"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

RAQUEL DODGE SOBE O TOM NAS CRÍTICAS À PORTARIA DO TRABALHO ESCRAVO

Resultado de imagem para raquel dodge
Procuradora considera a portaria “um retrocesso”
Após recomendar a revogação da portaria que modifica as regras de combate ao trabalho escravo, a procuradora geral da República, Raquel Dodge, voltou a criticá-la em sessão do Conselho Nacional do Ministério Público nesta terça-feira (24). “A portaria fere sobretudo a dignidade humana, e não apenas a liberdade”, disse, em sessão, após dois conselheiros destacarem a atuação do Ministério Público em reação à edição da portaria do Ministério do Trabalho, datada do dia 16 de outubro.
Dodge ressaltou a importância de combater o trabalho escravo como uma política pública. “Não pode haver aquilo que estamos vendo que essa portaria promove, que é um retrocesso dessa política pública”, disse.
FORA DA LEI – Na semana passada, a procuradora geral havia encaminhado uma recomendação ao Ministério do Trabalho pedindo a revogação da portaria, alegando que ela contraria o Código Penal, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e decisões de instâncias internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, além de enfraquecer a Lei de Acesso à Informação.
“Realmente encaminhei ao Ministério Público a recomendação conjunta do Ministério Público e do Ministério Público do Trabalho que assinalava que a adoção da portaria viola a lei penal brasileira, sobretudo o artigo 149. Eu acrescentei um outro argumento que é aquilo que me parece mais substantivo. A portaria fere sobretudo a dignidade humana e não apenas a liberdade”, disse ela.
De acordo com a procuradora, a portaria peca por tratar “apenas da liberdade de ir e vir”. “Há ofensa não apenas à lei, mas a dois artigos da Constituição Brasileira”, destacou Dodge. “O tema é muito importante porque o Brasil vem de ser condenado na Corte Interamericana de Diretos Humanos no caso da Fazenda Verde”, disse.
APOIO DO CONSELHO – O comentário foi feito após dois conselheiros mencionarem o posicionamento do Ministério Público sobre o tema. Sebastião Veira Caixeta fez um registro parabenizando a atuação pronta do MP e do MPT em relação à portaria do trabalho escravo.
Outro conselheiro, Valter Shuenquener de Araújo, reforçou esse entendimento e, além do Ministério Público, destacou que a Clínica de Direitos da UERJ fez um trabalho que permitiu ao partido Rede apresentar ao STF uma ação contra a portaria.
Sobre a ação enviada ao Supremo, Dodge disse que há um precedente no Supremo no sentido de que é possível arguir a inconstitucionalidade de uma portaria da Constituição.
A portaria determina, entre outras coisas, que a inclusão de empresas na “lista suja” do trabalho escravo depende de ato do ministro, o que tira autonomia da área técnica. Ela também muda procedimentos de fiscalização, tornando mais difícil a comprovação do ilícito.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Raquel Dodge segue firme em suas posições em confronto com iniciativas de Temer. Mas seu teste final é em relação à Lava Jato. Logo saberemos se a nova procuradora-geral está apoiando a Operação Abafa, destinada a proteger os corruptos e os corruptores. Vamos aguardar(C.N.)


02 de novembro de 2017
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário