"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

AS CORES DA MESMICE NA ELEIÇÃO EM NINAS: PIMENTA CONTRA PIMENTEL


 


 
Após o vexame da seleção brasileira, as atenções agora se voltam para a campanha eleitoral. E neste início de disputa, em Minas, quando tudo ainda está meio em marcha lenta, é impossível não notar a falta de criatividade de marqueteiros e candidatos, que só faz pasteurizar ainda mais as duas principais candidaturas no Estado.
 
A equipe de Pimenta da Veiga, em sua primeira peça de propaganda (um adesivo de para-choque) esqueceu ou não fez questão de colocar o número que o eleitor tem que digitar na urna. Falha ou estratégia? Talvez nem mesmo o candidato saiba responder.
 
Mas o que mais estranhou na campanha tucana apresentada nesses primeiros dias foi o predomínio da cor vermelha na logomarca. Não é que o PT seja dono do vermelho, mas a cor está intimamente ligada ao partido que cresceu, consolidou, fez história e eternizou a estrela rubra como sua principal identidade.
 
O tradicional azul-escuro e o amarelo forte do PSDB deram lugar para o vermelho, quase uma cópia da campanha de Marcio Lacerda para prefeito de Belo Horizonte. O coraçãozinho vermelho dentro do quatro de Pimenta é quase o mesmo que formava o número do então “prefeiturável” na campanha de 2012, faltando apenas a pombinha branca no lugar da avezinha de pelagem preta e bico laranja.
 
PADRONIZAÇÃO
 
Outro sinal de extrema padronização também acompanha a campanha de Fernando Pimentel. O petista trocou a cor das veias pelo azul e o amarelo, que antes marcavam de forma contundente as campanhas tucanas. O marketing petista só faz lembrar o PT com uma estrelinha tímida, mais parecida com um asterisco, como se fosse um indicador de notas de rodapé.
 
Os nomes e as propostas dos dois, que já não se diferenciavam tanto assim, misturam-se agora a um visual que também não possibilita identificar quem é quem. O PT, de azul e amarelo, e o PSDB, com o vermelho em todo canto, reforçam o que boa parte da população vem percebendo: comodamente, as diferenças entre eles já não são tão gritantes assim.
 
Pimenta e Pimentel, em suas apresentações iniciais, apenas demonstram que desejam ser aquilo que o outro é. Fingem que se negam, mas, no fundo, se confirmam. Os discursos não condizem com a prática. Diante disso tudo, a estrela vermelha e o tucano passaram a ser símbolos de um passado remoto, quando a ideologia ainda tinha algum espaço.
 
Símbolos foram feitos para ser ultrapassados e cair em desuso. Ideologia também muda e se renova. O que se disse ontem pode mesmo não servir para os dias de hoje. Porém, o que estamos vendo com essa homogeneização das campanhas é simplesmente o empobrecimento das ideias e a incapacidade de se propor algo capaz de fazer a diferença.

(transcrito de O Tempo)
25 de julho de 2914
Heron Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário