"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de março de 2015

FILHO DE LULA PROCESSA DEPUTADO QUE O CHAMOU DE "RICO"



Sucesso empresarial de Fábio já deu até capa da Veja

Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, entrou na Justiça contra o deputado mineiro Domingos Sávio (PSDB). A ação no Supremo Tribunal Federal visa apurar a prática de injúria, calúnia e difamação contra o filho do ex-presidente.

Em entrevista a um programa de rádio, o tucano disse que Lulinha “é um dos homens mais ricos do Brasil”. “O homem está comprando fazendas de milhares e milhares de hectares, é toda semana. (…) E ficou rico do dia para a noite, assim como num passe de mágica. Rico, fruto da roubalheira que virou este País”, disse o deputado ao programa de rádio.

Fábio Luís Lula da Silva afirma que as informações, além de ofensivas, são mentirosas.

Ele alega que não é proprietário de nenhuma fazenda e não tem negócios relacionados à agricultura. “Fábio também jamais se beneficiou de qualquer ato irregular ou ilegal e tampouco tornou-se um dos ‘homens mais ricos do Brasil'”, diz a nota divulgada pelo Instituto Lula.

ATAQUES À HONRA

Na interpelação criminal, Lulinha alega que “esses ataques à honra vêm ferindo sua reputação e prejudicando sua imagem”. O documento cita ainda outras ações movidas pelo filho de Lula por comentários do mesmo tipo, como o de um usuário do Twitter que disse que ele era o dono de um frigorífico.

“A despeito das providências já adotadas, algumas pessoas insistem na prática dessas condutas que, em tese, tangenciam o ilícito penal”, diz o documento. “Pretende-se, no caso, tão somente que o deputado confirme, desminta ou esclareça a informação ofensiva que lhe fora atribuída”, diz a interpelação.

A nota divulgada à imprensa pelo Instituto Lula pede uma retratação do deputado tucano.

RESPOSTA DO DEPUTADO

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) usou a tribuna da Câmara para responder a uma interpelação feita por Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. Sávio disse que seu comentário na rádio foi baseado em “fartas notícias em veículos de circulação nacional e de discursos” no Congresso de que Lulinha fez grandes transações imobiliárias e viaja em um jato familiar.

Ele defendeu que o filho do ex-presidente petista deve dar transparência ao seu patrimônio e deve ser investigado “porque ninguém está acima da lei”. “Assisti ao país inteiro indagar como Lulinha enriqueceu”, afirmou, dizendo-se pronto a prestar esclarecimentos à Justiça sobre o caso.

19 de março de 2015
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário