"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

CHINA DEVE MUITO MAIS DO QUE O BRASIL, MAS NOSSA SITUAÇÃO SE TORNA CALAMITOSA

Resultado de imagem para desenvolvimento da china charges
Charge reproduzida do Arquivo Google
O Fundo Monetário Internacional diz que “a dívida chinesa está em ‘trajetória perigosa”, porque a carga da dívida do país poderia subir de cerca de 235% do PIB a mais de 290% em 2022. Mas o FMI manteve sua previsão de crescimento do PIB chinês de 6,7% neste ano. A diferença para o Brasil, que está estrangulado pelo serviço do pagamento da dívida pública, é que o PIB chinês cresce num percentual bem maior do que a taxa de juros que pagam para financiar sua dívida pública. Então eles têm recursos para pagar o serviço da dívida.
Se fosse este o caso do Brasil, sem dúvida a dívida seria uma forma razoável de financiar os investimentos. Mas, no caso brasileiro, há muitos anos a taxa de juros é muito, mas muito, superior à taxa de crescimento do PIB.
DESCOMPASSO – Dessa maneira, o serviço da dívida no Brasil cresce muito mais rapidamente do que o PIB, o que faz com que a disponibilidade para investimento seja cada vez menor (atualmente ela é, na verdade, negativa), e que o serviço da divida seja cada vez mais pago pela contratação de nova dívida, que cresce mais rapidamente do que a arrecadação. Com isso, fica inviável o custo de usar dívida para financiar os investimentos que permitiriam aumentar o PIB.
É claro que, como diz o analista Flávio José Bortolloto, o problema brasileiro veio do custeio maior do que a receita. A gastança e ineficiência (para não falar da roubalheira) do atual governo e dos anteriores causou isso. Mas agora o nosso serviço da divida já engole 73% do PIB e vai continuar crescendo. Mesmo que consigamos cortar o custeio pela metade (o que é coisa para muito tempo, mesmo desengessando as estipulações legais que o dificultam), não sei se ainda temos tempo de reverter o processo sem chegarmos ao ponto do calote, que, por sua vez, estancaria a fonte de recursos…
Este é o maior problema brasileiro, mas estranhamente não há discussão a respeito dele.

07 de novembro de 2017
Wilson Baptista Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário