"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de setembro de 2016

LULA A DIAS TOFFOLI: "SE NÃO FOSSE A CORAGEM DE GILMAR, VOCÊ ESTAVA F...!"


Os ex-presidentes Lula e José Sarney assistem à cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia no STF
Lula fez o comentário na posse da Cármen Lúcia no Supremo









Lula surpreendeu os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli na posse da nova presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, na segunda-feira (dia 12). No fim da cerimônia, se aproximou dos dois, pegou no braço de Toffoli e disse: “Se não fosse a coragem deste aqui [Mendes], você estava f…!”.
Mendes fez duras críticas ao Ministério Público Federal depois do vazamento de citações a Toffoli na negociação de delação da empreiteira OAS. Chegou a dizer que o STF estava diante de algo “mórbido” e que os procuradores se avizinhavam do “terreno perigoso de delírios totalitários”.
A forma cortês e até brincalhona do ex-presidente surpreendeu os dois magistrados, já que Gilmar Mendes é apontado sempre pelo PT como inimigo público número um de Lula e do PT no Judiciário
QUEIXA À ONU – Os advogados de Lula vão a Nova York na terça (20), na abertura da 71ª Assembleia-Geral da ONU. Pretendem entregar às representações de centenas de países o memorial das acusações de abuso de poder que fizeram contra o juiz Sergio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato na comissão de direitos humanos da organização.
A investida, que fará referência também ao impeachment, deve causar uma saia justa: o presidente Michel Temer fará o discurso de abertura da assembleia. Deve ser questionado sobre o assunto, já que o memorial será entregue a jornalistas estrangeiros.
A peça de acusação contra Lula apresentada nesta quarta-feira (dia 14) pelos procuradores será incluída no memorial, como evidência de que o ex-presidente sofre “acusações sem prova”, segundo o advogado dele, Cristiano Zanin Martins.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Há rivalidade entre os ministros do Supremo, é coisa normal da espécie humana. Mas existe também companheirismo e amizade, é claro. E poucas vezes se viu no tribunal uma amizade tão próxima quanto a de Gilmar Mendes e Dias Tofolli, daí a defesa exacerbada que o mais velho fez do mais novo. Ainda sobre o Supremo, causou surpresa hoje o colunista Nelson Motta, de O Globo, ao dizer que “os ministros do STF não pintam os cabelos nem fazem implante”. Desta vez, o grande jornalista estava distraído e se equivocou, porque no Supremo há ministros que pintam o cabelo ou até usam peruca. No STJ, também. Como dizia nosso amigo Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)
17 de setembro de 2016
Mônica BergamoFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário