"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 6 de setembro de 2014

"MARGINAIS DO PT SAQUEARAM A PETROBRAS"





"MARGINAIS do PT saquearam a PETROBRAS-"
MARCOS VILLA

 

Fazer negócios escusos impunemente tem sido a moeda de troca desses vagabundos comunistas para se eternizarem no poder, impor a censura à imprensa, perseguir e esfacelar a oposição e reinarem eternamente. Fidel Castro já está no poder há mais de meio século. O modus operandi é o mesmo, a destruição econômica do país cujo primeiro resultado desse plano macabro é impor a escassez de alimentos, como agora já acontece na Venezuela.
Fome zero para a camarilha e seus amiguinhos empresários, industriais, banqueiros e correlatos. Para o povo as migalhas convertidas em bolsas de ajutórios variados.


...................
 
06 de setembro de 2014
graça no país das maravilhas

NO OLHO DO FURACÃO




Paulo Roberto tem noção da gravidade de suas acusações. Tanto é que, quando ainda hesitava em fazer a delação premiada, cravou a frase: “Se eu falar, não vai ter eleição”.

E por que falou? A interlocutores, ele diz que não quer acabar como Marcos Valério, que ficará por muitos anos na cadeia, enquanto os chefões políticos do mensalão já se preparam para viver dias felizes fora do xadrez. O homem também está muito magoado com a presidente Dilma. Até agora, ele não fez nenhuma acusação direta à candidata do PT à reeleição — Lula não escapou —, mas deixa claro que ela foi, sim, politicamente beneficiada pelo propinoduto, que mantinha feliz a base aliada.

Qual vai ser o desdobramento político disso? Vamos ver. Uma coisa é certa: as revelações de Paulo Roberto atingem em cheio as duas candidatas que lideram a disputa pela Presidência da República: Dilma, por razões óbvias, e Marina, por razões menos óbvias, mas ainda assim evidentes. Ela é a atual candidata do PSB à Presidência. Confirmadas as acusações de Paulo Roberto, é de se supor que o esquema ajudou a financiar as ambições políticas de Campos, de que ela se tornou a herdeira.

A situação de Dilma, obviamente, é mais grave: afinal, ela era a czarina do setor energético, ao qual pertence a Petrobras. Presidia também o seu conselho. Deu um empregão para Nestor Cerveró, o homem que ajudou a viabilizar a compra de Pasadena, que Paulo Roberto agora diz ter sido fraudulenta. O chefão das finanças de seu partido é um dos implicados no esquema.

Paulo Roberto ainda está preso. Ele se comprometeu a abrir mão dos bens que acumulou em razão do esquema fraudulento e a pagar uma multa. As pessoas que atuam na investigação têm agora de confrontar suas informações com outras provas colhidas, com o objetivo de verificar se suas informações são procedentes. Se forem e se ele realmente ajudar a desbaratar um esquema de falcatruas bilionárias, pode até ganhar a liberdade.

A República treme. 

Por Reinaldo Azevedo

...................
 
06 de setembro de 2014
graça no país das maravilhas 

TRINTA MILHÕES DE DÓLARES...



O delator PAULO ROBERTO tém TRINTA MILHÕES DE DÓLARES depositados em contas na Suiça, no nome de filhas e genros
NO BRASIL, SER HONESTO É SUBLIME PORQUE AQUI O CRIME COMPENSA

 
06 de setembro de 2014
graça no país das maravilhas

 

AGORA SABEMOS O PORQUÊ

 


Martha Ferreira :
Não se esqueçam de que Eduardo Campos era a testemunha de defesa do delator Paulo Roberto Costa, da Petrobras. Agora sabemos por que!


06 de setembro de 2014
graça no país das maravilhas

DEDO NA CARA

Confesso que eu estava cético a respeito da senhora ter colocado o dedo na cara da Dilma,mas pelo visto eu estava enganado




Confesso que eu estava cético a respeito da senhora ter colocado o dedo na cara da Dilma,mas pelo visto eu estava enganado !“A senhora acha que agente é trouxa só por que é pobre? Minha filha tenho mais de 80 anos e você é a mulher mais sorrateira e mentirosa que eu já vi. Ferrou com minha aposentadoria, come caviar as minhas custa e agora vem dar uma de boazinha e falar que come essa lavagem aqui? Toma vergonha na cara e vê se some da periferia que aqui ninguém quer você.”
ASSISTAM:
 
 

ABRINDO A CAIXA-PRETA DA PETROBRAS

REPORTAGEM EXCLUSIVA DE 'VEJA' ARRASADORA VAZA AS REVELAÇÕES DO DELATOR DO ESCÂNDALO DA PETROBRAS E FAZ TREMER OS ALICERCES DA REPÚBLICA
 
A reportagem-bomba da revista Veja que chega às bancas neste sábado já explodiu em Brasília com estilhaços para tudo quanto é lado, especialmente sobre o Palácio do Planalto corroborando de certa forma que o o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa teria dito: “Se eu contar tudo não haverá eleição”. Seja como for, e de acordo com a evolução dos acontecimentos e das revelações contidas no depoimento de Paulo Roberto Costa, poder-se-á arguir que a eleição estaria viciada impondo a queda do governo a ser substituido por uma junta governativa emergencial que convocaria novas eleições presidenciais, quando o PT, o partido do governo, poderia ser impedido de participar e até mesmo proscrito. São ilações que surgem a partir da dimensão desse crime odioso praticado contra o Estado brasileiro, verdadeira pilhagem dos cofres públicos.
 
Segundo informa o site de Veja, os detalhes dos depoimentos do homem-bomba da Petrobras podem jogar o governo do PT no centro de um escândalo de corrupção de proporções semelhantes às do rumoroso escândalo do mensalão. 
Preso em março pela Polícia Federal, sob a acusação de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras Paulo Roberto Costa aceitou recentemente os termos de um acordo de delação premiada – e começou a falar.
 
No prédio da PF em Curitiba, ele vem sendo interrogado por delegados e procuradores. Os depoimentos são registrados em vídeo — na metade da semana passada, já havia pelo menos 42 horas de gravação. Paulo Roberto acusa uma verdadeira constelação de participar do esquema de corrupção. Aos investigadores, ele disse que três governadores, seis senadores, um ministro de Estado e pelo menos 25 deputados federais embolsaram ou tiraram proveito de parte do dinheiro roubado dos cofres da estatal.
 
Ele esmiúça, além disso, a lógica que predominava na assinatura dos contratos bilionários da Petrobras – admitindo, pela primeira vez, que as empreiteiras contratadas pela companhia tinham, obrigatoriamente, que contribuir para um caixa paralelo cujo destino final eram partidos e políticos de diferentes partidos da base aliada do governo. Conheça, nesta edição de VEJA,  detalhes dos depoimentos que podem jogar o governo no centro de um escândalo de corrupção de proporções semelhantes às do mensalão.
 
Em resumo, este é o teor, ainda que superficial, do conteúdo da reportagem-bomba de Veja, que é exclusiva e que revela em suas páginas os nomes de todos aqueles que foram delatados por Paulo Roberto Costa.
 
Mas esta edição de Veja, que já pode ser considerada histórica, traz ainda mais duas reportagens exclusivas que, afinal de contas, se comunicam com a principal. Numa delas revela a nebulosa história que envolve outro diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, na compra de um apartamento de R$ 7,5 milhões! 
Numa outra ponta conecta-se à reportagem-bomba, matéria revelando que Meire Poza, ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, que revelou a participação de empreiteiras em negócios criminosos está sofrendo ameaças.
 
Como os prezados leitores podem ver, a revista Veja desta semana tem de ser lida por todos os cidadãos. A verdade tem de aparecer. Doa a quem doer. Os brasileiros têm o direito de saber tudo sobre essa roubalheira medonha que vem financiando as campanhas gigantes de Lula, Dilma e seus sequazes.
Estão envolvidos não apenas políticos e funcionários públicos, mas também empresários, esses capitatistas de araque que vivem mamando nas tetas do governo. 
 
Pelo que se vê, a jogada do Foro de São Paulo, a organização comunista fundada por Lula e Fidel Castro em 1990, destinada a transformar todos os países latino-americanos em ditaduras do socialismo do século XXI, acaba de quebrar a cara no Brasil. E o que é o socialismo do século XXI, que está em vigência na Venezuela, por exemplo? Ora, é um sistema que opera com a participação da iniciativa privada associada a esses governos ditos bolivarianos. 
 
Fazer negócios escusos impunemente tem sido a moeda de troca desses vagabundos comunistas para se eternizarem no poder, impor a censura à imprensa, perseguir e esfacelar a oposição e reinarem eternamente. Fidel Castro já está no poder há mais de meio século. O modus operandi é o mesmo, a destruição econômica do país cujo primeiro resultado desse plano macabro é impor a escassez de alimentos, como agora já acontece na Venezuela.
 
Fome zero para a camarilha e seus amiguinhos empresários, industriais, banqueiros e correlatos. Para o povo as migalhas convertidas em bolsas de ajutórios variados. 
 
Fazem parte da camarilha Lula, Dilma e Marina Silva, cujo marido é do PT, exercendo o cargo de Secretário de Estado do governo do Acre, do petista Tião Viana. É o marido de Marina Silva que importa haitianos e os despacha para São Paulo aos milhares e escreve artigos nos jornais do Acre desancando São Paulo e o Sul do Brasil acusando a “elite braca” e verberando outras mentiras do gênero.
 
Corra logo nesta manhã de sábado para comprar a edição de Veja. Você como cidadão brasileiro que trabalha, rala no dia a dia, passa dificuldades, tem pelo menos o direito de saber a verdade dos fatos.

06 de setembro de 2014
in aluizio amorim

SE CORRER O BICHO PEGA... SE FICAR O BICHO COME!

CINISMO PURO: MARINA SILVA AFIRMA PELO TWITTER QUE DENÚNCIA SOBRE ROUBALHEIRA NA PETROBRAS É "INDÚSTRIA DO BOATO E DA MENTIRA
Marina Silva e Dilma: irmãs de fé camaradas.
 
Marina resolveu falar por meio do Twitter. E lá se encontram suas declarações que revelam como se pode verificar no facsímile acima, que Marina Silva mente, tergiversa e tenta iludir os incautos. E,como não poderia ser diferente, está apavorada. 

Marina Silva é uma impostora. Tanto é que não consegue esconder que é unha e carne do PT. Marina Silva é uma alternartiva do PT, desde que Lula começou a cair pelas tabelas vitimado por um câncer e depois calado com o escândalo Rosemary Noronha, suas amante, que chefiava o escritório do Palácio do Planalto em São Paulo. Lula não concede entrevistas a jornalistas brasileiros hmá um ano e 9 meses. Está imobilizado. É carta fora do baralho.

Marina Silva está sendo preparada como alternativa para o PT. Só os oportunistas, ladravazes vagabundos fingem não ver, pois desejam se locupletar de alguma forma e mais os idiotas de todos os gêneros que babam a baba da estupidez e da ignorância votam em Marina Silva.

Notem que Marina já arranjou um eufemismo para a roubalheira na Petrobras que qualifica de "má governança".

Ainda pelo twitter, como se constata, qualifica as graves denúncias do verdadeiro saque promovido na Petrobras e em todos os cofres governamentais pelos seus amigos do PT mensaleiro, de "indústria do boato". 

Como todos os esquerdistas, Marina Silva é cínica!

CADÊ MARINA SILVA? CADÊ MARINA SILVA?

 
Cadê a Marina Silva? Por enquanto a pretensa impoluta sertaneja santinha está muda. Pelo menos não vi uma só declaração dessa mulher a respeito das bombásticads revelações do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, concedidas em condição de delação premiada.
Trata-se de um escândalo comparável e superior ao mensalão e que, conforme revelações da reportagem exclusiva de Veja, Eduardo Campos, morto do acidente aéreo, está listado entre os beneficiários da fabulosa corrupção. Campos era até então o candidato presidencial do qual Marina Silva era vice.
E Marina Silva que não venha com aquelas frases enigmáticas, logo ela que ficou calada durante o escândalo do mensalão e até hoje nunca ser referiu àquela fantástica roubalheira que colocou na cadeia todo o time de Lula. Marina Silva era ministra de Lula. Ficou no governo pelo menos 5 anos e de lá saiu para cumprir missão do Foro de São Paulo. Precisava criar um outro personagem que encarnasse Lula, uma espécie de regra três de viés carismático, se é que me entendem.
Então, dona Marina Silva, trate de desembuchar. Estou aqui aguardando.

A FONTE DO MENSALÃO 2

Aécio acusa PT de transformar Petrobras em organização criminosa e fonte do propinoduto do Mensalão 2.
 
O candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) afirmou neste sábado (6), em Presidente Prudente, no interior de São Paulo que a atual administração federal é um "governo de mediocridade e descompromisso com a ética" e que a "Petrobras se transformou numa organização criminosa".
 
Aécio comentou a delação, pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, de suposta propina para políticos. Em depoimento ao Ministério Público (MPF) e à Polícia Federal (PF), Costa citou o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo o ex-diretor da Petrobras, parlamentares receberiam 3% sobre contratos da estatal.
 
Aécio defendeu a investigação "aprofundada" das denúncias e a punição "exemplar" aos responsáveis. "Não podemos agora tapar o sol com a peneira." Conforme o candidato do PSDB a presidente, "o Brasil acordou perplexo hoje com a gravidade das denúncias em relação à Petrobras"."Na verdade, estamos frente ao mensalão 2. Dinheiro público sendo utilizado para sustentar um projeto de poder", afirmou.
 
De acordo com Aécio, poucas vezes na história do Brasil se assistiu a "tanta desfaçatez". Ele disse ainda que, no processo de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado e da CPI Mista do Congresso sobre a estatal, o que a oposição queria era que todas as denúncias fossem investigadas "em profundidade".
 
"Agora, com as denúncias do ex-diretor da Petrobras, estamos frente a um acinte, a algo absolutamente vergonhoso", disse. "Só existe um instrumento à disposição para limparmos definitivamente a vida pública do País, desse tipo de atitude, que é o voto", declarou. Na análise do candidato do PSDB, "é muito importante que essas investigações sejam aprofundadas, que os responsáveis por esses desvios sejam punidos, mas o fato concreto é que, durante todos os últimos nove anos, o mensalão continuou a existir nesse governo".
 
"A atual presidente da República controlou com mão de ferro essa empresa ao longo de todos os últimos 12 anos, como ministra de Minas e Energia e presidente do seu conselho (da Petrobras), depois como ministra-chefe da Casa Civil e ainda presidente do conselho, e depois como presidente da República", prosseguiu.
 
"Não se trata de um malfeito isolado de alguém que involuntariamente ou solitariamente resolveu fazer ali um ato, cometeu uma irregularidade. É um processo contínuo, orquestrado, organizado. E ao que me parece, sob as bênçãos do governo do PT", julgou.
 
Aloysio Nunes Ferreira, candidato à vice na chapa de Aécio, falou sobre a situação econômica do País. Na análise ele, a economia está parada e a inflação, alta. Ele também comentou o suposto esquema de propina na Petrobras. Disse que "o mensalão tem no DNA a marca do PT " e que "a Petrobras se transformou num bordel".
 
Já Alckmin falou sobre o apoio que pretende dar, se eleito, à agricultura familiar. De manhã, Alckmin visitou o Assentamento Primavera, em Presidente Venceslau. Ele disse que fará a regularização fundiária de propriedades de até 450 hectares. Também se referiu às denúncias sobre a Petrobras e disse que vê a estatal "ser assaltada".
 
(Estadão)

ENVOLVIDAS NO "PETROLÃO", DILMA E MARINA TROCAM ACUSAÇÕES


 
Tensos e apavorados com as denúncias de Veja, mostrando o envolvimento de Eduardo Campos (PSB) e Dilma Rousseff (PT) no "petrolão", propinoduto montado e agora delatado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, os dois lados começaram, hoje, a trocar acusações e se defenderem.

Em campanha em Brumado, no sudoeste da Bahia, Marina disse que a existência de um investimento sob investigação em Pernambuco não implica em responsabilidade de Campos, de quem a ex-ministra do Meio Ambiente era vice na chapa à Presidência, tendo assumido após a morte do político. 

"O fato de ter um empreendimento feito no Estado [de Pernambuco] não dá o direito a quem quer que seja [de incluir Campos] na lista dos que cometeram qualquer irregularidade", afirmou a candidata, que divide a liderança das pesquisas eleitorais com a presidente Dilma Rousseff.
A ex-senadora criticou a gestão da Petrobras no governo do PT. 

"Nesse momento, o Brasil e todos nós aguardamos as investigações que estão sendo feitas. Os desmandos da Petrobras estão ameaçando o futuro da [da empresa]. O atual governo tem que explicar a má governança que tem levando a empresa a uma quase uma total falência", disse. 

A presidente-candidata Dilma Rousseff chamou de "especulação" as revelações de distribuição de propina a parlamentares e aliados do governo federal, detalhados com exclusividade na edição de VEJA deste fim de semana. Em ato de campanha em São Paulo, ela afirmou que "tomará as providências cabíveis" sobre o depoimento do ex-diretor de Refino e Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, que aceitou negociar os termos de um acordo de delação premiada com a Justiça. 

"Acredito que precisamos ter dados oficiais dessa questão. A própria revista que anuncia este fato diz que o processo está criptografado, guardado dentro de um cofre e que irá para o Supremo. Eu gostarei de saber direitinho quais são as informações prestadas nessas condições e te asseguro que tomarei as providências cabíveis. Não com base em especulação. Eu quero as informações. Acho que elas são essenciais e são devidas ao governo, porque, caso contrário, a gente não pode tomar medidas efetivas", disse Dilma.

E continuou acusando Marina Silva por querer parar o pré-sal.  No horário eleitoral deste sábado, a candidata à reeleição à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), criticou a posição da adversária Marina Silva (PSB) sobre a questão do pré-sal. Nos primeiros minutos, o programa destaca o pré-sal como uma das conquistas da independência do Brasil, após a luta pela democracia e o combate às desigualdades. 

Dilma afirmou que a questão é particularmente importante porque "surgem vozes" que ameaçam essa riqueza nacional. E, então, citou nominalmente a rival: "A candidata Marina Silva tem defendido o fim da prioridade ao pré-sal", o que significaria, em suas palavras, "abandonar ou desacelerar a exploração dessa imensa fonte de riquezas, com consequências terríveis para o desenvolvimento do Brasil."
 
06 de setembro de 2014
in coroneLeaks

DILMA SABIA DEMAIS?


 
Dilma Rousseff foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras de 2003 a 2009. Autoridade máxima. A maga da energia.
A primeira e última palavra. Todos os escândalos que ocorreram na Petrobras foram sob seu comando maior. Bilhões e bilhões formaram o maior propinoduto do mundo! Não existe escândalo igual no planeta!
O mensalão é troco de bala perto do tamanho desta roubalheira que manteve o PT no poder, pela compra da base aliada com dinheiro público.
Será que, na verdade, Dilma Rousseff não virou poste porque sabia demais? Será que Dilma não impôs o seu nome para Lula? Pelo tamanho do escândalo não seria surpresa esta revelação.

"É HORA DE TIRAR O PT DO PODER"

Em vídeo, Aécio reage indignado às novas denúncias de corrupção na Petrobras

Esta é a mensagem postada em vídeo por Aécio Neves, candidato do PSDB, no facebook:
O Brasil acordou, hoje, perplexo, com as mais graves denúncias de corrupção da nossa história recente. Está aí o Mensalão 2, é o governo do PT patrocinando o assalto às nossas empresas públicas para a manutenção do seu projeto de poder. É fundamental que essas investigações possam ir ainda mais a fundo, para que os verdadeiros responsáveis pelo assalto às empresas brasileiras sejam punidos de forma exemplar. Estamos disputando essas eleições contra um grupo que utiliza o dinheiro sujo da corrupção para manter-se no poder. Por isso, eu acredito que chegou a hora de darmos um basta a isso e tirarmos, de forma definitiva, o PT do poder.
 
06 de setembro de 2014
in coroneLeaks

O PT NÃO MERECE CONTINUAR GOVERNANDO O BRASIL

Afirma Aécio, diante de mais um mensalão petista, desta vez na Petrobras.


Clique aqui e assista a declaração de Aécio Neves no Jornal Nacional.
 
06 de setembro de 2014

NOVAS DENÚNCIAS DA PETROBRAS FAZEM PLANALTO CONVOCAR REUNIÃO DE EMERGÊNCIA



Millôr Fernandes
 
 
Homem-bomba da Petrobras,  Costa começou a revelar nomes de supostos envolvidos no megaesquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 10 bilhões, segundo a Polícia Federal. Em depoimentos prestados aos procuradores do Ministério Público Federal de Curitiba e a policiais desde 29 de agosto, quando assinou um acordo da delação premiada, Costa citou a participação de pelo menos 61 parlamentares — 49 deputados e 12 senadores —, seis governadores e um ministro de Estado que estariam no esquema.

Informações da Polícia Federal revelam que Paulo Roberto começou a apresentar nomes de políticos após prestar depoimentos considerados insatisfatórios pelos investigadores no início desta semana.

As primeiras declarações não traziam novidades às investigações. As citações reveladas pelo delator no interrogatório são gravadas em vídeos que servem de base para a PF avançar na apuração da Operação Lava-Jato, deflagrada em 17 de março, que prendeu o doleiro Alberto Youssef e mais 13 pessoas. À polícia, Paulo Roberto contou que políticos recebiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da Petrobras firmado durante a gestão do ex-diretor na estatal.

RENAN E O POSTALIS

O número de políticos envolvidos nas fraudes ainda deve aumentar até o fim dos testemunhos do delator. Entre os citados, de acordo com o jornal Estado de S.Paulo, está o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele seria um dos beneficiários das propinas. Segundo a reportagem publicada ontem no portal de notícias, um dos negócios que envolvem Renan é um acerto com o doleiro para que o fundo de pensão dos Correios — o Postalis — comprasse R$ 50 milhões emitidos da Marsans Viagens e Turismo, que tinha Alberto Youssef como um dos investidores. Renan e Youssef teriam se encontrado em Brasília para acertar a comissão do PMDB dias antes de a operação ser deflagrada.

Procurado pela reportagem, Calheiros não atendeu aos telefonemas.Além do PMDB, o PT, o PP, o PTB e o PR são mencionados como envolvidos na lavagem de dinheiro. Esta não é a primeira vez que as legendas aparecem nas investigações da Polícia Federal. Ao ser deflagrada, a Lava-Jato revelou o envolvimento dos deputados federais André Vargas (sem partido-PR) , Luiz Argôlo (SDD-BA), Mário Negromonte (PP-BA), Aline Corrêa (PP-SP), Arthur Lira (PP-AL), João Pizzolati (PP-SC) e Nelson Meurer (PP-PR) com o doleiro. O ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) também foi citado.
 

DILMA DIZ QUE NÃO PODERIA COMENTAR O ASSUNTO PETROBRAS "COM BASE EM ESPECULAÇÃO"


 

A presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, afirmou há pouco, em São Paulo, que é preciso ter “dados oficiais” para poder comentar as denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

“A própria revista que anuncia esse fato diz que o processo está criptografado, guardado dentro de um cofre e que irá para o Supremo”, disse, referindo-se à revista Veja. De acordo com a publicação, na delação premiada, o ex-executivo da estatal citou deputados, senadores, governadores e um ministro em um suposto esquema de recebimento de propina em contratos da estatal. Entre os nomes estão do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto.

Constam também do depoimento Renan Calheiros (PMDB-AL), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o ministro Edison Lobão (PMDB-MA) e Sérgio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio, Roseana Sarney (PMDB), atual governadora do Maranhão, e Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco morto no mês passado.

“Eu gostaria de saber direitinho quais são as informações prestadas nessas condições e eu te asseguro que tomarei todas as providências cabíveis”, disse a presidente, em coletiva de imprensa, antes de participar de um encontro com mulheres na sede do sindicato dos bancários.

Dilma disse ainda que não poderia comentar o assunto “com base em especulação”. “Eu quero as informações. Acho que as informações são essenciais e são devidas ao governo. Porque, caso contrário, a gente não pode tomar medidas efetivas”, afirmo
 

CABRAL DIZ QUE SE RELACIONAVA COM DIRETOR DA PETROBRÁS SÓ NO "INSTITUCIONAL"

                                                                        KKKKKK...
   


O ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) afirmou hoje, por meio de sua assessoria de imprensa, que a relação do governo com Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras preso na Operação Lava Jato, era “institucional”. O nome de Cabral, segundo a revista Veja desta semana, aparece no depoimento de Costa à Polícia Federal como um dos beneficiados de um grande esquema de corrupção na estatal.

Cabral questiona em qual afirmação de Costa seu nome é mencionado, uma vez que ainda não foram divulgadas acusações contextualizadas feitas por ele à PF. Investigado por participação de um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção na Petrobras que teria movimentado R$ 10 bilhões, o ex-diretor se beneficiou de um acordo de delação premiada.

Nos depoimentos diários que vem prestando desde o dia 29 de agosto, em Curitiba, onde está preso, além de Cabral ele citou, conforme a revista Veja, o ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), que morreu dia 13 de agosto, e a atual governadora do Maranhão (PMDB), Roseana Sarney. Ele também mencionou pelo menos 32 deputados e senadores, além dos governadores.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGComo governador, Cabral não tinha motivos para se relacionar “institucionalmente” com diretores da Petrobras. Seu único canal de diálogo seria o presidente da Petrobras. Sua desculpa é mal contada. Que Cabral é corrupto, todos já sabiam. O que não se sabia é que atuava também na Petrobras. Roubou tanto que teve de abandonar a política. (C.N.)
 

PERGUNTAR NÃO OFENDE (OU SERÁ QUE OFENDE?!)

Quais são os 62 políticos corruptos já entregues pelo ex-diretor da Petrobras? 


Reportagem de Mario Cesar Carvalho, na Folha, revela que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, em depoimentos de sua delação premiada, já entregou o nome de 12 senadores, 49 deputados federais e um governador. Os envolvidos seriam de três partidos, ainda de acordo com a apuração da reportagem: PT, PMDB e PP.

Na cela em que está preso na Polícia Federal em Curitiba (PR), Costa dizia que não haveria eleições neste ano se ele revelasse tudo o que sabe. Mas acontece que a Polícia Federal está mantendo sigilo absoluto sobre o assunto e as eleições não serão afetadas. É o caminho certo. Somente depois de coligidas as provas é que as prisões poderão ser feitas e os processos iniciados etc. e tal.

Segundo a Folha, os políticos receberiam 3% do valor dos contratos da Petrobras na época em que Costa era diretor de distribuição da estatal, entre 2004 e 2012. Mas as informações a respeito ainda são muito desencontradas. Há reportagens que incluem outros partidos e até um ministro, como diz a Veja.

VEJA CITA VÁRIOS NOMES

Segundo a Veja, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa listou o ministro Edison Lobão, os líderes do Congresso e até o ex-governador Eduardo Campos entre os políticos envolvidos com esquema de corrupção na Petrobras.

No documento obtido pela “Veja”, Paulo Roberto Costa cita pelo menos 25 deputados federais, 6 senadores, 3 governadores, um ministro de Estado e pelo menos três partidos políticos (PT, PMDB e PP), que teriam tirado proveito de parte do dinheiro desviado dos cofres da Petrobras.
Contudo, papéis obtidos pela Folha mostram que a lista de políticos tem no total 12 senadores e 49 deputados federais. O jornal não teve acesso ao documento que cita os nomes dos parlamentares.

Diz a Veja que entre os envolvidos estão o ministro Lobão (Minas e Energia), o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Romero Jucá (PMDB-RR) e os deputados Cândido Vaccarezza (SP), João Pizzolatti (PP-SC) e Mário Negromonte (PP).

Entre os governadores, o ex-diretor cita o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto no dia 13 de agosto em um acidente aéreo em Santos (SP).

INVESTIGAÇÃO

Segundo a Folha, a escolha dos contratos superfaturados e do caminho pelo qual a propina chega aos partidos têm uma razão prática: são esses pontos sobre os quais os procuradores têm menos provas para usar nas ações penais. Um exemplo dos indícios de que Costa cuidava da distribuição de recursos a partidos: a Polícia Federal apreendeu uma caderneta do ex-diretor da Petrobras com anotações de doação de R$ 28,5 milhões em 2010 para o PP.

Os procuradores dizem nas ações que os recursos saíram de contratos superfaturados da Petrobras, principalmente na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, da qual Costa era um dos responsáveis. A obra já consumiu US$ 18,5 bilhões (R$ 42,2 bilhões).
 
DELAÇÃO PREMIADA

Como se sabe, delação premiada ou colaboração com a Justiça é a figura jurídica que prevê a redução de pena quando um réu fornece informações que possam esclarecer outros crimes. O depoimento (ou depoimentos, não se sabe ao certo) já foi enviado pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal para que o ministro Teori Zavascki homologue o acordo.

A reportagem da Folha lembra que Costa decidiu fazer uma delação premiada no último dia 22, depois que a Polícia Federal fez buscas em empresas de suas filhas, de seus genros e de um amigo dele, todas no Rio de Janeiro. Em uma das empresas, a Polícia Federal encontrou indícios de que Costa tem mais contas no exterior.

Primeiramente, o ex-diretor havia negado à polícia que tinha recursos no exterior. Mas em junho a Suíça comunicou às autoridades brasileiras que Costa e seus familiares tinham US$ 23 milhões em contas secretas naquele país. 
E a existência dessas contas na Suíça acabou sendo o motivo encontrado pelo juiz federal Sergio Moro para decretar a prisão de Costa pela segunda vez, em 11 de junho, porque ele havia sido libertado pelo ministro Teori Zavascki, que à época considerou a prisão abusiva.

Costa pediu a delação premiada porque estava em pânico também com a perspectiva de ser condenado a 30 anos de prisão, pena máxima no Brasil. Agora, quem está em pânico são os políticos que participaram dessa Farra do Boi em versão petrolífera.
 

LINCHAMENTO DE UMA JOVEM PELA IMPRENSA

  


Não é muito raro que cidadãos comuns, presenciando um assalto, reajam contra o assaltante agredindo-o fisicamente. Sabem que o meliante, levado à delegacia, tem grande possibilidade de sair livre, leve e solto pela mesma porta por onde entrou.

E sai, muitas vezes, antes mesmo de que o policial preencha os documentos relativos à sua captura. Ainda recentemente, o secretário de segurança do Rio Grande do Sul relatou a uma emissora de rádio que certo PM, num único turno de trabalho, prendeu duas vezes o mesmo bandido. Então, as pessoas, vez por outra, tratam de fazer justiça com as próprias mãos.

Sempre que isso ocorre, a imprensa nacional reage com justa indignação. Essa não é uma atitude civilizada! E não é mesmo. Impõe-se que a Justiça siga seu curso. Ainda que ela falhe, ainda que seja excessivamente branda, ainda que “a polícia prenda e a justiça solte”, ainda que o bandido seja um indivíduo socialmente intolerável e irrecuperável,  ainda que seus crimes se repitam indefinidamente, o “justiçamento” não pode ser tolerado. São severas as palavras da mídia, sempre que algo assim acontece. E têm que ser.

Há poucos dias, na Arena do Grêmio, um grupo de torcedores dirigiu palavras injuriosas ao goleiro do Santos. Chamavam-no de “macaco” e imitavam sons e movimentos simiescos. Vulgaridade, grosseria, estupidez. Entre esses torcedores havia uma jovem cuja imagem foi flagrada por câmera enquanto pronunciava, com nitidez que não gera dúvidas à leitura labial, as três sílabas da palavra macaco.
Nos dias que se seguiram, a imagem dela injuriando o goleiro ocupou parte do noticiário nacional, capas de jornais e ganhou manchetes, numa reiteração cotidiana. A moça mereceu painel fotográfico, perfil biográfico, entrevistas com familiares, identificação minuciosa.

INJÚRIA RACIAL

Junto com diversos torcedores, identificados uns, outros não, ela cometeu delito criminalmente tipificado como injúria racial (onde a característica racial da injúria é agravante). Correrá um processo, no qual certamente será condenada a pena branda, porque o delito não comporta mais do que reclusão de um a três anos, o que, ante a primariedade da ré, provavelmente será substituída por pena alternativa.

A questão é a seguinte: a imprensa, que tão pronta e justamente reprova a agressão a bandidos nas ruas, não percebeu o linchamento moral imposto à jovem, com a superexposição a que a submeteu? Foi desmedido e absurdo esse comportamento. Não, não foi sábio, nem prudente, nem judicioso. Antes das devidas sanções judiciais, a moça foi imediatamente penalizada com a despedida de seu emprego. Sua casa foi apedrejada. Seus familiares injuriados. Recebe ameaça de morte e precisa buscar abrigo e segurança.
Perdeu-se a noção de limites, bem ali onde se abrigam tantos árbitros dos limites alheios.
 

ACENO PEEMEDEBISTA DE APOIO FUTURO A MARINA


 

 



06 DE SETEMBRO DE 2014

 
 
 





IBOPE E DATAFOLHA DIVERGEM, MAS CONVERGEM QUANTO AO DUELO ENTRE DILMA E MARINA


 
 




Em reportagem de Juliana Gama e Fernanda Krakovics, edição de O Globo de quinta-feira 04, ficou acentuada uma divergência de números entre as pesquisas do Ibope e Datafolha sobre as eleições presidenciais de outubro.
Foram divulgadas simultaneamente na noite de terça-feira e enquanto o Ibope apontou 37 pontos para Dilma contra 33 para Marina, o Datafolha assinalou Dilma com 35% e Marina com 34 nas intenções de voto do primeiro turno das eleições de outubro.
A direção entretanto das pesquisas dos institutos convergem plenamente quanto à polarização do quadro eleitoral entre as duas principais candidatas e convergem também no que se refere ao enfraquecimento de Aécio Neves.

Em uma semana, prazo da diferença entre as duas últimas pesquisas anteriores, para o Ibope o senador mineiro desceu de 19 para 15 pontos; para o Datafolha Aécio Neves está com 14 pontos. Vale assinalar que a pesquisa do Ibope anterior foi divulgada em 25 de agosto e a penúltima pesquisa do Datafolha saiu no dia 29. Como se vê o prazo de levantamento do Datafolha é um pouco mais curto do que o do Ibope

Mas isso importa pouco, inclusive a convergência dos dois institutos estende-se às simulações para o segundo turno: para o Ibope, Marina venceria nas urnas de 26 de outubro por 46 a 39 pontos. Para o Datafolha a vitória seria por 48 a 41. Nota-se que em ambos os casos a diferença projetada é de 7 degraus.
Dificilmente o panorama do primeiro turno se modificará quanto à polarização, inclusive porque Aécio neves passou a botar um tom pessimista, como ficou claro na reportagem de Silvia Amorim, também na edição de O Globo do dia 4, quando perguntado por ela sobre sua posição eleitoral, terceiro lugar em Minas Gerais, admitiu que “eleições se perdem”.

POLARIZAÇÃO TAMBÉM NO RJ

O Datafolha, em outra pesquisa, revelou também que para governador do Rio de Janeiro estabeleceu-se uma polarização entre o Anthony Garotinho e Fernando Pezão. Garotinho com 28, Pezão subindo para 23, distanciando-se de Marcelo Crivella com 18%.
O candidato do PT, Lindbergh Farias, enquanto Pezão subiu nove degraus e Garotinho 1 ponto, desceu de 12 para 11, apesar do apoio do ex-presidente Lula. Marcelo Crivella, segundo matéria publicada na Folha de São Paulo no dia 04, avançou dois pontos, atingindo 18%, ficando 5 pontos abaixo de Pezão e 10 pontos de Garotinho.

Feita a simulação, as intenções de voto hoje assinalam vitória de Pezão por 45 contra 36 de Garotinho. Pelo que os sintomas indicam não deverá haver mudanças quanto ao ocupante do Palácio Guanabara.
 

NA REJEIÇÃO É QUE MORA O PERIGO...


 
Rejeição a Dilma Rousseff caiu, mas continua a ser o dobro da rejeição a Marina. É aí que mora o perigo  

Dilma x Casillas


 
Conforme já expliquei, sou contrário a pesquisas eleitorais, por dois motivos: primeiro, devido à possibilidade de manipulações; e segundo, porque sempre conduzem a uma polarização entre dois candidatos. Se não houvesse pesquisas nesta eleição, por exemplo, ninguém saberia quem estava na frente.
Assim, os que pretendessem votar em Eduardo Jorge (PV), por exemplo, não deixaria de fazê-lo por julgar que ele não teria chance. Não haveria a teoria do voto útil ou teoria do não-desperdício do voto), no primeiro turno cada eleitor votaria em seu candidato preferido. 
 
Mas o fato é que as pesquisas existem e conduzem à polarização, que era entre Dila e Aécio e passou a ser entre Marina e Dilma. E como não se pode desprezar as pesquisas, vamos analisá-las ao contrário, de cabeça para baixo (ou de ponta-cabeça, como dizem em outros estados).
 
Muitas vezes, o importante não é apenas a aceitação dos candidatos. Há situações em que a eleição pode ser resolvida ao contrário, pela rejeição aos candidatos. Aqui na Tribuna da Internet, nosso amigo Carlos Chagas já chamou atenção para esse curioso fenômeno, e ele tem toda razão.
 
REJEIÇÕES EM QUEDA
 
Vamos então conferir as duas pesquisas mais recentes:
O levantamento do Ibope, encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, divulgado dia 3, quarta-feira, mostrou uma queda na taxa de rejeição da candidata Dilma Rousseff (PT) de 36% para 31% da semana passada para cá.
A taxa de rejeição da candidata Marina Silva (PSB) oscilou de 10% para 12% no mesmo período. A rejeição ao candidato Aécio Neves (PSDB) se manteve em 18%.
 
Já a pesquisa Datafolha divulgada quinta-feira, dia 4, mostrou que o índice de rejeição da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) caiu para 32%. Nas pesquisas anteriores, o porcentual havia oscilado de 34% para 35%. A rejeição do candidato Aécio Neves (PSDB) está em 21%, ante 18% e 22% nas mostras mais recentes. E a candidata Marina Silva (PSB) tem 16%, ante 11% e 15% nas anteriores.
 
Ainda segundo  a pesquisa Datafolha, 18% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no pastor Everaldo, 12% em Levy Fidelix (PRTB), 11% em Zé Maria (PSTU) e Eymael (PSDC). A taxa de rejeição a Luciana Genro (PSOL) e Mauro Iasi (PCB) é 10% e a de Eduardo Jorge (PV), 7%; 12% disseram que poderiam votar em todos e 15% não sabem ou não responderam.
 
É na rejeição que mora o perigo. Ninguém consegue vencer no segundo turno quando existe alta taxa de rejeição. Este era o argumento principal dos líderes do movimento “Volta,Lula”, mas Dilma manteve-se irredutível. 
 

O HUMOR DO ALPINO


 
image

 

DILMA E MARINA: DONA MARIQUINHAS E DONA MARICOTA




 

 

 
Na semana que termina hoje, Marina confirmou estratégia já adotada na anterior: não levar desaforo para casa, ou seja, rebater todas as farpas lançadas pelos seus adversários. Pode estar cometendo um erro, porque se Dilma e Aécio não perdem um dia sem criticá-la, é porque estão desesperados com a perspectiva da derrota.
Já ela, Marina, como favorita, nenhum motivo tinha para fazer o jogo dos oponentes. Caiu na armadilha deles.
Coincidência ou não, deixou de crescer nas últimas pesquisas, ainda que conserve números capazes de assegurar-lhe a vitória. Só que por enquanto, ignorando-se a evolução das consultas populares nas próximas semanas.
 
Claro que acusações à sua integridade pessoal precisavam e precisam ser respondidas, mas simples provocações, nem tanto. Apenas ensejam a troca de agressões num embate onde a candidata do PSB parece a maior prejudicada.
 
Enquanto isso, todos perdem tempo. Deixam de levar ao eleitorado propostas básicas que poderiam diferenciá-los e serviriam para aumentar seus votos. Que interesse tem para o eleitor saber que Marina pronunciou palestrar ao longo dos últimos quatro anos, recebendo por elas, no total, um milhão e seiscentos mil reais?
Ou que seu programa de governo coincide em certos aspectos com iniciativas tomadas pelo então presidente Fernando Henrique? Contraditar as alegações de que lhe falta experiência administrativa? Ou que seu partido jamais formará maioria no Congresso? Como, também, que prejudicará os bancos públicos deslocando a política de crédito para as instituições privadas?
Para essas e outras acusações melhor seria que Marina anunciasse planos para retomar o desenvolvimento ou para proteger a floresta amazônica sem atrasar o progresso da região.
 
De qualquer forma, adiantam pouco ou nada essas considerações, porque a candidata mergulhou nas tertúlias inócuas. Esqueceu-se de que despontou meteoricamente na corrida presidencial sem precisar defender-se. Apresentar projetos de governo e particularizar soluções para crises graves na economia obteria muito melhores resultados do que ficar como dona Mariquinhas e dona Maricota, lá no subúrbio, ofendendo-se diante da cerca que divide seus jardins porque a goiabeira de uma dá mais frutos do que o cajueiro da outra.
 
QUEM MORRERÁ PELA PÁTRIA?
 
É do general George Patton, herói da Segunda Guerra Mundial, o comentário de que bom soldado não é o que morre pela pátria, mas o que faz o inimigo morrer pela dele.
O PT não está desenvolvendo os esforços que deveria para manter maioria na Câmara dos Deputados. Envolvidos na campanha presidencial, os companheiros descuidam-se das eleições para o Congresso. No final, nem uma coisa nem outra…
 

 

 


NOTA ZERO NA EDUCAÇÃO

23 estados brasileiros ficam abaixo da meta estipulada pelo MEC para o ensino médio   



Vinte e três estados brasileiros ficaram abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação para o ensino médio nas redes pública e privada. O índice se manteve estável e permaneceu em 3,7, mas a meta era de 3,9. Somente Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás ficaram acima da média. Os números estão num relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) caíram no ensino médio de 16 redes públicas estaduais de 2011 para 2013, de acordo com dados que serão divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira. Entre as nove unidades federativas que apresentaram crescimento, Goiás pulou do quinto lugar em 2011, com Ideb de 3,6, para o topo do ranking, em 2013, com 3,8. O Rio de Janeiro saltou da 15ª posição (com 3,2) para a quarta (com 3,6), empatado com Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco. São Paulo se manteve na segunda posição, apesar da queda na nota, de 3,9 para 3,7. O Rio Grande do Sul pulou de 10º (com 3,4) para o terceiro, 3,7.
 
RIO MELHORA
 
Com nota 3,6, as escolas estaduais do Rio superaram a meta estabelecida pelo MEC, que era de 3,3 para 2013. O estado já havia apresentado avanço na última edição do levantamento, quando deixou para trás a penúltima colocação, registrada em 2009. Na região Sudeste, esta foi a segunda melhor nota, ficando atrás apenas de São Paulo. No Brasil, foi o segundo maior crescimento na nota (12,5%), ficando apenas atrás de Pernambuco (16,1%).
 
As notas dos dois primeiros colocados diminuíram no último biênio. Em 2011, Santa Catarina estava no topo com 4,0; este ano, Goiás assumiu a posição, com 3,8. Já a nota do segundo lugar caiu de 3,9 para 3,7 no período, ambas obtidas por São Paulo. Dois estados mantiveram as médias e as posições: Acre, com 3,3, na 13ª, e Alagoas, com 2,6, na última.
 
QUALIDADE
 
Uma das principais referências para políticas educacionais na educação básica, o Ideb é divulgado a cada dois anos. O indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil.
 
O Globo revelou na quarta-feira que os dados haviam sido repassados para a Casa Civil há mais de duas semanas. O resultado será apresentado nesta sexta, às 14h30, pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares.
 
O Secretário Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia Rodrigues, comemorou o resultado e disse que a meta agora é melhorar ainda mais os resultados.
- Estamos muito felizes. Isso é resultado de muito trabalho, de uma gestão de fato. Sabemos que temos que melhorar mais ainda. Tudo o que foi feito, foi pensando em 2023. O objetivo agora é obter a melhor nota no próximo Ideb – explicou o secretário, que assumiu a pasta no fim de 2010.