"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A CONFIABILIDADE DAS PESQUISAS ELEITORAIS




“Uma característica interessante de problemas como esse [pesquisas eleitorais] é que, contrariamente à crença da maioria das pessoas, a precisão de uma estimativa de proporção populacional (“p”) não depende do tamanho da população, mas só do tamanho da amostra. Dessa forma, uma amostra de 2.500 eleitores tirada de 50.000.000 de votantes é suficiente teoricamente para determinar a preferência desses eleitores, com alta precisão.

Infelizmente, eleitores não se comportam sempre como tentativas num jogo de azar, de modo que o modelo da distribuição binomial [modelo estatístico de amostragem usado nessas pesquisas] não é estritamente aplicável a problemas desse tipo.
Por exemplo, um votante quando entrevistado pode favorecer um candidato e, contudo, uma semana mais tarde, pode votar em outro candidato ou pode mesmo esquecer de votar. Pode também interpretar mal as perguntas do questionário, e assim responder de modo incorreto.

A experiência tem mostrado que, devido a fatores humanos incontroláveis, a precisão de uma estimativa de proporção populacional (“p”) para votantes não aumenta muito após se tirar uma amostra de 10.000.

É necessário bom senso na aplicação de modelos matemáticos à vida real, principalmente quando se trata de seres humanos e de suas inconsistências.”
(Paul G. Hoel é estatístico e matemático da Universidade Califórnia,
em Los Angeles. Texto enviado por Wagner Pires)


###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - O problema das pesquisas eleitorais em países como o Brasil é a possibilidade de manipulação direta (fraude) ou indireta (direcionar parte da pesquisa para área que seja reduto do candidato.  
O prof. Hoel fez bem em ressalvar a existência de “fatores humanos incontroláveis”. Agora, no caso da sucessão no Brasil, as pesquisas vêm indicando uma tendência de queda da candidata à reeleição e uma tendência de alta dos candidatos da oposição.
Com isso, está praticamente confirmada a possibilidade de haver segundo turno, que significa uma nova eleição. E as grandes novidades são as subidas de Aécio Neves e Eduardo Campos no segundo turno. O resto é folclore. (C.N.)

25 de julho de 2014
Paul G. Hoel

Nenhum comentário:

Postar um comentário