"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

EIKE BATISTA ESTARÁ A SALVO NA ALEMANHA E NÃO SERÁ EXTRADITADO PARA O BRASIL




Resultado de imagem para eike foragido charges
Podem apostar: Eike volta ou não volta?
A assessoria de imprensa do BKA (Bundeskriminal Amt), que abriga o escritório da Interpol na Alemanha, não tinha até a tarde desta quinta-feira informações sobre o paradeiro do empresário Eike Batista, um dos principais alvos da operação Eficiência — sobre esquema de desvio e lavagem de dinheiro de contratos do governo do Estado do Rio na gestão do ex-governador Sérgio Cabral. Mas mesmo que o localize, o BKA não tomaria nenhuma providência em extraditá-lo para o Brasil, o que é proibido pela lei alemã.
O empresário viajou para Nova York, com um passaporte alemão, no voo AA974 da American Airlines na última terça-feira. De acordo com o colunista Lauro Jardim, a Polícia Federal suspeita que o empresário seguirá de Nova York para a Alemanha. Eike tem passaporte alemão e, portanto, tem proteção especial da lei do país. Isto significa que pode permanecer na Alemanha mesmo no caso de delitos graves, como homicídio ou tráfico de drogas.
Caso o seu envolvimento em um delito grave seja comprovado, ele continua protegido se a lei do país que o procura ameace com uma penalidade maior do que na Alemanha ou se as condições de prisão sejam piores do que nas prisões alemãs.
LISTA DA INTERPOL – O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou a inclusão do nome do empresário na lista “difusão vermelha” da Interpol, que reúne pessoas foragidas da Justiça.
O advogado de Eike, Fernando Martins, disse ao site G1 que está negociando a volta de Eike ao Brasil. Segundo o advogado, ele ficou surpreso com a operação e “tem interesse em voltar o mais rápido possível”.
“Agora à tarde, vamos combinar como tudo será realizado, mas não posso afirmar se o Eike volta ainda hoje. Nos falamos algumas vezes hoje e ele está à disposição para esclarecer tudo”, diz o advogado.
UM JOVEM AMBICIOSO – Um dos contatos antigos de Eike na Europa, o publicitário e escritor Michael Kanofsky, de Berlim, lembra que o brasileiro já era ambicioso no tempo de escola quando era ainda adolescente. “Quem viu Eike já naquela época, não fica admirado de ele ter se tornado um empresário famoso” — diz.
Os dois estudaram juntos na renomada Escola Internacional Alemã de Bruxelas. Kanofsky ainda tem uma foto que tirou do brasileiro durante uma viagem da sua classe escolar à Noruega, nos anos 70.
Mas no final dos anos 70 os caminhos dos dois amigos tomaram rumos diferentes. Eike começou a estudar siderurgia na Universidade de Aachen, enquanto que Kanofsky resolveu estudar publicidade e comunicação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Ninguém realmente garante que Eike vá voltar. O advogado verdadeiro do empresário foragido é Sérgio Bermudes, eu diz não saber se o cliente vai se entregar. Se esse caso de Eike ocorresse na Inglaterra, onde se aposta em todo tipo de coisa, as casas especializadas estariam bombando. (C.N.)

27 de janeiro de 2017
Graça Magalhães-Ruether
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário