Ex-deputado revela que o petrolão nasceu com aval de Lula e foi mantido por Dilma.Pedro Corrêa, ex-presidente do PP, negocia há dois meses com o Ministério Público seu acordo de delação premiada. Se a colaboração for efetivada, ela pode mostrar que o maior esquema de corrupção da história nasceu mesmo no Planalto
Parcerias - O ex-deputado Pedro Corrêa pode ser o primeiro político envolvido na Lava-Jato a fechar um acordo de delação premiada com a Justiça(Vagner Rosario/VEJA) |
Expoente de uma família rica e tradicional do Nordeste, o médico Pedro Corrêa se destacou, durante quase quatro décadas, como um dos parlamentares mais influentes em negociações de bastidores.
Como presidente do PP, garantiu a adesão do partido ao governo Lula e - como reza a cartilha do fisiologismo - recebeu em troca o direito de nomear apadrinhados para cargos estratégicos da máquina pública. Essa relação de cumplicidade entre o ex-deputado e o ex-presidente é notória. Ela rendeu a Corrêa uma condenação à prisão no processo do mensalão, o primeiro esquema de compra de apoio parlamentar engendrado pela gestão petista.
Mesmo após a temporada na cadeia, Corrêa se manteve firme no propósito de não revelar o que viu e ouviu quando tinha acesso privilegiado ao gabinete mais poderoso do Palácio do Planalto. Discreto, ele fez questão de ser leal a quem lhe garantiu acesso a toda sorte de benesse.
Havia um acordo tácito entre o ex-deputado e o ex-presidente. Um acordo que está prestes a ruir, graças à descoberta do petrolão e ao avanço das investigações sobre o maior esquema de corrupção da história do Brasil.
Como outros mensaleiros, Corrêa foi preso pela Operação Lava-Jato. Encarcerado desde abril, ele negocia há dois meses com o Ministério Público um acordo de colaboração que, se confirmado, fará dele o primeiro político a aderir à delação premiada.
Com a autoridade de quem presidiu um dos maiores partidos da base governista, Corrêa já disse aos procuradores da Lava-Jato que Lula e a presidente Dilma Rousseff não apenas sabiam da existência do petrolão como agiram pessoalmente para mantê-lo em funcionamento. O topo da cadeia de comando, portanto, estaria um degrau acima da Casa Civil, considerada até agora, nas declarações dos procuradores, o cume da organização criminosa.
Nas conversas preliminares, Corrêa contou, por exemplo, que o petrolão nasceu numa reunião realizada no Planalto, com a participação dele, de Lula, de integrantes da cúpula do PP e dos petistas José Dirceu e José Eduardo Dutra - que à época eram, respectivamente, ministro da Casa Civil e presidente da Petrobras. Em pauta, a nomeação de um certo Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da Petrobras.
Pedro Corrêa, José Janene e o deputado Pedro Henry, então líder do PP, defendiam a nomeação. Dutra, pressionado pelo PT, que também queria o cargo, resistia, sob a alegação de que não era tradição na Petrobras substituir um diretor com tão pouco tempo de casa.
Lula, segundo Corrêa, interveio em nome do indicado, mais tarde tratado pelo petista como o amigo "Paulinho". "Dutra, tradição por tradição, nem você poderia ser presidente da Petrobras, nem eu deveria ser presidente da República. É para nomear o Paulo Roberto. Tá decidido", disse o presidente, de acordo com o relato do ex-deputado. Em seguida, Lula ameaçou demitir toda a diretoria da Petrobras, Dutra inclusive, caso a ordem não fosse cumprida. Ao narrar esse episódio, Corrêa ressaltou que o ex-presidente tinha plena consciência de que o objetivo dos aliados era instalar operadores na estatal para arrecadar dinheiro e fazer caixa de campanha.
Ou seja: peça-chave nessa engrenagem, Paulinho não era uma invenção da cúpula do PP, mas uma criação coletiva tirada do papel graças ao empenho do presidente da República. A criação coletiva, que desfalcou pelo menos 19 bilhões de reais dos cofres da Petrobras, continuou a brilhar no mandato de Dilma Rousseff - e com a anuência dela, de acordo com o ex-presidente do PP.
26 de setembro de 2015
in movcc
Um comentário:
.
este comentário trata-se de uma constatação que considero (muito) grave, à respeito da atuação de agentes comunistas pela mídia, que não por acaso, aconteceu na Veja, no blog do Caio Blinder nesta semana. Eu identifiquei, combati criticando e até fiz uma analise de mérito, na qual concluí o seguinte:
.
Enfim, o Islã e a Cristandade estão sendo contaminados com essa praga,.. perdão .. atividade, e muito da má fama dessas religiões atualmente, advém dessa "colaboração" comunista, que cria um caldeirão até ferver, como no caso do Estado Islâmico. Judeus não caem nessa armadilha porque nascem pelo ventre, então é quase impossível influencia-los com essa forma de cooptação.
.
Se eu estiver "exagerando", até peço perdão pois reconheço que isso me preocupa, mas é pelo grau de viralidade que advém dessa atividade perniciosa, que chamo de mega-assédio cultural e atinge muita gente. Acredito que é uma arma tão simples quanto poderosa para propagação da subversão, com base num processo de lavagem cerebral "real" que aconteceu como pode-se constatar abaixo:
.
(1) abordagem de um agente cooptador suspeitíssimo que dá pra investigar mais:
setembro 22, 2015 às 17:51 (com um trecho abaixo)
http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/francisco/74739/#comment-664171
..Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja católica é odiada – não sei se mais que o Comunismo..
(2) minha análise crítica com self defense e a forma de ação
setembro 23, 2015 às 6:52 (link com um trecho abaixo)
http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/francisco/74739/#comment-664268
- ele testa, finge que disfarça, e reforça a expressão do ódio, prontinho pra lhe “amparar”
(3) perfil facebook do suposto padre, agente cooptador da propaganda:
https://www.facebook.com/Padre-Carlos-Maria-de-Aguiar-1407667856178490/timeline/
membro da OSMA – Opus Sancti Michaelis Archangeli, Fraternidade que está em processo de reconhecimento em Roma.
.
(3) minha análise do mérito da cooptação, onde está o texto itálico do 2o.paragrafo acima:
setembro 25, 2015 às 12:03 (link com 4 trechos abaixo)
http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/francisco/74784/#comment-664888
.. busca identificar pessoas com “reações irresistíveis” (fragilidade) de compaixão (ou de revolta)..
..uma enorme gama de vítimas primárias. Pra cada uma delas ele já tem outro script para dar sequencia..
.. esses métodos de abordagem há séculos, e a subversão esquerdista apenas aproveita..
..muito da má fama dessas religiões atualmente, advém dessa “colaboração” comunista..
(4) abordagem de um tumultuador (o Caio é judeu democrata, olha o detalhe)
setembro 25, 2015 às 11:58 (link com um trecho abaixo)
http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/francisco/74784/#comment-664887
..promove a agenda do partido democrata, o qual fomenta a extinção de Israel, através das alianças com os muçulmanos..
(5) minha critica ao agente tumultuador
setembro 25, 2015 às 13:40 (link com um trecho abaixo)
http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/francisco/74784/#comment-664913
..vendo dessas coisas, e procuro esclarecer o máximo de pessoas e de jovens..
------
Acredito na inteligência de se fazer bom uso desse material, e estou convicto que ele tem potencial pra sanear uma bolada de gente da infestação comunista principalmente. E quem sabe, ainda neutralizar uma célula ativa caso a suspeita do padre venha a ser mais bem investigada por parte da imprensa e/ou da própria população. Muito Obrigado, e que o há de melhor nos ajude.