"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

REFLEXÕES SOBRE O MILAGRE DA CONVIVÊNCIA ESQUERDA, DIREITA E CENTRO

Resultado de imagem para direita e esquerda charges

Eu sou de direita, nacionalista-desenvolvimentista-privatista- keynesiano-lacerdista, e sempre fui bem tratado pelo editor/moderador e quase todos os demais colegas comentaristas aqui na “Tribuna da Internet”. Aceitação de 100% é impossível, nem devemos esperar. É como querer construir um motor com 100% de eficiência energética. 25% já estão de bom tamanho.
Acho que a maior grandeza desta TI online é o convívio de pessoas de direita, centro e esquerda, na maior parte do tempo civilizadamente, cada um esgrimindo seus argumentos, lembrando sempre que nos lêem senhoras de fino trato.
POSICIONAMENTOS – Não gosto de citar nomes, mas para clarear o que escrevo, temos aqui, atuando a meu lado na direita, os participantes Francisco Bendl, Wagner Pires, Lionço Ramos Ferreira, Percival Puggina, Fernando de Albuquerque Lima, Carmen Lins, entre outros.
No centro, posicionam-se Jorge Béja, José Carlos Werneck, Luiz R. Vilela, Christian Cardoso, Loriaga Leão, Antonio Rocha, Sr. Wilson Baptista Júnior, Reinaldo Matos, Vicente Quinane, Théo Fernandes, João Amaury Belem, Willy Sandoval, Francisco Vieira, Pedro do Coutto, Adriano Magalhães, Antônio Fallavena, Celso Serra e Benigno Dias, entre outros.
E na esquerda estão o trabalhista histórico Antônio Santos Aquino, ao lado de Paulo Peres, Carlos Cazé, Antônio Rocha, Carlos Frederico Alverga, Valmor Stedile, Nélio Jacob, Darcy Leite, Mário Assis Causanilhas, Mauro Santayana, Roberto Nascimento e o editor/moderador Carlos Newton.
PERDÃO E MILAGRE – Peço perdão a todos os que foram por mim esquecidos ou não estão mencionados por usarem pseudônimos. Mas vejam que conseguimos esse milagre de todos debatermos e nos dar bem, nos respeitando mutuamente. É verdade que o Antonio Santos Aquino sempre nos alerta que precisamos ter o “couro um pouco grosso”, para receber críticas pesadas, mas nunca devemos nos ofender nem esquecer que nos lêem senhoras do máximo respeito.
Essa convivência realmente é um milagre, que precisa ser preservado. Quanto aos comentários, acredito que limitá-los a 30 linhas seria aceitável, com alguma margem de flexibilidade.
###
NOTA DA REDAÇÃO
 – É muito difícil separar as pessoas por ideologia, até porque todos os citados por Bortolotto e os demais participantes não mencionados, como Guilherme Almeida, Cesar Cavalcanti, Silvia Zanolla, Pedro Meira, Luís Hipólito, Teresa Fabrício, André Cardoso, José Pereira Filho, Miguel Sas, Ricardo Sales, Elmir Bello, Isac Mariano e tantos outros, todos são pessoas que lutam pelo bem comum, uma característica que destaca suas participações. Na minha perspectiva, sei que nenhum dos citados defende os absurdos perpetrados pelo capitalismo dominante, pois vislumbram um futuro mais justo. Na minha linha de atualização do marxismo em raciocínio contemporâneo, lá no fundo talvez sejam até comunistas  e nem percebam. Mas um dia a ficha poderá cair. (C.N.)


02 de novembro de 2017

Flávio José Bortolotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário