"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

BOBOCAS AMPÓFICOS



Bobocas anpóficos

03 de maio de 2019

Um comentário:

  1. Tentativa de análise do cenário Yutuber de Olavo de Carvalho. (Comentário ao Vídeo de 15 abril 2019 "Três vigaristas: um zé mané, um filisteu e um quase-escritor", no qual Olavo de Carvalho, guru da troupe Bolsonaro, rebate a crítica de charlatão recebida de três intelectuais brasileiros.)
    "Veja bem, se você observar a minha cenografia neste vídeo, ao fundo acima de minha cabeça eu tenho a Nossa Senhora dos Navegantes, aquela de cor negra Aparecida recolhida do fundo do mar pelos Pescadores. Às minhas costas eu tenho a minha vasta biblioteca e se você olhar bem, pela posição da Nossa Senhora sobre a minha cabeça lembrará do chapéu cônico de cartolina preso ao queixo por um elástico usado nas festas de crianças que os meus amigos americanos tanto gostam. E então pensará, lembrará da língua-de-sogra e da semelhança desse brinquedo de sopro com o meu cachimbo que sempre uso bombado da nicotina do tabaco. O cachimbo é tão parecido com a língua de sogra quando soprada esta se desenrola, se no final sustentamos o sopro por um segundo não é mesmo? Então, disso você concluiria que eu sou um palhaço cheio de ideias livrescas, aquelas páginas todas folheadas das quais me orgulho muito me enchem de orgulho e que eu uso pra escrever meus livros e vociferar bombado da nicotina a língua queimada do bafejo fumacento dirigido contra os meus inimigos. Sou um palhaço travestido recoberto encoberto de mil milhares milhões talvez bilhões de folhas de leituras que me envolvem e com as quais me envolvo enlevado elevado às alturas tal como a Nossa Senhora com suas vestes togadas e sua coroa. Coroado também eu de mil milhares talvez milhões de folhas sobrepostas que me envolvem com as quais me envolvo para entronizar-me, adorado pelo clã Bolsonaro e pelos ditos Olavistas não os Levitas da tribo israelita de Levi escolhidos por Jeová para cuidar do templo e guiar o povo judeu. E se você levar a extremo a brincadeira de ressonâncias do meu nome Olavo de Carvalho e associar Olavo com Oliveira lembrará, se tiver lido os livros necessários como eu, os clássicos da mitologia grega dos Deuses Zeus e Atená. Zeus o Deus do Carvalho senhor do Olimpo e Atená a Deusa da Oliveira, aquela virgem guerreira que venceu Posídon na disputa pela Polis de Atenas fazendo surgir de presente aos atenienses uma oliveira e desta o azeite de oliva, tão estimado pelos gregos e depois por todos mundo afora, enquanto Posídon fez surgir o cavalo importante mas não tanto ao juízo dos Olímpicos. Atená tornou-se assim a protetora de Atenas e eu em seu nome em nome da ancestralidade de Maria mãe de Deus e das negras e brancas e de todas as mães tornei-me o protetor mais do que dos seus filhos dos filhos da nação brasileira porque li muito estudei muito filosofia e tenho os Bolsonaro e grandes autores a meu lado que posso citar e por isso só eu sei o que é melhor para a sociedade brasileira. E para não deixar Posídon de fora da festa, admirador que sou da patada do cavalo, da minha têmpora alargada das leituras me fiz ramento cabeçudo o mais chulo dos arreios anti-comunista, que merecem todos eles os detestáveis comunistas bem mais que uma surra pública de chibata uns bons coices de mula." (Pintocasares, Brazilians1)

    ResponderExcluir