"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

VEJA REAÇÃO DOS SENADORES SOBRE A DECISÃO DO STF CONTRA AÉCIO

MORO, BRETAS, O MPF, ELES MERECEM QUE CLAMEMOS PELOS MILITARES?

LULA NÃO ESPERAVA POR MAIS ESSA REVIRAVOLTA EM SUA VIDA

SÉRGIO MORO CERCA FILHOS DE LULA E PEDE IMEDIATAMENTE COMPROVANTES DE PAGAMENTOS

ZANIN PERDE NO STF DESTA VEZ NA DEFESA DE LULINHA COM DESPACHO DESMORALIZANTE

PT, TEMER E GILMAR TRAMAM CONTRA O STF POR AFASTAR AÉCIO NEVES

DEVASTADOR! LULA, DILMA E O PT SÃO ENTERRADOS POR PALOCCI

O HUMOR DO DUKE...

Charge O Tempo 27/09/2017


28 de setembro de 2017

PROCURADORIA PEDIRÁ QUE RECIBOS DE ALUGUEL DE LULA SEJAM SUBMETIDOS A PERÍCIA

Resultado de imagem para recibos de lula
Recibos escritos com o mesmo erro de digitação
Os recibos de aluguel do apartamento de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão alvo de perícia da Operação Lava-Jato. O pedido de análise técnica deverá ser feito pelo Ministério Público Federal (MPF). O material chamou a atenção dos investigadores por apresentar incorreções: dois deles trazem datas que não existem — 31 de junho de 2014 e 31 de novembro de 2015. Outros seis recibos trazem erros de digitação. O nome da cidade onde fica o apartamento foi escrito como “São Bernanrdo”.
A perícia que será pedida pelo MPF pode verificar a autenticidade dos documentos. Em casos como esse, peritos conseguem fazer exames para determinar se todos os recibos foram assinados no mesmo dia, por exemplo, ou se foram impressos pela mesma máquina.
MARISA PAGAVA? – A defesa de Lula apresentou os recibos na segunda-feira após ser questionada pelo juiz Sérgio Moro no interrogatório do petista, no início deste mês. Os advogados do petista sustentam que a ex-primeira-dama Marisa Letícia pagou alugueis pelo imóvel para Glaucos Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai.
Em depoimento ao juiz Sergio Moro, Costamarques disse que adquiriu o apartamento a pedido de Bumlai e que só começou a receber aluguel um dia depois da prisão do pecuarista, em novembro de 2015.
Costamarques disse que os pagamentos foram feitos em sua conta em dinheiro, por meio de depósitos em caixas eletrônicos. Como há limite para a quantidade de notas, o valor do aluguel era fracionado em dois ou três depósitos.
FALTAM RECIBOS – Embora o contrato de locação assinado pela ex-primeira-dama Marisa Letícia tenha começado em fevereiro de 2011, apenas 26 recibos foram entregues.
Se considerado apenas até o fim de 2015 (último registro), 33 comprovantes deixaram de ser entregues, assim como não foram apresentados documentos bancários sobre a forma com que os pagamentos foram efetuados.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Tecnicamente, os advogados de Lula não podem ser acusados de fraudar os recibos (falsidade ideológica, litigância de má fé, obstrução de justiça). A culpa vai recair sobre Glauco da Costamarques, que até então somente responderia por lavagem de dinheiro, na condição de cúmplice, que dá geralmente pena mínima. Mas nada impede que Costamarques, diante da condenação iminente, venha a denunciar os advogados de Lula. Tudo é possível. (C.N.)


28 de setembro de 2017
Gustavo Schmitt
O Globo

MINISTRO BARROSO SE TORNA REFERÊNCIA NO SUPREMO, EM DEFESA DA OPERAÇÃO LAVA JARTO

Resultado de imagem para operação abafa charges
Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)
Como se sabe, a atual formação do Supremo Tribunal Federal é uma das mais fracas da História do Judiciário. Em meio a esse marasmo, não há dúvida de que o ministro Luís Roberto Barroso, embora tenha cometido alguns erros em seu início de carreira na magistratura, tem se destacado na atual fase. Há mais de um ano ele vem cobrando providências para vencer a baixíssima produtividade da Suprema Corte e tem feito também sucessivas declarações contra a chamada Operação Abafa, que tenta inviabilizar a Lava Jato e cuja existência foi denunciada em setembro do ano passado pelo jurista Medina Osório, logo após deixar a Advocacia-Geral da União.
No insistente dizer do ministro Luís Roberto Barroso, a Operação Abafa está sendo conduzida pelo próprio Executivo, com participação direta de setores do Legislativo e do Judiciário, além do apoio de importantes veículos da mídia nacional. E tudo isso é a mais pura verdade, até agora ninguém teve coragem de contestar as denúncias do ministro.
CLAMANDO NO DESERTO – Barroso tem feito essas graves acusações abertamente, em entrevistas à imprensa e nos eventos de que participado no Brasil e no exterior. Mas a resposta tem sido um silêncio inquietante. Os dirigentes dos três Poderes e os responsáveis pela mídia fazem cara de paisagem, fingem que não é com eles.
Nem mesmo as duras críticas à ineficiência do STF sofrem reações. A presidente Cármen Lúcia mantém-se estática, não toma a menor iniciativa para acelerar a pauta, as sessões exibidas na TV revelam uma interminável disputa de egos, chega a ser deprimente aos votos longos e vazios. Da mesma forma, não é cabível  que continuem chegando ao tribunal questões verdadeiramente triviais e até ridículas, que jamais poderiam justificar recursos extraordinários. Alias, não se vê essa banalização da Supremo Corte em nenhum país minimamente civilizado.
OPERAÇÃO ABAFA – Apesar das denúncias de Barroso, a Operação Abafa avança no próprio STF, com o ministro Alexandre de Moraes engavetando o julgamento da mitigação do foro privilegiado, enquanto o ministro Gilmar Mendes acelera sua campanha contra a prisão de réu condenado em segunda instância.
Simultaneamente, os outros Poderes da República se empenham desesperadamente na inviabilização da Lava Jato, tentando repetir o que aconteceu na Itália com derrocada da Operação Mãos Limpas, e uma das iniciativas mais importantes foi lançar as campanhas de desmoralização do juiz Sérgio Moro, do procurador-geral Rodrigo Janot e dos membros da força-tarefa de Curitiba também faz parte da Operação Abafa.
No Congresso, estão engavetados os projetos das 10 Medidas contra a Corrupção e da extinção do Foro Privilegiado. Ao mesmo tempo, os mentores da Operação Abafa se desdobram em iniciativas de alta criatividade legislativa, destinadas a inocentar corruptos e corruptores, como a anistia ao caixa 2, a lei do abuso de autoridade e a mudança nos acordos de leniência. Além disso, querem restringir as investigações criminais, como a proibição de grampos telefônicos por mais de 15 dias.
BRECHA PARA LULA – No Senado, o presidente do PMDB, Romero Jucá, tenta aprovar uma brecha para que políticos envolvidos com a Lava-Jato possam garantir suas candidaturas por meio de recursos, possibilidade que pode assegurar a participação de Lula na disputa da sucessão presidencial.
Essa excrescência jurídica estava para ser votada na sessão da noite desta quarta-feira, com apoio incondicional da chamada bancada da oposição, que é amplamente majoritária no Congresso. Se a proposta passar no Senado, terá de ser encaminhada à Câmara, para ser aprovada e sancionada na próxima semana, em regime de “urgência urgentíssima” para que possa vigorar na próxima eleição.
Se Lula garantir a candidatura e se livrar da prisão, tem grande chance de ser eleito, seus sete processos serão sustados até que ele deixe o poder, o que só aconteceria em 2023 ou 2027, caso seja novamente reeleito, e então o líder petista já teria cruzado o Cabo da Boa Esperança, digamos assim. Atualmente, aos 71 anos, já está um caco, envelhecido e envilecido, como dizia Rubem Braga, imaginem como estará quando completar 82 anos…
###
P.S. – Há algo no ar, repita-se. Nunca antes, na História deste país, houve reunião do comandante do Exército com cerca de 100 generais. E o pior é que foi um encontro de caráter sigiloso. Sabe-se que o assunto foi a crise institucional e o comandante Eduardo Villas Bôas disse que a advertência do Alto-Comando, composto pelos 15 generais de exército, já foi dada pelo general Hamilton Mourão. E agora as Forças Armadas vão aguardar a reação dos três Poderes da República. Se insistirem em inviabilizar a Lava Jato, os carros blindados que andam pela Rocinha serão direcionados para outros lugares. (C.N.)

28 de setembro de 2017
Carlos Newton

DESMORALIZAÇÃO DE AÉCIO NEVES PREJUDICA A BASE DE APOIO A MICHEL TEMER

Resultado de imagem para aecio neves charges
Apoio de Aécio era fundamental para Temer
A decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal, ao suspender o mandato do senador Aécio Neves, sejam quais forem os desdobramentos que vai provocar, sem dúvida alguma representou uma forte deterioração da imagem do presidente licenciado do PSDB, com reflexos na posição do partido em relação à denúncia contra o presidente Michel Temer. Foi um duro golpe desfechado logo no início da articulação desenvolvida pelo Palácio do Planalto para blindar o julgamento do presidente da República pelo STF.
Aécio Neves é senador, mas sua influência no PSDB significava uma base de apoio na Câmara à posição de Temer. Recorda-se que na primeira denúncia de Rodrigo Janot 22 deputados tucanos votaram a favor da continuidade do processo e 21 foram contrários. Na parcela desses 21 registrou-se influência anunciada por parte de Aécio.
AS COISAS PIORARAM – Naquela ocasião, o senador mineiro já estava afastado da presidência nacional do partido, mas estava numa posição muito melhor do que a que se encontra no momento. Inclusive porque as denúncias contra Temer e Aécio tiveram a mesma procedência em matéria de delação premiada. Joesley Batista divulgou gravações feitas no Palácio Jaburu e também na residência de Aécio Neves.
Aécio Neves disse ter apenas aceitado um empréstimo de R$ 2 milhões de reais que pedira ao controlador da JBS. Sua versão evidentemente encontra-se rejeitada pela opinião pública do país. Tanto assim que teve ele de se afastar da direção dos tucanos. Michel Temer foi gravado pelo mesmo Joesley e não apresenta nenhuma explicação. Somente tenta se recolher numa espécie de bunker estratégico de onde se irradiam luzes tornando clara a corrupção desenvolvida.
A matéria que focaliza a decisão do STF afastando Aécio é de Carolina Brígido, em O Globo desta quarta-feira.
COMPRANDO VOTOS – Verbas públicas estão sendo usadas para seduzir votos decisivos. Mas o povo do país não autorizou a realização desse sombrio pagamento marcado pela troca de ações ilegítimas. Um amigo meu, o médico Pedro Campello, em conversa informal, colocou um tema bastante sensível no episódio que se desenrola na Esplanada de Brasília.
Ele diz, com razão, que este era o caso de as oposições recorrerem ao Supremo contra o uso de verbas públicas para fins particulares do chefe do Executivo. Deixo aqui a idéia, que considero legítima e procedente. Afinal, é preciso distinguir bem as causas e seus limites entre o público e o privado. O Presidente Michel Temer, claro, tem pleno direito de defesa. Porém não com utilização de recursos do Tesouro Nacional, como é público e notório.
PRIVATIZAR A ELETROBRAS – Nesta quarta-feira o Valor, em matéria de Rafael Bitencourt, reproduziu declarações do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, sobre o projeto de privatização da Eletrobrás. Disse o titular da Pasta que o modelo final, incluindo a colocação de ações no mercado será entregue ao presidente Michel Temer nos próximos dias. Frisou que a estatal tem ativos avaliados em 170 bilhões de reais. Acrescentou, entretanto, que há necessidade de superar alguns desafios.
Um deles, na minha opinião, está na dúvida se o desafio maior poderá ser ultrapassado com a pulverização das ações da holding. Pulverização capaz de transformar a União de majoritária em minoritária no capital da empresa. Deve-se levar em conta que a manutenção, digamos, de 40% dos papeis, não significa posição minoritária, desde que os outros 60% estejam divididos por vários sócios.
Como tudo é relativo, definição de Einstein, quem possui 40% é dono da maior parte do capital com direito a voto.  Vamos aguardar o modelo final anunciado pelo ministro Fernando Coelho.

28 de setembro de 2017
Pedro do Coutto

LUCIANO HUCK SE REUNIU COM REPRESENTANTES DO DEM PARA DEBATER ELEIÇÕES

Resultado de imagem para luciano huck com acm neto
 Huck está mesmo inclinado a entrar na política
No mesmo dia em que a cúpula do DEM jantou com o prefeito de São Paulo, João Doria, lideranças da legenda se reuniram à tarde no Rio de Janeiro com o apresentador Luciano Huck para discutir a possível filiação do global de olho nas eleições de 2018.
O encontro aconteceu na semana passada e participaram dele o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, que depois seguiu para São Paulo. Este é o terceiro encontro de Huck com representantes do partido Democratas.
Integrantes do DEM que acompanham a negociação disseram ao jornal O Globo que têm sido discutidos nesses encontros a viabilidade de sua candidatura à Presidência da República em 2018.
O prazo de filiações para candidatos no próximo pleito termina em 7 abril. O apresentador confirmou que participou da reunião, mas negou que tenha discutido sua entrada no partido.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como ainda faltam seis meses para o encerramento do prazo de filiação partidária, está tudo no ar, não há definições em importantes partidos, como PMDB. PSDB, DEM e PT, que depende da situação jurídica de Lula. Luciano Huck é um dos apresentadores de TV mais queridos do Brasil e está decidido a entrar na política. Pretende fazer um projeto político tipo “Lata Velha” e “Mandou Bem”, para melhorar o país. O candidato preferido do DEM, no entanto, ainda é João Doria, e Luciano Huck ficaria na regra três, como se diz no noticiário futebolístico, a não que pretenda disputar para vice-presidente ou governador do Rio de Janeiro ou de São Paulo(C.N.)


28 de setembro de 2017
Deu em O Tempo