"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

GILMAR ESNOBA A LEI E DIZ QUE NÃO É 'CRIME' CONVERSAR COM UM RÉU CHAMADO AÉCIO


Charge do Mário (Arquivo Google)
Em visita a Porto Alegre nesta segunda-feira (23), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que as conversas identificadas pela Polícia Federal entre ele e o senador Aécio Neves (PSDB) não podem ser consideradas suspeitas. Relatórios da PF apontaram que ao menos 46 chamadas foram trocadas por Aécio e Mendes.
“Não há nenhum crime na minha conversa com o senador. Eu converso com vários [políticos] a toda hora”, disse ele, em breve entrevista coletiva após encontro com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, no Palácio do Piratini.
“FOFOCAGEM” – Segundo Mendes, são contatos corriqueiros, que ele trava com diversos políticos. “Converso com Aécio, Serra, presidente da Câmara, do Senado, vários parlamentares. Eles brincam quando me chamam para o jantar: ‘chegou o membro do partido’, tal é a intimidade, de tantas reuniões”. Para ele, as suspeitas sobre as conversas soam como “fofocagem”.
O ministro ainda falou sobre a portaria nº 1129, publicada pelo Ministério do Trabalho na semana passada, provocando modificações nas definições do trabalho escravo. Segundo ele, há exageros na aplicação da lei penal nestes casos.
“Por exemplo, a discussão se tem lâmpada no local ou não, a altura do beliche, se tem escada. Por isso que brinquei ‘dependendo do fiscal, podemos ter trabalho escravo no próprio tribunal'”, disse ele.
ESCRAVO DO STF – Na quinta-feira (dia 19), Gilmar havia afirmado que o trabalho que faz é “exaustivo”, mas que não considera que se submete a um “trabalho escravo”, ao comentar a portaria.
O ministro ressaltou que é importante que haja segurança jurídica para nortear as ações de combate ao trabalho escravo. “Acho que a portaria já produziu um efeito benéfico, que foi trazer a discussão. Mas há exagero de todos os lados”, relatou. Segundo ele, é importante que haja segurança jurídica.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Em nenhum país minimamente civilizado aceita-se que um juiz tenha relacionamento com o réu de um processo que esteja sob sua jurisdição. Se não estivéssemos no Brasil, Gilmar Mendes já teria sofrido impeachment há muito tempo. Mas em nosso país, decididamente, a lei não foi criada para todos. (C.N.)


02 de novembro de 2017
Por G1 RS e RBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário