"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

FILMAGEM EM CÂMERA DIFERENTE DE DEPOIMENTO DE LULA MOSTRA TENSÃO

SENADOR PETISTA É BOTADO CONTRA A PAREDE EM RESTAURANTE DE CURITIBA

OS ABUSOS DE REQUIÃO


O senador Roberto Requião foi o mais empenhado entre todos os parlamentares na aprovação do projeto de lei do abuso de autoridade. Demonstrou um ânimo colossal para dotar o País de um instrumento capaz de coibir comportamentos de autoridades que não conhecem limites para o arbítrio e que se valem de sua prerrogativa para deliberadamente prejudicar e perseguir cidadãos indefesos diante da força esmagadora do Estado.

Uma das cláusulas que mais pareciam motivá-lo era o parágrafo segundo do artigo primeiro, introduzido por ele no texto originalmente subscrito pelo senador Randolfe Rodrigues para tipificar crime de hermenêutica. Requião queria obrigar os magistrados a fazer a interpretação literal das leis, como se isso fosse plausível. A pena para quem insistisse no contrário iria da demissão à prisão.

Outra norma que ele defendeu com unhas e dentes foi a possibilidade de qualquer cidadão processar juízes, promotores ou delegados de polícia quando se sentir ofendido por condutas que considere abusivas.

As duas propostas foram derrotadas preliminarmente, antes que a Comissão de Constituição e Justiça iniciasse a votação do projeto. E somente graças a isso a discussão do assunto pode prosseguir, com a consequente aprovação do texto no âmbito da CCJe posteriormente do plenário por uma expressiva maioria. Ou seja: a capitulação de Requião, o mais aguerrido dos algozes da Justiça e do Ministério Público, foi que criou a condição para que o País viesse a ser dotado de uma lei para coibir abusos praticados por autoridades.

Curiosa e paradoxalmente, abuso de prerrogativas não é algo raro na vida do senador Roberto Requião. Seu temperamento explosivo, somado à arrogância que lhe é peculiar, fazem com que Requião não se enquadre na forma do político educado, respeitador dos limites do decoro e das normas de civilidade.

Há exatos seis anos, confrontado por uma pergunta da qual não gostou, Requião tomou na marra o gravador da mão de um repórter da Rádio Bandeirantes. O jornalista era Victor Boyadjian. O senador conduziu, digamos, coercitivamente o equipamento até seu gabinete e “surrupiou” o cartão de memória. Pressionado, acabou devolvendo o gravador e, mais tarde, publicou, por sua conta, toda a entrevista, inclusive o trecho em que ele ameaça bater no repórter.

Uma queixa contra o comportamento indecoroso do parlamentar foi protocolada no Senado, mas o presidente de então, José Sarney, mandou arquivá-la por não ter sido apresentada formalmente por um partido ou bancada.

Na semana passada, Requião voltou a repetir suas grosserias habituais. Desta vez o alvo foram dois apresentadores de um programa da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Ao ser questionado sobre se o objetivo de uma viagem que fazia ao Uruguai era comprar carne, o destemperado senador chamou o entrevistador de moleque e disse que lhe daria um tapa no focinho se estivesse no estúdio da emissora.

Não se sabe o que está por trás da atitude do senador, mas sabe-se exatamente o que estava por trás da pergunta que lhe for formulada. Os jornalistas da emissora se referiam a um hábito dos gaúchos, que sempre trazem do Uruguai carne de gado de matriz europeia, muito mais macia e barata do que a que é produzida no Brasil de gado indiano.

Os maus modos de Requião já lhe valeram ao menos uma admoestação judicial. Em 2008, ele foi proibido de usar a rede estatal de rádios do Paraná para atacar seus adversários políticos. Em vez de se dobrar à decisão do juiz federal Edgard Lippmann Júnior, passou a atacar o magistrado acusando-o de vender sentenças que beneficiavam uma rede de bingos clandestinos. Proibido de usar a TV Educativa como feudo midiático, Requião ordenou seu fechamento.

A ojeriza de Roberto Requião pela justiça e pelo Ministério Público pode ser explicada pela extensa lista de problemas judiciais motivados por sua índole agressiva e por seus surtos de destempero. De acordo com o Movimento Ficha Limpa, ele teve também problemas decorrentes da contratação de parentes quando era governador do Paraná e foi obrigado a indenizar o adversário Jaime Lerner por tê-lo caluniado.

Não se sabe, no entanto, o motivo de sua repulsa pela imprensa, visto que o parlamentar é jornalista por formação. Presume-se que seja apenas aversão à crítica, o que implica necessariamente falta de apego a certos valores democráticos, como a liberdade de expressão e opinião.

Ao final do processo de discussão do projeto de lei do abuso de autoridade, a derrota de Requião terminou por dotar o País de um instrumento útil para que cidadãos indefesos não sejam mais afrontados por políticos mal-educados como ele. Os exageros que ele tentou introduzir no texto à guisa de vingança de seus problemas pessoas foram expurgados pelo bom-senso dos colegas de plenário.

Ao final, o resultado não foi de todo ruim. Sua derrota acabou se transformando numa vitória dos que repelem comportamentos antissociais de políticos como ele.

Alvíssaras, senador!


12 de maio de 2017
fabio pannunzio
O PETROLÃO DO PT, A CONEXÃO VENEZUELA E O MISTERIOSO EMBAIXADOR DE CHÁVEZ QUE ESTEVE ATÉ COM BARACK OBAMA.



Estas informações que seguem estão em praticamente todos os veículos da grande mídia brasileira. 



O texto da reportagem sobre a delação de Mônica Moura, a mulher do marqueteiro João Santana, é do site da revista Veja e dá uma ideia da conexão transnacional do petrolão do PT. Também explica aquela alegre amizade de Lula, Dilma e seus sequazes com o defunto caudilho Hugo Chávez e seu assecla agora na condição de tiranete da Venezuela, Nicolás Maduro.

Nas imagens colhidas na internet também aparece o embaixador Maximilien Arvelaiz, que atuou no Brasil e até mesmo nos Estados Unidos, durante o mandato de Barack Obama, conforme foto veiculada em sites americanos.

O famoso esquema de mascarar as contas de campanhas políticas por meio de caixa dois, descortinado pela Operação Lava Jato, também se perpetuou fora do país. Em acordo de delação premiada, Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, repassou 11 milhões de dólares em espécie para financiar a campanha de 2012 de Hugo Chávez, ex-presidente venezuelano, morto em 2013.

Então chanceler, Maduro fez o repasse na própria sede da chancelaria, localizada em Caracas, na capital venezuelana, segundo Mônica Moura. As pastas com dinheiro eram entregues no gabinete do atual presidente, que garantia à marqueteira escolta até a produtora para reforçar a segurança dela.





O embaixador da Venezuela, Maximilien Arvelaiz que atuava como articulador das campanhas de Chávez em três momentos: com Lula, com José Dirceu e com o casal Obama na Casa Branca.O site McClatchy DC Bureau sita o encontro do venezuelano com Obama.

Maduro, disse Mônica Moura, exigiu que quase todos os valores para custear a campanha pela reeleição de Chávez fossem pagos “por fora”. Esses repasses eram feitos por meio das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez. O então embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, atuava como uma espécie de articulador da campanha de Chávez por manter, ao mesmo tempo, boa relação com as construtoras e com a cúpula do Partido dos Trabalhadores.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu também foi apontado como um “elo” entre a equipe da Agência Pólis, comandada por João Santana, e a campanha de Chávez. Como resultado, Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação de Lula, foi contratado para elaborar a campanha de Chávez na internet.

Por ser sempre “muito desconfiado”, nas palavras de Mônica Moura, o presidente Nicolás Maduro evitava entregar dinheiro vivo para mais de uma pessoa. Ele dava todo o valor a ela, que, em seguida, fazia os repasses. Na delação, Moura disse ter dado dinheiro, também por fora, para Mônica Monteiro, mulher de Franklin Martins.

Ela detalhou ainda que, além dos 11 milhões pagos pelas mãos de Maduro, a Odebrecht arcou com 7 milhões pela campanha de Chávez. Já a Andrade Gutierrez pagou 2 milhões de dólares. Restou uma dívida, nunca saldada, de 15 milhões de dólares. Informações sobre a delação do site da revista Veja



11 comentários:

Anônimo disse...

NADA HÁ DE NOVO DESSES GANGSTERS VERMELHOS, a não ser todos dias, o aparecimento de mais trapaças dos trastes comunistas!
Afinal, essa cachorrada age na marginalidade e suas obras, além de sinistras, são sempre perpetradas ocultamente e nas oportunidades onde possam levar vantagem sem deixarem quaisquer rastros, como até aumentos de combustíveis em épocas de grandes festas!
Se algum dos comandados errarem na missão são expurgados sem dó e misericordia por terem sido ineficientes na execução, podendo serem até eliminados para não "sujarem" o partido!12 maio, 2017
Anônimo disse...

E os investimentos que o banco considerou estarem aptos a receberem investimentos financiados por recursos brasileiros?

Porto de Mariel (Cuba): Valor da obra – US$ 957 milhões (US$ 682 milhões por parte do BNDES). Empresa responsável – Odebrecht.
-
Hidrelétrica de San Francisco (Equador): Valor da obra – US$ 243 milhões. Empresa responsável – Odebrecht. Após a conclusão da obra, o governo equatoriano questionou a empresa brasileira sobre defeitos apresentados pela planta. A Odebrecht foi expulsa do Equador e o presidente equatoriano ameaçou dar calote no BNDES.
-
Hidelétrica Manduruacu (Equador): Valor da obra – US$ 124,8 milhões (US$ 90 milhões por parte do BNDES). Empresa responsável – Odebrecht. Após 3 anos, os dois países ‘reatam relações’, e apesar da ameaça de calote, o Brasil concede novo empréstimo ao Equador.
-
Hidrelétrica de Cheglla (Peru): Valor da obra – US$ 1,2 bilhões (US$ 320 milhões por parte do BNDES). Empresa responsável – Odebrecht.
-
Metrô Cidade do Panamá (Panamá): Valor da obra – US$ 1 bilhão. Empresa responsável – Odebrecht.
Autopista Madden-Colón (Panamá): Valor da obra – US$ 152,8 milhões. Empresa responsável – Odebrecht.
-
Aqueduto de Chaco (Argentina): Valor da obra – US$ 180 milhões do BNDES. Empresa responsável – OAS
-
Soterramento do Ferrocarril Sarmiento (Argentina): Valor – US$ 1,5 bilhões do BNDES. Empresa responsável – Odebrecht.
-
Linhas 3 e 4 do Metrô de Caracas (Venezuela): Valor da obra – US$ 732 milhões. Empresa responsável – Odebrecht.
-
Segunda ponte sobre o Rio Orinoco (Venezuela): Valor da obra – US$ 1,2 bilhões (US$ 300 milhões por parte do BNDES). Empresa responsável – Odebrecht.
-
Barragem de Moamba Major (Mocambique): Valor da obra – US$ 460 milhões (US$ 350 milhões por parte do BNDES). Empresa responsável – Andrade Gutierrez.
-
Aeroporto de Nacala (Moçambique): Valor da obra – US$ 200 milhões ($125 milhões por parte do BNDES). Empresa responsável – Odebrecht.
-
BRT da capita Maputo (Moçambique): Valor da obra – US$ 220 milhões (US$ 180 milhões por parte do BNDES). Empresa responsável – Odebrecht.
-
Hidrelétrica Tumarím (Nicarágua): Valor da obra – US$ 1,1 bilhão (US$ 343 milhões). Empresa responsável – Queiroz Galvão.
-
Projeto Hacia El Norte – Rurrenabaque-El-Chorro (Bolívia): Valor da obra – US$ 199 milhões. Empresa responsável – Queiroz Galvão
-.
Abastecimento de água da capital peruana – Projeto Bayovar (Peru): Valor não conhecido. Empresa responsável – Andrade Gutierrez.
-
Renovação da rede de gasoduto em Montevideo (Uruguai): Valor não informado. Empresa responsável – OAS.
-
Existem mais 3000 (três mil) empréstimos concedidos via BNDES apenas no período entre 2009 e 2014, porém nem o BNDES nem e o Governo Federal fornecem valores
-
Integra :
http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/171125726/bndes-patrocina-ideologia-partidaria-do-governo-enriquece-protagonistas-do-sistema-e-empobrece-o-brasil-descortinando-seu-veu-protetor
12 maio, 2017
Anônimo disse...

O que vimos até o presente é apenas a pontinha do iceberg

“BNDES patrocina ideologia partidária do Governo, enriquece protagonistas do sistema e empobrece o Brasil? “Descortinando seu véu protetor!”
“Não é novidade para ninguém que o Brasil tem indeclinável problema grave de infraestrutura. Diante dessa questão, o que faz o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)? Financia portos, estradas e ferrovias – não exatamente no Brasil.
Desde que Guido Mantega deixou a presidência do BNDES, em 2006, e se tornou Ministro da Fazenda, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social tornou-se peça chave no modelo de desenvolvimento proposto pelo governo. Desde então, o total de empréstimos do Tesouro ao BNDES saltou de R$ 9,9 bilhões — 0,4% do PIB — para R$ 414 bilhões — 8,4% do PIB”
Outra questão polêmica são os juros abaixo do mercado que o banco (BNDES) concede às empresas. Ao subsidiar os empréstimos, o BNDES funciona como uma Bolsa Família invertida, um motor de desigualdade: tira dos pobres para dar aos ricos. Explicando, capta dinheiro emitindo títulos públicos, com base na taxa Selic (11% ao ano), e empresta a 6%. Isso significa que ele arca com 5% de todo o dinheiro emprestado. Dos R$ 414 bilhões emprestados no ano de 2014, R$ 20,7 bilhões são pagos pelo banco. É um valor similar aos R$ 25 bilhões gastos pelo governo no programa Bolsa Família que atinge 36 milhões de brasileiros.”
"Existem mais 3000 (três mil) empréstimos concedidos via BNDES apenas no período entre 2009 e 2014, porém nem o BNDES nem e o Governo Federal fornecem valores"
-
Integra :
http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/171125726/bndes-patrocina-ideologia-partidaria-do-governo-enriquece-protagonistas-do-sistema-e-empobrece-o-brasil-descortinando-seu-veu-protetor

E os burros, nós, pagando a conta.


Anônimo disse...

E o caso da Rose Noronha, amiga íntima de Lula.

Desde 2012 corre, segundo noticias em segredo de justiça, por quê?

ROSE, amiga intima de lula e seus 25 milhões de euros.
http://www.alertatotal.net/2012/12/inteligencia-descobre-que-empresas.html
-
BACALHAU bilionário da Noruega.
http://www.alertatotal.net/2013/01/bacalhaugate-lula-teme-que-acao-anti.html
-
MENSALÃO aéreo,somente de LULA. Bilhões!
http://www.alertatotal.net/2013/04/mpf-investiga-mensalao-aereo-viagens.html
-
Perguntas do Prof. Villa, sem resposta.
http://www.youtube.com/watch?v=oFxFjzKjS9Y
-
E os US$ 2 bilhões do PT para investir na campanha eleitoral de 2014?
http://www.alertatotal.net/2014/01/pt-ja-tem-us-2-bilhoes-para-torrar-na.html

Se o povo não começar a ler seremos sempre um pais de manés.

Anônimo disse...

É a Máfia aliada à Camorra essa ralé moral comunista, escória da Humanidade. Mas, às vezes, eles nos divertem: Não tem preço ver o Lulladrão pulando na cadeira e cheio de tiques nervosos denunciadores das suas muitas mentiras e do escapismo diante de Sérgio Moro. O CORPO FALA, EX-PRISIDENTI! Na Venezuela os opositores, nas constantes manifestações contra o governo, estão contrapondo às armas da polícia e milícias “maduras” BOMBAS DE MERDA, isso mesmo! Pena que a coleta não dá para o gasto, já que a população anda passando fome... (lídia)
Anônimo disse...

Enquanto o povo brasileiro, ordeiro, trabalhador, enfrentava dificuldades, sem SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, etc.,o Brasil, entregue a esses FDP, com gastanças (a cumpanherada, que o diga), roubalheira,ficava à deriva, absolutamente entregue às raposas que tomavam conta do galinheiro. Como se não bastasse, ainda tem, meia dúzia de "jornalistas" vagabundos, a serviço dessa corja, distorcendo a verdade dos fatos, como, por exemplo, o depoimento daquele cidadão perante o EXCELENTE MAGISTRADO Dr. Sérgio Moro,ocorrido no dia 10.05, classificando-o de BOM. Essa praga de jornalista tem que ser banido do meio em que atua, pois presta um desserviço ao nosso país, com mentiras, inverdades, etc. etc.


Augusto disse...

Bolivianos “PTistas”.
https://www.facebook.com/luizaugusto.soutomaior/videos/1429386180417492/

Anônimo disse...

O TUCANALDO “MELA JATO” É UMA PEÇA

Reinaldo Azevedo, o Tucanaldo Mela Jato, é, desde sempre, o “oposicionista” de estimação do PT, dentro do embate farsesco que esse partido trava com PSDB. Farsesco, sim, já que ambos são de esquerda e vêm trabalhando juntos, em plena sintonia, pela crescente esquerdização de um país, cujo povo, no entanto, na sua grande maioria, é conservador.

È de estarrecer a leviandade, a desfaçatez e o cinismo com que ele vem investindo contra o Moro, o Deltan e a Lava Jato como um todo, usando, para tanto, os veículos de comunicação que o establishment político e empresarial colocou à sua disposição, nos ”trocentos” empregos que tem. De parceiro do PT num inverossímil telecatch político, tornou-se um bajulador descarado do poder que abriga, hoje, sob o manto da Mela Jato - pretensamente legalista - petistas, tucanos e pmdbistas, bem como os seus cúmplices nos demais partidos que infestam o país. 

Embora seja tão burro quanto o Lula, é mais esperto e ilustrado do que ele. Um perigo, portanto, ainda mais pelo fato de que engana muitos trouxas ao proclamar-se antipetista. Na verdade, foi sócio-fundador do PT e militante do comunismo trotskista, e tudo isso continua muito vivo dentro dele, enraizado no seu DNA..Não é de hoje, então, que ele perdeu a razão.

Profundamente desmoralizado, até mesmo perante aqueles que antes o seguiam, bovinamente, na pseudo-cruzada antipetista que travava, tornou-se um dos mais notórios vilões das redes sociais e, como seria próprio de um insano, culpa a direita - a “xucra”, não domada pelo PSDB, e não a “xupa”, que é desse partido e da qual ele faz parte -, o Moro e a Lava Jato pela sua desmoralização e pelas suas crescentes desditas. “Moro desrespeitou a lei”, “Moro cometeu abuso de poder” (gostou Renan? Gostou, Requião? gostou, Gilmar?), “Lula o venceu nas ruas e no tribunal”, “Lula não culpou Dona Marisa”, a falecida, “não há provas de que o tríplex seja do Lula”, e por aí afora, que o “Mela Jato” não tem medo e nem vergonha de ser ridículo. Prova disso é que, quanto mais desperta opiniões em contrário, mais certo ele se julga, como qualquer maníaco de pedra faria, e cava cada vez mais fundo no buraco sem fundo em que se meteu. Eu, hein!? Quem mandou darem escada pra maluco?

Vaidoso como é, a ponto de ter sido apelidado de “Deus” nos meios jornalísticos, compete com Lula da Silva, o alter ego dele. em santidade e sabedoria, e chora e range os dentes, em fúria, ao se dar conta de que foi publicamente desmascarado e de que é visto, hoje, como um reles desinformantezinho de esquerda pró-tucanos. 

De fato, sua sanha assassina contra a Lava Jato foi desencadeada a partir do momento em que, nas delações da Odebrecht, começaram a “pulular” nomes de tucanos, que são, agora, os seus investigados de estimação. 
A partir daí, subiu nas tamancas, agitou, freneticamente, suas plumas e paetês, numa cenografia tão especial que já se tornou um meme da Jovem Pan, e proclamou, entre gritinhos histéricos: “Eu, hein, Carlos Alberto!? Dêxa o Moro comigo!”

É, gente, o Tucanaldo “Mela Jato” é mesmo uma peça! E, volto a dizer, não é de hoje que ele perdeu a razão.

Lucas Daniel
Anônimo disse...

Viram essa?


Empresa privada americana doa R$ 300 milhões em tecnologia para ...

www.newbrasiltimes.com/empresa-privada-americana-doa-r-300-milhoes-em-tecnolo...
2 dias atrás - Empresa privada americana doa R300 milhões em tecnologia para escolas de São Paulo (Assista). Por. Sidney Junior. -. 11 de maio de ...

Agora vamos ver a reação da esquerda radical! Algo do tipo
"os zamericanus malvados estaum tumando conta da nossa educassao! Vamos diser naum ao imperizalismu! Viva o inssinamento de Paulo Freire!"


12 de maio de 2017
in aluizio amorim

APÓS BLOQUEIO DO WHATSAPP



12 DE MAIO DE 2017
postado por m.americo

NÃO SEI LER...



12 de maio de 2017
postado por m.americo

NÃO SEI DE NADA E NÃO CONHEÇO ELE...


CLIQUE PARA AUMENTAR

12 de maio de 2017

OPERAÇÃO BULLISH

OPERAÇÃO DA PF INVESTIGA FINANCIAMENTO BILIONÁRIO DO BNDES AO FRIBOI
LUCIANO COUTINHO (EX-BNDES) E JOESLEY BATISTA (FRIBOI) SÃO ALVOS

A POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS EM ENDEREÇOS DE LUCIANO COUTINHO, EX-PRESIDENTE DO BNDES, E DE JOESLEY BATISTA, PRESIDENTE DO GRUPO JBS FRIBOI.

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (12) exatos 37 mandados de condução coercitiva (30 no Rio e 7 em São Paulo) e 20 de mandados de busca e apreensão, sendo 14 no Rio e 6 em São Paulo, além de medidas de indisponibilidade de bens de pessoas físicas e jurídicas, no âmbito da Operação Bullish, que investiga fraudes e irregularidades em aportes concedidos no governo Lula pelo BNDES, através da subsidiária BNDESPar, ao grupo J&F Friboi, maior empresa do ramo de proteína animal.

Os principais alvos da operação, nesta fase, são o ex-presidente do BNDES dos governos Lula e Dilma, Luciano Coutinho, e o presidente do grupo JBS Friboi. Os aportes do BNDES nessa empresa, a partir de junho de 2007, tinham o objetivo a aquisição de empresas também do ramo de frigoríficos no valor total de R$ 8,1 bilhões.

A suspeita é que o BNDES tenha favorecido a J&F em juros camaradas e agilidade nos empréstimos para a compra, por exemplo, do frigorífico Bertin.

A PF informou que as operações de desembolso dos recursos públicos tiveram tramitação recorde após a contratação de uma empresa de consultoria ligada a um parlamentar, também ainda não identificado. Além disso, as transações foram executadas sem a exigência de garantias e com a dispensa indevida de prêmio contratualmente previsto, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

Os controladores do grupo estão proibidos, ainda em razão da decisão judicial, de promover qualquer alteração societária na empresa investigada e de se ausentar do país sem autorização judicial prévia. A PF monitora cinco dos investigados que estão em viagem ao exterior.

O nome da operação, Bullish, é uma alusão à tendência de valorização gerada entre os operadores do mercado financeiro em relação aos papéis da empresa, para a qual os aportes da subsidiária BNDESPar foram imprescindíveis.


12 de maio de 2017
diário do poder

FACHIN MANDA A MORO INVESTIGAÇÃO SOBRE CAMPANHA DE DILMA E LULA

SEM FORO, VAI PARA O MORO
JUIZ SÉRGIO MORO JULGARÁ LULA E DILMA POR CORRUPÇÃO ELEITORAL
TRECHOS DAS DELAÇÕES DE MARQUETEIROS RELATAM USO DE CAIXA 2 EM CAMPANHAS. (FOTO: EBC)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o envio de trechos das delações de João Santana e Mônica Moura que tratam do uso de caixa 2 nas campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014, ao juiz federal Sérgio Moro.

Além da Justiça Federal no Paraná – que receberá metade –, os pedidos de investigação feitos pela Procuradoria-Geral da República serão enviados a outros quatro Estados e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Alguns casos ficarão com no próprio Supremo.

Sem contar os estrangeiros, 16 políticos brasileiros são citados em 21 petições – a 22.ª não teve o conteúdo divulgado.

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso do Sul e São Paulo receberão um caso cada uma.

Outro caso que Fachin enviou a Curitiba envolve a campanha do atual deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) à prefeitura de Belo Horizonte em 2012, apesar de ele ter cargo com prerrogativa de foro no Supremo. Como a campanha de Patrus também tem menções ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), Fachin autorizou o envio de informações ao STJ.

Foro privilegiado
Há, além de Patrus, cinco políticos com prerrogativa de foro no Supremo envolvidos em possíveis crimes, de acordo com a PGR. São os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Marta Suplicy (PMDB-SP) e os deputados Zeca do PT (SP) e Vander Loubet (PT-MS). No caso destes dois últimos, a PGR ainda não informou se pedirá um novo inquérito ou se acrescentará os fatos narrados e documentos em investigações que já existem contra os dois deputados.

Os indícios de pagamento ilícitos relacionados à campanha de 2008 de Gleisi à prefeitura de Curitiba, por já haver investigação semelhante, serão juntados ao inquérito específico que tramita no Supremo.


12 de maio de 2017
diário do poder

GLEISI E PAULO BERNARDO SÃO DELATADOS POR JOÃO SANTANA

DELAÇÃO PREMIADA - JOÃO SANTANA FALA SOBRE O PERÍODO LULA

DELAÇÃO PREMIADA DE JOÃO SANTANA NA OPERAÇÃO LAVA JATO = TC 01

LULA SE INCRIMINOU, DIZ EX-DIRETOR DA INTERPOL NO BRASIL

LINGUAGEM CORPORAL DE LULA NO DEPOIMENTO A MORO

POR ESSA O PT NÃO ESPERAVA. DELAÇÃO PREMIADA DE GUIDO MANTEGA

STRIKE: DILMA, JBS, BNDES, LULA E SEUS LARANJAS NO CHÃO