"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de dezembro de 2020

ELEIÇÃO DA CÂMARA: "GOVERNO VEM INTERFERINDO DE FORMA ANTIDEMOCRÁTICA NO PROCESSO" - AFIRMA MAIA.

Charge do Amarildo (agazeta.com.br)


Sem ainda uma definição de quem será o candidato apoiado por seu grupo à presidência da Câmara, Rodrigo Maia criticou o que chamou de “interferência antidemocrática” do governo Bolsonaro na disputa pela sua sucessão. Maia participou nesta sexta-feira, dia 11, do 19º Fórum Empresarial do Grupo Lide em São Paulo.

Em discurso, o presidente da Câmara criticava as disputas políticas que, segundo ele, travam a agenda de reformas na Casa. E aproveitou para falar da eleição ao seu cargo que será realizada no início de 2021, e que já tem o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato de Bolsonaro, como concorrente.

INTERFERÊNCIA – “Todas essas disputas políticas, incluindo a sucessão da Câmara e do Senado, podem nos levar a uma dificuldade que nós não temos hoje. Porque o governo vem interferindo de forma antidemocrática no processo de eleição da Câmara”, afirmou.

Maia também afirmou que os parlamentares não vão “se colocar à venda por emenda ou cargo”. “Os partidos de esquerda já entraram no TCU (Tribunal de Contas da União) e acredito que isso vai acabar no Judiciário brasileiro, porque achar que deputado vai se vender por emenda só um governo que não respeita a política, que não respeita a democracia, que fica recebendo no gabinete do secretário de Governo deputados de esquerda achando que alguém está à venda”, disse.

DEMISSÃO – A menos de dois meses de ser realizada, a eleição na Câmara dos Deputados foi pano de fundo para uma crise no alto escalão do governo federal nesta semana. O presidente Jair Bolsonaro demitiu o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, depois que o subordinado discutiu num grupo de WhatsApp com o chefe da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política do Palácio do Planalto.

Álvaro Antônio acusou Ramos de conspirar para tirá-lo do cargo junto a Bolsonaro, porque o militar estaria negociando cargos com o centrão do Congresso, entre eles o próprio Ministério do Turismo, no contexto da disputa pela sucessão de Rodrigo Maia.


12 de dezembro de 2020

Guilherme Caetano
O Globo

MIÚDOS FRAGMENTOS 02 (HUMOR INTELIGENTE)

 


12 de dezembro de 2020


BOLSONARO ALERTA SOBRE RISCO QUANDO O "ESTADO AVANÇA SOBRE DIREITOS E LIBERDADES INDIVIDUAIS"

 

PERSONALIDADES COMENTAM DECISÃO DA SUPREMA CORTE DOS EUA QUE DESFAVORECEU TRUMP AO REJEITAR AÇÃO

 

SUPREMA CORTE REBAIXA TRUMP!

 

BOLSONARO NÃO AGUENTOU AO FALAR DE JESUS E CAIU EM LÁGRIMAS! É MUITO FORTE!!

 

DORIA RECEBEU PROPINA DA SINOVAC E AGORA DEPENDE DA VENDA OU SERÁ EXPOSTO PELA PRÓPRIA ...

 ÓP

JUSTIÇA EXPLODE COM DELAÇÃO DA ODEBRECHT - BRASIL CHOCADO. LAVA JATO DESABA.

 

PENSAMENTOS & SENTIMENTOS 03 (MIÚDAS REFLEXÕES)

 


12 de dezembro de 2020


PENSAMENTOS & SENTIMENTOS 02 (MIÚDAS REFLEXÕES)

 


12 de dezembro de 2020


PENSAMENTOS & SENTIMENTOS (MIÚDAS REFLEXÕES)

 


12 de dezembro de 2020


'PAU QUEBROU AGORA NO CONGRESSO'. PAULO GUEDES E MAIA SE ESTRANHAM E NOTÍCIA EXPLODE NA PRESIDÊNCIA.

 

RELAÇÃO DE DELEGADO COM ALCOLUMBRE GERA MALESTAR NA PF E CRÍTICAS A CONFLITO DE INTERESSES

Cessna 550, avião apreendido em uma operação em Pernambuco e cedido ao Amapá em setembro, a pedido de Davi Alcolumbre (DEM-AP)

Este jatinho Cessna 550 foi entregue ao governo do Amapá

A coincidência entre a doação de uma aeronave destinada ao Amapá e a criação de uma diretoria antidrogas gerou mal-estar na Polícia Federal. Modelo Cessna 550, o avião foi apreendido em uma operação em Pernambuco e cedido ao Amapá em setembro, a pedido de Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na mesma época, o presidente do Senado viabilizou junto ao Ministério da Economia trâmites burocráticos para a criação da nova diretoria antidrogas, desejada pela PF.

Os episódios tiveram a participação de um mesmo delegado, Elvis Secco, coordenador-geral de Repressão a Drogas e Facções Criminosas.

INCÔMODO NA PF – Atos do policial provocaram incômodo na corporação: ao mesmo tempo em que apresentava a Alcolumbre a necessidade de dar à sua coordenação status de diretoria, Secco emitia um parecer à Justiça defendendo a cessão do avião ao estado do Amapá.

Dentro da PF, dirigentes apontaram conflito de interesses e ações atípicas. A principal reclamação foi de que o fato de as situações ocorrerem de forma concomitante dá aparência de toma-lá-da-cá, jargão comum no mundo político para se referir à troca de favores e que, rotineiramente, é alvo das investigações do órgão.

As sondagens sobre o destino do avião começaram em maio, segundo informações da PF e do senador. O pedido oficial, por sua vez, ocorreu em agosto, e a cessão foi autorizada pela Justiça em setembro. As conversas sobre a criação da nova diretoria ocorreram no mesmo período.

ATRAVÉS DA DIRETORIA – As doações temporárias de aeronaves são comuns. Em geral, as demandas de políticos são concentradas no gabinete do diretor-geral da PF, que é o representante institucional, e não são feitas individualmente por policiais, justamente para não haver suspeita de conflito de interesses.

Da mesma forma, conversas sobre mudanças do órgão e outras solicitações também são articuladas pelo diretor-geral, destoando do que ocorreu no caso.

Elvis Secco ganhou mais protagonismo no último ano por operações contra a facção criminosa PCC. Midiáticas, as ações da área liderada pelo delegado levaram a recordes de apreensões para a PF —quase R$ 1 bilhão até o mês de novembro.

BONS RESULTADOS – Especialista no combate a facções, Secco colocou como prioridade de sua gestão a descapitalização dos criminosos e é reconhecido por ter obtido bons resultados.

Em palestras e reuniões internas, o delegado defende há mais de um ano a criação de uma diretoria específica para combater o tráfico de drogas no Brasil e usa como exemplo viagens que diz ter feito a mais de dez países, que, segundo ele, têm a estrutura que deveria ver implementada na PF. Ele alega que uma maior atenção ao setor daria ainda mais retorno aos trabalhos.

Em uma dessas conversas, segundo relatos, Alcolumbre se entusiasmou ao ouvir sobre o tema e perguntou o que faltava para virar diretoria: era preciso um DAS (cargo comissionado, cuja criação deve ser autorizada pela Economia) maior do que o atual da coordenação.

ALCOLUMBRE EM AÇÃO – Nos dias seguintes, Alcolumbre informou à PF que a pasta de Paulo Guedes havia prometido liberar o cargo. A informação sobre as tratativas para a criação da nova diretoria chegou, então, a André Mendonça (Justiça), a quem a PF está subordinada.

Inicialmente, o ministro era contrário à mudança, sob o argumento de que não havia motivo para criar uma diretoria antidrogas e não uma de combate à corrupção, por exemplo, frente considerada o carro-chefe da PF. Mendonça, então, propôs uma reforma mais ampla, abrindo mão de cargos do ministério.

Como mostrou o Painel, a mudança que está para sair do papel envolve a criação de três diretorias: antidrogas, combate à corrupção e contra crimes fazendários.

PEDIU EXPLICAÇÕES – Na época, Mendonça chegou a pedir explicações ao diretor-geral, Rolando de Souza, sobre como havia surgido o DAS de Alcolumbre, o envolvimento do delegado e o avião.

Internamente na PF, a história do novo cargo já era tratada como imbróglio e dirigentes defendiam outro formato, com fortalecimento das coordenações, sem elevação ao status de diretoria. O DAS que chegou com ajuda do presidente do Senado continua na mesa de negociação e ainda não há definição se será utilizado.

Sobre a aeronave, dirigentes da PF apontam outras ações atípicas. A primeira é que, em geral, quem faz os pedidos de cessões de bens apreendidos é o delegado responsável pelo caso, e não o coordenador da área, que não preside inquéritos. A operação foi realizada em Pernambuco, pela delegada Adriana Cavalcanti.

MESMO CRITÉRIO – Outro ponto é que todos os bens cedidos judicialmente em operações contra o tráfico respeitam um mesmo critério, de serem usados para a prevenção e o combate ao tráfico de drogas. O caso de Alcolumbre é exceção, e o avião será usado também como UTI móvel.

Segundo pedido enviado à Justiça, a aeronave deve levar a uma economia de R$ 4,6 milhões por ano ao governador, aliado do senador. O Centro Nacional de Transplantes do DF, por exemplo, chegou a pedir um dos aviões, mas não conseguiu por não preencher o requisito (de ser para combate a drogas).

Em agosto, o presidente do Senado fez uma visita à aeronave, acompanhado do governador do Amapá e do delegado Elvis Secco. Antes do apagão no estado, Alcolumbre pretendia marcar um evento para apresentar o avião. Secco foi aconselhado a não aceitar convite para cerimônia.

PERÍODO ELEITORAL – Todas as conversas ocorreram também concomitantemente com o período de campanha eleitoral. O parlamentar apoia o irmão, Josué Alcolumbre, para a Prefeitura de Macapá. Ele também conta com o apoio do governador.

Além da cessão ao estado do senador, outros bens foram emprestados a outros locais. Das várias autorizações concedidas pela Justiça, o policial interviu em apenas mais um caso, de dois aviões para o Paraná (seu estado) —que serão utilizadas pela Polícia Federal, no combate e prevenção a drogas.

Na visão de dirigentes, episódios desse tipo, de relação com políticos, podem causar desconfiança e afetar a imagem da PF.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como se vê, Alcolumbre é um político que se julga acima da lei e da ordem, pois trata o bem público como se fosse de sua propriedade. É o tipo de político que faz carreira no Brasil. Desgraçadamente, ainda teremos de aturá-lo por tempo indeterminado(C.N.)


12 de dezembro de 2020

Camila Mattoso
Folha