"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A REJEIÇÃO DAS ESTRUTURAS POLÍTICAS




Esta semana a Câmara dos Deputados aprovou o pedido de urgência para a votação do decreto legislativo que, se votado favoravelmente, anula o decreto executivo responsável pela ampliação de consultas populares para as principais iniciativas do próprio governo. Nos últimos dois meses criou-se desimportante conflito. De um lado, deputados e senadores reivindicando que apenas o Legislativo deve dispor do poder de aprovar atos do Executivo. De outro lado, Dilma e seus ministros, sustentando que ampliar decisões com a participação popular só faz bem à democracia.
 
O diabo é saber quem vai designar e regulamentar os tais conselhos populares capazes de apoiar ou reprovar atos oficiais. É o próprio governo, capaz de escolher entre seus simpatizantes aqueles que julgarão suas decisões. Alguma coisa como um jogo de cartas marcadas.
 
A questão é que a Câmara não sabe quando votará o projeto legislativo já beneficiado com o pedido de urgência para votação. Pode ser em agosto, pode ser depois, tendo em vista que até as eleições de outubro o Congresso trabalhará muito pouco.
Sob o rótulo de esforço concentrado, também chamado de recesso remunerado, os deputados passarão a maior parte do tempo em seus estados, cuidado das próprias reeleições e da eleição de seus caciques. Vale o mesmo para os senadores, ou seja, a revogação do decreto executivo criando facilidades para o governo não tem data para acontecer. Continuará valendo.
 
Enquanto isso os candidatos à presidência da República ensaiam os primeiros passos de suas campanhas, valendo o mesmo para os candidatos a governador e aos Legislativos federal e estaduais.
Até agora, nada sensibilizou o eleitorado para as decisões a ser tomadas em outubro. Nem decretos executivos nem campanhas, muito menos programas, planos e promessas de realizações.

 Parece imensa a distância entre o Brasil formal, dos debates parlamentares e das ações de governo, e o Brasil real, que dá de ombros diante de movimentações que não lhe dizem respeito. No máximo, algumas minorias insatisfeitas vão para a rua, fecham o trânsito, queimam pneus e até depredam patrimônio público e privado, mas também sem maiores reflexos na vida nacional.
 
É dessa apatia que tanto governo quanto políticos e parlamentares deveriam estar cuidando. Porque se durante a ditadura militar o povão ficou anos sem reagir, só se insurgindo no seu final desgastante, agora a situação mudou. A opinião pública, da mais simples à mais sofisticada, cruzou os braços e rejeita as estruturas políticas que deveriam estar dirigindo o processo.
 
DONA MARIQUINHAS E DONA MARICOTA
 
As duas velhinhas lá do subúrbio, viúvas e com os filhos criados, passam o dia se vigiando e empenhadas em tertúlias a respeito de que goiabeira é mais florida e dará melhores frutos, ou sobre que quintal está mais bem cuidado. São vistas no quarteirão como senhoras que devem ser respeitadas pela idade, mas sem qualquer importância para a vida da comunidade.
 
Assim parecem os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. Não se passa uma semana sem que deixem de agredir-se, comparando suas goiabeiras e seus jardins. Artigos, entrevistas e comentários sucedem-se de uma para outra velhinha, mas, convenhamos, apenas para que passe o tempo das duas. A vida sabe ser cruel.

23 de julho de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário