"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

A REDE GLOBO DA OPOSIÇÃO SÃO AS REDES SOCIAIS



 
Ao que tudo indica, o projeto de poder do PT, baseado no fisiologismo e na ocupação corrupta do aparelho do estado, terá 50% do tempo de TV e rádio quando a campanha presidencial começar, em agosto próximo.

É uma vantagem significativa, que, somada ao uso da máquina pública pela candidata à reeleição, torna a luta extremamente difícil para a Oposição. A cada comercial do candidato Aécio Neves, o telespectador e o ouvinte serão impactados por três comerciais de Dilma Rousseff. Isso sem falar no triplo do tempo que ela terá para o programa eleitoral. 
A única forma de buscar um equilíbrio no embate do marketing é dominar as redes sociais.

Mas aí a luta também pode ficar desigual. Enquanto o PT instalou um exército de militantes pagos dentro de prefeituras e estatais, conforme ficou comprovado no episódio de Guarulhos e nas calúnias contra Aécio Neves saídas da Eletrobras, a Oposição depende de uma militância espontânea que entra nas redes sociais apenas nas horas de folga, porque precisa trabalhar e produzir, ao contrário dos CCs e dos MAVs. A rede de blogs governistas é abertamente patrocinada pelas estatais.

Os perfis detratores são alimentados pela própria presidente da República, vide o caso da Dilma Bolada. O desafio da campanha de Aécio Neves é substituir a Rede Globo pelas redes sociais. É a única estratégia que pode equilibrar um jogo duríssimo e desleal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário