"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

ALA 'DE ESQUERDA' DO PSDB CRITICA DORIA E A APROXIMAÇÃO DO PARTIDO COM O MBL


Fernando Guimaráes lidera a ala Esquerda pra Valer
Com o objetivo declarado de manter as raízes do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o movimento “Esquerda Pra Valer”, criado em 2004, é uma clara evidência da divisão do partido, com críticas frequentes ao MBL (Movimento Brasil Livre), à gestão João Doria, às reformas do governo Michel Temer (PMDB) e ao impeachment Dilma Rousseff (PT). O grupo tem maioria de participantes acima de 40 anos e está em 12 Estados, com 160 lideranças ativas e 5.000 militantes nas redes sociais.
O ex-governador Alberto Goldman, desafeto de Doria, os deputados federais Mara Gabrilli e Floriano Pesaro e o estadual Marco Vinholi são alguns dos nomes que defendem o movimento.
FALTOU DIÁLOGO – O vice-prefeito Bruno Covas participou do grupo de 2007 a 2014, chegando a ser presidente de honra, enquanto era também membro da juventude tucana. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi a diversos eventos, assim como o governador Geraldo Alckmin, que tem apoio da ala na campanha à Presidência.
Para Fernando Guimarães, coordenador do grupo, a candidatura de Doria à Prefeitura de São Paulo foi um erro, pois faltou diálogo com a população ao propor as privatizações. O grupo defendeu Andrea Matarazzo, que depois migrou para o PSD.

“Doria não deu ouvidos aos princípios elementares do PSDB, como o compromisso doutrinário do [ex-governador] Franco Montoro com a democracia participativa, e carece demonstrar mais comprometimento com o direito à cidade e à dignidade da pessoa”. Um dos acertos, segundo ele, foi o congelamento da tarifa do ônibus a R$ 3,80.
SOCIAL-DEMOCRACIA – Após as manifestações de 2013 e o impeachment de Dilma, o MBL vem se aproximando do partido. O estudante Dozinete Beck, 24 anos, diz que o movimento não está de acordo com os ideais do PSDB. “É um grupo composto por liberais, clássicos e neoliberais. Isso é, direitistas. Não comungam com os valores da social-democracia”.
De acordo com Guimarães, há falta de critérios na seleção de novos militantes.”O PSDB erra ao estimular um processo de filiação quantitativo e não qualitativo. Basta entrar no site do partido e se filiar on-line, sem precisar participar de nenhuma atividade ou curso de formação”, diz.
Guimarães ainda defende que a atitude do PSDB seja mais serena, sem buscar holofotes ou se aliar ao que vai de encontro aos princípios. “A consequência foi ser tragado para um governo impopular. com uma pauta compromissada com os setores conservadores e neoliberais, sem legitimidade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O problema é o muro. Os tucanos vivem sempre em cima dele, não vão nem para lá, nem para cá. Talvez a solução seja derrubar o muro, para saber para que lado eles vão voar ou se pretendem sair em revoada. Como partido, o PSDB é igual a quase todos – doutrinariamente, não significa nada.  (C.N.)


07 de novembro de 2017
Kelly Mantovani
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário