em algum lugar que a produção mundial de alimentos é mais do que o suficiente para a população mundial.”
Sim, é mesmo. Fato amplamente reconhecido. Por enquanto. Mas e se a população continuar a crescer? Em alguns lugares a capacidade de suporte do meio já foi ultrapassada e a fome matou centenas de milhares a milhões. Populações inteiras já desapareceram da face da terra quando seus campos perderam a fertilidade. O exemplo mais recentemente confirmado no mundo antigo é o do Egito: que fim levou os povos que construíram as pirâmides? Resposta: dizimados pela fome em função de uma reles flutuação ambiental. 
 
Mais do que preocupar-se em não atingir a capacidade de suporte do meio, portanto, uma população – seja em pequena escala ou em escala global – deve se preocupar em não atingir nem sequer uma fração da capacidade de suporte do meio, ou estará sujeita a grandes catástrofes em casos de flutuações ambientais, que são algo que sempre acontece.  
Mas há mais um motivo para nos preocuparmos com isso, mesmo muito antes da ocorrência de qualquer grande pressão ambiental restritiva: o imenso retardo de resposta sistêmico da população humana. O termo é técnico mas é de fácil compreensão: qualquer ação de controle populacional levado à cabo através de controle de natalidade demora muito tempo para fazer efeito em populações humanas. O caso da China é emblemático: mesmo com uma política duríssima de filho único, implantada em 1979, a população chinesa ainda não parou de crescer.  
Imaginem o que vai acontecer em um ambiente democrático, onde os políticos não querem passar pelo desgaste de implantar medidas impopulares no tempo de seu curto mandato de quatro ou oito anos, com uma cultura judaico-cristã natalista e a ilusão de direito a ter quantos filhos se quiser fortemente enraizada. Com o retardo sistêmico, a população só vai se convencer da necessidade de controle de natalidade quando for tarde demais. É a receita garantida para uma catástrofe.  
2) “O controle da natalidade nas favelas ou submoradias virá com o acesso dessas pessoas a uma educaçao de qualidade, na medida em obterem um maior grau de cidadania!” 
Não, não virá. Entre diversos outros fatores, pelo simples fato que não há mais tempo para isso. O planeta está dando sinais claros de colapso climático. Não temos mais um século ou dois para resolver as mazelas populacionais em nosso país nem no mundo, temos mais uma década ou duas, isso se tivermos sorte. 

Estamos vivendo uma emergência planetária e pouca gente está se dando conta.  
Eu sei disso há três décadas, mas somente nos últimos poucos anos tenho percebido uma tímida diminuição do besteirol politicamente correto e algumas declarações mais fortes na imprensa vindo de instâncias com real capacidade de decisão nas mãos. Mas eles estão agindo como se ainda houvesse tempo para debater longamente, quando deveríamos estar trabalhando loucamente para conter o avanço populacional antes que uma guerra ou a natureza façam isso por nós em escala global.
Tudo isso e muito mais foi escrito em 27/08/2008, em um tópico do Orkut.  
Como o tópico acima não rendeu o debate que eu esperava, postei outro: 


Castrações em massa ou guerras de extermínio?
Vamos ver se com esse título mais “delicadinho” o alerta que eu dei noutro tópico não passa despercebido!

Vou direto ao assunto: não existem garantias materiais. O “direito à alimentação” é uma farsa. Dada uma população sempre crescente, em algum momento com 100% de certeza haverá um colapso sistêmico que inviabilizará a produção de alimentos para todos – e então necessariamente muitos morrerão de fome.
Eu escrevi colapso sistêmico e não colapso de abastecimento porque muito provavelmente o sistema climático da Terra entrará em colapso antes de haver um colapso de abastecimento. Já há indícios gravíssimos neste sentido há décadas.
A população humana demora pelo menos quarenta anos para responder a um programa de controle de natalidade, por mais bem implementado que este seja. Isso acontece por causa do retardo de resposta sistêmico, uma variável normalmente ignorada pelos políticos sempre que os resultados de uma política não são esperados dentro do período de seus mandatos.
O problema é que se ultrapassarmos a capacidade de suporte do meio for ultrapassada, nada será capaz de salvar as milhões ou bilhões de vidas que terão que ser rapidamente exterminadas para evitar a redução ainda maior da capacidade de suporte do meio, uma conseqüência comum da superexploração de recursos provocada por uma população faminta e desesperada em sua inútil busca pela sobrevivência.
Temos três opções: 
1) Controle de natalidade antes de atingir o período de retardo de resposta sistêmico anterior ao alcance da capacidade de suporte do meio. Obviamente, isso significa restrições aos direitos reprodutivos, mais especificamente a proibição de mais de dois filhos por casal. 
2) Castrações forçadas em massa após ultrapassar este período e antes de atingirmos a capacidade de suporte do meio. 
3) Guerras de extermínio após ultrapassada a capacidade de suporte, vencidas obviamente pelo poder bruto e amoral.
O que vocês preferem? Escolham!
Este outro tópico do Orkut foi postado em 03/09/2008 e neste sim o debate pegou fogo, mas eu passei 29 páginas sendo acusado de heresia por afirmar que assinaturas em tratados internacionais não geram garantias materiais. 

Ontem versus Hoje
A situação em todas estas áreas está pior em 2014 do que estava em 2008 e estava pior em 2008 do que estava em 1983: a população humana aumentou e continua aumentando praticamente no planeta inteiro; a exploração de combustíveis fósseis, sua queima e a concentração de carbono na atmosfera aumentou e continua aumentando; o desmatamento aumentou e continua aumentando; a poluição dos oceanos e a superexploração pesqueira aumentou e continua aumentando e as violações dos Direitos Humanos aumentaram e continuam aumentando, apesar dos supostos avanços em algumas áreas, no mínimo porque há muito mais gente tendo seus direitos violados. 

Existe uma noção de que hoje em dia vivemos na melhor fase de toda a história da humanidade. Eu concordaria com essa afirmação em algum momento da década de 1980, mas de lá para cá eu só vejo avanço na ciência e na tecnologia. A cultura, a política e a economia degeneraram em comparação com os níveis da década de 1980 e na minha opinião a tendência à degeneração está se acelerando. 

Amanhã
Segundo a Revista Galileu, que comenta o relatório da NASA: 

A conclusão do relatório é que, em uma situação que reflita a realidade do mundo hoje, (…), “achamos que será difícil evitar um colapso“. Os cenários possíveis preveem um alto consumo de recursos por parte das elites, o que acaba privando as outras classes sociais desses recursos – e como são as classes sociais abaixo da elite as responsáveis por produzir a riqueza consumida pela elite, sem ela, toda a sociedade entraria em declínio. 
O que a NASA infelizmente não pode dizer é que existe uma alternativa muito simples, acessível e prática para as elites políticas, econômicas e militares continuarem concentrando recursos, vivendo nababescamente e em segurança: genocídio, conforme eu expliquei isso no artigo ”Somente os ricos e os paranóicos sobreviverão!“, que pedi para você ler logo no início do presente artigo. Nem a NASA, nem qualquer instituição oficial. 

Esse é o tipo de medida que sempre foi, é e será negada antes, durante e depois de sua execução, sendo ativamente desacreditada como “teoria da conspiração”. Mas é necessário ser muito ingênuo para acreditar que os mesmos caras que submetem milhões de pessoas à escravidão, à fome e a todo tipo de sofrimento não seriam capazes de promover guerras ou epidemias para se manterem seguros e no controle do planeta.

Se você ainda não se deu conta, genocídios não precisam ser promovidos por hordas de assassinos armados que ataquem de súbito uma população e deixem pilhas de cadáveres insepultos apodrecendo nas ruas. Genocídios podem ser promovidos – e freqüentemente o são – por políticas assassinas que matam por desinformação, por descaso, por miséria, por falta de recursos, por falta de atenção, por falta de justiça.

Se você ainda não se deu conta, tudo isso pode ser deliberadamente executado ao mesmo tempo em que os autores do genocídio posam de salvadores do povo, aparentemente divididos em grupos políticos, econômicos e religiosos que “lutam pelo bem do povo” enquanto nos bastidores riem dos otários cujo sangue e cujas esperanças bebem. 

Se você lê o Pensar Não Dói com freqüência, você sabe que isso é exatamente o que eu digo que está acontecendo no Brasil e no mundo HOJE. Se a intensidade disso vai aumentar, estabilizar ou diminuir, isso vai depender da avaliação e dos interesses dos donos do mundo. Lembre-se: somos gado, criados para o abate

Conclusão
O que eu penso sobre a possibilidade de um colapso social nas próximas décadas?
Penso que não somente um colapso social mas um colapso climático e civilizatório estão a caminho – e cada vez mais rápido. 
Penso que ainda seria possível deter esta tendência se organizássemos uma força-tarefa altamente motivada e incorruptível, que mostrasse ao mundo uma alternativa política inédita, radical e extremamente combativa. 
Penso que isso não vai acontecer, porque 99,9% dos seres humanos ou não se encaixa em pelo menos um dos dois requisitos acima, ou não acredita no perigo, ou acha que “alguém deveria fazer alguma coisa a respeito”.
E penso que, como previ muitas vezes, nestas condições é pertinente mas não tem graça dizer

Eu te disse! Eu te disse! Eu te disse!“. 

21 de março de 2014
Arthur Golgo Lucas

ISSO É CARA OU C...?!?


 
21 março de 2014

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Neurônio lesionado

“O gesto, repetido a cada vitória nossa nos mundiais, fizeram de #Bellini um ícone da força dos brasileiros em superar as adversidades”.

Dilma Rousseff, ao comentar pelo Twitter a morte de Bellini, revelando que o neurônio solitário é assassino de plurais e tão ignorante em futebol que ainda não sabe que o gesto de erguer o troféu acima da cabeça, inaugurado pelo craque em 1958, tem sido repetido desde 1962 pelo capitão da seleção que vence a Copa do Mundo.

Quase igual

“Dilma foi de uma honestidade intelectual que muitos não tiveram no cargo que ela ocupa”.

Arlindo Chinaglia, líder do governo na Câmara, ao defender a supergerente Dilma Rousseff no caso da compra da refinaria de Pasadena, confundindo honestidade intelectual com incompetência.

Supergerente de araque

“Recebi informações incompletas de um parecer técnico e juridicamente falho”.

Dilma Rousseff, ao justificar por que votou a favor da compra de 50% da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), negócio que gerou um prejuízo de US$ 1 bilhão à Petrobras, explicando que a supergerente de país, vista de perto, é só um poste que Lula instalou no Palácio do Planalto para escurecer o Brasil.

Neurônio desorientado

“Aqui no estado do Ceará. Não, no estado do Pará. Desculpa, gente. É que fui pro Ceará, tá? Ontem eu tava no Ceará. Aqui eu não falei uma coisa. Ah, não, falei sim, né?”

Dilma Rousseff, durante um discurso em Belém, no Pará, confirmando que o neurônio solitário, quando se movimenta, precisa de pelo menos dois dias para descobrir onde está.

Neurônio modal

“Porque qual é o objetivo de você ficar integrando modal? Não é porque acha moderno. É moderno. Mas não é só por isso. Não é porque é correto, é por isso, mas não é só por isso. É, sobretudo, porque se você integrar o rodo, o fluvial, o trilho, quando houver o trilho, você obtém a possibilidade de ter um bilhete único”.

Dilma Rousseff, em Belém do Pará, internada por Celso Arnaldo ao dissertar sobre mobilidade urbana com a linguagem modal que integra despreparo, desinformação e falta de estudo ─ seu bilhete único para a Presidência.

Neurônio segregado

“Vamos dar prioridade a segregar a via de transporte. Segregar via de transportes significa o seguinte: ou você faz metrô, porque o metrô… porque o metrô, segregar é o seguinte, não pode ninguém cruzar rua, ninguém pode cruzar a rua, não pode ter sinal de trânsito, é essa a ideia do metrô. Ele vai por baixo, ou ele vai pela superfície, que é o VLT, que é um veículo leve sobre trilho. Ele vai por cima, ele para de estação em estação, não tem travessia e não tem sinal de transito, essa é a ideia do sistema de trilho”.

Dilma Rousseff, em anúncio de investimentos em mobilidade urbana, em Belém do Pará, internada por Celso Arnaldo ao descobrir que metrô não faz cruzamentos e instituir o apartheid no sistema de transportes públicos do país.

Deu bode no neurônio

“Os bodes, eu não lembro qual é o nome, mas teve um prefeito… teve o prefeito de Tejuçuoca e me disse assim: ‘eu sou o prefeito da região produtora da terra do bode’. Então, é para que o bode sobreviva que nós vamos ter de fazer também um Plano Safra que atenda os bodes que são importantíssimos e fazem parte de toda tradição produtiva de muitas das regiões dos pequenos municípios aqui do estado”.

Dilma Rousseff, em cerimônia de entrega de máquinas para municípios do Ceará, internada por Celso Arnaldo ao discorrer em dilmês agreste sobre as vantagens de colocar o bode na sala.

Neurônio pluviométrico

“Comemorando o Dia de São José, protetor do Ceará, que ele também proteja o resto do Brasil, que é tão grande. De um lado, chove muito, como é o caso de Rondônia e Acre. E, do outro lado, chove pouco, como é o caso do Sudeste e do Centro-Oeste. Então, eu queria dizer isto: que São José nos dê uma mãozinha”.

Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, durante discurseira no Ceará, pedindo a São José que crie uma chuva só para o Brasil inteiro.

Aula magna

“Estou pedindo um presente de aniversário: a aprovação do Marco Civil com a neutralidade”.

Ideli Salvatti, ministra de Relações Institucionais, dando uma aula de como se faz articulação política.

Neurônio indigente

“Aqueles que não dão importância às pessoas terem casa própria é porque nasceram em berço esplêndido. Aqueles que não valorizam um cartão do Minha Vida Melhor é porque nunca tiveram de ralar, de trabalhar de sol a sol para comprar uma televisão, uma geladeira, uma cama, um colchão”.

Dilma Rousseff, ao ser recebida com vaias no Tocantins no comício que festejou a entrega de um lote do programa Minha Casa, Minha Vida, sem que alguém na plateia lhe perguntasse se a presidente também nasceu numa manjedoura e por que Lula não sabe o que é um emprego fixo desde 1974.

21 de março de 2014
in Augusto Nunes

BODE EXPIATÓRIO

Dilma manda demitir Cerveró. É pouco! Isso é tática do bode expiatório

Tentaram queimar um fusível para ver se conseguem interromper os desastres causados pelo curto-circuito. Nestor Cerveró, que era diretor da Área Internacional da Petrobras em 2006 e agora respondia pela Direção Financeira da BR Distribuidora, foi exonerado. É mesmo, é? Estamos diante de um caso clássico, emblemático, de bode expiatório. Por que só agora?
 
Ao mandar botar Cerveró na rua, Dilma reforça a versão de que os conselheiros foram enganados por um memorial executivo manco, que não trazia as informações completas sobre a natureza do contrato da Petrobras com a Astra. Ok.
 
Mas isso só reforça o óbvio: a decisão de Dilma tem pelo menos sete anos de atraso, não é mesmo? Em 2007, ano seguinte à compra, quando a Astra entrou na Justiça americana, a então presidente do Conselho ficou sabendo da natureza do contrato.
Quando assumiu a Presidência, em 2011, a empresa brasileira ainda lutava para não ter de pagar quase US$ 1 bilhão pela outra metade da refinaria. Em 2012, a causa chegou ao fim. A Petrobras perdeu. E lá se foram US$ 820,5 milhões pelo ralo.
 
Quase dois anos depois, até este dia 21 de março, lá estava Cerveró — cujo resumo executivo manco, então, Dilma conhece, no mínimo, desde 2007 — como diretor financeiro da BR Distribuidora, divisão da Petrobras comandada pelo PT. O chefe máximo é José Eduardo Dutra, ex-presidente do partido e um dos “Três Porquinhos”.
 
Vai ficar só nisso? Dilma manda demitir Cerveró porque admite, então, que ele fez um resumo executivo que foi lesivo à Petrobras, mas não ordena que Graça Foster, presidente da Petrobras, mobilize a área jurídica da empresa contra José Sérgio Gabrielli, então presidente da estatal (ou melhor: empresa de economia mista; há acionistas que foram lesados)? Gabrielli deixou claro que sabia de tudo e ainda sustenta que se tratou de operação corriqueira.
 
Das duas uma:
a) ou bem se trata mesmo de uma burla, como parece que é, e isso justifica a demissão de Cerveró — o que implica que se busque punir também Gabrielli;
b) ou bem não foi uma burla, e a demissão é, então, injusta.
 
Qual é a alternativa correta, soberana?
Mais: ao mandar demitir Cerveró, Dilma admite que só esse “negocinho” na gestão Lula-Gabrielli provocou um prejuízo bilionário à Petrobras.
 
21 de março de 2014
Reinaldo Azevedo

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Investidores apostam que escândalos inviabilizam reeleição de Dilma – bem só nas pesquisas manipuladas
 
 

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
 
Dilma Rousseff só conquista a reeleição pela via milagrosa de uma fraude eletrônica. Seu governo não tem mais credibilidade, embora as pesquisas manipuladas insistam que ela vence no primeiro turno eleitoral com mais de 40% dos votos. Dilma está fatalmente ferida por crimes bilionários comprovados pelas Operações Lava Jato e Porto Seguro, o repique do Mensalão que não puniu o verdadeiro chefão e vários escândalos ainda por brotar na Petrobrás e Eletrobras, junto com problemas a estourarem no Bolsa Família, no Minha Casa, Minha vida e na desorganização da Copa do Mundo.
 
Só uma vitória da seleção brasileiro no torneio da Fifa poderia aliviar a barra da Presidenta com imagem em desgaste irreversível. Dilma terá muita sorte se a ira de investidores externos, financiando a traição de um PMDB, não lhe impuser um impeachment. Dilma está completamente enrolada com os escândalos mais recentes e escabrosos pelo fato de ter sido “presidenta” do Conselho de Administração da Petrobras quando tudo de errado foi promovido em termos de gestão incompetente e praticamente comprovados indícios de corrupção bilionária. Dilma deverá ser um dos alvos preferenciais de ações individuais criminais a serem movidas por investidores na Justiça de Nova York. Como as cortes dos EUA ainda não estão aparelhadas pelo PT, o resultado deve ser nada favorável à petralhada...
Por escrito, via internet, um investidor de peso da Petrobras descreve perfeitamente o drama de Dilma – que agora é chamada de “traidora” pelos empregados da estatal de economia mista: “Dilma não tem desculpas – a cláusula “put option”, também conhecida com shotgun clause, é ABSOLUTAMENTE o padrão em acordos de acionistas/contratos entre sócios investidores. Mesmo ela sendo uma total neófita, com tantos assessores, 10 conselheiros, e ninguém viu nada?! Ninguém disse nada?!”
O investidor continua a saraivada: “Dilma foi indicada para a Presidência do Conselho da Petrobras em 2003, no início do primeiro governo Lula. Portanto, já tinha se passado três anos presidindo o Conselho da maior empresa da América Latina, e a quinta maior petrolífera de capital aberto do mundo. Nesses três anos, de quantas operações de compra/venda de ativos a Dilma tinha participado? Quantos contratos assinados? TODOS com o shotgun clause onde se compartilhava a sociedade com contrapartes. Ademais, esse contrato de Pasadena, contendo a dita cláusula put option, está com a sua assinatura! Assinou mas não leu?! Tanto é que perderam o litígio na justiça em 2012 e a Petrobras foi obrigada a cumprir o contrato! Por fim, e a explicação que ficou faltando pelos primeiros US$ 360 milhões pagos por 50% de Pasadena, refinaria considerada “obsoleta”? Simplesmente 17x vezes maior que o valor pago pelos belgas de US$42,5 milhões, apenas um ano antes”.
O volúvel e volátil deus do mercado já decidiu que o esquema petralha de poder tem de ir para o inferno, com direito a escalas no purgatório das cadeias para os criminosos que usaram e abusaram da governança do crime organizado no Brasil. O Alerta Total já tinha antecipado que a Oligarquia Financeira Transnacional promoveria a substituição do PT. O problema é quem se habilita para substituir o Partido que desmoralizou a honradez. O governo ainda não acabou, mas sabe que o fim está próximo.
 
A imagem é tétrica. A Presidenta Dilma Rousseff está na proa do PTitanic, barco que está afundando e com ratos já fugindo dos porões, prontinha para ser empurrada do poder pelos grandes investidores internacionais contrariados e prejudicados, no bolso, pela arrogância, desgovernança, incompetência e corrupção de governo. Dilma será jogada aos tubarões sem direito à boia de salvação reeleitoral.
 
Seu Presidentro Lula, que sabe não navegar rumo a um Porto Seguro, tende a ser arremessado logo em seguida. A recente Operação Lava Jato, detonando um esquema que movimentou R$ 10 bilhões ilegais, o Rosegate difícil de abafar e os inúmeros escândalos na Petrobras tendem a assassinar as reputações dos maiores e dos menores líderes petistas. O Mensalão, que terminou com ares de impunidade, vai parecer um mero roubo das galinhas dos ovos de ouro.
 

Releia: Dirigentes da Petrobras e Dilma serão alvo de ações criminais individuais em NY por causa do “Pasadenagate”

Batom na cueca
 
A prisão, ontem, do ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, é fatal para desabar todo o esquema de irregularidades na estatal.
 
Costa foi pego na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, focada em desmontar uma organização criminosa acusada de lavar nada menos que R$ 10 bilhões.
 
Pego enquanto tentava destruir documentos, Costa tinha em casa US$ 180 mil em espécie e mais R$ 720 mil bem guardados.
 
Ligações perigosas
A PF revelou que Costa era ligado ao doleiro Alberto Youssef, também preso na Operação Lava Jato e já condenado no escândalo do Banestado – que promoveu a evasão ao exterior de uns US$ 30 bilhões, na década de 90.
A operação também pegou o doleiro Enivaldo Quadrado, ex-sócio da corretora Bônus-Banval, que foi condenado a “penas alternativas” no processo do Mensalão.
 
A Lava Jato, agora, deve dar uma limpada em tudo que a petralhada e seus aliados da base amestrada fizeram contra o interesse público.
Mistério da Comissão
 
Quem levou uma comissão de pelo menos US$ 20 milhões na temerária compra da refinaria Pasadena pela Petrobras?
 
Os nomes dos beneficiados surgem em uma investigação particular promovida por investidores da Petrobras – que preparam uma ação judicial individualizada, na Justiça de Nova York, contra os diretores e conselheiros da empresa que avalizaram a negociata que gerou um prejuízo de US$ 1 bilhão 180 milhões à petroleira estatal de economia mista – um dos símbolos do capimunismo tupiniquim.
Investidores que sabem dos resultados da tramoia garantem que um personagem levou nada menos que US$ 18 milhões de comissão, e outros US$ 2 milhões foram as migalhas dadas para outro participante das falcatruas.
 
Lavar é preciso
 

Troca ou não troca?


A Comissão de Valores Mobiliários investiga, desde janeiro do ano passado, o Pasadenagate, graças a uma denúncia do investidor minoritário da estatal Romano Allegro.
 
Em dezembro Allegro protestou em assembleia contra a incorporação de parte da subsidiária com sede no exterior Petrobras International Finance Company (Pifco) na controladora, envolvida no escândalo de Pasadena.
 
O site da CVM – que é reguladora do mercado de capitais no Brasil - informa que o caso está com a Gerência de Orientação aos Investidores desde outubro.
 
Deu no Pé?
Um dos apadrinhados do reeducando José Dirceu na Petrobras, Nestor Cerveró, agora resolveu dar no pé, quando estoura o “Pasadenagate”?
Graça para estudantes
 
Na sexta-feira que vem, dia 28 de março, a partir das 9h da manhã, Graça Foster participará de um bate-papo exclusivo para jovens da Fundação Estudar.
 
A presidente da Petrobras falará sobre sua trajetória e os fatores que a levaram de estagiária à presidência da estatal.
 
O encontro virtual é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo portal: www.napratica.org.br
 
Britânicos debatem nossa energia
 
No dia 25 de março, o UK Trade & Investment (UKTI), departamento de comércio e investimento internacional do Consulado Britânico do Rio de Janeiro, promoverá a terceira edição do seminário UK Energy in Brazil no Windsor Atlântica Hotel no Rio de Janeiro.
 
Com o objetivo de avançar o intercâmbio de experiências na área de petróleo e gás entre o Reino Unido e o Brasil, o evento contará com gigantes do setor, como a British Petroleum, Shell, Petrobras, Odebrecht e o Grupo BG.
O ministro britânico Kenneth Clarke, enviado especial para o Comércio Exterior, chefiará a missão de empresas que virão ao Brasil.
Após o evento, será realizada uma recepção no Iate Clube do Rio de Janeiro, com show da cantora britânica Jesuton.
 
Peso dos participantes
 
Ao todo, 30 companhias britânicas vão participar do seminário, entre as quais a AMEC, uma das principais consultorias do setor de energia no mundo.
Também estarão lá a BMT Scientific Marine Services, que trabalha no transporte de carga em águas profundas; a Bush, líder global no mercado em bombas a vácuo; a Sepura, que produz equipamentos de rádio, além do Grupo Swire, que já atua no País com a locação e venda de contêineres offshore, e planeja expandir suas atividades no Brasil e na América Latina, com iniciativas que somam investimentos da ordem de US$ 1 bilhão aplicados nos próximos três anos.
 
Palestrantes incluem especialistas da Energy Industries Council, associação que reúne 650 empresas britânicas de energia, e do Subsea UK, organização das indústrias de exploração submarina no Reino Unido.
 
Tucanos PTs da vida...
O PSDB demorou um século, mas, finalmente, resolveu sair em defesa de seu presidenciável, senador Aécio Neves, presidente do partido, que apanha, covardemente da petalhada, nas redes sociais.
Os tucanos denunciam que Aécio tem sido “vítima da ação de quadrilhas virtuais que criam e divulgam falsas denúncias e calúnias nas redes sociais com o objetivo de impedir o livre debate de ideias na internet”:
 
“Visando manipular o ambiente político, lesando o direito do cidadão de acesso a livre informação, a ação organizada desses grupos segue mecanismo idêntico: Primeiro, publicam falsas informações e ataques pessoais, e, em seguida, criam uma rede de compartilhamentos que finge ser espontânea e que, na verdade, é artificial e comandada de forma organizada. As vítimas que recorrem à Justiça, instância de defesa dos cidadãos e da sociedade, sofrem novas calúnias e acusações de censura à internet. O presidente do PSDB tem sido alvo deste tipo de ação que não deixa à vitima nenhuma condição de resposta”.
Duas falsas acusações
 
Os tucanos reclamam que duas falsas acusações preponderam na internet, alimentadas por técnicas ilegais, tais como uso de robôs que alimentam buscas automáticas para ranquear termos caluniosos e difamatórios nas pesquisas relacionadas.
 
Também são utilizadas outras técnicas ilegais que são repudiadas e condenadas pelas empresas de mecanismos de buscas e que ferem as Diretrizes para Webmaster:
 
“A primeira, busca a vinculação com drogas forjando uma falsa acusação de enorme gravidade. Outra ação disseminada é uma falsa acusação de que teria havido desvio de recursos da área da saúde durante o seu governo em Minas. Tal acusação jamais existiu. Na tentativa de dar credibilidade à calúnia, é informado o número de uma ação diversa proposta pelo Ministério Público de MG e que questiona apenas critérios contábeis adotados na prestação de contas do Estado. (A exemplo de outros Estados brasileiros, antes da regulamentação da Emenda 29, parte dos investimentos em saneamento feito por empresas públicas foi computado como gasto em saúde). Nunca houve, no entanto, a acusação de desvio de recursos públicos, como atesta certidão emitida pelo Tribunal de Justiça de MG”.
 
Detonando as pesquisas


No programa Raul Gil, em 2013, o jornalista Jorge Kajuru bate pesado contra os institutos de pesquisa, o bolsa família e o desgoverno Dilma.
 
Ministro Deficiente


General e os Maçons
 
Exatamente no dia 31 de março, às 20 horas, em Brasília, o General de Exército na reserva, Augusto Heleno, dará uma palestra sobre o tema “O Movimento de 1964”.
Será na SQM 416 em frente ao Bloco B Residencial, área especial para Templos, sede do Grande Oriente do Distrito Federal.
 
O evento, que será transmitido ao vivo via Internet, é aberto ao público e deve lançar muitas luzes sobre verdades encobertas pelos agentes conscientes dos inimigos do Brasil.

AI-5 do PT


A turma do Jornal da manhã do SBT no Paraná definiu bem o espírito autoritário do Marco Civil na Internet que o PT quer empurrar goela abaixo da sociedade brasileira: um ato institucional...
Montagem de Merda
 
 
A charutagem é montagem... Mas vale pela sacanagem com a sigla MERDA...
 
Agente abandona Irmãos Castro


Juan Carlos Moreno Moreno, um agente de segurança estatal do Partido Comunista para repressão e informação dos serviços de inteligência, resolveu abandonar seu trabalho.
 
O agente acaba de revelar detalhes sobre o trabalho secreto das forças de repressão em Cuba.
 
Juan concedeu uma entrevista bomba a Jose Daniel Ferrer, Secretário Executivo da União Patriótica de Cuba (UNPACU).
A denúncia pode ser vista pelo link: http://youtu.be/Zf2gtNiY0Uo
 
Vendedor de aviões aos africanos
O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, prometeu financiamento para que Moçambique adquira três aviões Super Tucano (EMD-314), fabricados pela Embraer.
 
Amorim também avisou ao ministro da Defesa moçambicano, Agostinho Mondlane, que só falta o aval do Congresso Nacional brasileiro para que se complete a doação aos africanos de três aviões de treino Tucano (BEM-312) – presentinho da generosa Dilma Rousseff.
A novidade saiu na edição desta sexta do jornal moçambicano digital Canalmoz.
Elo Perdido

Assim não dá mesmo para competir...


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
21 de março de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.