"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

MINISTRA ROSA WEBER SUSPENDE PORTARIA QUE ALTERA DEFINIÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO

Resultado de imagem para rosa weber
Rosa Weber põe ordem na bagunça institucional
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de conceder uma liminar à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), protocolada pela Rede Sustentabilidade, suspendendo os efeitos da portaria do Governo Federal que mudava a definição de trabalho escravo. A suspensão valerá até que o mérito da ação seja julgado no Plenário da Corte.
O partido havia ajuizado a ADPF contra a Portaria do Ministério do Trabalho nº 1.129/2017, que foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16. A Rede sustenta que a norma viola princípios constitucionais como o da dignidade da pessoa humana, da proibição do retrocesso social, de tratamento desumano ou degradante, da igualdade, da liberdade e do direito fundamental ao trabalho.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Agiu muito bem a ministra Rosa Weber. Uma portaria ministerial não pode “revogar” uma determinação contida no Código Penal. Se Temer fosse realmente “constitucionalista”, conforme diz, respeitaria a hierarquia das leis. Como disse a ministra Delaíde Arantes, do Tribunal Superior Eleitoral, “estamos quase invalidando a Lei Áurea”. E tudo isso, só para garantir votos ruralistas para salvar o mandato de um governante absolutamente indigno. Ah, Brasil… (C.N.)


02 de novembro de 2017
Larissa Rodrigues e Juliana Cavalcante
Site Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário