"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

UM GOVERNO PRECÁRIO, QUE ACABOU POR SE TORNAR REFÉM DO CONGRESSO

Resultado de imagem para resultado da votação

Os principais efeitos políticos dos quase seis meses decorridos entre a delação da JBS e a votação da segunda denúncia, nesta quarta-feira, 25, são a perda do protagonismo do presidente Michel Temer na condução da agenda do País e a consequente transferência do eixo de poder do Executivo para o Legislativo, algo raro em um regime presidencialista.
Se a chegada de Temer ao poder em maio de 2016 pela via legislativa já lhe obrigou a assumir uma série de compromissos com a base aliada que lhe daria posterior sustentação, as denúncias por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de justiça pouco mais de um ano depois ampliaram esse preço de apoio e fizeram com que o governo passasse a ser compartilhado, quando não submetido por completo, ao Congresso Nacional.
MUITAS CONCESSÕES – Daí se explica a sucessão de concessões feitas pelo governo aos grupos de interesse, em especial empresários e ruralistas, que tem no amplo leque de 513 deputados e 81 senadores seu mais eficiente canal de acesso ao poder em Brasília. Temer, assim, viu-se obrigado a se dobrar à aliança desses lobbies com os parlamentares e a ceder a praticamente todas as suas reivindicações.
O resultado está aí. O Congresso Nacional hoje não só controla a agenda nacional, como perdeu o medo em emplacar retrocessos em especial referentes às áreas social, ambiental e comportamental. E, quando impedido constitucionalmente de fazê-lo, encontra no governo o abrigo de suas demandas.
Embora seja um governo curto, a intensidade marca esta era Temer. A primeira fase durou menos de dois meses e foi marcada pela provisoriedade, uma vez que aguardava a confirmação do impeachment para assumir de fato o Planalto. Na segunda fase, a marca foram os primeiros passos de um necessário ajuste fiscal, bem retratado na aprovação da PEC do Teto dos Gastos.
Com o advento da delação da JBS, porém, Temer perdeu cada vez mais o controle do governo para o Congresso e, na quarta fase que se inicia, a marca deve ser o duelo com o Legislativo para retomar esse protagonismo perdido.

02 de novembro de 2017
Caio Junqueira
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário