"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

RICARDO PESSOA DELATA LULA, DILMA E 15 FIGURÕES QUE FORMAM O NÚCLEO DURO DA CORRUPÇÃO DO PT. E HÁ UM TUCANO NA LISTA.



(Veja) O engenheiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, tem contrato bilionários com o governo, é apontado como o chefe do clube dos empreiteiros que se organizaram para saquear a Petrobras e cliente das palestras do ex-presidente Lula. Desde a sua prisão, em novembro passado, ele ameaça contar com riqueza de detalhes como petistas e governistas graúdos se beneficiaram do maior esquema de corrupção da história do país. 

Nos últimos meses, Pessoa pressionou os detentores do poder - por meio de bilhetes escritos a mão - a ajudá-lo a sair da cadeia e livrá-lo de uma condenação pesada. Ao mesmo tempo, começou a negociar com as autoridades um acordo de delação premiada. o empresário se recusava a revelar o muito que testemunhou graças ao acesso privilegiado aos gabinetes mais importantes de Brasília.

O Ministério Público queria extrair dele todos os segredos da engrenagem criminosa que desviou pelo menos 6 bilhões de reais dos cofres públicos. Essa negociação arrastada e difícil acabou na semana passada, quando o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo de colaboração entre o empresário e os procuradores.

VEJA teve acesso aos termos desse acerto. O conteúdo é demolidor. As confissões do empreiteiro deram origem a 40 anexos recheados de planilhas e documentos que registram o caminho do dinheiro sujo. Em cinco dias de depoimentos prestados em Brasília, Pessoa descreveu como financiou campanhas à margem da lei e distribuiu propinas. Ele disse que usou dinheiro do petrolão para bancar despesas de 18 figuras coroadas da República.

Foi com a verba desviada da estatal que a UTC doou dinheiro para as campanhas de Lula em 2006 e de Dilma em 2014. Foi com ela também que garantiu o repasse de 3,2 milhões de reais a José Dirceu, uma ajudinha providencial para que o mensaleiro pagasse suas despesas pessoais. A UTC ascendeu ao panteão das grandes empreiteiras nacionais nos governos do PT. Ao Ministério Público, Pessoa fez questão de registrar que essa caminhada foi pavimentada com propinas. Altas somas.

A lista dos acusados

Campanha de Dilma em 2014
7,5 milhões de reais

Campanha de Lula em 2006
2,4 milhões de reais

Ministro Edinho Silva (PT)
*
Ministro Aloizio Mercadante (PT)
250 000 reais

Senador Fernando Collor (PTB)
20 milhões de reais

Senador Edison Lobão (PMDB)
1 milhão de reais

Senador Gim Argello (PTB)
5 milhões de reais

Senador Ciro Nogueira (PP)
2 milhões de reais

Senador Aloysio Nunes (PSDB)
200 000 reais

Senador Benedito de Lira (PP)
400 000 reais

Deputado José de Fillipi (PT)
750 000 reais

Deputado Arthur Lira (PP)
1 milhão de reais

Deputado Júlio Delgado (PSB)
150 000 reais

Deputado Dudu da Fonte (PP)
300 000 reais

Prefeito Fernando Haddad (PT)
2,6 milhões de reais

O ex-tesoureiro do PT
João Vaccari Neto
15 milhões de reais

O ex-ministro José Dirceu
3,2 milhões de reais

O ex-presidente da Transpetro
Sergio Machado
1 milhão de reais

* Como tesoureiro, arrecadou dinheiro para a campanha de Dilma de 2014

29 de junho de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário