Um grupo ligado ao PT e envolvido com os preparativos para a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição mantém desde março na internet um site apócrifo para defender o governo e fazer críticas à oposição, à imprensa e a institutos de pesquisa.
Batizado de Muda Mais, o site foi lançado discretamente e seus responsáveis se apresentam na rede apenas como um "coletivo de jovens que acredita na mudança".
Os responsáveis não são identificados e não houve resposta aos pedidos de contato feitos pela Folha por meio do site. A Folha apurou que eles têm conexão com o PT e trabalham numa casa no Lago Norte, em Brasília, alugada para acomodar parte da estrutura de internet de Dilma durante a campanha eleitoral.
Um integrante do governo afirmou, reservadamente, que o Muda Mais é um projeto "beta" --ou seja, um piloto para testes-- e disse que ele deve ser incorporado à propaganda da presidente quando a campanha começar, o que só é permitido pela legislação a partir de julho.
Para que seus responsáveis não sejam identificados, as páginas do Muda Mais são hospedadas em servidores no exterior e o site foi registrado com a ajuda de um serviço que garante o anonimato de seus clientes, o Go Daddy, que cobra R$ 20,99 por ano.
Mensagens divulgadas pelo portal costumam ser replicadas pela página do PT na internet e por sites simpáticos ao governo que recebem verbas de publicidade oficial.
O conteúdo produzido pelo Muda Mais também tem sido reproduzido nas redes sociais. Na tarde desta terça-feira (27), o site tinha mais de 6,7 mil seguidores no Facebook e 1,8 mil no Twitter.
A Folha buscou, sem sucesso, contato com o ex-ministro Franklin Martins, que chefiou a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto durante o governo do ex-presidente Lula e foi escalado para coordenar a comunicação digital da campanha de Dilma.
Com visual bem acabado, o Muda Mais divulga vídeos, jingles e infográficos. Logo após o lançamento, uma seção chamada "Erraram" reunia críticas à imprensa e a institutos de pesquisa como o Datafolha, o Ibope e o Sensus.
A seção foi recentemente rebatizada como "Divulgue a verdade", num exemplo das mudanças que o projeto tem sofrido em sua fase "beta".
A linguagem dos textos é jovial e irônica, intercalada por referências à cultura de periferia e temas gerais. Mas parte do conteúdo publicado chama atenção por sugerir um grau de profissionalismo maior do que o que costuma ser visto em sites do gênero.
Numa publicação recente, o Muda Mais apresentou os resultados de um levantamento que diz ter feito durante meses para calcular o tempo dedicado pelo "Jornal Nacional" à cobertura das investigações em curso sobre o cartel dos trens em São Paulo e os negócios da Petrobras.
O objetivo do levantamento era sugerir que o telejornal da Rede Globo dava mais espaço para as investigações sobre a Petrobras, que criam embaraço para o governo, do que para o cartel dos trens, que atinge o PSDB paulista.
Questionários de pesquisas eleitorais do Datafolha e do Sensus também foram objeto de análises no site, que acusou os institutos de induzir respostas desfavoráveis a Dilma e favoráveis à oposição.
Da Folha de S. Paulo desta quarta-feira
30 de maio de 2014
in aluizio amorim
Da Folha de S. Paulo desta quarta-feira
30 de maio de 2014
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