"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de março de 2015

EDUARDO CUNHA DESFAZ O GOLPE DO FALSO PACOTE ANTICORRUPÇÃO



Cunha vai respeitar os projetos anteriores, de autoria dos deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pretende agregar ao pacote anticorrupção apresentado pela presidenta Dilma Rousseff as propostas de parlamentares que tratam do mesmo tema e já estavam em tramitação na Casa.

“Há vários projetos de lei aqui que também serão recuperados. Votaremos propostas que o governo está mandando e também propostas de iniciativa da Casa”, disse Cunha, sobre o pacote anticorrupção enviado pelo governo ao Congresso Nacional, lançado oficialmente na quarta-feira, que prevê a tipificação do crime de caixa 2 e a elaboração de um projeto de lei que institui a obrigatoriedade de ficha limpa para todos os servidores públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Promessa de campanha de Dilma e entregue ontem (17) ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, o pacote contém ainda uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para possibilitar o confisco de bens oriundos de atividade criminosa, improbidade e enriquecimento ilícito.

###

NOTA DA REDAÇÃO – Eduardo portou-se educadamente, em relação ao tal pacote do Planalto, mas se manteve firme na defesa dos direitos dos parlamentares que há anos apresentaram projetos semelhantes, sem conseguirem aprovação por falta de interesse da bancada governista. Agora, não mais que de repente, como dizia Vinicius de Moraes, o governo decide ressuscitar esses projetos que desprezara. E o que é pior: por sugestão do marqueteiro João Santana, o governo tenta assumir a autoria dessas importantes propostas, que desprezou durante anos. Ah, Ataulfo Alves, o cinismo desta gente é uma arte… (C.N.)


19 de março de 2015
Luciano Nascimento
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário