"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 6 de setembro de 2014

SE MANTEGA TIVESSE HOMBRIDADE, PEDIRIA DEMISSÃO

 

Um dia após ter indicado mudanças na equipe e nas políticas de governo num eventual segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff sinalizou a saída do ministro Guido Mantega (Fazenda) em caso de sua reeleição.

Em entrevista em Fortaleza, esta quinta-feira, Dilma foi questionada especificamente sobre o futuro do titular da Fazenda caso vença as eleições. “Eleição nova, governo novo, equipe nova”, disse a presidente petista.

“Quero dizer o seguinte. Só faço uma coisa. Não nomeio ministro em segundo mandato. Eu não fui eleita. Como é que eu saio por aí nomeando ministro? Não sei se vocês lembram quando sentaram na cadeira antes da eleição”, completou a presidente, numa referência a Fernando Henrique Cardoso, que sentou na cadeira de prefeito de São Paulo às vésperas das eleições de 1985 e acabou derrotado em seguida por Jânio Quadros.

Dilma ainda seguiu no tema: “Eu não falo isso [nomes da equipe] sabe por quê? Por que dá azar. Falar de uma coisa que ainda não ocorreu. Mas é governo novo, equipe nova. Não tenha dúvida disso”.

MUDANÇA NA EQUIPE

Um dia antes, em fala a representantes da indústria em Belo Horizonte, Dilma já havia sinalizado a mudança da equipe.

“Declarei [anteriormente] que considerava tão importante a política industrial e a política de desenvolvimento em geral que faria um Conselho de Desenvolvimento ligado diretamente à Presidência da República, e reitero hoje esse meu compromisso. Obviamente, novo governo, novas…, necessariamente, atualização das políticas e das equipes”, afirmou em BH.

Dilma vinha resistindo a falar em ajustes em sua equipe e na política econômica, apesar das recomendações do ex-presidente Lula e de assessores neste sentido para reconquistar o apoio do empresariado e atender o desejo de mudança da maioria do eleitorado manifestado em pesquisas.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGPelo jeito, governar se tornou a arte da hipocrisia. Dilma Rousseff aturou Guido Mantega no Ministério da Fazenda por quatro anos. Só agora, diante da possibilidade concreta de ser tirada do cargo, é que ela anuncia que Mantega sairá da Fazenda. Em Brasília, todos sabiam que ela sempre preferiu o economista Nelson Barbosa, que era secretário-geral da Fazenda e vivia às turras com Mantega, até sair do governo em junho de 2013. A verdade é que Lula nunca permitiu que ela trocasse de ministro. Agora, com a economia fracassada, Dilma diz que vai demitir Mantega e nem pergunta a opinião de Lula. Se ela vencer, enfim tentará governar sem Lula, se é que isso seja possível num governo do PT. Mas tudo indica que já é tarde demais para Dilma proclamar sua independência… (C.N.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário