"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de março de 2016

UM GOVERNO JECA

Brasília - O governo da Dilma é jeca. E os auxiliares que a cercam mais jecas ainda. Só em um país sem comando, à deriva, desacreditado e apodrecido moralmente nomea-se um ministro da Justiça sub judicie. 

Isso mesmo, o baiano Wellington César Lima e Silva está ameaçado de não permanecer no ministério porque o STF entendeu que ele, por ser integrante do Ministério Público, não pode exercer a função para qual foi nomeado pela Dilma.

Meu Deus!, viramos uma republiqueta das bananas, nanicas. Parece que estamos vivendo em outra galáxia, a galáxia que hospeda um monte de débeis mentais na Praça dos Três Poderes. Que país avacalhado é esse que nomeia um ministro (da Justiça!) sem uma análise criteriosa, cuidadosa. Chegamos ao mais baixo nível da desmoralização da administração pública. Aquela em que, pasmem, os ministros são feitos nas coxas.

Até o mais idiota dos assessores do Planalto sabia que é inconstitucional um integrante do Ministério Público (caso do Wellington) exercer um cargo no Executivo sem renunciar à carreira, ou se aposentar. 


Agora, com o impasse, veja que coisa, o país está acéfalo na sua principal área de vulnerabilidade, a segurança. 
Sem comando, um ministério que tem sob o seu guarda-chuva a segurança pública, as garantias constitucionais e a administração das penitenciárias, entre outros setores relevantes, de uma hora para outra, está vazio. E com a decisão do STF, Wellington tem vinte dias para se afastar da Pasta ou se aposentar do Ministério Público.

Tudo isso aconteceu porque o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, responsável pela articulação política e pela escolha de ministros junto com a presidente, impôs a sua vontade. 


Foi buscar na Bahia um amigo para assumir o ministério antes que o pessoal do Lula indicasse um nome. 
Atropelou todo mundo e agora deixa o abacaxi nas mãos da Dilma. 
Para não retroceder, a presidente orientou José Eduardo Cardozo, antigo titular da Pasta, para defender a permanência de Wellington no cargo junto ao STF. 
Levou uma surra na votação do tribunal que julgou inconstitucional a presença do amigo dele no seu antigo ministério.

A petezada avacalhou o país. Do dia pra noite, o Brasil saiu de país emergente para descambar para uma nação desacreditada, apodrecida, comandada por uma presidente que não tem a menor noção da importância do cargo que exerce. Uma marionete nas mãos de um bando de sindicalistas corruptos e incompetentes que zombam da paciência do povo brasileiro.

Nem bem se recompôs da gafe, a Dilma agora quer transformar a Esplanada dos Ministérios em um presídio a céu aberto. 

Cogita entregar um ministério ao ex-presidente Lula para evitar que ele saia de São Bernardo algemado dentro de um camburão para formar um time de futebol no presídio de segurança máxima do Paraná. 

Ao seu lado, a Dilma já protege Edinho Silva, ministro da Comunicação Social, envolvido na Lava Jato. 
Delatores contam que foram achacados e intimidados por ele quando exerceu a função de tesoureiro da campanha dela. 

Para resguardar o ex-tesoureiro a Dilma o acolheu dentro do Planalto a pedido do Lula que agora também quer se alojar lá dentro sob o manto da imunidade. 
Não adianta fugir, se esconder, procurar refúgio porque, como dizem os internautas na internet, que se preparam para invadir as ruas pelo impeachment da Dilma: 

“O Moro vai te pegar!”


11 de março de 2016
jorge oliveira

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2016/03/um-governo-jeca.html


LULA NÃO QUER ACEITAR QUALQUER CARGO NO GOVERNO

ASSUMIR UM CARGO PASSARIA A MENSAGEM QUE OBJETIVO É O FORO PRIVILEGIADO

LULA TEM DITO QUE É PRECISO DESVINCULAR SUA EVENTUAL CONTRIBUIÇÃO AO GOVERNO DAS INVESTIGAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA POLÍCIA FEDERAL FOTO: PAULO PINTO


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer aceitar qualquer cargo no governo neste momento em que o Ministério Público de São Paulo pediu sua prisão preventiva. Para Lula, assumir um ministério agora passaria a mensagem de que ele está entrando na equipe apenas para obter foro privilegiado de julgamento, e não para ajudar a presidente Dilma Rousseff a sair da crise política.

A avaliação do ex-presidente foi transmitida ao ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que conversou com ele por telefone, na noite desta quinta-feira. Wagner fez o relato da conversa a Dilma e aos ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), José Eduardo Cardozo (Advocacia Geral da União) e também ao assessor especial Giles Azevedo, durante reunião que terminou agora há pouco, no Palácio da Alvorada.

A portas fechadas, Lula tem dito que é preciso desvincular sua eventual contribuição ao governo das investigações do Ministério Público e da Polícia Federal. O ex-presidente admite que Dilma corre sério risco de impeachment se não conseguir segurar o PMDB na equipe nem mudar os rumos do governo.

Para o Palácio do Planalto, o Ministério Público de São Paulo jogou combustível na crise ao pedir a prisão preventiva de Lula, incitando representantes de movimentos sociais e militantes do PT a ocuparem as ruas em defesa do ex-presidente. O governo teme que as manifestações de domingo terminem em confronto entre os que pregam o impeachment de Dilma e os discípulos de Lula. A ordem é desestimular atos do PT neste dia porque, na percepção do Planalto, qualquer conflito será debitado na conta de Dilma, de Lula e do partido.(AE)


11 de março de 2016
diário do poder

PROMOTORES QUEREM FIXAR DATA PARA PRENDER EX-PRESIDENTE

"COM FORÇA POLICIAL"

PROMOTORES QUEREM FIXAR DATA PARA PRENDER EX-PRESIDENTE
LULA JAMAIS PODERIA INFLAMAR A POPULAÇÃO CONTRA INVESTIGAÇÕES, AFIRMAM


NO PEDIDO DE PRISÃO PREVENTIVA DO EX-PRESIDENTE, OS PROMOTORES QUE ACUSARAM PEDEM À JUÍZA DA 4.ª VARA CRIMINAL QUE OS AUTORIZE A CUMPRIR PESSOALMENTE O MANDADO DE PRISÃO DE LULA (FOTO: REPRODUÇÃO/TVT)


Os promotores de Justiça que acusam Lula por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no caso tríplex querem autorização judicial – se for decretada a prisão preventiva do ex-presidente e de outros seis investigados -, para
“fixar a data para a respectiva execução e cumprimento dos mandados’. O pedido de prisão será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª. Vara Criminal da Capital.

Além de Lula, os promotores requereram a prisão do empreiteiro José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto (que já está preso como réu da Operação Lava Jato) e ex-dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop).

“Em caso de deferimento, que os mandados sejam entregues em mãos a um dos promotores de Justiça subscritores da denúncia, a fim de que sejam posteriormente cumpridos na forma a ser estabelecida pelo Ministério Público, inclusive com uso de força policial, caso necessária, com evidente respeito à legislação vigente, tudo a fim de obter a melhor forma de operacionalização das medidas, evitando violação dos direitos fundamentais dos denunciados”, assinalam os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique de Moraes Araújo.

“É que os denunciados praticaram inúmeros crimes graves, que geraram prejuízos financeiros vultosos a diversas vítimas, durante alongado período temporal, além de uma organização em quadrilha, o que demonstra que em liberdade poderão continuar delinquindo e prejudicando outras inúmeras vitimas. Presente, portanto, a garantia da ordem pública, consistente na necessidade de se manter a ordem na sociedade”,
alegam os promotores.

Caso não seja acolhido o requerimento de prisão, os promotores pedem que Lula e os outros 15 alvos da acusação – inclusive a ex-primeira dama Marisa Letícia e o filho mais velho do casal Lula, Fábio Luiz – fiquem proibidos “de se ausentar do país, com busca e apreensão dos passaportes de todos os denunciados”.

“Pede-se também decreto cautelar de proibição por parte de quaisquer dos denunciados, de manter contato com as vítimas e testemunhas arroladas na denúncia por meios remotos, eletrônicos, mensagens de texto, aplicativos de aparelho celular, e-mails, contato telefônico ou encontro pessoal.”

No pedido de prisão contra Lula, os promotores afirmam. 
“Ao passo que milhares de famílias se viram lesadas, despojadas do sonho da casa própria, malgrado regular pagamento, o ex-presidente da República e denunciado Luiz Inácio Lula da Silva se viu contemplado com um tríplex situado de frente para a praia das Astúrias no município de Guarujá, com direito a outras benesses, tais como: pagamento de reforma integral no imóvel para proporcionar mais bem estar a família, instalação de elevador privativo entre os três andares para evitar utilização das escadas, pagamento integral de móveis planejados na cozinha, área de serviço, dormitórios; enfim, em todos os ambientes da casa com a inserção, outrossim, de eletrodomésticos tudo às custas do denunciado Léo Pinheiro, responsável direto pela OAS Empreendimentos S.A, segundo a qual para outros ex-cooperados Bancoop mostrou-se altamente enérgica e arrebatadora de seus direitos.”

Segundo os promotores, ‘o ex-presidente tem a sua conduta implicada no delito de lavagem de dinheiro à medida em que deliberadamente desconsiderou a origem do dinheiro empregado no condomínio Solaris do qual lhe resultou um tríplex, sem que despendesse qualquer valor compatível para adquiri-lo, sem que constasse no termo de adesão de 2005 de sua esposa Marisa Letícia, aquela unidade autônoma ou qualquer alusão àquele tríplex e não cota como faz questão de pronunciar’.

“Não por outra razão já antevendo a possibilidade de produzir lavagem de dinheiro dolosamente consignou falsidade em seu imposto de renda declarando outro apartamento que não lhe pertencia, no ano de 2015, referente ao exercício financeiro de 2014, conforme noticiado e publicado pelo próprio Instituto Lula”
, afirma a Promotoria criminal de São Paulo, em alusão a um comunicado em 30 de janeiro de 2016 da entidade sob o título ‘Documentos do Guarujá-desmontando a farsa’.

Os promotores invocam a tese da ‘cegueira deliberada em crimes de lavagem de dinheiro’. Segundo eles, as Cortes americanas têm exigido, em regra: 
1) a ciência do agente quanto à elevada probabilidade de que os bens, direitos ou valores envolvidos provenham de crime; 2) o atuar de forma indiferente do agente a esse conhecimento, e 
3) a escolha deliberada do agente em permanecer ignorante a respeito de todos os fatos, quando possível a alternativa.

“Ora, exatamente o que aconteceu! Era possível não receber o tríplex! Era possível não receber benesses patrimoniais! Estava em seu (de Lula) poder de conhecimento que, enquanto milhares de famílias ficaram sem seus apartamentos, por inércia da própria OAS, que os preteriu cometendo toda sorte de crime patrimonial em comunhão de esforços com integrantes da Bancoop intrinsecamente ligados ao Partido dos Trabalhadores. 
Léo Pinheiro, da OAS, dando continuidade ao que foi deliberado pelo núcleo Bancoop contemplou-lhe com tríplex e expendeu esforços coletivos para ocultá-lo.” 
Com informações da Agência Estado.


11 de março de 2016
diário do poder

QUE DILMA??

CONVENÇÃO DO PMDB
PMDB DO RIO TERÁ 'ATUAÇÃO DISCRETA' NA CONVENÇÃO DESTE SÁBADO
PMDB-RJ, DE PICCIANI, DESISTIU DE DEFENDER DILMA NA CONVENÇÃO


PICCIANI: PMDB NÃO DEVE MARCAR NENHUMA POSIÇÃO MAIS RADICAL. (FOTO: MARCELO CAMARGO/ABR)


Contemplados pelo Palácio do Planalto com espaços na Esplanada do Ministério, lideranças do PMDB do Rio de Janeiro pretendem ter uma participação discreta e não sairão em defesa do governo na convenção do partido marcada para ocorrer neste sábado, 12, sob um forte clima anti-Dilma e anti-PT. Na ocasião, o vice-presidente da República, Michel Temer, deverá ser reconduzido ao comando nacional da legenda, cargo que ocupa desde 2001.

A estratégia de evitar declarações a favor da presidente Dilma Rousseff é alimentada pela avaliação, de integrantes do PMDB fluminense, de que o momento político é de "grande tensão". Em razão disso, a orientação da cúpula do PMDB do Rio, que detém o maior número de delegados na convenção, é de defesa da unidade do partido e na busca de um caminho próprio em 2018. "Vou fazer um pronunciamento, mas falando da atuação da bancada e falando para dentro do partido. O PMDB precisa apresentar propostas, se preparar para 2018. Acho que esse é o tema forte na convenção", afirmou o líder do PMDB, Leonardo Picciani.

O deputado é responsável pela indicação dos atuais ministros Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia). Além da Vice-Presidência da República e das duas pastas, o PMDB também comanda os ministérios de Minas e Energia, Agricultura, Turismo e Portos. "A convenção não vai tratar do governo, ela vai tratar do Brasil e do PMDB. O mais importante para o País neste momento é a unidade do PMDB", disse ao Estado o deputado estadual, Jorge Picciani, presidente estadual da legenda no Rio de Janeiro e pai de Leonardo.

Campanha
Apesar das esquivas da cúpula do PMDB do Rio em abordar diretamente o atual momento de desgaste do governo, o tema será colocado por representantes de outros Estados que defendem o desembarque. Entre os condutores da iniciativa estão lideranças do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A expectativa é de que esse grupo aumente até amanhã com a adesão de representantes de Pernambuco, Bahia, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins. No caso de São Paulo, apesar de o presidente estadual, deputado Baleia Rossi, tecer criticas internamente ao governo, a tendência é de o diretório também permanecer em discrição, uma vez que o Estado é reduto eleitoral do vice-presidente da República Michel Temer.

"Vai ter uma pressão retórica muito forte, mas não acredito, do ponto de vista prático, em nenhuma mudança. Todo mundo vai aguardar e observar mais o quadro, não acredito numa guinada de imediato no sábado", avaliou o líder Leonardo Picciani.

"Acho que sem marcar nenhuma posição mais radical, o PMDB vai mostrar que tem um caminho próprio. Sem falar em rompimento ou impeachment, mas defendendo um caminho próprio para o País", ressaltou Jorge Picciani.

Nas discussões internas para se fechar a composição da próxima Executiva Nacional que será escolhida amanhã, o PMDB fluminense ainda briga por ampliação dos espaços para o grupo. Está em negociação o cargo da segunda-vice-presidência, atualmente ocupado pela ex-deputado Iris de Araújo (GO). "Uma coisa é certa, o ex-governador Sérgio Cabral não quer, o Eduardo Paes também não, por isso ainda estou negociando outros nomes do partido", disse Jorge Picciani.

Aliados de Dilma no PMDB acreditam que novas delações podem fragilizar ainda mais a presidente e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que dará nova força ao processo de impeachment. Na hipótese de o vice assumir, peemedebistas têm expectativa de que o Temer proponha um governo suprapartidário, com redução drástica de ministérios. Alguns defendem inclusive que Temer anuncie que não tem intenção de disputar a reeleição em 2018, como forma de atrair os partidos para a base.



11 de março de 2016
diário do poder

FIM DA LINHA


PMDB E PSDB CHEGAM A UM CONSENSO: DILMA ACABOU
PARTIDOS SOMENTE DIVERGEM SOBRE COMO SE LIVRAR DA PRESIDENTE


PARTIDOS SÓ DIVERGEM SOBRE COMO SERÁ O FIM DO GOVERNO DA PETISTA. FOTO: GERDAN WESLEY


Durante a reunião que começou quarta-feira (9) à noite e avançou a madrugada, uma conclusão consensual foi estabelecida por senadores do PMDB, incluindo o governista Renan Calheiros, e do PSDB: “Dilma acabou”. Os dois partidos só divergem na forma de se livrar de Dilma: os tucanos preferem o impeachment e Calheiros, falando pelo PMDB, defende algo “menos traumático”: a mudança do sistema de governo.

Pela proposta do PMDB, Dilma seria preservada, exercendo apenas funções de Estado, e um chefe de governo tocaria a administração.

Renan acha que a mudança do sistema de governo passaria por um pacto nacional, envolvendo inclusive o Supremo Tribunal Federal.

Surpreendidos com a proposta de um novo sistema de governo, os tucanos se comprometeram a “continuar conversando” sobre o tema.


11 de março de 2016
diário do poder

SUSPEITA É QUE LULA LEVOU DO ALVORADA O QUE NÃO ERA DELE...

EX-PRESIDENTE É SUSPEITO DE LEVAR ITENS DO PALÁCIO, NA MUDANÇA


EX-PRESIDENTE É SUSPEITO DE LEVAR OBJETOS DO ALVORADA NA MUDANÇA. FOTO: LULA MARQUES

O ex-presidente Lula enfrenta a suspeita de apropriação de objetos do Palácio da Alvorada que pertenceriam à União. No café da manhã com senadores, quarta-feira (9), Lula desdenhou disso e fez uma revelação espantosa: além dos itens encontrados pela Polícia Federal no sítio em Atibaia, na 24ª fase da Lava Jato, “tem umas 400 caixas” da sua mudança em imóvel do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. O número de caixas pode ser exagerado, mas a revelação pode provocar novas diligências.

Objetos que pertencem à União teriam sido levados nos espantosos 11 caminhões de mudança de Lula e Marisa, no fim do seu governo.

Aos senadores, Lula disse ter ganho “muitos presentes”. Ele ignora que itens avaliados em mais de cem reais passam ao patrimônio da União.

Há relatos de que no dia da mudança, d. Marisa mandou colocar em caminhões de mudança até objetos de adorno do jardim do Alvorada. Caso de um pilão de madeira, presenteado a d. Sarah Kubitscheck por fazendeiro de Goiás, durante o governo JK.

Provocado por requerimento de Ronaldo Caiado (DEM-GO), o Senado pediu a investigação do eventual sumiço de objetos do Alvorada.



11 de março de 2016
diário do poder

OPERAÇÃO LAVA JATO VIRA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO PARA PINHEIRO GUIMARÃES

EX-MINISTRO ALEGA QUE HÁ PRESSÃO INTERNACIONAL CONTRA O PT


Pinheiro Guimarães adere à teoria conspiratória
















“O que está acontecendo no país é uma cooperação nacional e internacional para destruir o PT e para introduzir no Brasil um modelo de economia igual à atual Argentina”, afirmou o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, em entrevista à repórter Laura Capriglione, do site Jornalistas Livres, sobre o cerco ao ex-presidente Lula feito pela 24ª fase da Operação Lava Jato. “A operação é arbitrária porque parte de delações que são antecipadas à imprensa, que tem o apoio da classe média. Isso é um golpe de estado em andamento”, disse o embaixador, que foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos no segundo governo de Lula.
Para Samuel Pinheiro, é imprescindível que a militância do PT vá às ruas. “Isso não é apenas uma manobra contra o presidente, é também contra as conquistas dos trabalhadores durante o governo Lula. É importante que a militância do PT vá às ruas e exija uma atitude da presidenta Dilma Rousseff.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É impressionante o número de artigos e reportagens na internet, em defesa de Lula e do PT, apresentando as mais estapafúrdias teorias conspiratórias. Esta tese, de Samuel Pinheiro Guimarães, é a mais nova versão, dando conta da existência de uma cooperação nacional e internacional contra o PT. Como dizia o humorista Aparicio Torelly, o Barão de Itararé, era só o que faltava. (C.N.)

11 de março de 2016
Deu no site Jornalistas Livres

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Então tá... Todos os depoimentos das diversas delações premiadas, todos os documentos recolhidos pela Polícia Federal, tudo o que o Ministério Público denunciou, toda a montanha de fatos e acontecimentos denunciados pelos jornalistas investigativos, tudo seria uma grande montagem, uma balela armada, uma grande conspiração contra a "alma mais pura do pais" e contra um dos mais honestos partidos que jamais existiu em Pindorama.
Pluralizando a parábola do Mestre, "cegos guiando cegos"...
Realmente impressiona o fanatismo dos seguidores petistas.
Não há argumentos para se demonstrar o enorme estrago que Lula e seu partido fizeram no Brasil.
Fica mais ou menos parecido com tentar explicar a um frango a lei da gravidade.
Já não me dou mais a esse esforço. É como se meter na torcida do Flamengo e torcer pelo adversário...
m.americo

IRRESPONSÁVEL, LULA AUMENTA A TEMPERATURA DO CALDEIRÃO SOCIAL


Lula conclamou o PT a radicalizar, e o resultado é a violência



















Os primeiros confrontos ocorridos em São Paulo são sintomas de o caldeirão social possa aumentar a temperatura, principalmente no próximo domingo, dia 13. Tudo que o país menos precisa nesse momento de crise política e econômica com reflexos na área social é o enfrentamento entre petistas e manifestantes nas ruas. Uma vez acendido o rastilho de pólvora, tudo poderá acontecer.
O líder metalúrgico conclamou a base para defendê-lo nas ruas. Ora, a defesa cabe ao suposto réu, no âmbito dos inquéritos e processos, se forem abertos. Vemos o drama dos refugiados sírios fugindo da guerra civil. Ninguém os quer na Europa, nem a dama de ferro alemã Angela Merkel. Cada um de nós sabe que o exílio é mortal para aqueles que amam sua pátria. Fora daqui onde nascemos, qualquer país nos receberá como forasteiros indesejáveis. Vejam o caso do candidato republicano Donald Trump, que propaga a vontade de expulsar dos EUA todos os mexicanos e muçulmanos caso seja eleito em novembro. O mar não está para peixe em lugar algum do globo.
Creio que estamos vivendo um novo período medieval, e isso constato quando uma senhora com tumor no útero não consegue atendimento na emergência nos hospitais do Distrito Federal. Aqui no Rio de Janeiro, a população não aguenta mais tanta falta de atenção. Um simples exame de raio X está levando meses; ressonância magnética, nem pensar. A situação nos hospitais públicos aproxima-se do colapso.
PRIMAVERA ÁRABE
Encaro nosso país com preocupação, quando relembro os fatos que originaram a Primavera Árabe e o posterior esfacelamento do poder constituído na Líbia. Kadaffi tinha seus defeitos, sim, era um ditador, mas os líbios desfrutavam de infraestrutura moderna, as tribos recebiam ajuda social e os jovens tinham bolsa para estudar na Europa e nos EUA, em função da receita abundante do petróleo. Pois bem, a partir de Benghasi, as potências ocidentais enviaram armas e treinaram grupos rebeldes para se insurgirem contra o governo. Quem poderia imaginar que em poucos meses, a Líbia fosse voltar aos tempos da Idade Média, tal a destruição da infraestrutura da capital Trípoli?
Hoje, dezenas de grupos comandam um pedaço do país, sem governo, sem comando, sem futuro, e até células do Estado Islâmico detêm parcelas do território da Líbia. A mídia não toma conhecimento do drama dos cidadãos líbios deixados a própria sorte. Quem jogou bombas destruidoras nos drones não toma conhecimento, estão preocupados agora em destruir outro país, a Síria, para tirar de Moscou o controle das bases navais na costa síria. A guerra fria está de volta, assombrando a humanidade.
E O BRASIL???
Alguns podem perguntar! E o que o Brasil tem a ver com isso. Respondo que tudo e mais alguma coisa. As guerras precisam mudar de continente, pois as atuais já se exauriram e seus efeitos começam a perturbar as nações europeias como um castigo por suas ações no Oriente Médio, ao se aliarem aos Estados Unidos para insuflar os movimentos rebeldes, que ao tomarem o poder se transformam em carrascos piores do que aqueles que foram derrubados, como Kadaffi e Sadam Hussein no Iraque.
O Estado Islâmico é um subproduto da guerra empreendida por Bush filho, assim como Bin Laden nasceu das linhas mestras de Bush pai no Afeganistão. Qual será a aproxima guerra de Donald Trump, caso seja eleito no final de ano?

11 de março de 2016
Roberto Nascimento

DEFESA DE SANTANA CRITICA A ORDEM DE PRISÃO PREVENTIVA



Charge do Borega, reprodução de Bahia Notícias

























A defesa do marqueteiro João Santana e de Mônica Moura afirmou que foram inconsistentes os argumentos usados pela Polícia Federal para pedir ao juiz Sergio Moro que a prisão temporária deles, que venceu nesta quinta-feira (3), sendo convertida em preventiva (por tempo indeterminado). Entre os argumentos da PF, estão a hipótese de que Santana pode ter sabido com antecedência da operação.
Policiais também afirmam que Santana, que estava na República Dominicana, excluiu sua conta no Dropbox, um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem enquanto a polícia deflagrava a fase Acarajé da Operação Lava Jato.
“Se for verdade que os peticionários [Santana e a mulher] já sabiam da operação, por que diabos João deixaria para encerrar sua conta no Dropbox já no próprio dia da operação e não nos dias anteriores?”, afirma a peça de defesa, assinada pelos advogados Fabio Tofic e Debora Perez.
Eles criticaram o fato da prisão temporária ter sido prorrogada para ouvir esclarecimentos do casal sobre planilhas que indicam que a Odebrecht realizou pagamentos a ele no Brasil, mas a PF não ter marcado um novo depoimento para indagá-lo em Curitiba.
NOVA PLANILHA
Nesta quinta-feira, ao representar para que os dois continuem presos, a PF informou a existência de uma nova planilha que indica pagamentos de R$ 21,5 milhões à “Feira” –codinome atribuído a João Santana e Mônica– entre 2014 e maio de 2015. As anotações estavam em poder de Maria Lúcia Tavares, funcionária da Odebrecht presa pela fase Acarajé e libertada na quarta (2).
Mas os advogados afirmaram que os investigadores não apresentaram prova que os repasses, de fato, existiram. E criticaram o Ministério Público Federal por inferir que os supostos pagamentos teriam sido realizados enquanto a Lava Jato já estava em curso –o que tornaria Santana ciente da origem escusa do dinheiro.
“Ainda mais falacioso é o argumento usado sobretudo pelo MPF, de que tampouco a notoriedade das investigações serviu para cessar o recebimento de valores que vinham da Odebrecht. A uma, porque não se tem provas de que tais pagamentos foram efetuados, e, a duas, porque neste período indicado pelo MPF não havia um único funcionário da Odebrecht preso, ou até mesmo formalmente acusado de corrupção na dita operação”, disse a defesa.

11 de março de 2016
Graciliano Rocha
Folha

SEIS MILHÕES DE MORTOS NO CONGO, E A MÍDIA OCIDENTAL SILENCIA...



As crianças são as maiores vítimas da guerra surda

















Um genocídio está a acontecer na República Democrática do Congo (RDC). Mais de 6 milhões de pessoas (das quais metade são crianças com menos de 5 anos!), foram massacradas, sob uma indiferença geral e com o apoio dos Estados Unidos e da Europa! 
Centenas de milhares de mulheres e de adolescentes foram violadas e mutiladas pelas tropas de ocupação. Isto com o único objetivo: para se apoderarem das riquezas minerais excepcionais que se encontram no subsolo do país…
Em pleno centro de África, o Congo é um país rico, cheio de matérias-primas (diamantes, ouro, estanho, gás, petróleo, urânio, acrônimo de colombite-tantalite…), florestas, água, mulheres e homens, múltiplas tribos reunidas numa nação desenhada por colonos, e que corresponde historicamente a nada. 
No seguimento do genocídio no Ruanda, os países vizinhos aproveitaram-se da incerteza político-institucional do Congo (país limítrofe do Ruanda), para atacar, de todos os lados, este gigantesco país cheio de tesouros.
E qual a reação dos Ocidentais face a isto?
POLÍTICA PRÓ-RUANDA
A culpa dos dirigentes americanos e europeus quanto ao genocídio da Ruanda, levou-os a optar por uma politica pró-Ruanda, deixando os rebeldes Ruandeses passar para o Congo, livremente, e podendo fazer o que querem, ajudados pelos aliados da Uganda e do Burundi…
É imprescindível salientar que as numerosas riquezas naturais do Congo são vitais para as economias ocidentais, especialmente, para os setores automóvel, aeronáutico, espacial, a alta tecnologia e a eletrônica, a joalheria… O acrônimo de colombite-tantalite sobretudo (o Congo possui 60% dos recursos mundiais), é essencial no fabrico dos componentes eletrônicos que encontramos nas televisões, nos computadores, nos smartphones e também em certas armas com o os mísseis!
O Congro sofre, igualmente, de um desflorestação maciça. E quais são os principais importadores? Os EUA, a Europa, a China, nada de surpreendente.
Como os conflitos parecem ser internos, dizendo unicamente respeito à África, ninguém pode acusar os EUA e as outras potências ocidentais de se aproveitarem dos recursos e das riquezas do Congo, uma vez que não fazem uma intervenção direta. Não há dúvida de que é muito mais prático deixar os povos matarem-se entre si. Em paralelo, os EUA apoiam as ditaduras que se sucedem no Congo e as milícias da Ruanda e da Uganda. É uma maravilha.
DESUMANIZAÇÃO
A pobreza mantida e as condições de vida miseráveis, as violações constantes (quando a taxa de Aids é superior aos 20%, nas províncias a Leste do país), a deslocação da população, os ultrajes, as epidemias etc. Trata-se de uma estratégia de desumanização usada para tornar as vitimas impotentes. Não existem palavras suficientemente duras para descrever esta terrível situação.
Serão os dirigentes ocidentais tão sedentos de riqueza, ao ponto de não intervir num novo genocídio? Sim! Aliás, não só não intervém, como escondem esse genocídio, ajudam com armas e permitem a observação dos treinos militares realizados pelas nossas elites.
Uma coisa é certa: o que se passa no Congo, dos negócios político-econômicos ao genocídio, nada é determinado, unicamente, pelos congoleses, tendo as potências da carnificina, ávidas de riqueza e sem consideração pelos povos, um papel determinante.
A situação no Congo será resolvida pelos congoleses, desde que a comunidade internacional pare de apoiar os ruandeses, os ugandeses e todas as milícias que perpetuam este estado de guerra insuportável. Ao apoiá-los, a comunidade internacional está a permitir-lhes a tomada das riquezas de um país, sem qualquer justificação.
O MUNDO SE CALA…
São 6 milhões de mortes, metade das quais, eram crianças pequenas. O mundo que se diz «livre» – ou seja, nós – tem a obrigação de encarar o que essa «liberdade» deixa acontecer. Por que tanta violência e tão pouco barulho por parte dos meios de comunicação?
Será que é suficientemente interessante para o ocidental médio? Não será suficientemente sensacionalista este massacre que se conta em milhões de pessoas? Será que é muito longe de «nossa casa»? Aplicam, mais uma vez, esta odiosa «lei da proximidade»? Qual o motivo da inexistência de reação? Não há qualquer impacto no imaginário coletivo? Nenhuma indignação? Nenhuma cólera? Nenhuma emoção?
A nossa obrigação como cidadãos do mundo é, portanto, de fazer circular esta informação, para que o mundo saiba, antes que algo mais aconteça. Existem culpados tanto em África como na Europa. O silêncio dos poderosos mata tanto como o barulho das metralhadoras. Ponhamos os assassinos face às suas responsabilidades.
Como podem 6 milhões de mortos serem absolutamente silenciados, sem qualquer repercussão midiática?
(artigo enviado pelo jornalista Sergio Caldieri)

11 de março de 2016
Deu no Rise Up
(Site português)

LUIZ ESTEVÃO SE ENTREGA À POLÍCIA E VOLTARÁ PARA A PAPUDA


Luiz Estevão – Danilo Verpa - 27.set.2014/Folhapress
Estevão de beneficiou com 34 recursos
O ex-senador Luiz Estevão, condenado pelo desvio de verbas públicas destinadas à construção do Fórum Trabalhista localizado em São Paulo (SP), se entregou no início da manhã desta terça-feira (8) à Polícia Civil do Distrito Federal.
Ele foi conduzido por agentes de sua casa no Lago Sul, região nobre de Brasília, para o Departamento de Polícia Especializada. Luiz Estevão ficará em uma unidade prisional do DF –a expectativa é de que fique no Complexo Penitenciário da Papuda que abrigou condenados no esquema de corrupção do mensalão.
O ex-senador foi preso por determinação do juiz federal Alesssandro Diaferia. Ele foi condenado em 2006 a 31 anos de prisão pela prática dos crimes de peculato, corrupção ativa, estelionato, formação de quadrilha e uso de documento falso. Desde então, o ex-senador entrou com 34 recursos, que, apesar de mal sucedidos, serviram para evitar que fosse para a cadeia.
NOVO ENTENDIMENTO
A expedição do mandado de prisão nesta segunda (7) segue o novo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo o qual condenados em segunda instância já podem começar a cumprir suas penas – antes, era necessário que todas as possibilidades de recurso se esgotassem.
Também foi pedida a prisão de Fábio Monteiro, condenado no mesmo caso, que já havia apresentado 29 recursos, igualmente sem sucesso.
Na decisão, o juiz manifestou preocupação com o fato de que dois dos crimes a que Estevão e Monteiro foram condenados -peculato (sete anos) e estelionato (cinco anos e quatro meses)- prescreveriam em 2018 caso a pena não começasse a ser cumprida. As condenações de ambos já haviam sido reduzidas de 31 anos para 25 anos devido à prescrição dos crimes de quadrilha e documento falso.
Uma CPI na Câmara investigou a obra em 1999. A quebra dos sigilos mostrou pagamentos vultosos das empresas de Fábio Monteiro de Barros, da Incal, ao Grupo OK, do ex-senador Luiz Estevão.
Durante as investigações, foi descoberto um contrato que transferia 90% das ações da Incal para o Grupo OK. O ex-senador teve o mandato cassado no ano 2000.
LALAU
Na mesma ação, o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, que presidia o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, foi condenado a ressarcir os cofres públicos em R$ 1,5 bilhão, cumpriu 14 anos de prisão e foi beneficiado com indulto presidencial em 2014.
O caso de superfaturamento do Fórum Trabalhista de São Paulo aconteceu em 1992. A construtora Incal venceu a licitação e se associou ao empresário Fábio Monteiro de Barros.
Em 1998, auditoria do Ministério Público apontou que só 64% da obra do fórum haviam sido concluídos, mas que 98% dos recursos tinham sido liberados. A obra do fórum foi abandonada em outubro do mesmo ano, um mês após o então juiz Lalau deixar a comissão responsável pela construção.

11 de março de 2016
Deu na Folha

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Não sou advogado, mas pensem comigo: um sistema que permite 34 recursos para manter um ladrão fora da cadeia, existe para quê?? 
O bom-senso indica que serve apenas para garantir a sobrevivência legal de poderosos que sejam apanhados com a boca na botija.
Apenas bom-senso. Nada mais...
Será que isso explicaria a demora de uma reforma do judiciário? Para a reforma dos códigos penal e civil? E para tantas outras reformas que o país necessita?
Fica um elefante atrás da orelha...
m.americo

m.ameico