"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 6 de julho de 2014

ESPETACULARMENTE RIDÍCULO


O Brasil vai sediar no próximo ano uma conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre segurança no trânsito. A instituição, com o comprometimento formal de vários países, tem como meta reduzir em 50% a quantidade de acidentes até 2020. É um sonho bem ousado: cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano nas estradas e ruas do planeta, em situações muitas vezes evitáveis. É a nona causa de mortes. Outros milhões ficam mutilados, incapazes. O problema é que o próprio Brasil, a depender dos resultados até agora, não vai ajudar muito. A taxa de mortandade por aqui é assustadora, na faixa de 22 por 100 mil habitantes, ou 2,5 vezes mais do que a dos EUA e quase quatro vezes a da União Europeia.
Continuamos a ver o trânsito como um caminho para faturar - e tudo aumenta, não só a já imensa quantidade de mortos e feridos: frota, quilometragem de asfalto, número de viadutos, preço de seguro, quantidade de hospitais privados... O governo é leniente. O legislador, omisso. Os partidos políticos, covardes. O cidadão, passivo. E aí entram os espertos. As eleições, por exemplo, estão à nossa porta - e não vejo nenhum candidato (tanto na esfera local quanto na nacional) trazer à tona o assunto. Os pardais proliferam, enchendo os cofres de Detrans - instituições que hoje parecem se importar apenas com formas de arrecadar.

Enquanto no Distrito Federal se festeja o flagrante de uns 100 motoristas em um fim de semana, um número espetacularmente ridículo, lobistas mobilizam o Estado (há quase 10 anos) para impor a obrigatoriedade de rastreadores em veículos, empurrando mais um custo ao contribuinte e violando a privacidade dele. Na pior das hipóteses, o Estado reconhece que é incompetente no combate ao crime. Enquanto isso, como lembra o colunista Fernando Calmon, o país continua a oferecer carros sem pelo menos dois cintos retráteis e dois apoios de cabeça no banco traseiro como equipamentos de série. Sem falar que o automóvel brasileiro é dos mais caros do planeta - e não apenas em função dos impostos, vale ressaltar.

P.S.: Nosso Detran, por sinal, deveria se chamar Conetran. Uma amiga lembra que Brasília é conhecida por não ter indústrias, mas hoje pode-se dizer que tem: a de cones. Os fabricantes devem estar felizes...

06 de julho de 2014
Renato Ferraz, Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário