"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

É URGENTE IR ALÉM DO ALVO LULA




Quem mira no que não vê pode acertar naquilo que ainda não se pode enxergar claramente. Este tem tudo para ser o objetivo estratégico da Operação Bullish que a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira. A dúvida é se o alvo real é JBS (Antônio Palocci Filho dava consultoria para os Irmãos Batista) ou se a intenção verdadeira é realmente atingir o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que teria sido convencido pelo mesmo Palocci para emprestar dinheiro para o frigorífico comprar uma empresa nos EUA.

Entender os investigadores da Polícia Federal nem sempre é missão fácil. Criativamente usado pelo marketing de guerra da Polícia Federal, o termo Bullish, que vem de Bull (touro, porque ataca de baixo para cima), tem dois significados na língua de Trump. Uma é dar suas opiniões de um jeito forte e confiante. A outra versão, metaforicamente mais conhecida dos rentistas de plantão, designa que o mercado está em alta e otimista - o contrário é bearish, que vem de urso, bicho mal humorado.

Pouco importa o que deseja a PF. Mas vale sugerir aos investigadores alguma linha mais interessante de investigação. Um caminho seria aprofundar as investigações sobre as influências do sistema BNDES/BNDESpar nas decisões da Petrobras, Eletrobrás e outras “estatais”, durante a gestão de Luciano Coutinho. O economista foi conselheiro, por muitos anos, da petrolífera, diretamente responsável por várias decisões (inclusiva as irresponsáveis que prejudicaram a empresa). Coutinho ambém foi perito financeiro designado para responder pela estatal junto à Bolsa de Nova York.

Uma prova de que havia problemas na relação incestuosa entre o comando do BNDES e as estatais foi uma das primeiras decisões da sucessora de Coutinho no BNDES. A economista Maria Sílvia Bastos Marques definiu que nenhum diretor do banco participa mais de conselhos das empresas da carteira do BNDESPar (subsidiária de participações societárias). Maria Silvia – que agora é alvo de pressões e sabotagens para deixar o cargo – sabe muito bem o que está fazendo.

Os investigadores da Polícia Federal e os “meninos” do MPF sabem que a Petrobras, Eletrobrás e outras “bras” continuam do mesmo jeitinho, à mercê dos promotores de negociatas e dos saqueadores de propinas. O sistema criminoso segue intacto, apesar da Lava Jato. Uma pergunta que não ofende e nem quer calar: Quando a cúpula dirigente e ex-conselheiros da Petrobras na Era Lula-Dilma serão incomodados pela Lava Jato?

A regra é claríssima! O Art. 23 do Estatuto Social da Petrobras prevê que os membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva responderão, nos termos do art. 158, da Lei nº 6.404, de 1976, individual e solidariamente, pelos atos que praticarem e pelos prejuízos que deles decorram para a Companhia.

Tem mais... Em seu Art. 28, o Estatuto estipula que ao Conselho de Administração compete: fiscalizar a gestão dos Diretores; avaliar resultados de desempenho; aprovar a transferência da titularidade de ativos da Companhia, inclusive contratos de concessão e autorizações para refino de petróleo, processamento de gás natural, transporte, importação e exportação de petróleo, seus derivados e gás natural.

E, em seu Art. 29, o Estatuto determina: compete “privativamente” ao Conselho de Administração deliberar sobre as participações em sociedades controladas ou coligadas. Os diretores e conselheiros têm responsabilidade objetiva por erros, incompetências ou eventuais atitudes criminosas. Entendeu? Ou precisa desenhar?

Vale repetir por 13 x 13: A Lava Jato, que alimenta sonhos de condenação e prisão de Lula, já se aproxima perigosamente de Dilma Rousseff. A Presidenta afastada foi a antecessora de Guido Mantega no Conselho de Administração da Petrobras. Mantega sempre se gabava de ser quem tinha mais proximidade com Dilma, despachando com ela diariamente.

Logo, fica fácil supor que Dilma pode não ter sabido de tudo, mas sabia de muita coisa feita por Mantega, sobretudo na captação ilegal de recursos para financiar o projeto de poder do PT. Será que Lula não tinha o mesmo domínio de todos esses fatos? A Força Tarefa da Lava Jato tenta provar que sim. Os fanáticos seguidores da Petelândia insistem que não...

A Lava Jato também não chegou, ainda, no mais pantanoso teatro de operações da corrupção: o sistema financeiro. Um sistema de crime tão institucionalizado não conseguiria funcionar sem a conivência de grandes bancos - que têm interesses diretos nos maiores negócios do Capimunismo rentista tupiniquim.

Mexer com Lula, Mantega, Palocci, Coutinho e outros amigos dos bois ainda não citados judicialmente é o mesmo que mexer com os mais poderosos banqueiros nacionais e transnacionais que comandam os maiores negócios e as maiores negociatas no Brasil. Grandes roubalheiras, lavagens e “esquentações” de grana não acontecem sem a colaboração direta dos poderosos do mercado financeiro mundial. #prontofalei...

Resumindo a opereta: o chefão Lula está mais perdido que uma freira virgem colocada para orar no altar central plantado no meio de um Prostíbulo. O fim de Lula está apenas começando... Embora se autodefina como uma “metamorfose ambulante”, Lula não é o princípio, nem o fim e muito menos o meio. Ele é apenas uma peça importante no sistema de corrupção política-econômica. Lula cai, e a putaria institucional continua... Assim, ele é um grande alvo, mas não é o maior, nem o principal. Lula é perigoso, porque ainda pode nos causar grandes estragos...

Enfim, a Lava Jato ainda tem que mexer em muita coisa, afetando muitos poderosos política e economicamente. A grande dúvida é se terá fôlego suficiente para chegar aos verdadeiros comandantes e beneficiários do sistema institucionalizado de corrupção montado na máquina estatal brasileira. Se não houver uma mudança estrutural no Estado brasileiro (e ainda estamos longe de que isto aconteça), missões como as da Força Tarefa, por melhores que sejam, não passarão de um gigantesco esforço para enxugar gelo no País da Impunidade.

Os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira não podem cessar a pressão que exige punição rigorosa aos corruptos. Mas o fundamental é lutar para uma efetiva mudança na estrutura do Estado Brasileiro - base da governança do crime institucionalizado. O monstro é gigantesco. Por enquanto, só vemos o rabão dele - comido, devagarzinho, pela República de Curitiba...

O problema concreto: não é fácil a missão de romper com uma cultura de corrupção, em uma estrutura estatal em que o crime institucionalizado tem hegemonia. Ninguém se iluda: a corrupta e desqualificada classe política fará o diabo para sabotar e detonar a Lava Jato... A Guerra de Todos contra Todos está apenas começando, e promete ser longeva...

Pagando as contas diárias da incompetência e da corrupção, o brasileiro que agoniza e fica cada vez mais pt da vida. Os honestos têm motivos para festejar a criminalização do PT, suas lideranças máximas de outros comparsas de negociatas.

A bronca é justificada pelo bolso cada vez mais vazio da classe média e baixa, com o aumento das dívidas pessoais e familiares, a carestia inflacionária e recessiva, combinada com a falta de crédito (diretamente proporcional à total ausência de credibilidade da classe política).

Se intolerância e violência descontrolada entram em campo neste cenário, a temperatura do inferno tupiniquim sobe mais ainda... Os brasileiros hiperconectados querem mudanças... Já...

Ou partimos para uma cirúrgica Intervenção Institucional, com quimioterapia democrática, ou vamos todos para o saco de lixo da História...
Releia o artigo: Lula acabou! Já era! E PT, saudações...

Dieta Lava Jato


Endocrinologistas se preparam para fazer uma denúncia de concorrência desleal promovida pela Lava Jato.

O motivo: os ilustres presos estão ficando ou saindo da cadeia esbeltos ou magrinhos da Silva...

Já tem médico temendo que o juízes, promotores e carcereiros peçam a patente mundial da milagrosa “Dieta Lava Jato”...

Piadinha espiritual


Eis a piada que mais circula nos grupos de zap-zap & afins nas redes sociais:

O juiz Sérgio Moro acaba de marcar a data do próximo depoimento do Ex-presidente Lula.

Será no dia 19/05, no Centro Espírita Amor e Luz, no centro de Curitiba, às 20h.

Na ocasião, será invocada a presença da Sra. Marisa Letícia, para que ela possa se defender das acusações do próprio marido.

Os advogados do PT já preparam um recurso aos deuses do STF exigindo a fechamento imediato da instituição, e pedindo que o juiz Moro seja impedido por ferir a tranqüilidade dos espíritos...


Verdade que dói...


CLIQUE PARA AUMENTAR


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


12 de maio de 2017
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário