"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

SE A DOENÇA DE TEMER FOR MUITO GRAVE, CÁRMEN LÚCIA PODE CHEGAR À PRESIDÊNCIA

Resultado de imagem para carmen lucia charges
Charge da Pryscila (Arquivo Google)
No início da votação, percebia-se como estava o rosto de Rodrigo Maia, pálido e tenso, de uma forma estranha e muito diferente das expressões que sempre exibe nas sessões de plenário. Com a divulgação dessa situação médica em relação ao Temer, parece então que Rodrigo Maia foi avisado de mais detalhes da situação. Uma renúncia, um impedimento ou um afastamento de Temer, que o faça assumir o cargo, prejudicaria também a ele (Rodrigo Maia), que tem o seu final de mandato como deputado federal em 2018.
E o que ele iria fazer? Concorrer novamente a deputado federal? Estará ocupando o cargo de presidente da República e ao mesmo tempo será candidato a deputado federal?
MUITAS DÚVIDAS – Pode ocupar tal cargo no Poder Executivo e se candidatar para cargo no Poder Legislativo? Se pudesse, terá tempo para fazer campanha eleitoral? Achará melhor se desincompatibilizar do cargo de presidente da República? Poderá fazê-lo?
Se Maia substituir Temer e depois se desincompatibilizar, o próximo na linha de substituição seria o presidente do Senado, Eunício de Oliveira, que foi eleito em 2011, e que está, portanto, também em seu último ano de mandato e vai querer concorrer novamente para algum cargo (senador? Deputado federal? Governador?)
Rodrigo Maia e Eunício de Oliveira vão deixar o cargo de presidente da República para a próxima na linha de substituição, a ministra Cármen Lúcia? E a presidência do STF? Ficará para Dias Toffoli?
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Sensacional a análise de Marcelo Mafra. Mostra o que pode acontecer, na hipótese de impedimento (ou afastamento) de Michel Temer. Como Rodrigo Maia e Eunício Oliveira teriam de se desincompatibilizar no início de abril para disputar eleição parlamentar ou para governo estadual, pois no exercício da Presidência só pode haver candidatura à reeleição, o país teria a segunda mulher ocupando o governo, chamada Cármen Lúcia Antunes Rocha. Talvez isso explique a preocupação de Rodrigo Maia, como diz o Mafra, pois ninguém sabe o verdadeiro estado de saúde de Michel Temer(C.N.)


02 de novembro de 2017
Marcelo Mafra

Nenhum comentário:

Postar um comentário