"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 5 de julho de 2014

A VIÚVA DE CHÁVEZ!

O ITAMARATY BOLIVARIANO E DILMA, A VIÚVA DE CHÁVEZ: A REPORTAGEM-BOMBA DE 'VEJA' QUE NÃO TEM CHAMADA DE CAPA!
 
 
 
A revista Veja que chega às bancas neste sábado, como sempre traz excelentes matérias. Entretanto, a revista optou por dedicar a capa à Copa do Mundo, com destaque para o afastamento de Neymar, que sofreu fratura de vértebra.
O fato coincidiu com o dia de fechamento da edição.
Todavia do ponto de vista jornalístico, no caso de uma revista de informação semanal, dedicar a capa inteira a esse fato é no mínimo um exagero.
Posso até estar errado, mas creio que a maioria dos leitores de Veja busca a revista para ler reportagens exclusivas, principalmente no que respeita à política.
 
Neste caso, a matéria da Copa poderia dividir o espaço da capa com uma reportagem importante que está no miolo da revista, trazendo ao conhecimento público documentos confidenciais que revelam a insistência do Itamaraty em defender os interesses de governos bolivarianos, ou seja, as ditaduras comunistas que seguem a estratégia do Foro de São Paulo, a organização comunista transnacional fundada por Lula e Fidel Castro e comandada pelo próprio Lula.
 
Reputo este assunto como sendo de extrema importância embora seja inexplicavelmente relegado pelo candidato da oposição Aécio Neves. Tiranetes bolivarianos e o Foro de São Paulo foram transformados em tabu pelos jornalistas da grande imprensa brasileira, como também a palavra “comunismo” é outro tabu. Argumentam que o comunismo não existe mais, embora em todos os países latino-americanos existam partidos comunistas.
No Brasil tem o PCdoB - Partido Comunista do Brasil, por exemplo, embora necessariamente o termo comunista não precise aparecer. Até estrategicamente os próprios comunistas escondem a sua natureza, como é o caso do PT.
 
Entretanto, o PT é um dos partidos mais comunistas do mundo! Tanto é que nasceu seu opondo ao velho PCB. O PSOL, PSTU, Rede Sustentabilidade da Marina ecochata, e assemelhados, por sua vez, pretendem ser mais comunistas do que o próprio PT!
 
Em suma: se todos esses psicopatas lograrem êxito na sua investida contra a democracia e a liberdade, o Brasil será sem dúvida o país que terá o regime mais comunista já surgido na face da Terra. Cuba, China e Coréia do Norte serão apenas simulacros de comunismo face à experiência dos aloprados brasileiros.
 
Estou seguro também que o próprio Karl Marx, se vivo fosse, haveria de achar que a turma do PT estaria exagerando. Talvez o único a exaltar o fato fosse o psicopata-mór Antonio Gramsci, que, por sua vez, achava o comunismo da URSS muito “burguês e capitalista”.  
 
Incrível que esse confronto ideológico extremamente necessário esteja sendo negligenciado pela campanha do oposicionista Aécio Neves. Justamente esse fato que se chegasse ao conhecimento da maioria dos brasileiros, o PT não elegeria nem síndico de edifício, quanto mais presidente da República.
 
Por tudo isso, mesmo em tempo de Copa, com a trágica e lamentável contusão do extraordinário Neymar, bem que a Veja poderia ter arranjado um cantinho para uma chamada de capa dessa reportagem sobre o Itamaraty bolivariano.
E ainda há mais coisas interessantes nesta edição, como o Plano de Governo de Aécio Neves, em reportagem exclusiva.
 
05 de julho de 2014
 

FUGINDO DO INFERNO

ONDA DE EMIGRAÇÃO NA VENEZUELA PODE TOTALIZAR CERCA DE 800 MIL CIDADÃOS QUE DECIDIRAM ABANDONAR O PAÍS.

Família venezuelano se prepara para embarcar para a liberdade e a segurança no aeroporto de Maiquetía fugindo do caos, da criminalidade e da escassez de alimentos. (Fotos do site do jornal El Nuevo Herald)
Em oito caixas plásticas e duas malas, Susana colocou seus 34 anos de vida na Venezuela, sua terra natal, e se mandou para a Espanha, escapando, como muitos venezuelanos vêm fazendo, da crise econômica e da ausência de oportunidades, segundo reportagem publicada pelo jornal El Nuevo Herald de Miami. Transcrevo em tradução livre do espanhol os primeiros parágrafos desta reportagem com link ao final para leitura completa.
 
“O país me expulsou pouco a pouco. Dói muito deixar a famílias e os amigos, mas necessitva me sentir sem a angústia de que irão me assaltar e roubar à mão armada, que podem me sequestrar e me matar”, desabaou Susana, uma dentista pós-graduada.
 
Os analistas asseguram que uma onda de venezuelanos está fazendo as suas malas para emigrar definitivamente para a Espanha, Estados Unidos ou Colômbia, escapando da criminalidade, da inflação, da escassez e da incerteza após o primeiro ano do governo do tiranete comunista Nicolás Maduro.
 
“A crise, econômica, a convulsão social ou o ativador mais importante, o número 1, a insegurança, geram movimentos migratórios ou estímulos para a busca da emigração”, disse Luiz Vicente Leon, presidente da empresa de pesquisas Datanálisis.
 
Anita Freitez, diretora do Instituto de Investigações Econômicas e Sociais da Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), Doutora em Demografia, consultou censos e estatísticas de organismos como Banco Mundial - já que há ausência de cifras oficiais - para seu estudo “A emigração a partir da Venezuela durante a última década” - e concluiu que entre 2000 e 2010 emigraram meio milhão de venezuelanos.
 
Para este ano de 2014, calcula que esse número de aproxima-se de 800.000 em meio a um tendência crescente. 
 
O êxodo venezuelano pode chegar a 800.000 cidadãos que deixaram o país na última década
EN ESPAÑOLEn ocho cajas plásticas y dos maletas, Susana metió sus 34 años en Venezuela, su país natal, y se marchó a España escapando como muchos de la inseguridad, la crisis económica y la ausencia de oportunidades.
“El país me expulsó poco a poco. Duele mucho dejar a la familia y los amigos, pero necesitaba sentirme sin la angustia de que me van a robar otra vez a punta de pistola, de que me puedan secuestrar o matar”, dijo a la esta odontóloga con postgrado.
 
Los analistas aseguran que una oleada de venezolanos está haciendo sus maletas y marchándose definitivamente a España, Estados Unidos o Colombia, escapando de la criminalidad, la inflación, la escasez y la incertidumbre luego del primer año de gobierno de Nicolás Maduro.
 
“La crisis económica, la convulsión social o el activador más importante, el número uno, la inseguridad, generan movimientos migratorios o estímulos para la búsqueda de la emigración”, dijo Luis Vicente León, presidente de la encuestadora Datanálisis.
 
Anitza Freitez, directora del Instituto de Investigaciones Económicas y Sociales de la Universidad Católica Andrés Bello (UCAB), consultó censos y estadísticas de organismos como Banco Mundial –por la ausencia de cifras oficiales– para su estudio La emigración desde Venezuela durante la última década y concluyó que entre el 2000 y el 2010 había emigrado cerca de medio millón de venezolanos.
Para el 2014, calcula que podría estar acercándose a los 800,000 en medio de una tendencia “creciente”. “Este flujo no está deteniéndose”, dijo la también doctora en Demografía.

Hacer CLIC AQUI para leer toda la história
 
05 de julho de 2014
in aluizio amorim

A ZELITE: ÁLBUM DE FAMÍLIA...

CAMPANHA ELEITORAL DO PT TEM ORÇAMENTO PREVISTO DE R$ 290 MILHÕES. OU SEJA: AS DELÍCIAS DO CAPITALISMO PARA OS MANDARINS NO PODER E LIXO, INFLAÇÃO, INSEGURANÇA E MISÉRIA PARA O POVO

Foto que circula pelas redes sociais revela o contraste entre o discurso e a prática de Lula e seus sequazes. E assim também acontece nas campanhas milionárias do PT. Todos os dirigentes de partidos comunistas como é o caso do PT, quando estão no poder passam a viver uma vida de nababos e a velha máxima se repete: as delícias do capitalismo para os donos do poder e para o povo migalhas. No máximo, bolsas miseráveis. Se falar na censura à imprensa, perseguições e escassez de comida como acontece em Cuba e agora na Venezuela.
Os partidos têm até sábado para entregar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro das candidaturas dos postulantes ao Planalto. Quando formalizar a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, o PT apresentará à Justiça Eleitoral uma previsão de gastos com a campanha de 290 milhões de reais, segundo reportagem desta sexta-feira do jornal O Estado de S. Paulo.
Ainda segundo a reportagem, há quatro anos, quando Dilma disputou a Presidência pela primeira vez, os gastos estimados de sua campanha eleitoral foram de 157 milhões de reais, valor revisado para 191 milhões de reais no segundo turno. Corrigidos pela inflação, os valores são de 195 milhões de reais e 237 milhões de reais, respectivamente.
O PSDB ainda não informou sua previsão de gastos com a campanha de Aécio Neves ao Planalto. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos, e sua vice, Marina Silva, apresentaram nesta quinta-feira o registro de candidatura, com uma estimativa de gastos de 150 milhões de reais. O número é 66,6% superior ao teto apresentado por Marina Silva em 2010, quando a ex-senadora se candidatou à Presidência da República pelo Partido Verde.
 
Os partidos têm até as 19 horas do próximo sábado, dia 5, para fazer o registro dos candidatos ao Palácio do Planalto. O TSE exige a apresentação da declaração de bens, a previsão de gastos da campanha e o programa de governo.
O registro da candidatura depende da aprovação de um ministro do TSE, que vai verificar a documentação apresentada. Até esta quinta, os candidatos Eduardo Jorge (PV), José Maria de Almeida (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (Psol), e Mauro Iasi (PCB) já haviam registrado suas candidaturas no TSE.  
De acordo com a legislação eleitoral, os registros de candidatos a governador e vice, ao Senado e à Câmara dos Deputados devem ser encaminhados aos tribunais regionais. 

Do site da revista Veja
 
05 de julho de 2014
in aluizio amorim

"PRA FRENTE BRASIL!" (OU SERIA PARA TRÁS?)

                     A Copa num país que não vai pra frente!




LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL SOB AMEAÇA: QUEREM CALAR A REVISTA VEJA!



Nesta semana, a Editora Abril, que publica VEJA, foi alvo de duas liminares que cerceiam a liberdade de imprensa. Ambas foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, atendendo a demandas de uma mesma fonte: o advogado carioca João Tancredo e uma entidade que ele preside, o Instituto Defensores de Direitos Humanos (DDH).

Uma ação foi motivada por reportagem de 8 de março de 2014 de VEJA.com, também comentada no blog do jornalista Reinaldo Azevedo, que falava do destino do dinheiro arrecadado em dois eventos promovidos pelo DDH em torno do desaparecimento do pedreiro Amarildo Dias de Souza.
A segunda tem por alvo uma nota de 8 de abril da coluna Radar on-line, que informou que a família de Claudia Silva Ferreira, morta no Rio de Janeiro ao ser arrastada por uma viatura policial, desautorizou o advogado a representá-la na Justiça, depois de ele alardear que o faria. João Tancredo e o DDH foram além do pedido de indenização – que é um direito sagrado de quem se sente ofendido por reportagens publicadas em veículos de comunicação.
Requisitaram, ainda, que a reportagem do site, o comentário de Reinaldo Azevedo e a nota do Radar on-line fossem tiradas do ar e que VEJA seja proibida, na internet ou no papel, "de autorizar ou promover quaisquer outras inclusões de igual teor".
As duas sentenças liminares acolheram o primeiro pedido, que já representa um golpe na liberdade de imprensa. Uma delas acolheu também o segundo, o que significa instituir a censura prévia, prática explicitamente vetada pela Constituição. A Editora Abril vai recorrer de ambas.
 
Em seu despacho na ação sobre o caso Amarildo, o juiz Gustavo Henrique Nascimento Silva, muito embora tenha decidido bloquear o acesso à reportagem de VEJA.com e ao post de seu colunista, reconheceu um excesso no propósito de obrigar o site a se abster de abordagens futuras do assunto. Segundo o magistrado, isso “equivaleria a uma espécie de censura prévia, o que não se pode admitir”. Não se pode dizer o mesmo da decisão da juíza Andrea de Almeida Quintela da Silva, que deu provimento integral ao pedido do advogado João Tancredo relacionado à nota do Radar on-line. 
 
Decisões como essas não são, infelizmente, isoladas no Brasil. O último relatório da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) identificou treze casos de censura judicial entre agosto de 2012 e agosto de 2013. Desde então, a entidade detectou pelo menos outros dois episódios. É muito provável que o número real seja ainda maior nos inúmeros juízos de primeira instância. "Hoje, há o risco no Brasil de instituir-se uma espécie de censura togada", diz o jurista Manuel Alceu Affonso Ferreira.
 
A boa notícia é que essas liminares e sentenças se chocam com a jurisprudência dos tribunais superiores, em especial do Supremo Tribunal Federal (STF), a respeito da centralidade da liberdade de expressão num regime democrático. 

Em 2009, no julgamento que sepultou a Lei de Imprensa instituída pela ditadura militar, o STF assegurou o amplo exercício da liberdade de imprensa.
O acórdão é lapidar:

"Não há liberdade de imprensa pela metade ou sob as tenazes da censura prévia, inclusive a procedente do Poder Judiciário". Diz outro trecho: "O exercício concreto da liberdade de imprensa assegura ao jornalista o direito de expender críticas a qualquer pessoa, ainda que em tom áspero ou contundente".  

E ainda:

"Verdadeira irmã siamesa da democracia, a imprensa passa a desfrutar de uma liberdade de atuação ainda maior que a liberdade de pensamento, de informação e de expressão". 
 
Desde então, essa orientação vem sendo reconfirmada em várias oportunidades. Na semana passada, a Segunda Turma do STF reverteu uma decisão que obrigava um site de notícias a pagar mais de 100.000 reais a Leonardo Cantidiano, ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

"A crítica exercida pelo recorrente não transbordou dos limites constitucionais da liberdade de imprensa, ainda que elaborada em tom mordaz ou irônico", afirmou o relator do processo, o ministro Ricardo Lewandowski, em seu parecer elaborado para o Recurso Extraordinário 652.330. Ele foi acompanhado pelos colegas da turma.
 
Em março de 2011, a corte também negou um pedido do desembargador catarinense Francisco José Rodrigues de Oliveira contra o colunista Cláudio Humberto.
O juiz exigia indenização por danos morais.
No Agravo de Instrumento 705.630, o relator Celso de Mello argumentou:

"O Estado – inclusive o Judiciário – não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as idéias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação social." 
 
No Recurso Especial  801.109 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cujo acórdão foi publicado há um ano, a corte deu razão à Editora Abril contra o juiz Asdrúbal Cruxên, incomodado com reportagens publicadas em VEJA sobre acusações graves contra o magistrado: "Não caracteriza hipótese de responsabilidade civil a publicação de matéria jornalística que narre fatos verídicos ou verossímeis, embora eivados de opiniões severas, irônicas ou impiedosas", diz o acórdão da decisão.
 
Especificamente sobre o uso de liminares para constranger a imprensa, o ministro do STF Marco Aurélio Mello diz que elas deveriam ser reservadas a situações claramente excepcionais, que possam resultar em prejuízos que nenhum remédio seria capaz de reparar. "Mas não é isso que se tem visto", diz Marco Aurélio. "E isso fomenta uma atmosfera contrária à veiculação de ideias e de informações."

Segundo o ministro, os valores contidos na Constituição têm uma hierarquia clara. "Se você fizer uma análise, vai ver que em primeiro lugar vem a liberdade de expressão", diz ele. "Tudo que diz respeito ao direito de privacidade está em plano secundário."

Do site da revista Veja

O VIADUTO DO PAC DA COPA

TRAGÉDIA NO CAMINHO DA COPA DO MUNDO: DESABA VIADUTO QUE ERA PASSAGEM DE SELEÇÕES E TORCEDORES EM BELO HORIZONTE. OBRA FAZ PARTE DO 'PAC DA COPA' FINANCIADO PELO GOVERNO DO PT. VÍDEOS MOSTRAM TUDO.


https://www.youtube.com/watch?v=aefxTpIR8cE&feature=player_embedded

https://www.youtube.com/watch?v=My6bmKjhiI0&feature=player_embedded


O desabamento de um viaduto em construção na tarde desta quinta-feira em Belo Horizonte é uma tragédia no caminho da Copa do Mundo. Parte do ‘PAC da Copa’, a obra integrava o conjunto do BRT Antonio Carlos/Pedro I, e deveria estar pronta para facilitar o deslocamento de delegações e torcedores para a competição, mas, assim como aeroportos e outras obras de mobilidade, não ficou pronta a tempo. Pelo local passaram as seleções de Chile, Argentina e Argélia, para partidas no Mineirão.

Até o momento foram confirmadas as mortes de Hanna Cristina dos Santos, de 25 anos, motorista de micro-ônibus, e de Charles Frederico Moreira dos Nascimento, condutor de um Fiat Uno que ficou sob os escombros. Vinte e duas pessoas ficaram feridas. A mulher do motorista do Uno, Cristilene dos Santos, ainda muito abalada, informou que o marido estava indo buscá-la no trabalho quando houve o desabamento. "Eu já sabia que era o meu marido. Assim que ouvi sobre o acidente, liguei para o celular e ele não atendeu. A PM me mostrou foto do veículo sob os escombros logo depois", contou.
Veja mais fotos AQUI mais fotos do desbamento
O tenente-coronel Edgar Estevo da Silva, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, informou, em uma coletiva no fim da tarde, que o acaso evitou número maior de vítimas na tragédia. “As obras nesse trecho da Pedro I começaram há mais de um mês. A movimentação de carros no local só é significativa no horário de pico. No momento em que houve o desabamento havia pouco movimento, o que evitou tragédia maior”, disse. O trânsito na Pedro I ficará interditado por tempo indeterminado. Os trabalhos no local vão prosseguir por toda a noite e madrugada. No local, além da Polícia Militar, bombeiros e Samu, estão equipes da Guarda Municipal, da Empresa de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e do Exército. O presidente da BHTrans, Ramon Victor, chegou em carro oficial no início da noite, mas ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Representantes da empresa de engenharia Cowan também acompanham os trabalhos de retirada dos blocos de concreto.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), disse que está prestando auxílio aos parentes das vítimas. “Em cinco anos de obras, foi o primeiro acidente. Lamentamos o ocorrido. Possivelmente o que aconteceu foi uma falha de execução ou erro no projeto. Já foi determinada a instauração de um inquérito para apurar responsabilidades.

A empresa contratada é de grande porte, com muitos anos no mercado.” De acordo com levantamento do site Contas Abertas, o BRT Antonio Carlos/Pedro I tem previsão de gastos de 713,5 milhões de reais. O trânsito pela Avenida Pedro I – via liga a região da Pampulha à de Venda Nova, dá acesso à rodovia MG-10 e ao aeroporto de Confins - ficará interditado até que os bombeiros e equipes de obras retirem as toneladas de aço e concreto. O local do acidente fica a cerca de 5 quilômetros do estádio Mineirão, que recebe em 8 de julho, próxima terça-feira, um dos jogos das semifinais da Copa do Mundo, e a 10 quilômetros da Cidade do Galo, o Centro de Treinamento do Atlético-MG, onde a seleção argentina está concentrada.

Do site da revista Veja

05 de julho de 2014
in aluizio amorim

QUEM VAI GANHAR A COPA

 

by Stanley McMurtry, desenhista britânico
                                 by Stanley McMurtry, desenhista britânico


by Dalcio Machado, desenhista paulista
                  by Dalcio Machado, desenhista paulista
 
05 de julho de 2014