"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

SUCESSÃO PRESIDENCIAL ESTÁ CADA VEZ MAIS EMOCIONANTE




 
A candidata Dilma aparece com 36% das intenções de votos. Como esta média não supera a soma das intenções de votos dos demais candidatos, que é de, exatamente, 36% – Aécio (20%) + Campos (8%) + Pastor Everaldo (3%) + Outros (5%) –, a disputa eleitoral vai para o segundo turno.
A nova pesquisa Datafolha colimou ainda mais o resultado em relação a última pesquisa que realizou. Ouvindo 5.377 eleitores o erro estatístico admitido para a pesquisa ficou bem próximo dos 2% divulgados.
 
Vejam, para os 5.377 eleitores entrevistados temos um erro calculado de: 5.377 = (3² x 0,5 x 0,5)/e². Calculando, temos:
5.377 = (3² x 0,5 x 0,5)/e²
e² = 2,25/5.377
e = 0,00042^1/2
e = 0,0204 ou 2,04%
 
Ou seja, confirma-se que o Datafolha divulgou acertadamente o erro admitido para a pesquisa, diferentemente de outros institutos em pesquisas anteriores.
 
EMPATE TÉCNICO
 
Sendo assim, e considerando a existência do segundo turno, a pesquisa levantou a informação de que é de 44% as intenções de votos para a candidata Dilma, e de 40% para o segundo colocado, o candidato Aécio Neves.
 
Diante destas informações e considerando o erro de estimativa admitido na pesquisa, estatisticamente há um empate técnico no segundo turno entre estes dois candidatos, pois a possibilidade é de que Dilma tenha 44% – 2% (para baixo) = 42%, e, Aécio Neves 40% + 2% (para cima) = 42%. Ou seja, os dois candidatos apresentam a mesma média de intenções de votos quando considerado o erro de estimativa admitido na pesquisa.
 
O mesmo raciocínio não ocorre em relação ao terceiro colocado, o candidato Eduardo Campos, que, segundo a pesquisa, aparece com a média de 38% das intenções de voto no segundo turno. E, se somada ao erro de estimativa admitido 38% + 2% = 40%, continua abaixo da média apresentada pela candidata Dilma, significando a vitória desta no segundo turno, por dois pontos de diferença.
 
Diante da presente pesquisa, portanto, já não dá para a presidente Dilma comemorar antecipadamente uma possível vitória. Pelo contrário, os números mostram que há dúvida e a possibilidade de uma virada de intenções de voto na corrida eleitoral.
Está cada vez mais emocionante. Ou, interessante, se preferirem.

25 de julho de 2014
Wagner Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário