"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

JOGADORES DE FUTEBOL PRECISAM , ALÉM DE PSICOLOGIA, DE MÍSTICA



 
Foi uma ideia construtiva da CBF e do grupo técnico da seleção de futebol brasileira terem convocado uma psicóloga experiente na área, Regina Brandão, para acompanhar os jogadores nos seus jogos. A incorporação do acompanhamento psicológico já existe há anos na seleção alemã. Mas estimo que isso ainda não é suficiente.
A psicologia pode ser enriquecida com a mística. Precisamos, antes de mais nada, desmistificar a mística. Ela tem muitos significados, sendo que dois são principais: o sentido sociológico e o sentido espiritual, mas não confessional.
 
Cada grande reunião do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), com centenas de pessoas, sempre se inicia com uma “mística”. Que ocorre aí? Teatralizam-se os problemas vividos pelos participantes, criam-se símbolos significativos, entoam-se canções, ouvem-se testemunhos de luta e de vida.
Nem sempre se fala de Deus. O que irrompe é um sentido de vida, um reforço na vontade de levar avante os projetos, de resistir, de denunciar e de criar coisas novas. O efeito final é o entusiasmo geral, leveza de espírito, congraçamento de todos. Por essas “celebrações”, toca-se a dimensão mais profunda do ser humano. Esse é o sentido sociológico de mística.

Ele se encontra referido na famosa palestra de Max Weber aos estudantes de Munique em 1919 sobre a política como vocação. Para ele, uma política digna desse nome (não o viver da política, mas o viver para a política) implica uma mística, caso contrário, se atola no pântano dos interesses individuais ou corporativos. Mística para Max Weber significa o conjunto das convicções profundas, as visões grandiosas e as paixões fortes que mobilizam pessoas e movimentos.

MÍSTICA NO FUTEBOL

Pois esse tipo de mística pode e deve ser vivido pelos jogadores de futebol. Vejam que não se trata apenas de psicologia com suas motivações. Trata-se de valores, de sonhos, de entusiasmo. A questão é: como chegar a isso?

Aqui vem o segundo sentido de mística, o espiritual. O futebol treina todas as virtualidades possíveis do corpo para criar o atleta e o craque. Mas não basta. Temos o nosso interior, a psiquê, habitado por paixões, ódios, arquétipos profundos, a dimensão de luz e a de sombra. Tarefa de cada um é domesticar os demônios e potenciar os anjos.

Mas temos também o profundo, o lado espiritual, onde encontramos as indagações inescapáveis que nos acompanham ao largo da vida. Quem sou eu? Que faço neste mundo? Que posso esperar para além desta vida? Qual o sentido de jogar na Copa? Todas as coisas são interdependentes entre si e se entreajudam para viver. Tem que haver um elo que liga e religa todas elas.

Aí tem sua fonte o entusiasmo, que em grego significa “ter um deus dentro”. Sem entusiasmo, nos acercamos do mundo da morte. Sempre que se abordam questões fundamentais da vida, quando se pergunta pela energia poderosa e amorosa que tudo sustenta, há uma aceleração da zona dos neurônios maior que a normal.
Somos dotados de um órgão interior pelo qual captamos aquilo que foi chamado de “Deus”, a experiência de uma totalidade na qual estamos inseridos. Ativar o “ponto Deus” nos torna mais sensíveis aos outros, mais cuidadosos, mais amigos, compreensivos e corajosos.

Creio que a um jogador faria bem, antes de começar os treinos ou um jogo, retirar-se num canto, concentrar-se e escutar esse eu profundo onde nascem as boas ideias e se fortalece o “entusiasmo”. Há pessoas como frei Betto, dom Marcelo Barros e outros que fariam magistralmente esse trabalho. Eles colocariam os jogadores afinados com o “ponto Deus” e dispensariam a magia do “Tóis”.

25 de julho de 2014
Leonardo Boff

Nenhum comentário:

Postar um comentário