"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de setembro de 2016

ALEPPO, UM RETRATO DA SÍRIA ANTES E DURANTE A GUERRA


Aleppo já foi a maior cidade da Síria. Acredita-se que é uma das mais antigas do mundo e um das primeiras "mega-cidades" da história. Mas ela vem sendo devastada pela guerra desde 2012.

Apesar do apoio internacional o exército Sírio não conseguiu derrotar o grupo Estado Islâmico que domina metade do território da cidade. Além disso, alguns bairros são de milícias curdas e os "moderados" insurgentes islâmicos.

No meio disso tudo está a população que era de 2,5 milhões e que agora só permanecem na cidade em torno de 300 mil que enfrentam a fome em meio aos incessantes combates.

Além de tudo isso um grande número de monumentos históricos foi destruído, uma grande perda para a história do Oriente Médio.





Mais informações »

17 de setembro de 2016
in ação crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário